Questões de Concursos Linguagem e Encenação Teatral

Resolva questões de Linguagem e Encenação Teatral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1072119 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes, Prefeitura de Iporã do Oeste SC, AMEOSC, 2025

Analise os dois parágrafos distintos a seguir, que descrevem características de diferentes elementos formais da representação cênica:

I-A representação cênica se constrói a partir da interação de diversos elementos que, em sua singularidade e conjunto, comunicam e expressam a narrativa dramática. O primeiro deles se manifesta através da palavra falada ou escrita, estruturando a ação, revelando conflitos e delineando as personagens em suas motivações e relações. Sua força reside na capacidade de transmitir informações, emoções e ideias de forma direta ou subtextual, sendo a base textual sobre a qual os demais elementos se articulam.
II-Em contrapartida, outro elemento essencial se revela na materialidade do intérprete, na expressividade de seus gestos, posturas e movimentos. A ausência de palavras não diminui seu poder comunicativo; ao contrário, o silêncio e a fisicalidade podem carregar significados profundos, construindo atmosferas, representando estados de espírito e narrando ações de maneira visceral e imediata, transcendendo as barreiras da linguagem verbal.

Considerando as características apresentadas, os parágrafos I e II descrevem, respectivamente, os seguintes elementos formais da representação cênica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q1071646 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico em Iluminação Cênica, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Como você ajustaria a intensidade da iluminação usando um software de controle de luz para criar uma atmosfera dramática em uma cena de suspense?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1071647 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico em Iluminação Cênica, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Qual é a principal função de um canhão seguidor em uma apresentação teatral?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1071648 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico em Iluminação Cênica, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Qual técnica é mais eficaz para evitar sombras indesejadas no rosto dos atores durante uma cena?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1071649 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico em Iluminação Cênica, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Para criar um efeito de descentralização na iluminação cênica, você deve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1071650 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico em Iluminação Cênica, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Como garantir a segurança ao manusear equipamentos de iluminação em altura?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1071651 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico em Iluminação Cênica, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Qual o papel da sonorização na composição de uma cena bem iluminada?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1071652 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico em Iluminação Cênica, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Para criar uma iluminação cênica natural, qual é a melhor abordagem?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1071653 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico em Iluminação Cênica, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Qual a principal vantagem das lâmpadas especiais com focagem e lentes de abertura do foco em iluminação cênica?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1071923 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Arte, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Em uma oficina de composição coreográfica para uma peça teatral, o(a) professor(a) pede que os participantes trabalhem o tempo e o espaço como fatores primordiais na criação de uma sequência de movimentos. Qual das alternativas a seguir melhor descreve o impacto desses fatores na criação coreográfica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q1071924 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Arte, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

No teatro, alguns elementos textuais servem para orientar a ação, o movimento e as intenções dos personagens, além de descrever cenários e indicar detalhes técnicos que não fazem parte dos diálogos, mas que são fundamentais para a construção da cena. Esses elementos são chamados de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q1071928 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Nível Fundamental Arte MAPB, Prefeitura de Santa Teresa ES, Instituto Access, 2024

"O conjunto de princípios e exercícios físicos que visa preparar o ator para executar movimentos precisos e expressivos no palco é conhecido como ______________." Sobre o conceito mencionado, assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q1071932 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Na composição teatral, elementos como figurinos, cenário e iluminação contribuem para a construção do significado cênico. Considerando o papel da iluminação em um espetáculo contemporâneo, qual das alternativas a seguir descreve corretamente sua função?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q1071934 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes, Prefeitura de Cunhataí SC, Unesc, 2024

A arte performática é uma forma de expressão artística que utiliza o corpo do artista como principal meio de comunicação. Indique a afirmativa correta sobre o uso de elementos e recursos na arte performática:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q992632 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Gênero híbrido que misturava aspectos trágicos e cômicos. De acordo com Luiz Paulo Vasconcelos (2009, p. 100), “ neste gênero um personagem central, geralmente um dos heróis trágicos visto na trilogia precedente, era caricaturado numa situação ridícula qualquer”
O texto está falando sobre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1048184 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Sobre a linguagem da Arte, leia o trecho a seguir.

Chinolope vendia jornais e engraxava sapatos em Havana. Para deixar de ser pobre, foi-se embora para Nova Iorque. Lá, alguém deu de presente a ele uma máquina de fotografia. Chinolope nunca tinha segurado uma câmara nas mãos, mas disseram a ele que era fácil: — Você olha por aqui e aperta ah. E ele começou a andar pelas ruas. Tinha andado pouco quando escutou tiros e se meteu num barbeiro e levantou a câmara e olhou por aqui e apertou ali. Na barbearia tinham baleado o gângster Joe Anastasia, que estava fazendo a barba, e aquela foi a primeira foto da vida profissional de Chinolope. Pagaram uma fortuna por ela. A foto era uma façanha. Chinolope tinha conseguido fotografar a morte. A morte estava ali: não no morto, nem no matador. A morte estava na cara do barbeiro que a viu.

Adaptado de Eduardo Galeano. O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM, 2002, p. 16- 17.

Com base no trecho, assinale a afirmativa que interpreta corretamente a relação entre tecnologia e produção de sentidos na arte para o autor citado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q992633 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Procura imitar o homem ou em sua própria medida ou, o que é mais comum, de maneira inferior a esta, ressaltando seus traços mais baixos e ridículos. Propõe uma reprodução mais realista, na qual os enredos são inventados pelos próprios autores e não retirados de mitologias ancestrais.
O texto se relaciona:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1071995 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Arte, Prefeitura de Blumenau SC, FURB, 2024

No Brasil, a prática dos jogos teatrais na escola, no que tange à pesquisa da professora Olga Reverbel, tem como fundamento atividades globais de expressão cujo objetivo é ampliar e orientar as possibilidades de expressão do aluno. A partir dessa concepção, a professora organiza um conjunto de atividades de expressão para aplicação em sala de aula. Sobre este conjunto de atividades, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas nas afirmações a seguir:
(__)Os jogos de relacionamento são importantes para a adaptação da criança ao grupo com o qual conviverá, favorecendo o autoconhecimento e o conhecimento do outro.
(__)O conjunto de atividades de percepção está relacionado aos nossos sentidos, tendo por objetivo desenvolver a comunicação e o desenvolvimento da percepção do aluno.
(__)Os jogos de envolvimento estão relacionados à capacidade de comunicação do aluno, tendo como objetivo se envolver nos jogos para o amplo aprendizado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1071998 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte Educadora, SEMUL de Recife PE, UPENET IAUPE, 2024

Qual das opções abaixo NÃO é a função da cenografia, na encenação teatral?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.