Início Questões de Concursos Linguagem e Encenação Teatral Resolva questões de Linguagem e Encenação Teatral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Linguagem e Encenação Teatral Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 21Q1073556 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico Sociocultural, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025O Teatro de Animação é um gênero artístico das artes cênicas que possui características específicas em relação a sua encenação. Assinale a alternativa que não se refere ao Teatro de Animação. ✂️ a) No Teatro de Animação, não é necessário a presença de atuantes em cena, pois essa pode ser substituída por projeções audiovisuais, representando desenhos de pessoas e animais. ✂️ b) No Teatro de Animação, faz-se uso de bonecos, máscaras, marionetes, mamulengos, teatro de sombras e até mesmo a manipulação de objetos, que se tornam personagens na encenação. ✂️ c) É necessário a presença do ator ou da atriz em cena que manipula objetos, máscaras e bonecos, representando personagens, seres animados e ideias abstratas. ✂️ d) O Teatro de Animação é uma manifestação artística secular, que teve suas origens no Oriente com as celebrações ritualísticas do Egito e da China. No Ocidente, o Teatro de Animação se desenvolveu principalmente na Grécia, com o uso de máscaras gigantescas a partir do século IV a.C Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 22Q1071389 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023Nessa dança, os golpes da capoeira sugerem movimentos de ataque e defesa, como chutando de frente, pernada, abre-alas, rojão e tramela, passos firmes e agressivos. No abre-alas, por exemplo, parece que o passista está se preparando para brigar, dançando com as pernas abertas e os braços se movimentando para frente como se dessem socos no ar. No entanto, diferentemente do que ocorre na capoeira, no passo os dançarinos praticamente não se tocam e quase não há movimentos com as mãos no chão. Adaptado de http://portal.iphan.gov.br/ O trecho descreve movimentos próprios da dança brasileira denominada ✂️ a) Coco. ✂️ b) Frevo. ✂️ c) Maracatu. ✂️ d) Caboclinho. ✂️ e) Ciranda. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 23Q1072167 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Tremembé SP, VUNESP, 2025Para Magaldi (1985), o teatro do Oprimido caracteriza-se por ✂️ a) preocupação de racionalidade, que abole o transe, leva ao preceito de que em nenhum momento o ator deve se entregar a uma completa metamorfose. ✂️ b) um grupo ensaiado desencadeia uma ação que, não se apresentando como teatro, estimula a participação dos circunstantes, levando-os a figurar nela na qualidade de verdadeiros agentes. ✂️ c) apresentar como ideal e objetivo da proposta a total fusão do ator com a personagem, criando um processo empático e catártico. ✂️ d) explorar os aspectos temáticos e cenográficos que enfatizem a subjetividade, o exagero e a criação de um design cênico marcante. ✂️ e) enfatizar a vida cotidiana, com suas falas, ambientes, de maneira a apresenta-la de maneira realista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 24Q992632 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024Gênero híbrido que misturava aspectos trágicos e cômicos. De acordo com Luiz Paulo Vasconcelos (2009, p. 100), “ neste gênero um personagem central, geralmente um dos heróis trágicos visto na trilogia precedente, era caricaturado numa situação ridícula qualquer” O texto está falando sobre: ✂️ a) drama satírico. ✂️ b) comédia. ✂️ c) tragédia. ✂️ d) tragicomédia. ✂️ e) farsa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 25Q1073553 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico Sociocultural, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025Qual é o papel do iluminador ou iluminadora teatral no processo de criação de um espetáculo? ✂️ a) Operar os controles da mesa de iluminação, executar o roteiro de Iluminação e verificar o funcionamento do equipamento elétrico. ✂️ b) Montar e operar a aparelhagem de som, que reproduz a trilha sonora do espetáculo e realizar reparos elétricos no palco. ✂️ c) Montar e instalar toda a aparelhagem de som e iluminação no palco e nas varas elétricas. ✂️ d) Criar e projetar toda a iluminação do espetáculo em consenso com a equipe da obra, além de indicar os equipamentos e refletores, elaborar o mapa de luz e a adequação dos refletores à mesa de luz. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 26Q1070782 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, IFB, IFBSobre o “Teatro Pós-dramático”, observe as seguintes afirmações. I) É o mesmo que Teatro Épico. II) O termo, cunhado por Josette Ferral, diz respeito ao Teatro Contemporâneo pós-anos 90. III) O Teatro Contemporâneo passou por uma trajetória de consolidação da linguagem cênica durante o Século XX, desde o advento das Vanguardas até a enunciação dos princípios do Teatro Pós-dramático por Hans-Thies Lehmann. IV) O Teatro pós-dramático se configura como um campo de experimentação e reflexão sobre o Teatro Contemporâneo. Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS. ✂️ a) I, II, IV ✂️ b) I, II, III ✂️ c) III, IV ✂️ d) II, IV ✂️ e) I, II Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 27Q1073675 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024Italiano, arena, múltiplo, ao ar livre, arquitetônico alternativo, teatro de ópera, café concerto e elisabetano são exemplos de: ✂️ a) estilos teatrais. ✂️ b) montagens cenográficas. ✂️ c) musicais. ✂️ d) espaços cênicos. ✂️ e) métodos cênicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 28Q992633 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024Procura imitar o homem ou em sua própria medida ou, o que é mais comum, de maneira inferior a esta, ressaltando seus traços mais baixos e ridículos. Propõe uma reprodução mais realista, na qual os enredos são inventados pelos próprios autores e não retirados de mitologias ancestrais. O texto se relaciona: ✂️ a) comédia. ✂️ b) drama. ✂️ c) farsa. ✂️ d) tragédia. ✂️ e) tragicomédia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 29Q1073552 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico Sociocultural, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025Qual é a função do cenógrafo na produção de um espetáculo de Artes Cênicas? ✂️ a) Criar e projetar a maquiagem e os penteados de uma personagem de um espetáculo teatral. ✂️ b) Criar sequências coreográficas e dirigir as marcações dos atuantes no espaço cênico. ✂️ c) Criar, projetar e supervisionar a realização e a montagem de todas as etapas das ambientações espaciais da cena, incluindo painéis, objetos e mobiliários. ✂️ d) Executar tarefas de colocação dos objetos e cenários no palco, após o término do espetáculo. Este profissional deve guardá-los em local apropriado de conservação, cuidando da sua manutenção. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 30Q1072024 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes Teatro, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025Fundado em 1898, na Rússia, o Teatro de Arte de Moscou, coordenado por Constantin Stanislavski e Niemiróvitch-Dântchenko, introduziu o “trabalho de mesa” como a base dos estudos sobre uma peça. Anteriormente aos ensaios, havia uma criteriosa investigação do texto. São elementos do “Sistema” para análise de texto ✂️ a) o superobjetivo, a linha transversal de ação e as circunstâncias propostas. ✂️ b) o superobjetivo, a linha transversal de ação e círculos de atenção. ✂️ c) o “se” mágico, a super tarefa e a adaptação. ✂️ d) o “se” mágico, a super tarefa e a memorização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 31Q1071790 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024Sobre as teorias e a prática da encenação, assinale a alternativa INCORRETA. ✂️ a) A encenação é o campo de estudo e prática do teatro exclusivo dos(as) diretores(as) teatrais. ✂️ b) Trata-se de um conceito abstrato relativamente novo que emerge no final do século XIX junto com o nascimento do teatro moderno e a invenção da luz elétrica. ✂️ c) Constantin Stanislavski, Eugênio Barba, Peter Brook, Zé Celso, Antunes Filho, Daniela Thomas, Cibele Forjaz e Christiane Jatahy são artistas encenadores de referência nos estudos da pedagogia da encenação. ✂️ d) São elementos da encenação o texto dramático ou roteiro performativo, figurinos, maquiagens, cenários, iluminação e trilha sonora. ✂️ e) O trabalho da encenação frequentemente estabelece relações práticas e teóricas com linguagens afins, tais como arquitetura, artes visuais, cinema e com as tecnologias digitais tais como games, holografia e cyber espaço. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 32Q1074973 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJAugusto Boal em sua passagem pelo Arena, sobretudo na montagem de Arena Conta Zumbi e depois em Arena Conta Tiradentes, propõe o que chamou de “sistema coringa” conforme o fragmento abaixo: “(…) O sistema coringa foi imaginado por Boal como uma “saída” para um teatro em crise econômica, como uma “solução” estética – a um só tempo dramatúrgica e de espetáculo, destinada a viabilizar a cena possível naquele momento.(…)” O “sistema coringa” revela-se como o afunilamento de sistemas pregressos como as esquetes do Centro Popular de Cultura – CPC – e também: ✂️ a) os jogos teatrais ✂️ b) as improvisações ✂️ c) as teorias de Artaud ✂️ d) as peças didáticas de Brecht Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 33Q1070706 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte Educador, FUNPAPA, AOCP, 2018A unidade de movimento, como soma da contração e do relaxamento, forma e determina o ritmo do movimento corporal. François Delsarte utilizava uma teoria da qual fez análise da sistematização dos gestos e expressão corporal. Nesse sentido, os gestos foram subdivididos em ✂️ a) agressivos; calmos; expansionistas. ✂️ b) gestuais; expansionistas; concêntricos. ✂️ c) musculares; ósseos; superficiais. ✂️ d) concêntricos; excêntricos; normais. ✂️ e) relaxantes; tensos; calmos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 34Q1074306 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Instrutor de Teatro, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025Aristóteles, em sua "Poética", estabeleceu conceitos fundamentais para a teoria teatral. Sobre a teoria aristotélica do teatro, é INCORRETO afirmar: ✂️ a) A mimesis refere-se à imitação da realidade através da arte. ✂️ b) O teatro épico brechtiano segue rigorosamente os preceitos aristotélicos. ✂️ c) A catarse é o efeito purificador que a tragédia provoca no espectador. ✂️ d) A verossimilhança é mais importante que a verdade histórica na dramaturgia. ✂️ e) A unidade de ação determina que a peça deve ter um enredo principal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 35Q1072005 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025Gênero teatral que surgiu no Brasil no século XIX e se equilibra entre dois polos: a ficcionalização cômica e o registro factual. É caracterizado pelo uso da paródia, de figurinos extravagantes e acompanhamento musical. Assim, pode-se manter um clima descontraído, enquanto críticas sociais se revelam. Iniciou-se em 1859 por meio de “As surpresas do senhor José da Piedade”, de Justiniano de Figueiredo Novaes, porém, o espetáculo foi censurado por conter sátira política. Trata-se do Teatro ✂️ a) do Oprimido. ✂️ b) de Revista. ✂️ c) Realista. ✂️ d) Romântico. ✂️ e) Modernista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 36Q1071071 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE, 2022No que se refere aos jogos dramáticos e aos jogos teatrais, propostos por Viola Spolin, aplicados como atividades da linguagem do teatro no ensino da Arte, considere as afirmativas. I- A improvisação é um recurso essencial para a integração do grupo; o caráter repentino e de surpresa desta atividade impossibilita a participação de alguns atores.II- Os jogos teatrais fundamentam-se no improviso das ações, propiciando a aprendizagem pela experiência.III- O local apropriado e um ambiente prazeroso favorecem a realização exitosa de oficinas de jogos teatrais.IV- Com a prática de jogos teatrais, é possível despertar a criatividade além de incentivar a socialização entre os participantes.V- Os jogos teatrais envolvem uma dimensão lúdica, estimulando a espontaneidade, imaginação e criatividade. As afirmativas verdadeiras são: ✂️ a) I, III e IV. ✂️ b) II, III e V. ✂️ c) III, IV e V. ✂️ d) II, III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 37Q1074967 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJDiversos encenadores modernos se debruçaram sobre a música e a utilizaram como instrumento na busca de uma teatralidade que ratificasse seus conceitos artísticos. Bertold Brecht focou nos chamados songs. O principal objetivo do encenador e teórico alemão ao se utilizar dos songs foi: ✂️ a) transitar entre a fala falada e a fala cantada evitando assim o comentário de maneira crítica ou irônica dos comportamentos dos personagens ✂️ b) romper a continuidade da ação, a naturalidade da interpretação e a identificação com o personagem gerando um distanciamento ✂️ c) deixar o personagem em “suspensão” gerando contradições para que a plateia construa um “efeito real” ✂️ d) anular o personagem criando assim o efeito de distanciamento ao mostrá-lo como uma imitação do real Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 38Q1071649 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico em Iluminação Cênica, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024Para criar um efeito de descentralização na iluminação cênica, você deve: ✂️ a) Usar uma única fonte de luz centralizada. ✂️ b) Ajustar todas as luzes para o mesmo ponto focal. ✂️ c) Distribuir as fontes de luz em diferentes ângulos e alturas. ✂️ d) Diminuir a intensidade das luzes laterais. ✂️ e) Utilizar apenas luzes de fundo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 39Q1071436 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Produção Cultural, IF RS, FUNDATEC, 2023Sobre a arquitetura de teatros e tipos de palcos, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta. I. O Palco Elisabetano leva este nome pois é historicamente associado às obras encenadas originalmente durante o reinado de Elizabeth I da Inglaterra, principalmente as obras de William Shakespeare. II. O Teatro de Arena, formato oriundo da arquitetura grega, caracteriza-se pela ausência da chamada “quarta parede”, estrutura física que separa o público do elenco. III. O espaço reservado a conjuntos de músicos, sem interferir no visual do público por estar em plano inferior ao nível de palco, chama-se Fosso de Orquestra. ✂️ a) Todas as assertivas estão corretas. ✂️ b) Todas as assertivas estão incorretas. ✂️ c) Apenas a assertiva I está correta. ✂️ d) Apenas as assertivas I e III estão corretas ✂️ e) Apenas as assertivas II e III estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 40Q1071965 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Edital n 1, Prefeitura de Morungaba SP, Avança SP, 2025No processo de encenação teatral, o cenário desempenha várias funções que impactam diretamente a narrativa e a experiência do público. Considerando a importância do cenário na encenação, identifique a alternativa que não corresponde a uma função do cenário em uma produção teatral: ✂️ a) Criar uma estética que contribua para o estilo visual da peça. ✂️ b) Fornecerumambientefísicoque contextualiza a história. ✂️ c) Auxiliar a compreensão da narrativa por meio de pistas visuais. ✂️ d) Facilitar o ritmo e o tempo da atuação dos personagens. ✂️ e) Contribuir para a atmosfera emocional da cena por meio de cores e iluminação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
21Q1073556 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico Sociocultural, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025O Teatro de Animação é um gênero artístico das artes cênicas que possui características específicas em relação a sua encenação. Assinale a alternativa que não se refere ao Teatro de Animação. ✂️ a) No Teatro de Animação, não é necessário a presença de atuantes em cena, pois essa pode ser substituída por projeções audiovisuais, representando desenhos de pessoas e animais. ✂️ b) No Teatro de Animação, faz-se uso de bonecos, máscaras, marionetes, mamulengos, teatro de sombras e até mesmo a manipulação de objetos, que se tornam personagens na encenação. ✂️ c) É necessário a presença do ator ou da atriz em cena que manipula objetos, máscaras e bonecos, representando personagens, seres animados e ideias abstratas. ✂️ d) O Teatro de Animação é uma manifestação artística secular, que teve suas origens no Oriente com as celebrações ritualísticas do Egito e da China. No Ocidente, o Teatro de Animação se desenvolveu principalmente na Grécia, com o uso de máscaras gigantescas a partir do século IV a.C Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
22Q1071389 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023Nessa dança, os golpes da capoeira sugerem movimentos de ataque e defesa, como chutando de frente, pernada, abre-alas, rojão e tramela, passos firmes e agressivos. No abre-alas, por exemplo, parece que o passista está se preparando para brigar, dançando com as pernas abertas e os braços se movimentando para frente como se dessem socos no ar. No entanto, diferentemente do que ocorre na capoeira, no passo os dançarinos praticamente não se tocam e quase não há movimentos com as mãos no chão. Adaptado de http://portal.iphan.gov.br/ O trecho descreve movimentos próprios da dança brasileira denominada ✂️ a) Coco. ✂️ b) Frevo. ✂️ c) Maracatu. ✂️ d) Caboclinho. ✂️ e) Ciranda. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
23Q1072167 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Tremembé SP, VUNESP, 2025Para Magaldi (1985), o teatro do Oprimido caracteriza-se por ✂️ a) preocupação de racionalidade, que abole o transe, leva ao preceito de que em nenhum momento o ator deve se entregar a uma completa metamorfose. ✂️ b) um grupo ensaiado desencadeia uma ação que, não se apresentando como teatro, estimula a participação dos circunstantes, levando-os a figurar nela na qualidade de verdadeiros agentes. ✂️ c) apresentar como ideal e objetivo da proposta a total fusão do ator com a personagem, criando um processo empático e catártico. ✂️ d) explorar os aspectos temáticos e cenográficos que enfatizem a subjetividade, o exagero e a criação de um design cênico marcante. ✂️ e) enfatizar a vida cotidiana, com suas falas, ambientes, de maneira a apresenta-la de maneira realista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
24Q992632 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024Gênero híbrido que misturava aspectos trágicos e cômicos. De acordo com Luiz Paulo Vasconcelos (2009, p. 100), “ neste gênero um personagem central, geralmente um dos heróis trágicos visto na trilogia precedente, era caricaturado numa situação ridícula qualquer” O texto está falando sobre: ✂️ a) drama satírico. ✂️ b) comédia. ✂️ c) tragédia. ✂️ d) tragicomédia. ✂️ e) farsa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
25Q1073553 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico Sociocultural, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025Qual é o papel do iluminador ou iluminadora teatral no processo de criação de um espetáculo? ✂️ a) Operar os controles da mesa de iluminação, executar o roteiro de Iluminação e verificar o funcionamento do equipamento elétrico. ✂️ b) Montar e operar a aparelhagem de som, que reproduz a trilha sonora do espetáculo e realizar reparos elétricos no palco. ✂️ c) Montar e instalar toda a aparelhagem de som e iluminação no palco e nas varas elétricas. ✂️ d) Criar e projetar toda a iluminação do espetáculo em consenso com a equipe da obra, além de indicar os equipamentos e refletores, elaborar o mapa de luz e a adequação dos refletores à mesa de luz. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
26Q1070782 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, IFB, IFBSobre o “Teatro Pós-dramático”, observe as seguintes afirmações. I) É o mesmo que Teatro Épico. II) O termo, cunhado por Josette Ferral, diz respeito ao Teatro Contemporâneo pós-anos 90. III) O Teatro Contemporâneo passou por uma trajetória de consolidação da linguagem cênica durante o Século XX, desde o advento das Vanguardas até a enunciação dos princípios do Teatro Pós-dramático por Hans-Thies Lehmann. IV) O Teatro pós-dramático se configura como um campo de experimentação e reflexão sobre o Teatro Contemporâneo. Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS. ✂️ a) I, II, IV ✂️ b) I, II, III ✂️ c) III, IV ✂️ d) II, IV ✂️ e) I, II Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
27Q1073675 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024Italiano, arena, múltiplo, ao ar livre, arquitetônico alternativo, teatro de ópera, café concerto e elisabetano são exemplos de: ✂️ a) estilos teatrais. ✂️ b) montagens cenográficas. ✂️ c) musicais. ✂️ d) espaços cênicos. ✂️ e) métodos cênicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
28Q992633 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024Procura imitar o homem ou em sua própria medida ou, o que é mais comum, de maneira inferior a esta, ressaltando seus traços mais baixos e ridículos. Propõe uma reprodução mais realista, na qual os enredos são inventados pelos próprios autores e não retirados de mitologias ancestrais. O texto se relaciona: ✂️ a) comédia. ✂️ b) drama. ✂️ c) farsa. ✂️ d) tragédia. ✂️ e) tragicomédia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
29Q1073552 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico Sociocultural, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025Qual é a função do cenógrafo na produção de um espetáculo de Artes Cênicas? ✂️ a) Criar e projetar a maquiagem e os penteados de uma personagem de um espetáculo teatral. ✂️ b) Criar sequências coreográficas e dirigir as marcações dos atuantes no espaço cênico. ✂️ c) Criar, projetar e supervisionar a realização e a montagem de todas as etapas das ambientações espaciais da cena, incluindo painéis, objetos e mobiliários. ✂️ d) Executar tarefas de colocação dos objetos e cenários no palco, após o término do espetáculo. Este profissional deve guardá-los em local apropriado de conservação, cuidando da sua manutenção. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
30Q1072024 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes Teatro, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025Fundado em 1898, na Rússia, o Teatro de Arte de Moscou, coordenado por Constantin Stanislavski e Niemiróvitch-Dântchenko, introduziu o “trabalho de mesa” como a base dos estudos sobre uma peça. Anteriormente aos ensaios, havia uma criteriosa investigação do texto. São elementos do “Sistema” para análise de texto ✂️ a) o superobjetivo, a linha transversal de ação e as circunstâncias propostas. ✂️ b) o superobjetivo, a linha transversal de ação e círculos de atenção. ✂️ c) o “se” mágico, a super tarefa e a adaptação. ✂️ d) o “se” mágico, a super tarefa e a memorização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
31Q1071790 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024Sobre as teorias e a prática da encenação, assinale a alternativa INCORRETA. ✂️ a) A encenação é o campo de estudo e prática do teatro exclusivo dos(as) diretores(as) teatrais. ✂️ b) Trata-se de um conceito abstrato relativamente novo que emerge no final do século XIX junto com o nascimento do teatro moderno e a invenção da luz elétrica. ✂️ c) Constantin Stanislavski, Eugênio Barba, Peter Brook, Zé Celso, Antunes Filho, Daniela Thomas, Cibele Forjaz e Christiane Jatahy são artistas encenadores de referência nos estudos da pedagogia da encenação. ✂️ d) São elementos da encenação o texto dramático ou roteiro performativo, figurinos, maquiagens, cenários, iluminação e trilha sonora. ✂️ e) O trabalho da encenação frequentemente estabelece relações práticas e teóricas com linguagens afins, tais como arquitetura, artes visuais, cinema e com as tecnologias digitais tais como games, holografia e cyber espaço. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
32Q1074973 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJAugusto Boal em sua passagem pelo Arena, sobretudo na montagem de Arena Conta Zumbi e depois em Arena Conta Tiradentes, propõe o que chamou de “sistema coringa” conforme o fragmento abaixo: “(…) O sistema coringa foi imaginado por Boal como uma “saída” para um teatro em crise econômica, como uma “solução” estética – a um só tempo dramatúrgica e de espetáculo, destinada a viabilizar a cena possível naquele momento.(…)” O “sistema coringa” revela-se como o afunilamento de sistemas pregressos como as esquetes do Centro Popular de Cultura – CPC – e também: ✂️ a) os jogos teatrais ✂️ b) as improvisações ✂️ c) as teorias de Artaud ✂️ d) as peças didáticas de Brecht Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
33Q1070706 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte Educador, FUNPAPA, AOCP, 2018A unidade de movimento, como soma da contração e do relaxamento, forma e determina o ritmo do movimento corporal. François Delsarte utilizava uma teoria da qual fez análise da sistematização dos gestos e expressão corporal. Nesse sentido, os gestos foram subdivididos em ✂️ a) agressivos; calmos; expansionistas. ✂️ b) gestuais; expansionistas; concêntricos. ✂️ c) musculares; ósseos; superficiais. ✂️ d) concêntricos; excêntricos; normais. ✂️ e) relaxantes; tensos; calmos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
34Q1074306 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Instrutor de Teatro, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025Aristóteles, em sua "Poética", estabeleceu conceitos fundamentais para a teoria teatral. Sobre a teoria aristotélica do teatro, é INCORRETO afirmar: ✂️ a) A mimesis refere-se à imitação da realidade através da arte. ✂️ b) O teatro épico brechtiano segue rigorosamente os preceitos aristotélicos. ✂️ c) A catarse é o efeito purificador que a tragédia provoca no espectador. ✂️ d) A verossimilhança é mais importante que a verdade histórica na dramaturgia. ✂️ e) A unidade de ação determina que a peça deve ter um enredo principal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
35Q1072005 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025Gênero teatral que surgiu no Brasil no século XIX e se equilibra entre dois polos: a ficcionalização cômica e o registro factual. É caracterizado pelo uso da paródia, de figurinos extravagantes e acompanhamento musical. Assim, pode-se manter um clima descontraído, enquanto críticas sociais se revelam. Iniciou-se em 1859 por meio de “As surpresas do senhor José da Piedade”, de Justiniano de Figueiredo Novaes, porém, o espetáculo foi censurado por conter sátira política. Trata-se do Teatro ✂️ a) do Oprimido. ✂️ b) de Revista. ✂️ c) Realista. ✂️ d) Romântico. ✂️ e) Modernista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
36Q1071071 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE, 2022No que se refere aos jogos dramáticos e aos jogos teatrais, propostos por Viola Spolin, aplicados como atividades da linguagem do teatro no ensino da Arte, considere as afirmativas. I- A improvisação é um recurso essencial para a integração do grupo; o caráter repentino e de surpresa desta atividade impossibilita a participação de alguns atores.II- Os jogos teatrais fundamentam-se no improviso das ações, propiciando a aprendizagem pela experiência.III- O local apropriado e um ambiente prazeroso favorecem a realização exitosa de oficinas de jogos teatrais.IV- Com a prática de jogos teatrais, é possível despertar a criatividade além de incentivar a socialização entre os participantes.V- Os jogos teatrais envolvem uma dimensão lúdica, estimulando a espontaneidade, imaginação e criatividade. As afirmativas verdadeiras são: ✂️ a) I, III e IV. ✂️ b) II, III e V. ✂️ c) III, IV e V. ✂️ d) II, III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
37Q1074967 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJDiversos encenadores modernos se debruçaram sobre a música e a utilizaram como instrumento na busca de uma teatralidade que ratificasse seus conceitos artísticos. Bertold Brecht focou nos chamados songs. O principal objetivo do encenador e teórico alemão ao se utilizar dos songs foi: ✂️ a) transitar entre a fala falada e a fala cantada evitando assim o comentário de maneira crítica ou irônica dos comportamentos dos personagens ✂️ b) romper a continuidade da ação, a naturalidade da interpretação e a identificação com o personagem gerando um distanciamento ✂️ c) deixar o personagem em “suspensão” gerando contradições para que a plateia construa um “efeito real” ✂️ d) anular o personagem criando assim o efeito de distanciamento ao mostrá-lo como uma imitação do real Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
38Q1071649 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico em Iluminação Cênica, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024Para criar um efeito de descentralização na iluminação cênica, você deve: ✂️ a) Usar uma única fonte de luz centralizada. ✂️ b) Ajustar todas as luzes para o mesmo ponto focal. ✂️ c) Distribuir as fontes de luz em diferentes ângulos e alturas. ✂️ d) Diminuir a intensidade das luzes laterais. ✂️ e) Utilizar apenas luzes de fundo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
39Q1071436 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Produção Cultural, IF RS, FUNDATEC, 2023Sobre a arquitetura de teatros e tipos de palcos, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta. I. O Palco Elisabetano leva este nome pois é historicamente associado às obras encenadas originalmente durante o reinado de Elizabeth I da Inglaterra, principalmente as obras de William Shakespeare. II. O Teatro de Arena, formato oriundo da arquitetura grega, caracteriza-se pela ausência da chamada “quarta parede”, estrutura física que separa o público do elenco. III. O espaço reservado a conjuntos de músicos, sem interferir no visual do público por estar em plano inferior ao nível de palco, chama-se Fosso de Orquestra. ✂️ a) Todas as assertivas estão corretas. ✂️ b) Todas as assertivas estão incorretas. ✂️ c) Apenas a assertiva I está correta. ✂️ d) Apenas as assertivas I e III estão corretas ✂️ e) Apenas as assertivas II e III estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
40Q1071965 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Edital n 1, Prefeitura de Morungaba SP, Avança SP, 2025No processo de encenação teatral, o cenário desempenha várias funções que impactam diretamente a narrativa e a experiência do público. Considerando a importância do cenário na encenação, identifique a alternativa que não corresponde a uma função do cenário em uma produção teatral: ✂️ a) Criar uma estética que contribua para o estilo visual da peça. ✂️ b) Fornecerumambientefísicoque contextualiza a história. ✂️ c) Auxiliar a compreensão da narrativa por meio de pistas visuais. ✂️ d) Facilitar o ritmo e o tempo da atuação dos personagens. ✂️ e) Contribuir para a atmosfera emocional da cena por meio de cores e iluminação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro