Início

Questões de Concursos Linguagem e Encenação Teatral

Resolva questões de Linguagem e Encenação Teatral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1073556 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico Sociocultural, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

O Teatro de Animação é um gênero artístico das artes cênicas que possui características específicas em relação a sua encenação. Assinale a alternativa que não se refere ao Teatro de Animação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q1071389 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

Nessa dança, os golpes da capoeira sugerem movimentos de ataque e defesa, como chutando de frente, pernada, abre-alas, rojão e tramela, passos firmes e agressivos. No abre-alas, por exemplo, parece que o passista está se preparando para brigar, dançando com as pernas abertas e os braços se movimentando para frente como se dessem socos no ar. No entanto, diferentemente do que ocorre na capoeira, no passo os dançarinos praticamente não se tocam e quase não há movimentos com as mãos no chão.
Adaptado de http://portal.iphan.gov.br/
O trecho descreve movimentos próprios da dança brasileira denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1072167 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Tremembé SP, VUNESP, 2025

Para Magaldi (1985), o teatro do Oprimido caracteriza-se por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q992632 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Gênero híbrido que misturava aspectos trágicos e cômicos. De acordo com Luiz Paulo Vasconcelos (2009, p. 100), “ neste gênero um personagem central, geralmente um dos heróis trágicos visto na trilogia precedente, era caricaturado numa situação ridícula qualquer”
O texto está falando sobre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1073553 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico Sociocultural, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

Qual é o papel do iluminador ou iluminadora teatral no processo de criação de um espetáculo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q1070782 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, IFB, IFB

Sobre o “Teatro Pós-dramático”, observe as seguintes afirmações.
I) É o mesmo que Teatro Épico.
II) O termo, cunhado por Josette Ferral, diz respeito ao Teatro Contemporâneo pós-anos 90.
III) O Teatro Contemporâneo passou por uma trajetória de consolidação da linguagem cênica durante o Século XX, desde o advento das Vanguardas até a enunciação dos princípios do Teatro Pós-dramático por Hans-Thies Lehmann.
IV) O Teatro pós-dramático se configura como um campo de experimentação e reflexão sobre o Teatro Contemporâneo.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1073675 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Italiano, arena, múltiplo, ao ar livre, arquitetônico alternativo, teatro de ópera, café concerto e elisabetano são exemplos de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q992633 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Procura imitar o homem ou em sua própria medida ou, o que é mais comum, de maneira inferior a esta, ressaltando seus traços mais baixos e ridículos. Propõe uma reprodução mais realista, na qual os enredos são inventados pelos próprios autores e não retirados de mitologias ancestrais.
O texto se relaciona:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1073552 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico Sociocultural, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

Qual é a função do cenógrafo na produção de um espetáculo de Artes Cênicas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q1072024 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes Teatro, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

Fundado em 1898, na Rússia, o Teatro de Arte de Moscou, coordenado por Constantin Stanislavski e Niemiróvitch-Dântchenko, introduziu o “trabalho de mesa” como a base dos estudos sobre uma peça. Anteriormente aos ensaios, havia uma criteriosa investigação do texto. São elementos do “Sistema” para análise de texto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q1071790 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Sobre as teorias e a prática da encenação, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1074973 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Augusto Boal em sua passagem pelo Arena, sobretudo na montagem de Arena Conta Zumbi e depois em Arena Conta Tiradentes, propõe o que chamou de “sistema coringa” conforme o fragmento abaixo:

“(…) O sistema coringa foi imaginado por Boal como uma “saída” para um teatro em crise econômica, como uma “solução” estética – a um só tempo dramatúrgica e de espetáculo, destinada a viabilizar a cena possível naquele momento.(…)”

O “sistema coringa” revela-se como o afunilamento de sistemas pregressos como as esquetes do Centro Popular de Cultura – CPC – e também:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q1070706 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte Educador, FUNPAPA, AOCP, 2018

A unidade de movimento, como soma da contração e do relaxamento, forma e determina o ritmo do movimento corporal. François Delsarte utilizava uma teoria da qual fez análise da sistematização dos gestos e expressão corporal. Nesse sentido, os gestos foram subdivididos em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1074306 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Instrutor de Teatro, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

Aristóteles, em sua "Poética", estabeleceu conceitos fundamentais para a teoria teatral. Sobre a teoria aristotélica do teatro, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1072005 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

Gênero teatral que surgiu no Brasil no século XIX e se equilibra entre dois polos: a ficcionalização cômica e o registro factual. É caracterizado pelo uso da paródia, de figurinos extravagantes e acompanhamento musical. Assim, pode-se manter um clima descontraído, enquanto críticas sociais se revelam. Iniciou-se em 1859 por meio de “As surpresas do senhor José da Piedade”, de Justiniano de Figueiredo Novaes, porém, o espetáculo foi censurado por conter sátira política. Trata-se do Teatro
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1071071 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE, 2022

No que se refere aos jogos dramáticos e aos jogos teatrais, propostos por Viola Spolin, aplicados como atividades da linguagem do teatro no ensino da Arte, considere as afirmativas.

I- A improvisação é um recurso essencial para a integração do grupo; o caráter repentino e de surpresa desta atividade impossibilita a participação de alguns atores.

II- Os jogos teatrais fundamentam-se no improviso das ações, propiciando a aprendizagem pela experiência.

III- O local apropriado e um ambiente prazeroso favorecem a realização exitosa de oficinas de jogos teatrais.

IV- Com a prática de jogos teatrais, é possível despertar a criatividade além de incentivar a socialização entre os participantes.

V- Os jogos teatrais envolvem uma dimensão lúdica, estimulando a espontaneidade, imaginação e criatividade.

As afirmativas verdadeiras são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q1074967 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Diversos encenadores modernos se debruçaram sobre a música e a utilizaram como instrumento na busca de uma teatralidade que ratificasse seus conceitos artísticos. Bertold Brecht focou nos chamados songs. O principal objetivo do encenador e teórico alemão ao se utilizar dos songs foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q1071649 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico em Iluminação Cênica, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Para criar um efeito de descentralização na iluminação cênica, você deve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1071436 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Produção Cultural, IF RS, FUNDATEC, 2023

Sobre a arquitetura de teatros e tipos de palcos, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. O Palco Elisabetano leva este nome pois é historicamente associado às obras encenadas originalmente durante o reinado de Elizabeth I da Inglaterra, principalmente as obras de William Shakespeare.
II. O Teatro de Arena, formato oriundo da arquitetura grega, caracteriza-se pela ausência da chamada “quarta parede”, estrutura física que separa o público do elenco.
III. O espaço reservado a conjuntos de músicos, sem interferir no visual do público por estar em plano inferior ao nível de palco, chama-se Fosso de Orquestra.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1071965 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Edital n 1, Prefeitura de Morungaba SP, Avança SP, 2025

No processo de encenação teatral, o cenário desempenha várias funções que impactam diretamente a narrativa e a experiência do público. Considerando a importância do cenário na encenação, identifique a alternativa que não corresponde a uma função do cenário em uma produção teatral:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.