Questões de Concursos Linguagem e Encenação Teatral

Resolva questões de Linguagem e Encenação Teatral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q1072003 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes, Prefeitura de São Luís do Quitunde AL, ADM TEC, 2024

No teatro contemporâneo, várias técnicas e abordagens são utilizadas para romper com as convenções tradicionais e explorar novas formas de expressão cênica. Entre essas técnicas, destaca-se o uso do espaço cênico de maneira não convencional, o que exige do ator uma interação diferenciada com o ambiente e com o público. Considerando essa abordagem, qual das seguintes estratégias cênicas seria mais coerente com os princípios do teatro contemporâneo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q1072012 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2024

No teatro, o conceito de tempo é fundamental para a construção dramática e pode ser representado de maneiras distintas, como o tempo realista e o tempo simbólico. Qual das alternativas abaixo melhor descreve uma aplicação prática do tempo simbólico em uma obra teatral, diferenciando-a do tempo realista?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q1071790 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Sobre as teorias e a prática da encenação, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1071791 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Podemos compreender a mediação teatral, no âmbito de projetos que visem a formação de público, como qualquer iniciativa que viabilize o acesso dos espectadores ao teatro, tanto o acesso físico, quanto o acesso ____________. O acesso físico constitui-se na viabilização da ida do público ao teatro. Ou vice-versa, da ida do teatro até o público [...]. O acesso ____________, trata não apenas da promoção, do estímulo, mas especialmente da constituição do percurso relacional do espectador com a cena teatral, da conquista de sua autonomia crítica e criativa.
Fonte: DESGRANGES, Flávio. Mediação teatral: anotações sobre o projeto Formação de Público (adaptado).
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1072048 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Produção Teatral, UNICAMP, VUNESP, 2024

Os cenários, figurinos, adereços e equipamentos devem ser cuidadosamente embalados e armazenados, visando à sua conservação, e devem ser arrolados em um documento. Neste documento são enumerados todos os itens que compõem os cenários e figurinos, os objetos de cena, adereços, equipamentos, instrumentos musicais e outros materiais necessários à apresentação. São também especificados o peso, as dimensões e o valor de cada item, informações essenciais para a obtenção de orçamentos de transporte e de seguros e para a emissão de notas fiscais em futuras viagens. Tal documento é útil também como instrumento de controle, pois permite conferir o material durante os deslocamentos e o armazenamento.
(Correia, Thiago Carvalho de Sousa. Produção e gestão cultural em teatro, 2023. Adaptado)

A definição indica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1072057 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

A prática teatral abrange uma diversidade de técnicas de atuação, cada uma com seu próprio foco e metodologia. Algumas técnicas enfatizam a criação de personagens realistas e emocionalmente autênticos, enquanto outras podem se concentrar na fisicalidade ou na presença espontânea no palco. Em uma dessas técnicas, o ator é treinado para reagir de forma espontânea e verdadeira às circunstâncias e parceiros de cena. Essa técnica utiliza exercícios de repetição para desenvolver a capacidade de estar presente no momento, além de incentivar a improvisação para garantir uma resposta emocional genuína e imediata. Com base nessa descrição, identifique qual das alternativas abaixo corresponde a essa técnica de atuação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q1072058 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

A cenografia é um elemento essencial no teatro, responsável por criar o ambiente visual da peça e contribuir para a imersão do público na narrativa. Existem diferentes abordagens na criação cenográfica, desde o realismo até o abstracionismo. Com relação à cenografia abstrata, qual dos seguintes elementos é mais característico desse estilo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q1072060 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Os (as) _______ são instruções que não são faladas pelos atores, mas orientam a encenação. Eles(elas) podem incluir movimentos dos personagens, expressões faciais, entonações de voz e descrições de cenários.

Preencha a lacuna acima e assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q1072065 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, Prefeitura de Guaraciaba SC, AMEOSC, 2024

Em relação às abordagens contemporâneas sobre o espaço cênico, qual dos conceitos abaixo, cunhado por Michel Foucault, refere-se a uma construção simbólica que desafia as normas espaciais convencionais e representa locais de resistência e subversão dentro da cena teatral?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q1072077 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Relacione as afirmativas aos nomes dos encenadores aos quais se referem.

1. Dramaturgo norte-americano, considerado um dos maiores nomes da vanguarda teatral por renovar linguagens utilizando sofisticados recursos de iluminação e pela combinação de teatro, música e dança em suas montagens.

2. Seu trabalho no teatro se torna uma espécie de busca espiritual, uma confrontação entre o homem e a mitologia. É central em seus escritos e em sua prática a figura do ator “santo”.

3. Suas peças sempre se destacaram pelo tom marxista, que ele procurou levar também para a teoria e a prática da dramaturgia e da encenação; mudou completamente a função e o sentido social do teatro, procurando usá-lo como arma de conscientização e politização.

4. Visa uma proposta teatral na qual a identificação emocional seja suprimida, dedicando-se a mostrar o pensamento como processo, e o processo como tempo e espaço da cena.

I - Bob Wilson

II - Gerald Thomas

III - Bertold Brecht

IV - Jerzy Grotowski

Assinale a alternativa que representa corretamente as relações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1072079 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor Arte, Prefeitura de Maravilha SC, Unoesc, 2024

Os elementos do teatro são um conjunto de componentes fundamentais para a criação e elaboração de uma apresentação teatral, pois contribuem para a construção das narrativas nesta linguagem. Em relação aos elementos do teatro, assinale a alternativa que identifica corretamente a função da cenografia em uma produção teatral:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q1072113 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Alto Bela Vista SC, AMAUC, 2024

A direção cênica é uma área fundamental nas artes cênicas que envolve a coordenação e supervisão do processo de produção de uma obra teatral ou de outra forma de expressão performática. Com base nisso, são responsabilidades do diretor cênico, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1072114 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes, Prefeitura de Jaborá SC, AMAUC, 2024

Acerca da linguagem corporal, julgue as frases abaixo:

I.O contato visual pode indicar atenção, interesse, sinceridade, agressividade ou evasão. É fundamental para a regulação da conversa e o estabelecimento de conexões interpessoais.
II.Os gestos podem enfatizar, complementar ou substituir a comunicação verbal, facilitando a expressão de ideias e emoções.
III.A proxêmica é o estudo do uso do espaço pessoal e social na comunicação.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1072115 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes, Prefeitura de Jaborá SC, AMAUC, 2024

A linguagem teatral é composta por diversos elementos que contribuem para a construção de uma performance. Qual das alternativas a seguir descreve corretamente a função do "subtexto" no teatro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1071387 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, ARTE, SEED PR, IBFC, 2023

O teatro é uma atividade artística que exige o talento e a energia de muitas pessoas - desde a primeira ideia de uma peça ou cena até o último eco de aplauso. Composto por elementos que integram um espetáculo, o teatro tradicional é formado por cenas, e cada cena é integrada por elementos: espaço, personagens e ação. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo.
I. O personagem é intrínseco a tudo o que fazemos no palco. Ele somente pode crescer a partir do relacionamento pessoal com o conjunto da vida cênica. Se o ator deve realmente.
II. O tema é o fio condutor que une todas as pulsações da peça ou da cena. Ele entrelaça e mostra-se no mais simples gesto do ator e no mínimo detalhe de sua roupa. É a ponte que une uma cena a outra, uma cena a si mesma.
III. A plateia é o último elemento que completa o círculo, e a sua relação não só com a peça, mas com a atuação, é muito importante. Ninguém deve para fins de exibicionismo ou autoglorificação.
IV. O espaço cênico é a área do palco onde a realidade pode ser localizada, ele pode ser usado para dar forma às realidades que são criadas. Uma área sem fronteiras, sem limites, o ator/personagem usa o espaço para dar realidade ao mundo fenomenal.
V. O espetáculo certamente não é o fim da linha. Ele traz todo o processo criativo de fazer uma peça para a sua fruição, e a plateia deve ser envolvida nesse processo. É na ação dos personagens que a narrativa acontece.
Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1071389 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

Nessa dança, os golpes da capoeira sugerem movimentos de ataque e defesa, como chutando de frente, pernada, abre-alas, rojão e tramela, passos firmes e agressivos. No abre-alas, por exemplo, parece que o passista está se preparando para brigar, dançando com as pernas abertas e os braços se movimentando para frente como se dessem socos no ar. No entanto, diferentemente do que ocorre na capoeira, no passo os dançarinos praticamente não se tocam e quase não há movimentos com as mãos no chão.
Adaptado de http://portal.iphan.gov.br/
O trecho descreve movimentos próprios da dança brasileira denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1071407 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Área Artes, IFC SC, FUNDATEC, 2023

Sobre um determinado termo abordado em “Jogos Teatrais” de Koudela (2009), analise as características abaixo:
Equivale a ponto de concentração do ator. Define o objetivo comum e elimina modelos de comparação, critérios de qualidade, julgamentos de valor e respostas subjetivas. Através do conceito em questão, a avaliação gira em torno da solução de um problema de atuação e não do desempenho de uma cena.
As características acima definem o termo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1071409 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Área Artes, IFC SC, FUNDATEC, 2023

Para Stanislavski, “todos os que trabalham no teatro, desde o porteiro, o vendedor de ingressos, a moça do vestiário, o ‘vaga-lume’, todas as pessoas com as quais o público entra em contato quando vai ao teatro, até os diretores, a equipe e, finalmente, os próprios atores, todos eles são co-criadores com o autor, o compositor, que conseguem reunir a plateia. Todos eles servem, e estão sujeitos ao objetivo principal da nossa arte. Todos participam da produção”. (STANISLAVSKI, 2001, p. 352). Acerca das ideias do autor, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1071411 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Nova Odessa SP, MetroCapital Soluções, 2023

O sistema de Jogos Teatrais desenvolvido por Viola Spolin é estendido até hoje a um número cada vez maior de áreas de conhecimento e ações sociais, sendo utilizados tanto para a formação de atores (amadores e profissionais), quanto na educação de crianças e adolescentes, em escolas e instituições sociais, programas voltados para saúde mental e centros de reabilitação. Viola Spolin foi uma das pioneiras do teatro improvisacional, influenciando até hoje diversas companhias. Em 1938, Spolin assume a supervisão de teatro no Works Progress Administration’s Recreational Project (WPA), que buscava combater a recessão econômica e seus efeitos por meio de aulas de arte e artesanato para trabalhadores. Foi neste trabalho que Spolin percebeu a necessidade de um sistema de treinamento teatral que fosse de fácil entendimento e que pudesse superar as barreiras culturais e étnicas.
O texto a seguir são palavras da própria Spolin. Leia-o atentando-se às lacunas.

“(...) A maioria dos jogos é altamente _______ e propõe um ______ que deve ser _______ – um ponto objetivo com o qual cada indivíduo se envolve e interage na busca de atingi-lo. Muitas _______ aprendidas por meio do jogo são sociais. (SPOLIN, 2010).”

A alternativa que apresenta a sequência correta para preenchimento das lacunas é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1071413 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Arte Licenciatura, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2023

Acerca do Teatro, julgue as frases abaixo.
I.O Teatro proporciona um espaço de experimentação e desenvolvimento das capacidades expressivas dos estudantes, permitindo que eles se expressem de forma criativa, tanto no aspecto físico quanto no oral.
II.Por meio do Teatro, os alunos têm a oportunidade de explorar diferentes papéis, desenvolver empatia, trabalhar em equipe e aprimorar suas habilidades comunicativas.
III.O estímulo à memorização de textos teatrais e aquisição de habilidades de raciocínio lógico são aspectos centrais no ensino do Teatro.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.