Questões de Concursos Linguagem e Encenação Teatral

Resolva questões de Linguagem e Encenação Teatral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q1071436 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Produção Cultural, IF RS, FUNDATEC, 2023

Sobre a arquitetura de teatros e tipos de palcos, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. O Palco Elisabetano leva este nome pois é historicamente associado às obras encenadas originalmente durante o reinado de Elizabeth I da Inglaterra, principalmente as obras de William Shakespeare.
II. O Teatro de Arena, formato oriundo da arquitetura grega, caracteriza-se pela ausência da chamada “quarta parede”, estrutura física que separa o público do elenco.
III. O espaço reservado a conjuntos de músicos, sem interferir no visual do público por estar em plano inferior ao nível de palco, chama-se Fosso de Orquestra.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q1071479 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, Prefeitura de Jundiaí SP, VUNESP, 2022

Segundo as indicações de Martins, Picosque & Guerra (2011), são elementos da estrutura da linguagem teatral,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q1071323 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Não Habilitado, Prefeitura de Linhares ES, Instituto Consulplan, 2022

Em relação à linguagem do teatro, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q1071071 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE, 2022

No que se refere aos jogos dramáticos e aos jogos teatrais, propostos por Viola Spolin, aplicados como atividades da linguagem do teatro no ensino da Arte, considere as afirmativas.

I- A improvisação é um recurso essencial para a integração do grupo; o caráter repentino e de surpresa desta atividade impossibilita a participação de alguns atores.

II- Os jogos teatrais fundamentam-se no improviso das ações, propiciando a aprendizagem pela experiência.

III- O local apropriado e um ambiente prazeroso favorecem a realização exitosa de oficinas de jogos teatrais.

IV- Com a prática de jogos teatrais, é possível despertar a criatividade além de incentivar a socialização entre os participantes.

V- Os jogos teatrais envolvem uma dimensão lúdica, estimulando a espontaneidade, imaginação e criatividade.

As afirmativas verdadeiras são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q1071092 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Julgue o item, referentes a leitura, interpretação e crítica da arte.

O crítico consegue perceber os pormenores da encenação, salientando suas possíveis sutilezas ou inconformidades.

  1. ✂️
  2. ✂️

67Q1070894 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

No filme Terra em transe, de Glauber Rocha, percebe-se uma ruptura com bases estabelecidas na produção cinematográfica, dentre as quais se destaca o olhar das personagens diretamente para a câmera — e, consequentemente, para o espectador. Quando há o contato visual direto, propositalmente, entre o ator de teatro e um espectador, o mesmo recurso cênico acontece. No campo teatral, Bertold Brecht é reconhecido por ter desenvolvido essa técnica, que é chamada de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1071241 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes, Prefeitura de Iporã do Oeste SC, AMEOSC, 2021

No texto teatral, as rubricas tem como função:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q1071325 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Rio Claro SP, Avança SP, 2021

No teatro, existe uma convenção dramática de atuação na qual uma parede imaginária invisível separa os atores do público. Embora o público possa ver através dessa "parede", a convenção pressupõe que os atores ajam como se a plateia não pudesse. Assinale a alternativa que apresente o nome dado à parede imaginária:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1070939 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes, Prefeitura de Itambaracá PR, Prefeitura de Itambaracá PR, 2020

Essa descrição pertence ao projeto Teatro de Bonecos (cabeça de coco): “utilização de materiais recicláveis para a produção de bonecos. Em sua maleta criativamente decorada, encontram-se bonecos com cabeças feitas da casca do coco seco, o corpo confeccionado com restos de trapos velhos, o nariz feito com tampa de esmalte, os olhos com tampinhas de shampoo e bolinhas de gude e seus cabelos são retalhos de fios. Uma ideia simples, sustentável, lúdica e muito criativa.” Quem é o artista paranaense responsável por esse projeto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q1070940 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes, Prefeitura de Jacaraú PB, CPCON, 2020

A Paraíba possui um grande legado artístico que passa por muitos movimentos e estilos. Assinale a alternativa que relaciona CORRETAMENTE o artista paraibano, sua especialidade e uma obra de sua criação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1070862 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, Prefeitura de São José dos Campos SP, VUNESP, 2019

“O diretor de teatro inglês Peter Brook diz que a beleza de uma peça está na qualidade e na perfeição que o público é capaz de identificar num simples gesto ou numa palavra. Afirma que, para ser arte, uma interpretação deve ser capaz de estimular a imaginação do público que a ela se entrega”. (Costa, 2004)

Segundo Costa (2004), o que o autor procura mostrar é que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1070863 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, Prefeitura de São José dos Campos SP, VUNESP, 2019

“Inicialmente dedicado à pesquisa cênica com o objetivo de renovacão da linguagem teatral (…), ao desenvolver seu teatro da espontaneidade – que questionava a tradição ocidental das convenções teatrais – terminou por descobrir o valor terapêutico do teatro na cura de distúrbios do comportamento. Essa descoberta o levou a empreender intensa investizacão do funcionamento psicológico humano e seus experimentos subsequentes lhe forneceram as bases para que viesse a propor a terapia psicodramática e, com ela, dois procedimentos psicoterápicos até então jamais utilizados: o psicodrama e o sociodrama.” (Japiassu, 2001)

A proposta de abordagem teatral descrita por Japiassú é a elaborada por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q1070864 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, Prefeitura de São José dos Campos SP, VUNESP, 2019

“As técnicas teatrais estão longe de ser sagradas. Os estilos em teatro mudam radicalmente com o passar dos anos, pois as técnicas do teatro são técnicas da comunicação. (…) Os métodos se alteram para atender às necessidade de tempo e espaço.” (Spolin, 2003)

Para a autora,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1070865 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, Prefeitura de São José dos Campos SP, VUNESP, 2019

A proposta de Viola Spolin para o ensino de teatro é caracterizada por Japiassú (2001) como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q1070867 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, Prefeitura de São José dos Campos SP, VUNESP, 2019

“Uma técnica que é livre de modelos de estilos em particular, mas de maneira alguma caoticamente livre” (Ulmann, In: Laban in Marques, 2012) é a definição da proposta de Rudolf Laban de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q1070878 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Agente Cultural, Prefeitura de Cruzeiro do Sul AC, IBFC, 2019

Somos marcados pelas nossas experiências. Partindo delas, formamos nossa memória, que muitas vezes é o conjunto das imagens que expressam o nosso sentido sobre a vida. Dessa forma, quando estamos diante de uma obra teatral, estamos diante de uma experiência do artista, do seu olhar redefinido e estruturado em uma determinada linguagem artística. O Teatro tem essa capacidade de representação da experiência. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q1071199 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, IF PB, IDECAN, 2019

O drama como método de ensino, eixo curricular e/ou tema gerador constitui-se em uma subárea do fazer teatral e está baseado num processo contínuo de exploração de formas e conteúdos relacionados a um determinado foco de investigação, sugerido pelo professor ou aluno. Como processo, o drama articula uma série de acontecimentos, os quais são construídos e definidos com base em convenções teatrais criadas para possibilitar seu aprofundamento. Assinale corretamente a alternativa que indica três das principais características do drama como método de ensino.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1071200 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, IF PB, IDECAN, 2019

Ao criar o teatro do oprimido, Augusto Boal articulou uma série de metodologias que tinham como objetivo tornar o espectador (espectaATOR) ativo e transformador da ação dramática. Dentre os procedimentos empregados, podemos destacar a participação da plateia na ação dramática, buscando soluções próprias para o problema-tema apresentado e vivenciando-as em cena. Pergunta central: “o que você faria se estivesse no lugar dela (da personagem)?”. Essas características referem-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.