Início

Questões de Concursos Linguagem e Encenação Teatral

Resolva questões de Linguagem e Encenação Teatral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q1074496 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor a de Artes, Prefeitura de Guarujá do Sul SC, AMEOSC, 2025

Analise as afirmações sobre os elementos formais da representação cênica e indique as sentenças abaixo como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F):
(__)O texto teatral constitui a base narrativa da representação, mas pode ser adaptado durante o processo criativo.
(__)O corpo do ator é instrumento secundário na comunicação cênica, sendo o texto o elemento principal.
(__)O espaço cênico delimita-se ao palco tradicional, não podendo ser modificado ou reinterpretado.
(__)A integração entre texto, corpo e espaço cênico determina a qualidade da representação teatral.

A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q1075048 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, SEDF, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca da atuação teatral e dos elementos da linguagem teatral, julgue o item subsequente.

No teatro moderno, a quebra da quarta parede representou uma mudança de paradigma por meio da interação dos atores com o público.

  1. ✂️
  2. ✂️

83Q1072028 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes Teatro, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

No livro Em busca do Teatro Pobre, o encenador pedagogo polonês Jerzy Grotowski (1933-1999), aborda a relação entre o ator e o espectador. O encenador buscou, em suas práticas, diminuir a quantidade de espectadores que testemunhavam seus processos artísticos, a fim de estabelecer um modo de presença que é dirigido pela percepção. Sendo assim, o ator
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q1071407 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Área Artes, IFC SC, FUNDATEC, 2023

Sobre um determinado termo abordado em “Jogos Teatrais” de Koudela (2009), analise as características abaixo:
Equivale a ponto de concentração do ator. Define o objetivo comum e elimina modelos de comparação, critérios de qualidade, julgamentos de valor e respostas subjetivas. Através do conceito em questão, a avaliação gira em torno da solução de um problema de atuação e não do desempenho de uma cena.
As características acima definem o termo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q1071934 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes, Prefeitura de Cunhataí SC, Unesc, 2024

A arte performática é uma forma de expressão artística que utiliza o corpo do artista como principal meio de comunicação. Indique a afirmativa correta sobre o uso de elementos e recursos na arte performática:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q1070939 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes, Prefeitura de Itambaracá PR, Prefeitura de Itambaracá PR, 2020

Essa descrição pertence ao projeto Teatro de Bonecos (cabeça de coco): “utilização de materiais recicláveis para a produção de bonecos. Em sua maleta criativamente decorada, encontram-se bonecos com cabeças feitas da casca do coco seco, o corpo confeccionado com restos de trapos velhos, o nariz feito com tampa de esmalte, os olhos com tampinhas de shampoo e bolinhas de gude e seus cabelos são retalhos de fios. Uma ideia simples, sustentável, lúdica e muito criativa.” Quem é o artista paranaense responsável por esse projeto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q1073756 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em sua característica híbrida, essa forma teatral transita entre a performance, a pintura, a escultura e a arte do objeto no espaço, enfatizando a imaginação onírica do espectador. Dentro dessa perspectiva, diferentes sequências de movimentos, de deslocamentos de cena, de ritmos que podem ir do lento ao frenético, do desaparecimento e do aparecimento dos objetos, das projeções de silhuetas, transformam o espaço cênico em uma paisagem em movimento, numa dramaturgia visual. (Koudela, 2015. Adaptado) O excerto descreve o

(Koudela, 2015. Adaptado)

O trecho descreve o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q1074802 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Contrarregra, FUNARTE, FGV

A coxia é o local destinado a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q1072058 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

A cenografia é um elemento essencial no teatro, responsável por criar o ambiente visual da peça e contribuir para a imersão do público na narrativa. Existem diferentes abordagens na criação cenográfica, desde o realismo até o abstracionismo. Com relação à cenografia abstrata, qual dos seguintes elementos é mais característico desse estilo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q1072079 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor Arte, Prefeitura de Maravilha SC, Unoesc, 2024

Os elementos do teatro são um conjunto de componentes fundamentais para a criação e elaboração de uma apresentação teatral, pois contribuem para a construção das narrativas nesta linguagem. Em relação aos elementos do teatro, assinale a alternativa que identifica corretamente a função da cenografia em uma produção teatral:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q1083095 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

O Teatro do Oprimido é um método teatral que reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais elaboradas pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal na década de 1970.
Dentre as técnicas específicas desenvolvidas por Boal para o Teatro do Oprimido, podemos citar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q1071325 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Rio Claro SP, Avança SP, 2021

No teatro, existe uma convenção dramática de atuação na qual uma parede imaginária invisível separa os atores do público. Embora o público possa ver através dessa "parede", a convenção pressupõe que os atores ajam como se a plateia não pudesse. Assinale a alternativa que apresente o nome dado à parede imaginária:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q1073654 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, PEB Artes Educação Artística, Prefeitura de Santa Bárbara MG, FRONTE, 2025

A cinesiologia, ao estudar os movimentos do corpo humano, oferece subsídios fundamentais para a criação artística e para a prática da dança como linguagem expressiva. Quando relacionada à criação cênica, à sonoplastia e às artes visuais, a cinesiologia amplia o entendimento do corpo como veículo comunicativo.

Com base nessa perspectiva, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q1074427 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Teatro, Prefeitura de Limeira SP, FUNDATEC, 2023

Sobre uma máscara de referência, de fundo, de apoio para todas as outras máscaras, tem-se a seguinte citação: “A __________ é uma máscara de fisionomia simples e simétrica, sem conflitos, que propõe ao ator ampliar todos os seus sentidos, encontrando a essência das ações e situações vividas. Essa máscara não é um personagem, é um estado apoiado na calma e na percepção. Com ela, o ator entende o que é um corpo decidido, presente, vivo dentro de um estado de representação” (Fonseca, 2013, p. 246-247).

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q1074978 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Marie-Claude Hubert, ao analisar a dramaturgia clássica, afirma:

“A ação dramática não pode começar nem terminar ao acaso. Ela só seria coerente ao satisfazer a exigência do verossímil e do necessário. (…) A unidade de ação só é crível para o espectador, se os fatos se encadearem de acordo com um princípio lógico de causalidade.”

Esta afirmação confirma o pensamento aristotélico que privilegia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q1071923 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Arte, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Em uma oficina de composição coreográfica para uma peça teatral, o(a) professor(a) pede que os participantes trabalhem o tempo e o espaço como fatores primordiais na criação de uma sequência de movimentos. Qual das alternativas a seguir melhor descreve o impacto desses fatores na criação coreográfica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q1071200 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, IF PB, IDECAN, 2019

Ao criar o teatro do oprimido, Augusto Boal articulou uma série de metodologias que tinham como objetivo tornar o espectador (espectaATOR) ativo e transformador da ação dramática. Dentre os procedimentos empregados, podemos destacar a participação da plateia na ação dramática, buscando soluções próprias para o problema-tema apresentado e vivenciando-as em cena. Pergunta central: “o que você faria se estivesse no lugar dela (da personagem)?”. Essas características referem-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q1074799 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Contrarregra, FUNARTE, FGV

O pano de boca, normalmente encontrado nos palcos do eixo Rio - São Paulo, é aberto à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q1074865 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

No que se refere às relações entre espontaneidade e processos criativos, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.