Início Questões de Concursos Linguagem e Encenação Teatral Resolva questões de Linguagem e Encenação Teatral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Linguagem e Encenação Teatral Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 81Q1074496 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor a de Artes, Prefeitura de Guarujá do Sul SC, AMEOSC, 2025Analise as afirmações sobre os elementos formais da representação cênica e indique as sentenças abaixo como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F): (__)O texto teatral constitui a base narrativa da representação, mas pode ser adaptado durante o processo criativo. (__)O corpo do ator é instrumento secundário na comunicação cênica, sendo o texto o elemento principal. (__)O espaço cênico delimita-se ao palco tradicional, não podendo ser modificado ou reinterpretado. (__)A integração entre texto, corpo e espaço cênico determina a qualidade da representação teatral. A sequência CORRETA é: ✂️ a) F, V, V, F. ✂️ b) F, F, V, V. ✂️ c) V, V, F, F. ✂️ d) V, F, F, V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 82Q1075048 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, SEDF, CESPE CEBRASPE, 2017Acerca da atuação teatral e dos elementos da linguagem teatral, julgue o item subsequente.No teatro moderno, a quebra da quarta parede representou uma mudança de paradigma por meio da interação dos atores com o público. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 83Q1072028 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes Teatro, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025No livro Em busca do Teatro Pobre, o encenador pedagogo polonês Jerzy Grotowski (1933-1999), aborda a relação entre o ator e o espectador. O encenador buscou, em suas práticas, diminuir a quantidade de espectadores que testemunhavam seus processos artísticos, a fim de estabelecer um modo de presença que é dirigido pela percepção. Sendo assim, o ator ✂️ a) não deve negligenciar a presença da plateia, mas confrontar-se com ela. ✂️ b) não deve interagir com o público, mas respeitar a pequena distância para manter a qualidade da encenação. ✂️ c) deve aproveitar a pequena distância que o separa da plateia e convidá-la para entrar em cena. ✂️ d) deve manter uma certa distância do público e representar para ele. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 84Q1071407 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Área Artes, IFC SC, FUNDATEC, 2023Sobre um determinado termo abordado em “Jogos Teatrais” de Koudela (2009), analise as características abaixo: Equivale a ponto de concentração do ator. Define o objetivo comum e elimina modelos de comparação, critérios de qualidade, julgamentos de valor e respostas subjetivas. Através do conceito em questão, a avaliação gira em torno da solução de um problema de atuação e não do desempenho de uma cena. As características acima definem o termo: ✂️ a) Imaginação. ✂️ b) Foco. ✂️ c) Criatividade. ✂️ d) Criticidade. ✂️ e) Regra. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 85Q1071934 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes, Prefeitura de Cunhataí SC, Unesc, 2024A arte performática é uma forma de expressão artística que utiliza o corpo do artista como principal meio de comunicação. Indique a afirmativa correta sobre o uso de elementos e recursos na arte performática: ✂️ a) A arte performática combina corpo, espaço, som e narrativa para criar experiências efêmeras e frequentemente interativas. ✂️ b) O principal elemento da arte performática é o movimento corporal, sem espaço para interações com o público. ✂️ c) Recursos como iluminação e cenografia são dispensáveis na arte performática, já que a expressão corporal é suficiente. ✂️ d) A arte performática limita-se ao contexto teatral e não se relaciona com outras linguagens artísticas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 86Q1070939 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes, Prefeitura de Itambaracá PR, Prefeitura de Itambaracá PR, 2020Essa descrição pertence ao projeto Teatro de Bonecos (cabeça de coco): “utilização de materiais recicláveis para a produção de bonecos. Em sua maleta criativamente decorada, encontram-se bonecos com cabeças feitas da casca do coco seco, o corpo confeccionado com restos de trapos velhos, o nariz feito com tampa de esmalte, os olhos com tampinhas de shampoo e bolinhas de gude e seus cabelos são retalhos de fios. Uma ideia simples, sustentável, lúdica e muito criativa.” Quem é o artista paranaense responsável por esse projeto? ✂️ a) Abel Domingues. ✂️ b) Ceme Jambay. ✂️ c) Guido Viaro. ✂️ d) Poty Lazzarotto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 87Q1073756 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Em sua característica híbrida, essa forma teatral transita entre a performance, a pintura, a escultura e a arte do objeto no espaço, enfatizando a imaginação onírica do espectador. Dentro dessa perspectiva, diferentes sequências de movimentos, de deslocamentos de cena, de ritmos que podem ir do lento ao frenético, do desaparecimento e do aparecimento dos objetos, das projeções de silhuetas, transformam o espaço cênico em uma paisagem em movimento, numa dramaturgia visual. (Koudela, 2015. Adaptado) O excerto descreve o (Koudela, 2015. Adaptado) O trecho descreve o ✂️ a) Teatro de Sombras. ✂️ b) Teatro de Formas Animadas. ✂️ c) Teatro-Fórum. ✂️ d) Teatro da Espontaneidade. ✂️ e) Teatro de Figuras Alegóricas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 88Q1074802 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Contrarregra, FUNARTE, FGVA coxia é o local destinado a: ✂️ a) descanso do técnico; ✂️ b) depósito de cenários; ✂️ c) local para o ponto; ✂️ d) espaço para o produtor; ✂️ e) circulação de atores e técnicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 89Q1072058 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024A cenografia é um elemento essencial no teatro, responsável por criar o ambiente visual da peça e contribuir para a imersão do público na narrativa. Existem diferentes abordagens na criação cenográfica, desde o realismo até o abstracionismo. Com relação à cenografia abstrata, qual dos seguintes elementos é mais característico desse estilo? ✂️ a) Uso de cores e formas simbólicas. ✂️ b) Reprodução de um ambiente doméstico. ✂️ c) Criação de cenários históricos precisos. ✂️ d) Emprego de materiais naturais como madeira e pedra. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 90Q1072079 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor Arte, Prefeitura de Maravilha SC, Unoesc, 2024Os elementos do teatro são um conjunto de componentes fundamentais para a criação e elaboração de uma apresentação teatral, pois contribuem para a construção das narrativas nesta linguagem. Em relação aos elementos do teatro, assinale a alternativa que identifica corretamente a função da cenografia em uma produção teatral: ✂️ a) A cenografia é responsável apenas pelo figurino dos personagens, ajudando a caracterizá-los visualmente. ✂️ b) A cenografia no teatro limita-se a iluminar o palco, direcionando a atenção do público para os atores. ✂️ c) A cenografia cria o ambiente físico e simbólico da peça, estabelecendo o espaço onde a ação ocorre transmitindo atmosferas e significados que complementam a narrativa. ✂️ d) A cenografia atua exclusivamente na produção de efeitos sonoros para auxiliar na compreensão do enredo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 91Q1083095 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025O Teatro do Oprimido é um método teatral que reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais elaboradas pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal na década de 1970. Dentre as técnicas específicas desenvolvidas por Boal para o Teatro do Oprimido, podemos citar: ✂️ a) Teatro da Crueldade, Teatro Jornal e Teatro Invisível. ✂️ b) Arco-Íris do Desejo, Teatro-Fórum e Teatro-Jornal. ✂️ c) Teatro Invisível, Teatro-Fórum e Teatro da Crueldade. ✂️ d) Teatro Jornal, Teatro Épico e Teatro Psicofísico. ✂️ e) Teatro Épico, Teatro Jornal e Teatro do Absurdo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 92Q1071325 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Rio Claro SP, Avança SP, 2021No teatro, existe uma convenção dramática de atuação na qual uma parede imaginária invisível separa os atores do público. Embora o público possa ver através dessa "parede", a convenção pressupõe que os atores ajam como se a plateia não pudesse. Assinale a alternativa que apresente o nome dado à parede imaginária: ✂️ a) Primeira Parede ✂️ b) Parede Invisível. ✂️ c) Parede de Vidro. ✂️ d) Quarta Parede. ✂️ e) Parede Virtual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 93Q1073654 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, PEB Artes Educação Artística, Prefeitura de Santa Bárbara MG, FRONTE, 2025A cinesiologia, ao estudar os movimentos do corpo humano, oferece subsídios fundamentais para a criação artística e para a prática da dança como linguagem expressiva. Quando relacionada à criação cênica, à sonoplastia e às artes visuais, a cinesiologia amplia o entendimento do corpo como veículo comunicativo. Com base nessa perspectiva, assinale a alternativa correta: ✂️ a) A cinesiologia limita-se ao campo da fisioterapia, não sendo aplicada à criação artística. ✂️ b) A expressão corporal cênica deve evitar o uso consciente da biomecânica, priorizando apenas a espontaneidade. ✂️ c) O espaço cênico deve ser considerado neutro na construção coreográfica, cabendo apenas ao corpo preencher os sentidos. ✂️ d) A cinesiologia contribui para o desenvolvimento da consciência corporal, do domínio do movimento e da articulação do corpo com elementos cênicos e sonoros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 94Q1074427 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Teatro, Prefeitura de Limeira SP, FUNDATEC, 2023Sobre uma máscara de referência, de fundo, de apoio para todas as outras máscaras, tem-se a seguinte citação: “A __________ é uma máscara de fisionomia simples e simétrica, sem conflitos, que propõe ao ator ampliar todos os seus sentidos, encontrando a essência das ações e situações vividas. Essa máscara não é um personagem, é um estado apoiado na calma e na percepção. Com ela, o ator entende o que é um corpo decidido, presente, vivo dentro de um estado de representação” (Fonseca, 2013, p. 246-247). Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima. ✂️ a) geométrica ✂️ b) larvária ✂️ c) meia-máscara ✂️ d) máscara de acento ✂️ e) neutra Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 95Q1074978 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJMarie-Claude Hubert, ao analisar a dramaturgia clássica, afirma: “A ação dramática não pode começar nem terminar ao acaso. Ela só seria coerente ao satisfazer a exigência do verossímil e do necessário. (…) A unidade de ação só é crível para o espectador, se os fatos se encadearem de acordo com um princípio lógico de causalidade.” Esta afirmação confirma o pensamento aristotélico que privilegia: ✂️ a) o verossímil sobre o verdadeiro ✂️ b) o poético sobre o imaginário ✂️ c) o real sobre o maravilhoso ✂️ d) o sublime sobre o trágico Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 96Q1071923 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Arte, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024Em uma oficina de composição coreográfica para uma peça teatral, o(a) professor(a) pede que os participantes trabalhem o tempo e o espaço como fatores primordiais na criação de uma sequência de movimentos. Qual das alternativas a seguir melhor descreve o impacto desses fatores na criação coreográfica? ✂️ a) Focar em tempo e espaço limita a possibilidade de improvisação, restringindo a liberdade de criação dos participantes. ✂️ b) A manipulação do tempo e do espaço é única de danças de palco com pouca relevância em coreografias realizadas em espaços abertos. ✂️ c) Tempo e espaço são elementos secundários na composição coreográfica, sendo mais relevantes em danças estilizadas e pré-definidas. ✂️ d) O uso consciente de tempo e espaço permite que os participantes explorem variações de dinâmica e interação com o ambiente, criando ritmos e formas que intensificam a expressão coreográfica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 97Q1071200 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, IF PB, IDECAN, 2019Ao criar o teatro do oprimido, Augusto Boal articulou uma série de metodologias que tinham como objetivo tornar o espectador (espectaATOR) ativo e transformador da ação dramática. Dentre os procedimentos empregados, podemos destacar a participação da plateia na ação dramática, buscando soluções próprias para o problema-tema apresentado e vivenciando-as em cena. Pergunta central: “o que você faria se estivesse no lugar dela (da personagem)?”. Essas características referem-se ✂️ a) ao Teatro do invisível. ✂️ b) às interações dramáticas. ✂️ c) à estética relacional. ✂️ d) ao Teatro fórum. ✂️ e) ao Teatro imagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 98Q1074799 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Contrarregra, FUNARTE, FGVO pano de boca, normalmente encontrado nos palcos do eixo Rio - São Paulo, é aberto à: ✂️ a) francesa; ✂️ b) alemã; ✂️ c) americana; ✂️ d) italiana; ✂️ e) inglesa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 99Q1074801 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Contrarregra, FUNARTE, FGVA concepção do espetáculo é determinada pela linguagem cênica do: ✂️ a) ator; ✂️ b) diretor; ✂️ c) cenógrafo; ✂️ d) produtor; ✂️ e) empresário. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 100Q1074865 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSANo que se refere às relações entre espontaneidade e processos criativos, assinale a alternativa incorreta. ✂️ a) A improvisação teatral é fundada na espontaneidade como fenômeno psicológico e estético e é esse aspecto que lhe confere o caráter de momentaneidade, no qual se assenta o ato teatral. ✂️ b) O ser humano, mesmo compartilhando com os animais determinado nível de espontaneidade, difere-se dos animais por ser capaz de criar símbolos. ✂️ c) A linguagem de sinais diferencia-se da linguagem de signos, contudo estão interligadas pela dependência da segunda em relação à primeira. ✂️ d) A espontaneidade criativa do ser humano associa-se às formas artísticas, como, por exemplo, as formas dramáticas. ✂️ e) Jacob L. Moreno, inventor do psicodrama, entendeu que a espontaneidade seria característica primordial do ato criador e entidade psicológica amplamente desenvolvida nas sociedades contemporâneas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
81Q1074496 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor a de Artes, Prefeitura de Guarujá do Sul SC, AMEOSC, 2025Analise as afirmações sobre os elementos formais da representação cênica e indique as sentenças abaixo como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F): (__)O texto teatral constitui a base narrativa da representação, mas pode ser adaptado durante o processo criativo. (__)O corpo do ator é instrumento secundário na comunicação cênica, sendo o texto o elemento principal. (__)O espaço cênico delimita-se ao palco tradicional, não podendo ser modificado ou reinterpretado. (__)A integração entre texto, corpo e espaço cênico determina a qualidade da representação teatral. A sequência CORRETA é: ✂️ a) F, V, V, F. ✂️ b) F, F, V, V. ✂️ c) V, V, F, F. ✂️ d) V, F, F, V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
82Q1075048 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, SEDF, CESPE CEBRASPE, 2017Acerca da atuação teatral e dos elementos da linguagem teatral, julgue o item subsequente.No teatro moderno, a quebra da quarta parede representou uma mudança de paradigma por meio da interação dos atores com o público. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
83Q1072028 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes Teatro, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025No livro Em busca do Teatro Pobre, o encenador pedagogo polonês Jerzy Grotowski (1933-1999), aborda a relação entre o ator e o espectador. O encenador buscou, em suas práticas, diminuir a quantidade de espectadores que testemunhavam seus processos artísticos, a fim de estabelecer um modo de presença que é dirigido pela percepção. Sendo assim, o ator ✂️ a) não deve negligenciar a presença da plateia, mas confrontar-se com ela. ✂️ b) não deve interagir com o público, mas respeitar a pequena distância para manter a qualidade da encenação. ✂️ c) deve aproveitar a pequena distância que o separa da plateia e convidá-la para entrar em cena. ✂️ d) deve manter uma certa distância do público e representar para ele. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
84Q1071407 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Área Artes, IFC SC, FUNDATEC, 2023Sobre um determinado termo abordado em “Jogos Teatrais” de Koudela (2009), analise as características abaixo: Equivale a ponto de concentração do ator. Define o objetivo comum e elimina modelos de comparação, critérios de qualidade, julgamentos de valor e respostas subjetivas. Através do conceito em questão, a avaliação gira em torno da solução de um problema de atuação e não do desempenho de uma cena. As características acima definem o termo: ✂️ a) Imaginação. ✂️ b) Foco. ✂️ c) Criatividade. ✂️ d) Criticidade. ✂️ e) Regra. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
85Q1071934 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes, Prefeitura de Cunhataí SC, Unesc, 2024A arte performática é uma forma de expressão artística que utiliza o corpo do artista como principal meio de comunicação. Indique a afirmativa correta sobre o uso de elementos e recursos na arte performática: ✂️ a) A arte performática combina corpo, espaço, som e narrativa para criar experiências efêmeras e frequentemente interativas. ✂️ b) O principal elemento da arte performática é o movimento corporal, sem espaço para interações com o público. ✂️ c) Recursos como iluminação e cenografia são dispensáveis na arte performática, já que a expressão corporal é suficiente. ✂️ d) A arte performática limita-se ao contexto teatral e não se relaciona com outras linguagens artísticas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
86Q1070939 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes, Prefeitura de Itambaracá PR, Prefeitura de Itambaracá PR, 2020Essa descrição pertence ao projeto Teatro de Bonecos (cabeça de coco): “utilização de materiais recicláveis para a produção de bonecos. Em sua maleta criativamente decorada, encontram-se bonecos com cabeças feitas da casca do coco seco, o corpo confeccionado com restos de trapos velhos, o nariz feito com tampa de esmalte, os olhos com tampinhas de shampoo e bolinhas de gude e seus cabelos são retalhos de fios. Uma ideia simples, sustentável, lúdica e muito criativa.” Quem é o artista paranaense responsável por esse projeto? ✂️ a) Abel Domingues. ✂️ b) Ceme Jambay. ✂️ c) Guido Viaro. ✂️ d) Poty Lazzarotto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
87Q1073756 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Em sua característica híbrida, essa forma teatral transita entre a performance, a pintura, a escultura e a arte do objeto no espaço, enfatizando a imaginação onírica do espectador. Dentro dessa perspectiva, diferentes sequências de movimentos, de deslocamentos de cena, de ritmos que podem ir do lento ao frenético, do desaparecimento e do aparecimento dos objetos, das projeções de silhuetas, transformam o espaço cênico em uma paisagem em movimento, numa dramaturgia visual. (Koudela, 2015. Adaptado) O excerto descreve o (Koudela, 2015. Adaptado) O trecho descreve o ✂️ a) Teatro de Sombras. ✂️ b) Teatro de Formas Animadas. ✂️ c) Teatro-Fórum. ✂️ d) Teatro da Espontaneidade. ✂️ e) Teatro de Figuras Alegóricas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
88Q1074802 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Contrarregra, FUNARTE, FGVA coxia é o local destinado a: ✂️ a) descanso do técnico; ✂️ b) depósito de cenários; ✂️ c) local para o ponto; ✂️ d) espaço para o produtor; ✂️ e) circulação de atores e técnicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
89Q1072058 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024A cenografia é um elemento essencial no teatro, responsável por criar o ambiente visual da peça e contribuir para a imersão do público na narrativa. Existem diferentes abordagens na criação cenográfica, desde o realismo até o abstracionismo. Com relação à cenografia abstrata, qual dos seguintes elementos é mais característico desse estilo? ✂️ a) Uso de cores e formas simbólicas. ✂️ b) Reprodução de um ambiente doméstico. ✂️ c) Criação de cenários históricos precisos. ✂️ d) Emprego de materiais naturais como madeira e pedra. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
90Q1072079 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor Arte, Prefeitura de Maravilha SC, Unoesc, 2024Os elementos do teatro são um conjunto de componentes fundamentais para a criação e elaboração de uma apresentação teatral, pois contribuem para a construção das narrativas nesta linguagem. Em relação aos elementos do teatro, assinale a alternativa que identifica corretamente a função da cenografia em uma produção teatral: ✂️ a) A cenografia é responsável apenas pelo figurino dos personagens, ajudando a caracterizá-los visualmente. ✂️ b) A cenografia no teatro limita-se a iluminar o palco, direcionando a atenção do público para os atores. ✂️ c) A cenografia cria o ambiente físico e simbólico da peça, estabelecendo o espaço onde a ação ocorre transmitindo atmosferas e significados que complementam a narrativa. ✂️ d) A cenografia atua exclusivamente na produção de efeitos sonoros para auxiliar na compreensão do enredo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
91Q1083095 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025O Teatro do Oprimido é um método teatral que reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais elaboradas pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal na década de 1970. Dentre as técnicas específicas desenvolvidas por Boal para o Teatro do Oprimido, podemos citar: ✂️ a) Teatro da Crueldade, Teatro Jornal e Teatro Invisível. ✂️ b) Arco-Íris do Desejo, Teatro-Fórum e Teatro-Jornal. ✂️ c) Teatro Invisível, Teatro-Fórum e Teatro da Crueldade. ✂️ d) Teatro Jornal, Teatro Épico e Teatro Psicofísico. ✂️ e) Teatro Épico, Teatro Jornal e Teatro do Absurdo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
92Q1071325 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Rio Claro SP, Avança SP, 2021No teatro, existe uma convenção dramática de atuação na qual uma parede imaginária invisível separa os atores do público. Embora o público possa ver através dessa "parede", a convenção pressupõe que os atores ajam como se a plateia não pudesse. Assinale a alternativa que apresente o nome dado à parede imaginária: ✂️ a) Primeira Parede ✂️ b) Parede Invisível. ✂️ c) Parede de Vidro. ✂️ d) Quarta Parede. ✂️ e) Parede Virtual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
93Q1073654 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, PEB Artes Educação Artística, Prefeitura de Santa Bárbara MG, FRONTE, 2025A cinesiologia, ao estudar os movimentos do corpo humano, oferece subsídios fundamentais para a criação artística e para a prática da dança como linguagem expressiva. Quando relacionada à criação cênica, à sonoplastia e às artes visuais, a cinesiologia amplia o entendimento do corpo como veículo comunicativo. Com base nessa perspectiva, assinale a alternativa correta: ✂️ a) A cinesiologia limita-se ao campo da fisioterapia, não sendo aplicada à criação artística. ✂️ b) A expressão corporal cênica deve evitar o uso consciente da biomecânica, priorizando apenas a espontaneidade. ✂️ c) O espaço cênico deve ser considerado neutro na construção coreográfica, cabendo apenas ao corpo preencher os sentidos. ✂️ d) A cinesiologia contribui para o desenvolvimento da consciência corporal, do domínio do movimento e da articulação do corpo com elementos cênicos e sonoros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
94Q1074427 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Teatro, Prefeitura de Limeira SP, FUNDATEC, 2023Sobre uma máscara de referência, de fundo, de apoio para todas as outras máscaras, tem-se a seguinte citação: “A __________ é uma máscara de fisionomia simples e simétrica, sem conflitos, que propõe ao ator ampliar todos os seus sentidos, encontrando a essência das ações e situações vividas. Essa máscara não é um personagem, é um estado apoiado na calma e na percepção. Com ela, o ator entende o que é um corpo decidido, presente, vivo dentro de um estado de representação” (Fonseca, 2013, p. 246-247). Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima. ✂️ a) geométrica ✂️ b) larvária ✂️ c) meia-máscara ✂️ d) máscara de acento ✂️ e) neutra Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
95Q1074978 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJMarie-Claude Hubert, ao analisar a dramaturgia clássica, afirma: “A ação dramática não pode começar nem terminar ao acaso. Ela só seria coerente ao satisfazer a exigência do verossímil e do necessário. (…) A unidade de ação só é crível para o espectador, se os fatos se encadearem de acordo com um princípio lógico de causalidade.” Esta afirmação confirma o pensamento aristotélico que privilegia: ✂️ a) o verossímil sobre o verdadeiro ✂️ b) o poético sobre o imaginário ✂️ c) o real sobre o maravilhoso ✂️ d) o sublime sobre o trágico Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
96Q1071923 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Arte, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024Em uma oficina de composição coreográfica para uma peça teatral, o(a) professor(a) pede que os participantes trabalhem o tempo e o espaço como fatores primordiais na criação de uma sequência de movimentos. Qual das alternativas a seguir melhor descreve o impacto desses fatores na criação coreográfica? ✂️ a) Focar em tempo e espaço limita a possibilidade de improvisação, restringindo a liberdade de criação dos participantes. ✂️ b) A manipulação do tempo e do espaço é única de danças de palco com pouca relevância em coreografias realizadas em espaços abertos. ✂️ c) Tempo e espaço são elementos secundários na composição coreográfica, sendo mais relevantes em danças estilizadas e pré-definidas. ✂️ d) O uso consciente de tempo e espaço permite que os participantes explorem variações de dinâmica e interação com o ambiente, criando ritmos e formas que intensificam a expressão coreográfica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
97Q1071200 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, IF PB, IDECAN, 2019Ao criar o teatro do oprimido, Augusto Boal articulou uma série de metodologias que tinham como objetivo tornar o espectador (espectaATOR) ativo e transformador da ação dramática. Dentre os procedimentos empregados, podemos destacar a participação da plateia na ação dramática, buscando soluções próprias para o problema-tema apresentado e vivenciando-as em cena. Pergunta central: “o que você faria se estivesse no lugar dela (da personagem)?”. Essas características referem-se ✂️ a) ao Teatro do invisível. ✂️ b) às interações dramáticas. ✂️ c) à estética relacional. ✂️ d) ao Teatro fórum. ✂️ e) ao Teatro imagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
98Q1074799 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Contrarregra, FUNARTE, FGVO pano de boca, normalmente encontrado nos palcos do eixo Rio - São Paulo, é aberto à: ✂️ a) francesa; ✂️ b) alemã; ✂️ c) americana; ✂️ d) italiana; ✂️ e) inglesa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
99Q1074801 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Contrarregra, FUNARTE, FGVA concepção do espetáculo é determinada pela linguagem cênica do: ✂️ a) ator; ✂️ b) diretor; ✂️ c) cenógrafo; ✂️ d) produtor; ✂️ e) empresário. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
100Q1074865 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSANo que se refere às relações entre espontaneidade e processos criativos, assinale a alternativa incorreta. ✂️ a) A improvisação teatral é fundada na espontaneidade como fenômeno psicológico e estético e é esse aspecto que lhe confere o caráter de momentaneidade, no qual se assenta o ato teatral. ✂️ b) O ser humano, mesmo compartilhando com os animais determinado nível de espontaneidade, difere-se dos animais por ser capaz de criar símbolos. ✂️ c) A linguagem de sinais diferencia-se da linguagem de signos, contudo estão interligadas pela dependência da segunda em relação à primeira. ✂️ d) A espontaneidade criativa do ser humano associa-se às formas artísticas, como, por exemplo, as formas dramáticas. ✂️ e) Jacob L. Moreno, inventor do psicodrama, entendeu que a espontaneidade seria característica primordial do ato criador e entidade psicológica amplamente desenvolvida nas sociedades contemporâneas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro