Questões de Concursos Linguagem e Encenação Teatral

Resolva questões de Linguagem e Encenação Teatral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q1071206 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, IF PB, IDECAN, 2019

A mulher do padeiro está com o cachorro doente e deseja que o padre o benza. João Grillo e Chicó prometem-lhe que conseguirão a anuência do padre João. Este, contudo recusa, mas os dois malandros mentem dizendo que o animal pertence ao major Antônio Moraes, homem de grande importância na vila. O padre volta atrás e concorda em benzer o cachorro. Por sua vez o major tem o filho mais moço doente e decide levá-lo para o Recife. O rapaz, contudo, antes de viajar quer receber uma benção, o que leva seu pai a procurar padre João. Este, acreditando que ia benzer um animal, pergunta se o bichinho tá fedendo. O Major fica indignado com a falta de respeito e mais ainda quando o padre se refere a mãe como sendo uma cachorra. A cena de Ariano Suassuna, descrita acima, utiliza o seguinte recurso cômico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q1071310 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2019

Trata-se de um Teatro que compreende uma vertente niilista, ou seja, uma negação e recusa da política, da história, da religião e da sociedade como princípios unificadores. É impossível extrair qualquer verdade/realidade do mundo (ir)real. É um teatro que tenta também refletir o caos universal, o labirinto existencial que cerca o Homem, a desintegração da linguagem como descodificador do mundo e como meio de expressar verdades. O enunciado refere-se ao teatro chamado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q1071311 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2019

Teatro é a arte de compor obras dramáticas ou de representá-las. Nos primórdios do teatro ocidental, quando este surgiu na Grécia, como forma de espetáculo, era um elemento fundamental na encenação, há muito utilizado nas formas espetaculares do Oriente, no teatro grego e tinha a função de ampliação das ações e da voz do ator em cena. (Sampaio: 2012).
Assinale a opção que contém a afirmativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q1071313 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2019

Técnica de dramatização criada por Augusto Boal em que a encenação baseia-se nas linguagens nãoverbais, a fim de comunicar-se. A partir da leitura da linguagem corporal, busca-se a compreensão dos fatos representados na imagem, sendo esta uma realidade existente e/ou vivenciada. Os participantes são levados a pensar com imagens, a debater um problema sem o uso da palavra, usando apenas seus próprios corpos (posições corporais, expressões fisionômicas, distâncias e proximidades, etc.) e objetos. Marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q1071315 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2019

Viola Spolin (1992), a partir de pesquisas realizadas durante as décadas de 60 e 70, comprometida com a proposta educacional, desenvolveu trabalhos com crianças e em comunidades de bairro em Chicago, constituindo grupos de teatro improvisacional. Retoma o pioneirismo de Stanislavsky, ao levantar interrogações sobre o processo de educação no teatro, propondo acrescentar a livre expressão da imaginação criativa fomentando a ideia da possibilidade do teatro fora do palco. Essa técnica teatral foi nomeada como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q1071316 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2019

O Teatro de Arena de São Paulo foi uma das primeiras companhias do Brasil a pôr em prática um projeto moderno de coletivização da criação cênica e dramatúrgica, com vistas a uma pesquisa contínua da representação da sociedade brasileira. Entre 1953 e 1971, a companhia foi responsável pela disseminação de uma renovação teatral sem precedentes, com a valorização do autor e dos temas inerentes à realidade brasileira, abordados com ênfase nos contextos sociais e políticos. Os atores são circundados pelo público, e que se prestam, tanto à produção naturalista como à narratividade do picadeiro circense ou à roda do espetáculo de rua. Foi diretor e um dos seus precursores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q1070705 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte Educador, FUNPAPA, AOCP, 2018

Um indivíduo à sua frente cruza e descruza as pernas, vira a cabeça para o lado, coloca as palmas das mãos para baixo. Tudo isso se relaciona com o que passa no íntimo das pessoas e é chamado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q1070706 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte Educador, FUNPAPA, AOCP, 2018

A unidade de movimento, como soma da contração e do relaxamento, forma e determina o ritmo do movimento corporal. François Delsarte utilizava uma teoria da qual fez análise da sistematização dos gestos e expressão corporal. Nesse sentido, os gestos foram subdivididos em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q1071782 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico em Cenografia, SESC DF, Quadrix, 2018

As reuniões técnicas acontecem pela solicitação de diretores, coreógrafos e, em grande parte das vezes, dos próprios designers de iluminação, de cenografia, de sonoplastia, de figurinos, de maquiagens, de efeitos especiais etc. Em relação às reuniões da equipe técnica, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q1071783 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico em Cenografia, SESC DF, Quadrix, 2018

O espetáculo pode empregar uma ampla variedade de sons, em combinações complexas, na construção de seu espaço. Além da palavra falada, podem ser utilizados, como suporte cênico, os efeitos sonoros (ruídos, sons abstratos e incidentais), a música e o silêncio.

Tendo como base o texto acima, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q1071784 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico em Cenografia, SESC DF, Quadrix, 2018

Gambiarra é uma palavra que se tornou popular na linguagem cotidiana para significar “fazer um arranjo” ou “dar um jeitinho” em alguma situação específica. O que muitos falantes da língua portuguesa não sabem é que esse termo tem um sentido distinto no vocabulário da cenotecnia. Com relação ao conceito de gambiarra, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q1070790 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, UFES, UFES, 2018

Sobre as origens do teatro no Brasil, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q1070782 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, IFB, IFB

Sobre o “Teatro Pós-dramático”, observe as seguintes afirmações.
I) É o mesmo que Teatro Épico.
II) O termo, cunhado por Josette Ferral, diz respeito ao Teatro Contemporâneo pós-anos 90.
III) O Teatro Contemporâneo passou por uma trajetória de consolidação da linguagem cênica durante o Século XX, desde o advento das Vanguardas até a enunciação dos princípios do Teatro Pós-dramático por Hans-Thies Lehmann.
IV) O Teatro pós-dramático se configura como um campo de experimentação e reflexão sobre o Teatro Contemporâneo.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q1070800 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Prefeitura de Itaúna MG, INAZ do Pará

O ato de dramatizar está potencialmente contido em cada um, como uma necessidade de compreender e representar uma realidade. A dramatização acompanha o desenvolvimento dos alunos como uma manifestação espontânea, assumindo feições e funções diversas, sem perder jamais o caráter de interação e de promoção de equilíbrio entre ela e o meio ambiente. Sobre o assunto, é correto afirmar que a finalidade do teatro na escola é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q1070813 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, UFRGS, FAURGS

Considere as afirmativas abaixo sobre os recursos de projeção de imagens sobre a cena.
I - Os gobos são acessórios acoplados aos refletores que permitem a projeção sobre o palco de texturas e objetos.
II - As imagens a serem projetadas são recortadas nos gobos de metal e impressas nos gobos de vidro.
III - O ciclorama em tela translúcida permite a projeção de imagens exclusivamente por trás.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q1070808 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Jean Jacques Roubine, em seu livroA Arte do Ator, apresenta o seguinte comentário sobre o trabalho vocal realizado pelo encenador polonês Jerzy Grotowski: “Um bom ator dispõe de várias ‘vozes’. A teoria grotowskiana dos ‘ressonadores’ não tem nenhuma validade científica. Ela traduz de modo metafórico uma realidade de experiência: o ator tem a sensação de que, de acordo com o impulso dado à coluna de ar que ele inspira ou expira, a sua voz passa por uma determinada parte do seu corpo que age como um amplificador e como um fator de colorido.” A seguir apresenta os vários ressonadores propostos por Grotowski. Nesse sentido, qual dos mencionados abaixo NÃO pertence à teoria grotowskiana?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q1070810 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Ainda sobre Stanislavski e seu livroA construção do personagem, em certo momento o personagem do diretor Tortsov propõe um exercício aos atores. Com a ajuda de um pequeno metrônomo dividiu os intervalos que compõem um compasso e criou unidades fracionárias de diferentes dimensões. A partir delas, criaram inumeráveis combinações dentro de uma medida dada. Essa medida pode servir a atuação, tanto corporal quanto vocalmente. Esse trecho refere-se a um aspecto da teoria stanislavskiana, qual seja:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q1070789 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Jogo dramático e jogo teatral constituem modalidades de improvisação cercadas por regras precisas. O jogador é convidado a formular e a responder a atos cênicos, mediante a construção física de uma ficção — espaço, gestualidade, dicção etc. — dentro de relações produzidas aqui e agora com seu parceiro, construção na qual também intervêm elementos aleatórios.
Maria Lúcia Pupo. 2005, p. 24 (com adaptações).
A partir do texto acima, julgue o item a seguir, acerca dos jogos dramáticos e teatrais.

Ambos podem prescindir da noção de talento ou de qualquer requisito anterior ao próprio ato de jogar.

  1. ✂️
  2. ✂️

99Q1070803 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, SEDUC PA, CESPE CEBRASPE

Com relação a diferentes aspectos do teatro, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.