Questões de Concursos Linguagem e Fala

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21Q1048404 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A dependência da escrita em relação à linguagem oral é mais direta e complexa do que se imagina, pois mesmo que transtornos de linguagem oral tenham sido resolvidos antes da alfabetização, problemas de escrita podem aparecer posteriormente. Com relação ao desenvolvimento das habilidades de codificação e da elaboração da escrita, analise as afirmativas a seguir:

I. A aprendizagem da escrita, assim como aprender a falar, é um processo criativo, pois as crianças demonstram a tentativa de simbolizar os sons que falam muito mais do que apenas reproduzir sequências de letras memorizadas.
II. É a própria escrita que mais efetivamente reforça a qualidade das representações das palavras no léxico.
III. Precisão em leitura e escrita é a probabilidade de os constituintes de uma letra específica serem representados como parte de uma palavra no léxico do leitor.

Está correto o que se afirma em:
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22Q1048406 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A dislexia do desenvolvimento ou transtorno específico de leitura é caracterizada por dificuldades para ler de forma correta e fluente, as quais não são consistentes com idade cronológica, oportunidades educacionais ou habilidades intelectuais.
Considerando as características da dislexia, analise as afirmações a seguir.

I. Apresenta dificuldades na decodificação de palavras isoladas e é causado por ineficiência no processamento da informação fonológica.
II. As dificuldades apresentadas são resultado de um distúrbio geral de desenvolvimento ou até mesmo de um impedimento sensorial.
III. Manifesta-se em graus de dificuldades variáveis em relação à diferentes formas de linguagem, geralmente incluindo além da dificuldade para aprender a ler, problemas também para adquirir proficiência em escrita e ortografia.

Está correto o que se afirma em:
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23Q1042274 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Com relação a abordagem neurolinguística e motora da gagueira, analise as afirmativas a seguir:

I. A gagueira idiopática ou do desenvolvimento é causada por algum evento psicológico identificável (traumático ou de conflito emocional) ou é associada aos quadros psiquiátricos.
II. A gagueira adquirida ou neurogênica acomete falantes fluentes, em decorrência de um dano cerebral de origem vascular ou traumática, principalmente quando a lesão tem características difusas.
III. Durante a infância, em decorrência do complexo processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem, é comum as crianças passarem por períodos de “gagueira”.

Está correto o que se afirma em:
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24Q1042276 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

As disfluências típicas são aquelas que se manifestam na fala fluente como resultado de imprecisão articulatória, linguística ou de reelaboração de discurso. Como um exemplo de disfluência típica ou comum tem-se:
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25Q1042278 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Com relação a avaliação e diagnóstico do distúrbio fonológico (DF), analise as afirmativas a seguir:

I. O Distúrbio Fonológico (DF) é definido como uma dificuldade de fala, caracterizada pelo uso inadequado dos sons de acordo com a idade e com variações regionais, que podem envolver erros na produção, percepção ou organização dos sons.
II. Para o diagnóstico do DF, a avaliação é funcional, a qual implica na constatação de alteração fonológica na ausência de outras alterações do desenvolvimento da linguagem.
III. A inteligibilidade de fala e a gravidade são dois fatores importantes no DF e que têm grandes implicações tanto no diagnóstico quanto no monitoramento da intervenção terapêutica.

Está correto o que se afirma em:
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26Q1042281 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A alteração de comunicação que envolve as modalidades de produção e compreensão das linguagens oral e escrita que ocorre de forma adquirida em consequência de uma lesão neurológica, e não de déficits sensoriais, intelectuais ou psiquiátricos, denomina-se
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27Q1034123 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

O único par de nervo craniano responsável pela inervação motora da fala e deglutição é
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28Q1034125 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

A afasia refere-se à deficiência de linguagem como resultado de dano encefálico no hemisfério dominante para linguagem, quase sempre o hemisfério esquerdo. Afeta a capacidade expressiva e receptiva. São classificadas basicamente em tipos não fluentes e fluentes. Pessoas que se apresentam com afasias não fluentes possuem quais características de fala e linguagem?
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29Q1034130 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

É uma síndrome ou uma coleção de sintomas de fala motora como um reflexo do sistema motor perturbado. Reflete deficiência na capacidade de executar o movimento motor para a produção de fala. Muitas vezes afeta todos os processos de fala – respiração, fonação, articulação e prosódia. Estamos falando de qual distúrbio de fala?
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30Q1034131 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

Quais são os tipos de disartria?
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31Q1050785 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

O clássico modelo cognitivo de leitura de dupla rota determina a existência de duas vias paralelas para o reconhecimento de palavras: a via lexical ou ortográfica e a via fonológica.
Nos processadores da leitura, o conhecimento é representado pelo padrão de ativação de um grande número de unidades, que se conectam e se associam umas às outras pela experiência da leitura. No reconhecimento de palavras, o item apresentado visualmente ativa ao mesmo tempo as unidades de reconhecimento ortográfico e as unidades de reconhecimento fonológico e semântico as quais trabalharão em conjunto para a decodificação da palavra.

Assim, o processador que representa o reconhecimento visual das palavras escritas é o
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32Q1050788 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

A gagueira em adolescentes e adultos pode ser considerada um distúrbio crônico, com reduzida possibilidade de remissão espontânea. Com relação às diferenças entre a gagueira do adolescente e do adulto, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Para os adolescentes com mais de 12 anos já existe uma estabilidade nos modelos motores e linguísticos, mas o padrão da fala ainda apresentará variabilidade em decorrência das mudanças sociais e emocionais.

( ) Para os adultos jovens a gagueira não é estável, havendo, muito frequentemente, o agravamento do quadro.

( ) É comum que o jovem que gagueja tenha medo de se comunicar e evite as situações de comunicação.


As afirmativas são, respectivamente,
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33Q1050791 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Nos dias atuais, considera-se que existe um transtorno de comunicação que se apresenta como uma desordem de aspecto multidimensional, ou seja, mesmo com fatores hereditários positivos, a influência ambiental poderá ou não contribuir para o desenvolvimento da desordem. A relação estaria baseada no equilíbrio ou desequilíbrio entre a demanda social e a capacidade do falante em termos de precisão linguística e motora necessária à fala.
O texto fala de
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34Q1050793 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

A linguagem é composta por diferentes sistemas que se interrelacionam; entre eles, as alterações na fonologia representam grande parte dos distúrbios da comunicação humana infantil.
Com relação aos distúrbios fonológicos, avalie as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeira e F para falsa.

( ) O processamento cognitivo-linguístico envolve o conhecimento e o armazenamento das regras fonológicas da língua.
( ) O processamento motor da fala envolve o planejamento da ação motora da fala e da linguagem e a execução do gesto articulatório-semântico necessário para o som-alvo.
( ) O processamento perceptivo-auditivo envolve a percepção de diferentes características acústicas dos sons da fala.

As afirmativas são, respectivamente,
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35Q1050798 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

O distúrbio adquirido decorrente de lesão de áreas da linguagem do sistema nervoso central, tendo como possíveis consequências déficits na linguagem e na comunicação oral e escrita denomina-se
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36Q1049674 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, EBSERH, IBFC, 2023

Paciente, sexo feminino, 21 anos, procurou atendimento fonoaudiológico com queixa de gagueira. Na avaliação da fluência, foi coletado um trecho de fala espontânea. Analise a amostra de fala da paciente.

É bom é_ eu eu /acordo de manha as vezes é é é /umas oito e meia ou ou ou_ até mais cedo iii eu fico é é eu fico em casa i eu eu eu é acor eu arrumo a casa e tal i i i as vezes eu faço u u u almoço i a tarde é eu vou pra aaula i a tarde eu tento estudar i e no fim de semana eu vou pra igreja ou eu saio com com o meu namorado ou a minha família // eu vou pra pra parques ou é é pro shopping mais sempre tá chcheio de de gente no é cinema

Com base nesse trecho e na classificação das tipologias das rupturas, assinale a alternativa correta.

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37Q1049680 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, EBSERH, IBFC, 2023

Uma criança com 6 anos de idade escreveu, os seguintes trechos, conforme as datas descritas a seguir.

03/2023 – CALA para: capela; VA para: veia

10/2023 – AMANHA AJENTE VAIE CNTNUAR para: amanhã, a gente vai continuar

11/2023 – XAPEU para: chapéu; AMASIANTE para: amaciante; SABN para: sabão

Considerando a teoria construtivista de aquisição da escrita, assinale a alternativa correta.

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38Q1049504 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, EBSERH, IBFC, 2022

Assinale a alternativa que apresenta o tipo de disartria que ocorre por acometimento do cerebelo onde se observa imprecisão, lentidão dos movimentos e hipotonia da musculatura envolvida, com diadococinesia alterada e alteração no ritmo da fala, pitch e loudness.
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39Q836545 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, FSPSS Fonoaudiólogo, FSPSS, 2021

Avaliação da função velofaríngea é definida pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia como:
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40Q835578 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Piratuba SC Fonoaudiólogo, OMNI, 2021

A respeito da compreensão oral , a compreensão de fala é prejudicada e não melhora com frases sintaticamente simples. A informação acima refere-se a:
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