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Questões de Concursos Linguagem e Fala

Resolva questões de Linguagem e Fala comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q846042 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista PE Fonoaudiólogo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os distúrbios de desenvolvimento da linguagem (oral e escrita) de causa idiopática em crianças e adolescentes são aqueles que sempre ocorrem em conjunto com outras anormalidades, tais como a deficiência mental, a paralisia cerebral e as deficiências auditivas.

II. O fonoaudiólogo é o profissional habilitado para identificar, diagnosticar e tratar indivíduos com distúrbios da comunicação oral e escrita, da voz e da audição.


Marque a alternativa CORRETA:

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42Q842909 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Fonoaudiólogo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. As vogais geralmente apresentam 4 formantes (ressonâncias) - F1, F2, F3, F4. Mas, é possível caracterizar todas as vogais com os dois primeiros formantes, uma vez que o primeiro (F1) corresponde à altura da língua; e o segundo (F2), ao movimento horizontal da língua. Com relação à altura da língua, F1 é inversamente proporcional a ela, assim sendo, as vogais altas têm F1 baixo, e as vogais baixas F1 alto. Quanto ao eixo horizontal, as vogais mais anteriores apresentam F2 mais alto e as posteriores mais baixo. II. O processo de aquisição da linguagem envolve o desenvolvimento de três sistemas interdependentes: o semântico, que se refere ao uso comunicativo da linguagem num contexto social; o pragmático, envolvendo a percepção e a produção de sons para formar palavras; o fonológico, respeitando as palavras e seu significado. Marque a alternativa CORRETA:
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43Q841116 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, SES DF, IADES, 2020

Um menino de 7 anos de idade compareceu à avaliação fonoaudiológica, acompanhado de sua mãe. As principais queixas foram ronco com momentos de pausas na respiração durante o sono e o fato de ele comer apenas macarrão, carne moída e leite. Apresenta comportamento dispersivo na escola, com dificuldades na alfabetização e trocas na fala.

Com base no caso descrito, no que se refere ao sistema estomatognático, julgue os itens a seguir. 
A criança pode apresentar as estruturas anatômicas características do quadro fisiopatológico da apneia obstrutiva do sono, que são palato duro ogival, língua volumosa, palato mole posteriorizado e hipertrofia de tonsilas palatinas.
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44Q844990 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Fonoaudiólogo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. Aos 5 anos, a criança também pode apresentar gagueira. Isso acontece devido a uma falta de sincronia entre os movimentos peristálticos do sistema digestivo e a velocidade da fala. Dessa maneira, ela pode repetir palavras e sílabas. Uma recomendação é ter calma e ouvir pacientemente a criança, deixando-a tranquila. II. Aos dois anos, a criança começa a se comunicar com frases simples. É nessa fase em que se observam os primeiros sinais no atraso da fala, exceto quando a criança apresenta pouca articulação da boca. Marque a alternativa CORRETA:
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45Q843857 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, SES DF, IADES, 2020

Um menino de 7 anos de idade compareceu à avaliação fonoaudiológica, acompanhado de sua mãe. As principais queixas foram ronco com momentos de pausas na respiração durante o sono e o fato de ele comer apenas macarrão, carne moída e leite. Apresenta comportamento dispersivo na escola, com dificuldades na alfabetização e trocas na fala.

Com base no caso descrito, no que se refere ao sistema estomatognático, julgue os itens a seguir. 
Lábio evertido é esperado, justificado por estreitamento de vias aéreas, exigindo que se faça a respiração oral durante o dia e à noite, durante o sono.
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46Q844786 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Fonoaudiólogo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. Muitas pessoas têm a percepção que um fonoaudiólogo deve ser procurado apenas quando há um problema de fala, mas o tratamento fonoaudiológico é muito mais do que isso, englobando tratamentos para todos os órgãos do corpo humano, desde o sistema nervoso ao esquelético. II. Quando uma criança cresce com habilidades de comunicação limitada, ou não tem fala funcional, um fonoaudiólogo em nada poderá contribuir para o desenvolvimento das suas habilidades sociais. Nesse caso, essa criança apenas poderá se comunicar com o uso de comunicação auxiliada na vida adulta. Marque a alternativa CORRETA:
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47Q1043218 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Taquifemia é um distúrbio de fluência caracterizado por uma velocidade que é percebida como sendo rápida, irregular ou ambas para o falante.
Em relação ao tratamento da taquifemia, analise as afirmativas a seguir.
I. Os objetivos terapêuticos são direcionados de acordo com as manifestações clínicas apresentadas.
II. O trabalho com a consciência, a atenção e o controle da fala foram descritos como aspectos irrelevantes no processo terapêutico.
III. A motivação é fundamental para o sucesso terapêutico.
Está correto o que se afirma em
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48Q1043216 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

No exame intraoral das estruturas miofuncionais orofaciais, o aspecto da mucosa interna, a fixação do frênulo labial superior no rebordo alveolar e a espessura deste são considerados, recebendo zero na condição de mucosa normal, se o frênulo não estiver baixo e apresentar estrutura adequada.
Trata-se da avaliação da seguinte estrutura:
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49Q1050930 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A terapia fonoaudiológica de bebês e crianças pequenas, incluindo aquelas com perda auditiva, que pode ser abordada a partir de diferentes referenciais teóricos.
O estágio do desenvolvimento sensório motor, primeiro dos quatros estágios da sua teoria, vai do nascimento até os dois anos de idade.

O autor que, em sua teoria, considera a linguagem como parte de uma função mais ampla, a que chamou de semiótica é
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50Q1033283 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

Sobre as síndromes da Afasia, o que descreve corretamente o tipo e a sintomatologia correspondente é?
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51Q1047860 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Uma criança de 4 anos de idade apresenta uma fala espontânea com desvios, audição normal para a fala, nenhuma anormalidade nos órgãos fonoarticulatórios, nenhuma disfunção neurológica ou déficit intelectual, compreensão apropriada da linguagem oral e linguagem expressiva adequada nos demais aspectos linguísticos.

Essa criança tem diagnóstico de
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52Q1050934 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O transtorno de linguagem oral, que provoca grande dificuldade manifestada por crianças em desenvolver as habilidades linguísticas, na ausência de comprometimentos em outras áreas do desenvolvimento e que se apresenta de maneira muito heterogênea, denomina-se
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53Q1050932 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Em relação a aquisição e o desenvolvimento da linguagem oral, assinale (V) para afirmativa verdadeira e (F) para falsa.
( ) O surgimento da linguagem verbal, natural e espontânea, é certamente índice relevante do desenvolvimento normal, bem como pode ser tomado como preditivo do desenvolvimento cognitivo e social da criança.
( ) Cada indivíduo faz seu desenvolvimento na combinação única de suas características biológicas, psíquicas e sociais, que interagem entre si ao longo do próprio desenvolvimento.
( ) Na etapa de desenvolvimento, ocorre a transformação da experiência em linguagem verbal e vice-versa, é o período em que a criança expande suas possibilidades motoras, psíquicas, e se apropria do código linguístico, tanto em seu aspecto receptivo, quanto expressivo.
As afirmativas são, respectivamente,
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54Q1043215 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Quando todos os níveis linguísticos estão se desenvolvendo de forma organizada, a criança pode contar histórias ou narrativas. O nível linguístico que pode ser entendido como a estruturação, reconhecimento e acesso ao vocabulário denomina-se nível
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55Q1050931 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Os músculos mastigatórios exercem uma força e transferem para a mandíbula que se articula realizando um movimento complexo que é a soma dos movimentos de elevação, abaixamento, projeção, retroprojeção e lateralidade.
O músculo da mastigação que se origina no arco zigomático, se insere no ramo da mandíbula e tem como função elevar e protrair a mandíbula é denominado
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56Q1033285 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Darley, Aronson e Brown (1975) definiram Disartrias como “um nome coletivo para um grupo de distúrbios relacionados com a fala decorrentes de alterações no controle muscular do mecanismo de fala resultante do dano de quaisquer processos motores básicos, envolvidos na execução da fala.” A fala é um comportamento complexo que requer contração coordenada de um grande número de músculos para sua produção. Essa contração é controlada por impulsos nervosos que se originam de áreas motoras do córtex cerebral e, então, passam aos músculos pelos trajetos motores. Em geral, o controle da atividade muscular pode ser considerado como se o sistema nervoso envolvesse uma série de níveis mais elevados que dominam os níveis inferiores.
MURDOCH, Bruce E. Desenvolvimento da Fala e Distúrbios da Linguagem. Rio de Janeiro: Revinter, 2012. [Adaptado].

Qual o tipo de disartria de acordo com o local da lesão?
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57Q1042281 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A alteração de comunicação que envolve as modalidades de produção e compreensão das linguagens oral e escrita que ocorre de forma adquirida em consequência de uma lesão neurológica, e não de déficits sensoriais, intelectuais ou psiquiátricos, denomina-se
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58Q1048403 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Aproximadamente ao final dos 5 ou 6 anos, a criança já tem o sistema fonológico praticamente completo. Muitos são os fatores que interferem nesse processo do desenvolvimento da fonoarticulação.
A esse respeito, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A precisão dos pontos articulatórios não sofre influência das características estruturais e funcionais dos articuladores da fala.
( ) A fonoarticulação é uma função estomatognática adaptativa e compreendida como função desse sistema.
( ) Distúrbios na fala causados por problemas nas estruturas ósseas, nas cartilagens ou nos músculos envolvidos na produção da fala, denominam-se de origem musculoesquelética.

As afirmativas são, respectivamente,
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59Q1050791 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Nos dias atuais, considera-se que existe um transtorno de comunicação que se apresenta como uma desordem de aspecto multidimensional, ou seja, mesmo com fatores hereditários positivos, a influência ambiental poderá ou não contribuir para o desenvolvimento da desordem. A relação estaria baseada no equilíbrio ou desequilíbrio entre a demanda social e a capacidade do falante em termos de precisão linguística e motora necessária à fala.
O texto fala de
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60Q1047863 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

O teste da linguinha é um exame padronizado que tem como objetivo diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua, causadas pela língua presa, que podem comprometer as funções de sugar, engolir, mastigar e falar.

O teste da linguinha é realizado por meio da aplicação de um protocolo de avaliação
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