Início

Questões de Concursos Linguagem e Fala

Resolva questões de Linguagem e Fala comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q1049674 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, EBSERH, IBFC, 2023

Paciente, sexo feminino, 21 anos, procurou atendimento fonoaudiológico com queixa de gagueira. Na avaliação da fluência, foi coletado um trecho de fala espontânea. Analise a amostra de fala da paciente.

É bom é_ eu eu /acordo de manha as vezes é é é /umas oito e meia ou ou ou_ até mais cedo iii eu fico é é eu fico em casa i eu eu eu é acor eu arrumo a casa e tal i i i as vezes eu faço u u u almoço i a tarde é eu vou pra aaula i a tarde eu tento estudar i e no fim de semana eu vou pra igreja ou eu saio com com o meu namorado ou a minha família // eu vou pra pra parques ou é é pro shopping mais sempre tá chcheio de de gente no é cinema

Com base nesse trecho e na classificação das tipologias das rupturas, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q1048404 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A dependência da escrita em relação à linguagem oral é mais direta e complexa do que se imagina, pois mesmo que transtornos de linguagem oral tenham sido resolvidos antes da alfabetização, problemas de escrita podem aparecer posteriormente. Com relação ao desenvolvimento das habilidades de codificação e da elaboração da escrita, analise as afirmativas a seguir:

I. A aprendizagem da escrita, assim como aprender a falar, é um processo criativo, pois as crianças demonstram a tentativa de simbolizar os sons que falam muito mais do que apenas reproduzir sequências de letras memorizadas.
II. É a própria escrita que mais efetivamente reforça a qualidade das representações das palavras no léxico.
III. Precisão em leitura e escrita é a probabilidade de os constituintes de uma letra específica serem representados como parte de uma palavra no léxico do leitor.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q1048406 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A dislexia do desenvolvimento ou transtorno específico de leitura é caracterizada por dificuldades para ler de forma correta e fluente, as quais não são consistentes com idade cronológica, oportunidades educacionais ou habilidades intelectuais.
Considerando as características da dislexia, analise as afirmações a seguir.

I. Apresenta dificuldades na decodificação de palavras isoladas e é causado por ineficiência no processamento da informação fonológica.
II. As dificuldades apresentadas são resultado de um distúrbio geral de desenvolvimento ou até mesmo de um impedimento sensorial.
III. Manifesta-se em graus de dificuldades variáveis em relação à diferentes formas de linguagem, geralmente incluindo além da dificuldade para aprender a ler, problemas também para adquirir proficiência em escrita e ortografia.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q1050935 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Os esforços da reabilitação em bases neurobiológicas se apoiam em duas direções: como limitar a gravidade inicial da lesão e os déficits funcionais e como reorganizar o cérebro e compensar funções que já estão comprometidas ou perdidas.
A proposta de terapia, na linha neurobiológica, que se baseia na indução à produção da linguagem, a partir de gestos rítmicos e entonação, denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1042274 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Com relação a abordagem neurolinguística e motora da gagueira, analise as afirmativas a seguir:

I. A gagueira idiopática ou do desenvolvimento é causada por algum evento psicológico identificável (traumático ou de conflito emocional) ou é associada aos quadros psiquiátricos.
II. A gagueira adquirida ou neurogênica acomete falantes fluentes, em decorrência de um dano cerebral de origem vascular ou traumática, principalmente quando a lesão tem características difusas.
III. Durante a infância, em decorrência do complexo processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem, é comum as crianças passarem por períodos de “gagueira”.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q1042278 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Com relação a avaliação e diagnóstico do distúrbio fonológico (DF), analise as afirmativas a seguir:

I. O Distúrbio Fonológico (DF) é definido como uma dificuldade de fala, caracterizada pelo uso inadequado dos sons de acordo com a idade e com variações regionais, que podem envolver erros na produção, percepção ou organização dos sons.
II. Para o diagnóstico do DF, a avaliação é funcional, a qual implica na constatação de alteração fonológica na ausência de outras alterações do desenvolvimento da linguagem.
III. A inteligibilidade de fala e a gravidade são dois fatores importantes no DF e que têm grandes implicações tanto no diagnóstico quanto no monitoramento da intervenção terapêutica.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q1020800 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, EBSERH, VUNESP, 2020

Nas síndromes das afasias, as características distintivas de linguagem auxiliam na classificação e no seu diagnóstico, de forma que na afasia transcortical sensorial a característica distintiva refere-se a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1046680 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Atendimento educacional especializado: deficiência física. MEC, (2007) de autoria de Schirmer, Browning; Bersch e Machado para responder à questão.
As autoras da publicação ressaltam a dificuldade de comunicação, em sala de aula, de um aluno com paralisia cerebral do tipo espástica com uma disartria moderada.

Nesse caso, significa que o aluno apresenta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q1049504 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, EBSERH, IBFC, 2022

Assinale a alternativa que apresenta o tipo de disartria que ocorre por acometimento do cerebelo onde se observa imprecisão, lentidão dos movimentos e hipotonia da musculatura envolvida, com diadococinesia alterada e alteração no ritmo da fala, pitch e loudness.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1050785 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

O clássico modelo cognitivo de leitura de dupla rota determina a existência de duas vias paralelas para o reconhecimento de palavras: a via lexical ou ortográfica e a via fonológica.
Nos processadores da leitura, o conhecimento é representado pelo padrão de ativação de um grande número de unidades, que se conectam e se associam umas às outras pela experiência da leitura. No reconhecimento de palavras, o item apresentado visualmente ativa ao mesmo tempo as unidades de reconhecimento ortográfico e as unidades de reconhecimento fonológico e semântico as quais trabalharão em conjunto para a decodificação da palavra.

Assim, o processador que representa o reconhecimento visual das palavras escritas é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1050788 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

A gagueira em adolescentes e adultos pode ser considerada um distúrbio crônico, com reduzida possibilidade de remissão espontânea. Com relação às diferenças entre a gagueira do adolescente e do adulto, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Para os adolescentes com mais de 12 anos já existe uma estabilidade nos modelos motores e linguísticos, mas o padrão da fala ainda apresentará variabilidade em decorrência das mudanças sociais e emocionais.

( ) Para os adultos jovens a gagueira não é estável, havendo, muito frequentemente, o agravamento do quadro.

( ) É comum que o jovem que gagueja tenha medo de se comunicar e evite as situações de comunicação.


As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1050793 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

A linguagem é composta por diferentes sistemas que se interrelacionam; entre eles, as alterações na fonologia representam grande parte dos distúrbios da comunicação humana infantil.
Com relação aos distúrbios fonológicos, avalie as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeira e F para falsa.

( ) O processamento cognitivo-linguístico envolve o conhecimento e o armazenamento das regras fonológicas da língua.
( ) O processamento motor da fala envolve o planejamento da ação motora da fala e da linguagem e a execução do gesto articulatório-semântico necessário para o som-alvo.
( ) O processamento perceptivo-auditivo envolve a percepção de diferentes características acústicas dos sons da fala.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1049680 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, EBSERH, IBFC, 2023

Uma criança com 6 anos de idade escreveu, os seguintes trechos, conforme as datas descritas a seguir.

03/2023 – CALA para: capela; VA para: veia

10/2023 – AMANHA AJENTE VAIE CNTNUAR para: amanhã, a gente vai continuar

11/2023 – XAPEU para: chapéu; AMASIANTE para: amaciante; SABN para: sabão

Considerando a teoria construtivista de aquisição da escrita, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1050798 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

O distúrbio adquirido decorrente de lesão de áreas da linguagem do sistema nervoso central, tendo como possíveis consequências déficits na linguagem e na comunicação oral e escrita denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q1065138 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Durante os primeiros anos de vida, ocorrem significativas mudanças no desenvolvimento linguístico, com aquisições iniciais rápidas e minuciosas. Com relação ao desenvolvimento de fala e linguagem no primeiro ano de vida, avalie as afirmativas a seguir.

I. A criança avança rapidamente no módulo de compreensão, mas ainda não se comunica por meio da fala.
II. O primeiro ano é marcado por uma aprendizagem distribucional, uma descoberta inconsciente das sequências fonotáticas e sintáticas e de categorias fonéticas.
III. A criança experimenta vocalizações mais organizadas por volta dos 9 meses, um estágio conhecido como balbucio canônico.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1042276 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

As disfluências típicas são aquelas que se manifestam na fala fluente como resultado de imprecisão articulatória, linguística ou de reelaboração de discurso. Como um exemplo de disfluência típica ou comum tem-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q1065129 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Uma criança de 3 anos é levada à unidade de saúde pelos pais, que relatam que ela ainda não forma frases completas, fala poucas palavras e prefere gesticular. A audição foi avaliada e considerada normal, assim como seu desenvolvimento motor. A criança frequenta a creche e apresenta boa interação com os colegas e educadores.
O provável diagnóstico para esse caso é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q1020796 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, EBSERH, VUNESP, 2020

Menina, com idade de 8 anos, comparece em avaliação fonoaudiológica com a sua mãe. a fonoaudióloga observa as seguintes manifestações na fala:
Eu estava andandoentão eu tropecei.O trabalho, então, eu não fiz.
Esses achados caracterizam uma disfluência típica do tipo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1020802 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, EBSERH, VUNESP, 2020

Paciente sexo masculino, 71 anos, após quadro de acidente vascular encefálico, apresentou como queixa principal, dificuldade para se comunicar. Durante avaliação fonoaudiológica, observou-se que apresenta inabilidade de fazer uso de um objeto ou gesto, devido à perda do conhecimento de suas funções.
Essas características descrevem um possível quadro de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1065130 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Durante uma aula de fisiologia da fonação, a professora propõe aos alunos que relacionem os aspectos musculares e neurológicos envolvidos na produção dos sons da fala. Um dos alunos menciona que a correta articulação dos sons depende da coordenação entre os sistemas respiratório, fonatório, ressonantal e articulatório.
Com base nos conhecimentos sobre o processo de produção da fala, uma estrutura anatômica essencial para a produção de consoantes linguodentais, como /t/ e /d/, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.