Questões de Concursos Linguagem e Fala

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61Q1020796 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, EBSERH, VUNESP, 2020

Menina, com idade de 8 anos, comparece em avaliação fonoaudiológica com a sua mãe. a fonoaudióloga observa as seguintes manifestações na fala:
Eu estava andandoentão eu tropecei.O trabalho, então, eu não fiz.
Esses achados caracterizam uma disfluência típica do tipo
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62Q1020800 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, EBSERH, VUNESP, 2020

Nas síndromes das afasias, as características distintivas de linguagem auxiliam na classificação e no seu diagnóstico, de forma que na afasia transcortical sensorial a característica distintiva refere-se a
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63Q1020801 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, EBSERH, VUNESP, 2020

A disartria decorrente de lesão no sistema extrapiramidal, em que a principal manifestação é a presença de movimentos involuntários exagerados, como ocorre na Coreia de Huntington, é classificada como
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64Q1020802 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, EBSERH, VUNESP, 2020

Paciente sexo masculino, 71 anos, após quadro de acidente vascular encefálico, apresentou como queixa principal, dificuldade para se comunicar. Durante avaliação fonoaudiológica, observou-se que apresenta inabilidade de fazer uso de um objeto ou gesto, devido à perda do conhecimento de suas funções.
Essas características descrevem um possível quadro de
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65Q845446 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Arapongas PR Fonoaudiólogo 30h, FAFIPA, 2020

O Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) atinge cerca de 3 a 10% da população e acomete um maior número de meninos do que meninas. Com relação ao Distúrbio Específico de Linguagem (DEL), analise as asserções e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso, em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:
( ) Crianças com DEL apresentam dificuldades persistentes na aquisição e no uso da linguagem em suas diversas modalidades devido a déficits na compreensão ou na produção, incluindo: vocabulário reduzido, estrutura limitada de frases e prejuízo no discurso. ( ) As crianças com DEL apresentam maturação de linguagem atrasada em pelo menos 12 meses em relação à idade cronológica, no entanto, não têm déficits intelectuais ou sensoriais, distúrbios invasivos do desenvolvimento, dano cerebral evidente, e, além disso, apresentam condições sociais e emocionais adequadas. ( ) Apesar do desempenho de linguagem das crianças com DEL não ser compatível com sua capacidade intelectual não-verbal, estas crianças não apresentam dificuldade no processo de aprendizagem da escrita e leitura, pois conseguem se alfabetizar na idade prevista e sem dificuldades para acompanhar as atividades em sala de aula. ( ) É um atraso, anormal no início da capacidade e desenvolvimento da fala, causada por alguns fatores, tais como: deficiência mental, distúrbios psicossomáticos, lesões cerebrais, déficit em qualquer um dos sentidos ou do motor, entre outros.
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66Q846737 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Provas Multiprofissional em Saúde da Criança Fonoaudiologia Multiprofissional em Saúde da Família Fonoaudiologia Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Um menino de 7 anos de idade compareceu à avaliação fonoaudiológica, acompanhado de sua mãe. As principais queixas foram ronco com momentos de pausas na respiração durante o sono e o fato de ele comer apenas macarrão, carne moída e leite. Apresenta comportamento dispersivo na escola, com dificuldades na alfabetização e trocas na fala.

Com base no caso descrito, no que se refere ao sistema estomatognático, julgue os itens a seguir. 
As modificações ósseas advindas da respiração oral, da postura de língua e de lábios são trabalhadas apenas a partir da intervenção ortodôntica.
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67Q845206 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista PE Fonoaudiólogo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os primeiros anos de vida da criança não possuem relação com o desenvolvimento da linguagem.

II. Os distúrbios de desenvolvimento da linguagem sempre facilitam o desenvolvimento cognitivo, social e emocional do indivíduo na idade escolar.


Marque a alternativa CORRETA:

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68Q841116 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Provas Multiprofissional em Saúde da Criança Fonoaudiologia Multiprofissional em Saúde da Família Fonoaudiologia Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Um menino de 7 anos de idade compareceu à avaliação fonoaudiológica, acompanhado de sua mãe. As principais queixas foram ronco com momentos de pausas na respiração durante o sono e o fato de ele comer apenas macarrão, carne moída e leite. Apresenta comportamento dispersivo na escola, com dificuldades na alfabetização e trocas na fala.

Com base no caso descrito, no que se refere ao sistema estomatognático, julgue os itens a seguir. 
A criança pode apresentar as estruturas anatômicas características do quadro fisiopatológico da apneia obstrutiva do sono, que são palato duro ogival, língua volumosa, palato mole posteriorizado e hipertrofia de tonsilas palatinas.
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69Q842909 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Fonoaudiólogo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. As vogais geralmente apresentam 4 formantes (ressonâncias) - F1, F2, F3, F4. Mas, é possível caracterizar todas as vogais com os dois primeiros formantes, uma vez que o primeiro (F1) corresponde à altura da língua; e o segundo (F2), ao movimento horizontal da língua. Com relação à altura da língua, F1 é inversamente proporcional a ela, assim sendo, as vogais altas têm F1 baixo, e as vogais baixas F1 alto. Quanto ao eixo horizontal, as vogais mais anteriores apresentam F2 mais alto e as posteriores mais baixo. II. O processo de aquisição da linguagem envolve o desenvolvimento de três sistemas interdependentes: o semântico, que se refere ao uso comunicativo da linguagem num contexto social; o pragmático, envolvendo a percepção e a produção de sons para formar palavras; o fonológico, respeitando as palavras e seu significado. Marque a alternativa CORRETA:
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70Q844200 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista PE Fonoaudiólogo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os distúrbios da fala e da linguagem são doenças prevalentes na infância, passíveis de prevenção e tratamento quando diagnosticados precocemente.

II. O campo de ação da fonoaudiologia limita-se ao desenvolvimento das habilidades comunicativas das crianças até os 5 anos de idade.

Marque a alternativa CORRETA:

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71Q844458 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Fonoaudiólogo, GUALIMP, 2020

Com relação aos parâmetros assistenciais propostos pelo CFFa, sobre a avaliação de linguagem, para realizar a avaliação da escrita completa (leitura, letramento, escrita e psicomotora), é necessário:
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72Q844975 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Multiprofissional em Saúde da Criança Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Um paciente 7 anos de idade foi encaminhado à avaliação fonoaudiológica com queixa de “trocas na fala”. Após a anamnese, realizou-se uma avaliação de linguagem, e foram solicitados exames de audiometria e impedanciometria. Na avaliação de linguagem, constataram-se ausência de alterações orgânicas, bem como desvio fonológico com os seguintes processos fonológicos: dessonorização e redução do encontro consonantal.

 A respeito desse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.
A otite média secretora caracteriza-se por perda auditiva do tipo neurossensorial e por curva timpanométrica do tipo B, com reflexos acústicos ausentes.
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73Q840370 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Provas Multiprofissional em Saúde da Criança Fonoaudiologia Multiprofissional em Saúde da Família Fonoaudiologia Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Um menino de 7 anos de idade compareceu à avaliação fonoaudiológica, acompanhado de sua mãe. As principais queixas foram ronco com momentos de pausas na respiração durante o sono e o fato de ele comer apenas macarrão, carne moída e leite. Apresenta comportamento dispersivo na escola, com dificuldades na alfabetização e trocas na fala.

Com base no caso descrito, no que se refere ao sistema estomatognático, julgue os itens a seguir. 
É importante verificar alterações neuromusculares, ou mesmo anomalias craniofaciais, que possam justificar a fraqueza muscular para a mastigação e a alteração de postura do sistema estomatognático.
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74Q845751 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Arapongas PR Fonoaudiólogo 30h, FAFIPA, 2020

Com relação à gagueira, analise as asserções e a seguir assinale a alternativa CORRETA:
( ) A gagueira é um distúrbio da comunicação que se caracteriza por uma ruptura involuntária no fluxo da fala. As disfluências mais comuns na gagueira são as repetições de sílabas e de sons, os prolongamentos e os bloqueios. São também comuns na gagueira os comportamentos motores associados como piscar de olhos, projeção da língua e alterações na velocidade e na intensidade da fala. ( ) A gagueira apresenta diferentes estágios de evolução, do leve ao severo, pode ser intermitente e progressiva, com níveis variados de tensão. Os comportamentos associados ao quadro variam de indivíduo para indivíduo. ( ) Muitos gagos aprendem desde cedo que o desejável é não gaguejar. A sociedade os recompensa pela fluência. Disto decorre que quando não se fala fluentemente, está se fazendo algo errado. E do erro, origina-se a culpa, por não conseguir falar como desejado e de acordo com o que os outros esperam que se fale. Entretanto, a gagueira não sofre interferência de variáveis situacionais e emocionais. ( ) O planejamento terapêutico da atuação Fonoaudiológica com pacientes gagos incluem redução da tensão por meio de exercícios cervicais e mobilidade dos órgãos fonoarticulatórios, treino da velocidade de fala, melodia e entonação, treino de suavidade da emissão, treinamento auditivo enfatizando as habilidades de detecção, discriminação, reconhecimento e memória auditiva.
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75Q840890 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Fonoaudiólogo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. Os distúrbios de desenvolvimento da fala e da linguagem (oral e escrita) de causa idiopática em crianças e adolescentes são aqueles que sempre ocorrem em conjunto com outras anormalidades, tais como: deficiência mental, paralisia cerebral, deficiências auditivas e outras. Tais distúrbios, idiopáticos ou secundários, podem ser tratados apenas por influências externas, como, por exemplo, diferenças culturais, instrução insuficiente ou inapropriada. II. O risco de Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) aumenta muito quando a média da exposição está acima de 85dB(A) por oito horas diárias. As exposições contínuas são piores do que as intermitentes, porém curtas exposições a ruído intenso também podem desencadear perdas auditivas. Quando o histórico identificar o uso de protetores auditivos, deve ser considerada a atenuação real dele, assim como a variabilidade individual durante o seu uso. Marque a alternativa CORRETA:
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76Q859323 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Cuitegi PB Fonoaudiólogo, CPCON, 2020

Analise as proposições e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso, a respeito das Afasias.
( ) A afasia transcortical motora tem como principais características: a redução da fala, sendo a linguagem espontânea extremamente reduzida; expressão lenta e breve; repetição boa sendo melhor que a fala espontânea. ( ) São consideradas afasias “Emissivas/Expressivas”: afasia de Broca; afasia transcortical motora; afasia de Wernick. ( ) Na afasia de Broca a compreensão oral está gravemente comprometida; a expressão é marcada por discurso fluente e abundante fala logorréica e jargonofásica.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses:
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77Q844988 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Bagé RS Fonoaudiólogo, FUNDATEC, 2020

Analise as assertivas abaixo com base no que afirma Ribas (2015) sobre fonoterapia da fala com enfoque fonológico:
I. O trabalho com dificuldades de linguagem oral necessita de ênfase na informação auditiva escrita e, por isso, sugere-se o uso de palavras escritas associadas a figuras trabalhadas em terapia. II. O modelo de terapia que tem como objetivos a conscientização do alvo a ser trabalhado (sons ou combinação de sons) e a articulação adequada destes, viabilizando a estimulação e a produção é chamado, Modelo de Ciclos. III. O modelo de Oposições Múltiplas é fundamentado na abordagem contrastiva e é utilizado com pacientes cuja fala é abundante em homônimos; os alvos tratados são aqueles em que o sistema fonológico da criança não mostra a contrastividade necessária.
Quais estão corretas?
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78Q844990 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Fonoaudiólogo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. Aos 5 anos, a criança também pode apresentar gagueira. Isso acontece devido a uma falta de sincronia entre os movimentos peristálticos do sistema digestivo e a velocidade da fala. Dessa maneira, ela pode repetir palavras e sílabas. Uma recomendação é ter calma e ouvir pacientemente a criança, deixando-a tranquila. II. Aos dois anos, a criança começa a se comunicar com frases simples. É nessa fase em que se observam os primeiros sinais no atraso da fala, exceto quando a criança apresenta pouca articulação da boca. Marque a alternativa CORRETA:
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79Q843211 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Fonoaudiólogo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. Os distúrbios da comunicação constituem algumas das doenças infantis mais prevalentes, manifestando-se como um atraso ou um desenvolvimento atípico, envolvendo componentes funcionais da audição, fala, linguagem, visão, paladar, olfato e tato em níveis variados de gravidade. II. A comunicação é um meio pelo qual o indivíduo recebe e expressa a linguagem, sendo um elemento essencial para a socialização e integração na comunidade. Portanto, os distúrbios da comunicação sempre facilitam a vida social da criança, contribuindo para o seu sucesso acadêmico e ocupacional, sendo reconhecidos como importantes questões de saúde pública. Marque a alternativa CORRETA:
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80Q843980 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista PE Fonoaudiólogo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A comunicação é um meio pelo qual o indivíduo recebe e expressa a linguagem, sendo um elemento essencial para a socialização e integração na comunidade.

II. Os distúrbios da comunicação causam impacto direto sobre a vida social da criança e sobre o sucesso acadêmico e ocupacional.


Marque a alternativa CORRETA:

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