Início Questões de Concursos Linguagem e Fala Resolva questões de Linguagem e Fala comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Linguagem e Fala Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 61Q1049674 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, EBSERH, IBFC, 2023Paciente, sexo feminino, 21 anos, procurou atendimento fonoaudiológico com queixa de gagueira. Na avaliação da fluência, foi coletado um trecho de fala espontânea. Analise a amostra de fala da paciente. É bom é_ eu eu /acordo de manha as vezes é é é /umas oito e meia ou ou ou_ até mais cedo iii eu fico é é eu fico em casa i eu eu eu é acor eu arrumo a casa e tal i i i as vezes eu faço u u u almoço i a tarde é eu vou pra aaula i a tarde eu tento estudar i e no fim de semana eu vou pra igreja ou eu saio com com o meu namorado ou a minha família // eu vou pra pra parques ou é é pro shopping mais sempre tá chcheio de de gente no é cinema Com base nesse trecho e na classificação das tipologias das rupturas, assinale a alternativa correta. ✂️ a) No trecho “chcheio de de gente no é cinema”, encontramos repetição de som, repetição de palavra monossilábica e hesitação, que são, respectivamente, duas disfluências típicas da gagueira e uma outra disfluência ✂️ b) A paciente apresenta outras disfluências, tais como: hesitações, repetição de palavras não monossilábicas e prolongamentos ✂️ c) A paciente não apresenta disfluências típicas gagueira em sua fala ✂️ d) A paciente apresenta disfluências típicas da gagueira, como: repetição de som, intrusão, repetição de sílabas e repetição de palavras não monossilábicas ✂️ e) A paciente apresenta disfluências típicas da gagueira, mas não apresenta outras disfluências – como interjeições Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 62Q1048404 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024A dependência da escrita em relação à linguagem oral é mais direta e complexa do que se imagina, pois mesmo que transtornos de linguagem oral tenham sido resolvidos antes da alfabetização, problemas de escrita podem aparecer posteriormente. Com relação ao desenvolvimento das habilidades de codificação e da elaboração da escrita, analise as afirmativas a seguir: I. A aprendizagem da escrita, assim como aprender a falar, é um processo criativo, pois as crianças demonstram a tentativa de simbolizar os sons que falam muito mais do que apenas reproduzir sequências de letras memorizadas. II. É a própria escrita que mais efetivamente reforça a qualidade das representações das palavras no léxico. III. Precisão em leitura e escrita é a probabilidade de os constituintes de uma letra específica serem representados como parte de uma palavra no léxico do leitor. Está correto o que se afirma em: ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 63Q1048406 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024A dislexia do desenvolvimento ou transtorno específico de leitura é caracterizada por dificuldades para ler de forma correta e fluente, as quais não são consistentes com idade cronológica, oportunidades educacionais ou habilidades intelectuais. Considerando as características da dislexia, analise as afirmações a seguir. I. Apresenta dificuldades na decodificação de palavras isoladas e é causado por ineficiência no processamento da informação fonológica. II. As dificuldades apresentadas são resultado de um distúrbio geral de desenvolvimento ou até mesmo de um impedimento sensorial. III. Manifesta-se em graus de dificuldades variáveis em relação à diferentes formas de linguagem, geralmente incluindo além da dificuldade para aprender a ler, problemas também para adquirir proficiência em escrita e ortografia. Está correto o que se afirma em: ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 64Q1050935 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024Os esforços da reabilitação em bases neurobiológicas se apoiam em duas direções: como limitar a gravidade inicial da lesão e os déficits funcionais e como reorganizar o cérebro e compensar funções que já estão comprometidas ou perdidas. A proposta de terapia, na linha neurobiológica, que se baseia na indução à produção da linguagem, a partir de gestos rítmicos e entonação, denomina-se ✂️ a) cognitivismo. ✂️ b) terapia melódica. ✂️ c) estimulação multimodal. ✂️ d) terapia induzida por contenção de linguagem. ✂️ e) terapia induzida por treino em bases semânticas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 65Q1042274 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024Com relação a abordagem neurolinguística e motora da gagueira, analise as afirmativas a seguir: I. A gagueira idiopática ou do desenvolvimento é causada por algum evento psicológico identificável (traumático ou de conflito emocional) ou é associada aos quadros psiquiátricos. II. A gagueira adquirida ou neurogênica acomete falantes fluentes, em decorrência de um dano cerebral de origem vascular ou traumática, principalmente quando a lesão tem características difusas. III. Durante a infância, em decorrência do complexo processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem, é comum as crianças passarem por períodos de “gagueira”. Está correto o que se afirma em: ✂️ a) I, apenas ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 66Q1042278 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024Com relação a avaliação e diagnóstico do distúrbio fonológico (DF), analise as afirmativas a seguir: I. O Distúrbio Fonológico (DF) é definido como uma dificuldade de fala, caracterizada pelo uso inadequado dos sons de acordo com a idade e com variações regionais, que podem envolver erros na produção, percepção ou organização dos sons. II. Para o diagnóstico do DF, a avaliação é funcional, a qual implica na constatação de alteração fonológica na ausência de outras alterações do desenvolvimento da linguagem. III. A inteligibilidade de fala e a gravidade são dois fatores importantes no DF e que têm grandes implicações tanto no diagnóstico quanto no monitoramento da intervenção terapêutica. Está correto o que se afirma em: ✂️ a) I, apenas ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 67Q1020800 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, EBSERH, VUNESP, 2020Nas síndromes das afasias, as características distintivas de linguagem auxiliam na classificação e no seu diagnóstico, de forma que na afasia transcortical sensorial a característica distintiva refere-se a ✂️ a) capacidade de repetição preservada. ✂️ b) acentuada deficiência de repetição. ✂️ c) fala vazia. ✂️ d) dificuldade primária em recuperação da palavra. ✂️ e) agramatismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 68Q1046680 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025Texto associado. Considere a publicação Atendimento educacional especializado: deficiência física. MEC, (2007) de autoria de Schirmer, Browning; Bersch e Machado para responder à questão. As autoras da publicação ressaltam a dificuldade de comunicação, em sala de aula, de um aluno com paralisia cerebral do tipo espástica com uma disartria moderada. Nesse caso, significa que o aluno apresenta ✂️ a) lesão neurológica progressiva, tônus muscular hipotônico que dificulta a realização as atividades gráficas e fala ininteligível. ✂️ b) lesão neuromuscular progressiva, tônus muscular condizente com ataxia motora que interfere na coordenação de movimentos para a escrita e consequente dificuldade na articulação e pronúncia das palavras. ✂️ c) lesão cerebral na área motora, com tônus muscular hipertônico que dificulta a execução e coordenação dos movimentos e dificuldade na articulação e consequentemente na pronúncia das palavras. ✂️ d) lesão neuromuscular evolutiva, com tônus muscular variável que dificulta a realização de movimentos coordenados e falta de habilidade para pronunciar as sílabas. ✂️ e) lesão cerebral na área psicomotora, com tônus muscular flutuante que dificulta a coordenação motora, deficiência intelectual e incapacidade de articulação e pronúncia das palavras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 69Q1049504 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, EBSERH, IBFC, 2022Assinale a alternativa que apresenta o tipo de disartria que ocorre por acometimento do cerebelo onde se observa imprecisão, lentidão dos movimentos e hipotonia da musculatura envolvida, com diadococinesia alterada e alteração no ritmo da fala, pitch e loudness. ✂️ a) Disartria hipocinética ✂️ b) Disartria hipercinética ✂️ c) Disartria atáxica ✂️ d) Disartria espástica ✂️ e) Disartria mista Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 70Q1050785 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024O clássico modelo cognitivo de leitura de dupla rota determina a existência de duas vias paralelas para o reconhecimento de palavras: a via lexical ou ortográfica e a via fonológica. Nos processadores da leitura, o conhecimento é representado pelo padrão de ativação de um grande número de unidades, que se conectam e se associam umas às outras pela experiência da leitura. No reconhecimento de palavras, o item apresentado visualmente ativa ao mesmo tempo as unidades de reconhecimento ortográfico e as unidades de reconhecimento fonológico e semântico as quais trabalharão em conjunto para a decodificação da palavra. Assim, o processador que representa o reconhecimento visual das palavras escritas é o ✂️ a) semântico. ✂️ b) ortográfico. ✂️ c) fonológico. ✂️ d) contextual. ✂️ e) pragmático. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 71Q1050788 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024A gagueira em adolescentes e adultos pode ser considerada um distúrbio crônico, com reduzida possibilidade de remissão espontânea. Com relação às diferenças entre a gagueira do adolescente e do adulto, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa. ( ) Para os adolescentes com mais de 12 anos já existe uma estabilidade nos modelos motores e linguísticos, mas o padrão da fala ainda apresentará variabilidade em decorrência das mudanças sociais e emocionais. ( ) Para os adultos jovens a gagueira não é estável, havendo, muito frequentemente, o agravamento do quadro. ( ) É comum que o jovem que gagueja tenha medo de se comunicar e evite as situações de comunicação. As afirmativas são, respectivamente, ✂️ a) V – V – V. ✂️ b) V – V – F. ✂️ c) V – F – V. ✂️ d) F – F – F. ✂️ e) F – F – V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 72Q1050793 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024A linguagem é composta por diferentes sistemas que se interrelacionam; entre eles, as alterações na fonologia representam grande parte dos distúrbios da comunicação humana infantil. Com relação aos distúrbios fonológicos, avalie as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeira e F para falsa. ( ) O processamento cognitivo-linguístico envolve o conhecimento e o armazenamento das regras fonológicas da língua. ( ) O processamento motor da fala envolve o planejamento da ação motora da fala e da linguagem e a execução do gesto articulatório-semântico necessário para o som-alvo. ( ) O processamento perceptivo-auditivo envolve a percepção de diferentes características acústicas dos sons da fala. As afirmativas são, respectivamente, ✂️ a) V – V – F. ✂️ b) V – F – V. ✂️ c) V – V – V. ✂️ d) F – V – V. ✂️ e) F – F – V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 73Q1049680 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, EBSERH, IBFC, 2023Uma criança com 6 anos de idade escreveu, os seguintes trechos, conforme as datas descritas a seguir. 03/2023 – CALA para: capela; VA para: veia 10/2023 – AMANHA AJENTE VAIE CNTNUAR para: amanhã, a gente vai continuar 11/2023 – XAPEU para: chapéu; AMASIANTE para: amaciante; SABN para: sabão Considerando a teoria construtivista de aquisição da escrita, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Em outubro, a criança apresentou claramente o apoio na oralidade, avançando para o nível silábico alfabético ✂️ b) Essa criança apresentava atraso no desenvolvimento de aquisição de escrita, que deveria ocorrer entre 5 e 6 anos de idade, devendo ser acompanhada em sala de recurso e mantida em sala de ensino regular, concomitantemente, conforme o preconizado nas políticas educacionais de inclusão ✂️ c) O processamento auditivo dessa criança precisa ser avaliado no que se refere aos processos de decodificação que envolvem as habilidades de discriminação auditiva do traço de sonoridade e figura- fundo auditiva ✂️ d) A indicação para avaliação de processamento visual descartaria alterações visuais que podem justificar o desenvolvimento de escrita dessa criança ✂️ e) A dislexia é uma alteração comportamental que envolve a habilidade de leitura e escrita, assim como a habilidade de cálculos e raciocínio lógico Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 74Q1050798 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024O distúrbio adquirido decorrente de lesão de áreas da linguagem do sistema nervoso central, tendo como possíveis consequências déficits na linguagem e na comunicação oral e escrita denomina-se ✂️ a) Disfluência. ✂️ b) Dislexia. ✂️ c) Disartria. ✂️ d) Apraxia. ✂️ e) Afasia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 75Q1065138 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025Durante os primeiros anos de vida, ocorrem significativas mudanças no desenvolvimento linguístico, com aquisições iniciais rápidas e minuciosas. Com relação ao desenvolvimento de fala e linguagem no primeiro ano de vida, avalie as afirmativas a seguir. I. A criança avança rapidamente no módulo de compreensão, mas ainda não se comunica por meio da fala. II. O primeiro ano é marcado por uma aprendizagem distribucional, uma descoberta inconsciente das sequências fonotáticas e sintáticas e de categorias fonéticas. III. A criança experimenta vocalizações mais organizadas por volta dos 9 meses, um estágio conhecido como balbucio canônico. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, II e III. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 76Q1042276 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024As disfluências típicas são aquelas que se manifestam na fala fluente como resultado de imprecisão articulatória, linguística ou de reelaboração de discurso. Como um exemplo de disfluência típica ou comum tem-se: ✂️ a) Prolongamento ✂️ b) Bloqueio ✂️ c) Intrusão ✂️ d) Repetição de sons ✂️ e) Hesitação Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 77Q1065129 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025Uma criança de 3 anos é levada à unidade de saúde pelos pais, que relatam que ela ainda não forma frases completas, fala poucas palavras e prefere gesticular. A audição foi avaliada e considerada normal, assim como seu desenvolvimento motor. A criança frequenta a creche e apresenta boa interação com os colegas e educadores. O provável diagnóstico para esse caso é ✂️ a) disartria leve. ✂️ b) transtorno fonológico. ✂️ c) transtorno do espectro autista. ✂️ d) atraso simples de linguagem. ✂️ e) transtorno do desenvolvimento de linguagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 78Q1020796 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, EBSERH, VUNESP, 2020Menina, com idade de 8 anos, comparece em avaliação fonoaudiológica com a sua mãe. a fonoaudióloga observa as seguintes manifestações na fala: – Eu estava andando aí então eu tropecei. – O trabalho, então, eu não fiz. Esses achados caracterizam uma disfluência típica do tipo ✂️ a) hesitação. ✂️ b) revisão. ✂️ c) prolongamentos. ✂️ d) interjeição. ✂️ e) intrusão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 79Q1020802 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, EBSERH, VUNESP, 2020Paciente sexo masculino, 71 anos, após quadro de acidente vascular encefálico, apresentou como queixa principal, dificuldade para se comunicar. Durante avaliação fonoaudiológica, observou-se que apresenta inabilidade de fazer uso de um objeto ou gesto, devido à perda do conhecimento de suas funções. Essas características descrevem um possível quadro de ✂️ a) apraxia ideomotora. ✂️ b) apraxia ideatória. ✂️ c) limb apraxia. ✂️ d) apraxia bucofacial. ✂️ e) apraxia não verbal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 80Q1065130 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025Durante uma aula de fisiologia da fonação, a professora propõe aos alunos que relacionem os aspectos musculares e neurológicos envolvidos na produção dos sons da fala. Um dos alunos menciona que a correta articulação dos sons depende da coordenação entre os sistemas respiratório, fonatório, ressonantal e articulatório. Com base nos conhecimentos sobre o processo de produção da fala, uma estrutura anatômica essencial para a produção de consoantes linguodentais, como /t/ e /d/, é ✂️ a) o véu palatino. ✂️ b) o ápice da língua. ✂️ c) a prega vocal falsa. ✂️ d) a cartilagem aritenoide. ✂️ e) o músculo cricotireóideo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
61Q1049674 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, EBSERH, IBFC, 2023Paciente, sexo feminino, 21 anos, procurou atendimento fonoaudiológico com queixa de gagueira. Na avaliação da fluência, foi coletado um trecho de fala espontânea. Analise a amostra de fala da paciente. É bom é_ eu eu /acordo de manha as vezes é é é /umas oito e meia ou ou ou_ até mais cedo iii eu fico é é eu fico em casa i eu eu eu é acor eu arrumo a casa e tal i i i as vezes eu faço u u u almoço i a tarde é eu vou pra aaula i a tarde eu tento estudar i e no fim de semana eu vou pra igreja ou eu saio com com o meu namorado ou a minha família // eu vou pra pra parques ou é é pro shopping mais sempre tá chcheio de de gente no é cinema Com base nesse trecho e na classificação das tipologias das rupturas, assinale a alternativa correta. ✂️ a) No trecho “chcheio de de gente no é cinema”, encontramos repetição de som, repetição de palavra monossilábica e hesitação, que são, respectivamente, duas disfluências típicas da gagueira e uma outra disfluência ✂️ b) A paciente apresenta outras disfluências, tais como: hesitações, repetição de palavras não monossilábicas e prolongamentos ✂️ c) A paciente não apresenta disfluências típicas gagueira em sua fala ✂️ d) A paciente apresenta disfluências típicas da gagueira, como: repetição de som, intrusão, repetição de sílabas e repetição de palavras não monossilábicas ✂️ e) A paciente apresenta disfluências típicas da gagueira, mas não apresenta outras disfluências – como interjeições Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
62Q1048404 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024A dependência da escrita em relação à linguagem oral é mais direta e complexa do que se imagina, pois mesmo que transtornos de linguagem oral tenham sido resolvidos antes da alfabetização, problemas de escrita podem aparecer posteriormente. Com relação ao desenvolvimento das habilidades de codificação e da elaboração da escrita, analise as afirmativas a seguir: I. A aprendizagem da escrita, assim como aprender a falar, é um processo criativo, pois as crianças demonstram a tentativa de simbolizar os sons que falam muito mais do que apenas reproduzir sequências de letras memorizadas. II. É a própria escrita que mais efetivamente reforça a qualidade das representações das palavras no léxico. III. Precisão em leitura e escrita é a probabilidade de os constituintes de uma letra específica serem representados como parte de uma palavra no léxico do leitor. Está correto o que se afirma em: ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
63Q1048406 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024A dislexia do desenvolvimento ou transtorno específico de leitura é caracterizada por dificuldades para ler de forma correta e fluente, as quais não são consistentes com idade cronológica, oportunidades educacionais ou habilidades intelectuais. Considerando as características da dislexia, analise as afirmações a seguir. I. Apresenta dificuldades na decodificação de palavras isoladas e é causado por ineficiência no processamento da informação fonológica. II. As dificuldades apresentadas são resultado de um distúrbio geral de desenvolvimento ou até mesmo de um impedimento sensorial. III. Manifesta-se em graus de dificuldades variáveis em relação à diferentes formas de linguagem, geralmente incluindo além da dificuldade para aprender a ler, problemas também para adquirir proficiência em escrita e ortografia. Está correto o que se afirma em: ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
64Q1050935 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024Os esforços da reabilitação em bases neurobiológicas se apoiam em duas direções: como limitar a gravidade inicial da lesão e os déficits funcionais e como reorganizar o cérebro e compensar funções que já estão comprometidas ou perdidas. A proposta de terapia, na linha neurobiológica, que se baseia na indução à produção da linguagem, a partir de gestos rítmicos e entonação, denomina-se ✂️ a) cognitivismo. ✂️ b) terapia melódica. ✂️ c) estimulação multimodal. ✂️ d) terapia induzida por contenção de linguagem. ✂️ e) terapia induzida por treino em bases semânticas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
65Q1042274 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024Com relação a abordagem neurolinguística e motora da gagueira, analise as afirmativas a seguir: I. A gagueira idiopática ou do desenvolvimento é causada por algum evento psicológico identificável (traumático ou de conflito emocional) ou é associada aos quadros psiquiátricos. II. A gagueira adquirida ou neurogênica acomete falantes fluentes, em decorrência de um dano cerebral de origem vascular ou traumática, principalmente quando a lesão tem características difusas. III. Durante a infância, em decorrência do complexo processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem, é comum as crianças passarem por períodos de “gagueira”. Está correto o que se afirma em: ✂️ a) I, apenas ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
66Q1042278 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024Com relação a avaliação e diagnóstico do distúrbio fonológico (DF), analise as afirmativas a seguir: I. O Distúrbio Fonológico (DF) é definido como uma dificuldade de fala, caracterizada pelo uso inadequado dos sons de acordo com a idade e com variações regionais, que podem envolver erros na produção, percepção ou organização dos sons. II. Para o diagnóstico do DF, a avaliação é funcional, a qual implica na constatação de alteração fonológica na ausência de outras alterações do desenvolvimento da linguagem. III. A inteligibilidade de fala e a gravidade são dois fatores importantes no DF e que têm grandes implicações tanto no diagnóstico quanto no monitoramento da intervenção terapêutica. Está correto o que se afirma em: ✂️ a) I, apenas ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
67Q1020800 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, EBSERH, VUNESP, 2020Nas síndromes das afasias, as características distintivas de linguagem auxiliam na classificação e no seu diagnóstico, de forma que na afasia transcortical sensorial a característica distintiva refere-se a ✂️ a) capacidade de repetição preservada. ✂️ b) acentuada deficiência de repetição. ✂️ c) fala vazia. ✂️ d) dificuldade primária em recuperação da palavra. ✂️ e) agramatismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
68Q1046680 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025Texto associado. Considere a publicação Atendimento educacional especializado: deficiência física. MEC, (2007) de autoria de Schirmer, Browning; Bersch e Machado para responder à questão. As autoras da publicação ressaltam a dificuldade de comunicação, em sala de aula, de um aluno com paralisia cerebral do tipo espástica com uma disartria moderada. Nesse caso, significa que o aluno apresenta ✂️ a) lesão neurológica progressiva, tônus muscular hipotônico que dificulta a realização as atividades gráficas e fala ininteligível. ✂️ b) lesão neuromuscular progressiva, tônus muscular condizente com ataxia motora que interfere na coordenação de movimentos para a escrita e consequente dificuldade na articulação e pronúncia das palavras. ✂️ c) lesão cerebral na área motora, com tônus muscular hipertônico que dificulta a execução e coordenação dos movimentos e dificuldade na articulação e consequentemente na pronúncia das palavras. ✂️ d) lesão neuromuscular evolutiva, com tônus muscular variável que dificulta a realização de movimentos coordenados e falta de habilidade para pronunciar as sílabas. ✂️ e) lesão cerebral na área psicomotora, com tônus muscular flutuante que dificulta a coordenação motora, deficiência intelectual e incapacidade de articulação e pronúncia das palavras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
69Q1049504 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, EBSERH, IBFC, 2022Assinale a alternativa que apresenta o tipo de disartria que ocorre por acometimento do cerebelo onde se observa imprecisão, lentidão dos movimentos e hipotonia da musculatura envolvida, com diadococinesia alterada e alteração no ritmo da fala, pitch e loudness. ✂️ a) Disartria hipocinética ✂️ b) Disartria hipercinética ✂️ c) Disartria atáxica ✂️ d) Disartria espástica ✂️ e) Disartria mista Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
70Q1050785 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024O clássico modelo cognitivo de leitura de dupla rota determina a existência de duas vias paralelas para o reconhecimento de palavras: a via lexical ou ortográfica e a via fonológica. Nos processadores da leitura, o conhecimento é representado pelo padrão de ativação de um grande número de unidades, que se conectam e se associam umas às outras pela experiência da leitura. No reconhecimento de palavras, o item apresentado visualmente ativa ao mesmo tempo as unidades de reconhecimento ortográfico e as unidades de reconhecimento fonológico e semântico as quais trabalharão em conjunto para a decodificação da palavra. Assim, o processador que representa o reconhecimento visual das palavras escritas é o ✂️ a) semântico. ✂️ b) ortográfico. ✂️ c) fonológico. ✂️ d) contextual. ✂️ e) pragmático. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
71Q1050788 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024A gagueira em adolescentes e adultos pode ser considerada um distúrbio crônico, com reduzida possibilidade de remissão espontânea. Com relação às diferenças entre a gagueira do adolescente e do adulto, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa. ( ) Para os adolescentes com mais de 12 anos já existe uma estabilidade nos modelos motores e linguísticos, mas o padrão da fala ainda apresentará variabilidade em decorrência das mudanças sociais e emocionais. ( ) Para os adultos jovens a gagueira não é estável, havendo, muito frequentemente, o agravamento do quadro. ( ) É comum que o jovem que gagueja tenha medo de se comunicar e evite as situações de comunicação. As afirmativas são, respectivamente, ✂️ a) V – V – V. ✂️ b) V – V – F. ✂️ c) V – F – V. ✂️ d) F – F – F. ✂️ e) F – F – V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
72Q1050793 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024A linguagem é composta por diferentes sistemas que se interrelacionam; entre eles, as alterações na fonologia representam grande parte dos distúrbios da comunicação humana infantil. Com relação aos distúrbios fonológicos, avalie as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeira e F para falsa. ( ) O processamento cognitivo-linguístico envolve o conhecimento e o armazenamento das regras fonológicas da língua. ( ) O processamento motor da fala envolve o planejamento da ação motora da fala e da linguagem e a execução do gesto articulatório-semântico necessário para o som-alvo. ( ) O processamento perceptivo-auditivo envolve a percepção de diferentes características acústicas dos sons da fala. As afirmativas são, respectivamente, ✂️ a) V – V – F. ✂️ b) V – F – V. ✂️ c) V – V – V. ✂️ d) F – V – V. ✂️ e) F – F – V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
73Q1049680 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, EBSERH, IBFC, 2023Uma criança com 6 anos de idade escreveu, os seguintes trechos, conforme as datas descritas a seguir. 03/2023 – CALA para: capela; VA para: veia 10/2023 – AMANHA AJENTE VAIE CNTNUAR para: amanhã, a gente vai continuar 11/2023 – XAPEU para: chapéu; AMASIANTE para: amaciante; SABN para: sabão Considerando a teoria construtivista de aquisição da escrita, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Em outubro, a criança apresentou claramente o apoio na oralidade, avançando para o nível silábico alfabético ✂️ b) Essa criança apresentava atraso no desenvolvimento de aquisição de escrita, que deveria ocorrer entre 5 e 6 anos de idade, devendo ser acompanhada em sala de recurso e mantida em sala de ensino regular, concomitantemente, conforme o preconizado nas políticas educacionais de inclusão ✂️ c) O processamento auditivo dessa criança precisa ser avaliado no que se refere aos processos de decodificação que envolvem as habilidades de discriminação auditiva do traço de sonoridade e figura- fundo auditiva ✂️ d) A indicação para avaliação de processamento visual descartaria alterações visuais que podem justificar o desenvolvimento de escrita dessa criança ✂️ e) A dislexia é uma alteração comportamental que envolve a habilidade de leitura e escrita, assim como a habilidade de cálculos e raciocínio lógico Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
74Q1050798 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024O distúrbio adquirido decorrente de lesão de áreas da linguagem do sistema nervoso central, tendo como possíveis consequências déficits na linguagem e na comunicação oral e escrita denomina-se ✂️ a) Disfluência. ✂️ b) Dislexia. ✂️ c) Disartria. ✂️ d) Apraxia. ✂️ e) Afasia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
75Q1065138 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025Durante os primeiros anos de vida, ocorrem significativas mudanças no desenvolvimento linguístico, com aquisições iniciais rápidas e minuciosas. Com relação ao desenvolvimento de fala e linguagem no primeiro ano de vida, avalie as afirmativas a seguir. I. A criança avança rapidamente no módulo de compreensão, mas ainda não se comunica por meio da fala. II. O primeiro ano é marcado por uma aprendizagem distribucional, uma descoberta inconsciente das sequências fonotáticas e sintáticas e de categorias fonéticas. III. A criança experimenta vocalizações mais organizadas por volta dos 9 meses, um estágio conhecido como balbucio canônico. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, II e III. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
76Q1042276 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024As disfluências típicas são aquelas que se manifestam na fala fluente como resultado de imprecisão articulatória, linguística ou de reelaboração de discurso. Como um exemplo de disfluência típica ou comum tem-se: ✂️ a) Prolongamento ✂️ b) Bloqueio ✂️ c) Intrusão ✂️ d) Repetição de sons ✂️ e) Hesitação Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
77Q1065129 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025Uma criança de 3 anos é levada à unidade de saúde pelos pais, que relatam que ela ainda não forma frases completas, fala poucas palavras e prefere gesticular. A audição foi avaliada e considerada normal, assim como seu desenvolvimento motor. A criança frequenta a creche e apresenta boa interação com os colegas e educadores. O provável diagnóstico para esse caso é ✂️ a) disartria leve. ✂️ b) transtorno fonológico. ✂️ c) transtorno do espectro autista. ✂️ d) atraso simples de linguagem. ✂️ e) transtorno do desenvolvimento de linguagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
78Q1020796 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, EBSERH, VUNESP, 2020Menina, com idade de 8 anos, comparece em avaliação fonoaudiológica com a sua mãe. a fonoaudióloga observa as seguintes manifestações na fala: – Eu estava andando aí então eu tropecei. – O trabalho, então, eu não fiz. Esses achados caracterizam uma disfluência típica do tipo ✂️ a) hesitação. ✂️ b) revisão. ✂️ c) prolongamentos. ✂️ d) interjeição. ✂️ e) intrusão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
79Q1020802 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, EBSERH, VUNESP, 2020Paciente sexo masculino, 71 anos, após quadro de acidente vascular encefálico, apresentou como queixa principal, dificuldade para se comunicar. Durante avaliação fonoaudiológica, observou-se que apresenta inabilidade de fazer uso de um objeto ou gesto, devido à perda do conhecimento de suas funções. Essas características descrevem um possível quadro de ✂️ a) apraxia ideomotora. ✂️ b) apraxia ideatória. ✂️ c) limb apraxia. ✂️ d) apraxia bucofacial. ✂️ e) apraxia não verbal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
80Q1065130 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025Durante uma aula de fisiologia da fonação, a professora propõe aos alunos que relacionem os aspectos musculares e neurológicos envolvidos na produção dos sons da fala. Um dos alunos menciona que a correta articulação dos sons depende da coordenação entre os sistemas respiratório, fonatório, ressonantal e articulatório. Com base nos conhecimentos sobre o processo de produção da fala, uma estrutura anatômica essencial para a produção de consoantes linguodentais, como /t/ e /d/, é ✂️ a) o véu palatino. ✂️ b) o ápice da língua. ✂️ c) a prega vocal falsa. ✂️ d) a cartilagem aritenoide. ✂️ e) o músculo cricotireóideo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro