Início

Questões de Concursos Linguagem e Fala

Resolva questões de Linguagem e Fala comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q1042276 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

As disfluências típicas são aquelas que se manifestam na fala fluente como resultado de imprecisão articulatória, linguística ou de reelaboração de discurso. Como um exemplo de disfluência típica ou comum tem-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q1034130 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

É uma síndrome ou uma coleção de sintomas de fala motora como um reflexo do sistema motor perturbado. Reflete deficiência na capacidade de executar o movimento motor para a produção de fala. Muitas vezes afeta todos os processos de fala – respiração, fonação, articulação e prosódia. Estamos falando de qual distúrbio de fala?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q1034131 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

Quais são os tipos de disartria?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q1020802 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, EBSERH, VUNESP, 2020

Paciente sexo masculino, 71 anos, após quadro de acidente vascular encefálico, apresentou como queixa principal, dificuldade para se comunicar. Durante avaliação fonoaudiológica, observou-se que apresenta inabilidade de fazer uso de um objeto ou gesto, devido à perda do conhecimento de suas funções.
Essas características descrevem um possível quadro de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q1065130 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Durante uma aula de fisiologia da fonação, a professora propõe aos alunos que relacionem os aspectos musculares e neurológicos envolvidos na produção dos sons da fala. Um dos alunos menciona que a correta articulação dos sons depende da coordenação entre os sistemas respiratório, fonatório, ressonantal e articulatório.
Com base nos conhecimentos sobre o processo de produção da fala, uma estrutura anatômica essencial para a produção de consoantes linguodentais, como /t/ e /d/, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q1065132 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Durante a reabilitação de um paciente com afasia (PCA) de expressão decorrente de AVC isquêmico em hemisfério esquerdo, o fonoaudiólogo observa grande esforço articulatório, uso de estereótipos verbais e emissão predominantemente automática. O paciente apresenta compreensão preservada e forte motivação para a comunicação.
Diante desse caso, fica indicada a seguinte abordagem/estratégia terapêutica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q1020795 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, EBSERH, VUNESP, 2020

Para a avaliação e o diagnóstico do distúrbio fonológico, a literatura aponta a avaliação complementar com provas aplicadas sem equipamentos e, dentre elas, a diadococinesia oral, que é utilizada para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q1034125 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

A afasia refere-se à deficiência de linguagem como resultado de dano encefálico no hemisfério dominante para linguagem, quase sempre o hemisfério esquerdo. Afeta a capacidade expressiva e receptiva. São classificadas basicamente em tipos não fluentes e fluentes. Pessoas que se apresentam com afasias não fluentes possuem quais características de fala e linguagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q1020801 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, EBSERH, VUNESP, 2020

A disartria decorrente de lesão no sistema extrapiramidal, em que a principal manifestação é a presença de movimentos involuntários exagerados, como ocorre na Coreia de Huntington, é classificada como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.