Início

Questões de Concursos Linguagem e Tecnologia

Resolva questões de Linguagem e Tecnologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q891435 | Áudio e Vídeo, Linguagem e Tecnologia, Editor de Imagens, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024

Um grupo de estudantes decidiu criar uma série de podcasts, mas precisa de ajuda para combinar e otimizar faixas sonoras distintas na mixagem final de áudio. Os estudantes querem criar textura e profundidade e dar a sensação de som estéreo a sons mono que foram gravados.
Para a obtenção do resultado desejado, devem ser adicionados três efeitos sonoros na mixagem, que são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q891802 | Áudio e Vídeo, Linguagem e Tecnologia, Cinegrafia, ALTO, FGV, 2024

Todas as fontes de luz apresentam, de alguma forma, variações de cor em sua composição. O sistema desenvolvido para descrever essa variação é conhecido como temperatura de cor, medida em graus Kelvin.
Com relação aos mecanismos de correção de temperatura de cor, analise os itens a seguir.

I. Os Filtros Corretivos são específicos para modificar as temperaturas de cor; os CTBs (azuis) aumentam a temperatura de cor das fontes luminosas e os CTOs (âmbar) baixam a temperatura de cor das fontes luminosas.
II. Filtros de densidades neutras são utilizados para reduzir a intensidade de luz incidente, ajustando automaticamente a temperatura de cor.
III. Se uma câmera está preparada para captar em 3200K e o local de filmagem é exterior, sob a luz do dia, deve-se usar um dos filtros de cor azul, para baixar a temperatura de cor da luz do dia de 5500K para 3200K.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1012667 | Áudio e Vídeo, Linguagem e Tecnologia, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere aos fundamentos da linguagem audiovisual, julgue o item a seguir.

O raccord de olhar é um tipo de montagem que pressupõe a interrupção espacial implícita entre dois planos com base na direção do olhar de um personagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

24Q891445 | Áudio e Vídeo, Linguagem e Tecnologia, Editor de Imagens, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024

Um projeto de edição de vídeo com grandes arquivos de mídia exige uma estratégia de backup de dados bem planejada, que seja capaz de proporcionar a recuperação de informações em caso de falhas ou imprevistos.
Uma dessas medidas é o armazenamento em nuvem, que se refere, precisamente, à(ao)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q891437 | Áudio e Vídeo, Linguagem e Tecnologia, Editor de Imagens, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024

Segundo Alex Moletta, na era digital em que vivemos, dominar a técnica e a linguagem de edição de vídeo vem se tornando algo equivalente ao domínio da técnica de redação e escrita nas décadas passadas. A criação e a exibição de vídeos em redes sociais é uma das mais populares estratégias de comunicação que as instituições adotam na atualidade, para estreitar relações, tanto com seu público interno quanto com o externo.
Nesse sentido, para fidelizar e multiplicar a audiência de um perfil corporativo em uma rede social, um realizador necessita enfrentar desafios, tais como os de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q891436 | Áudio e Vídeo, Linguagem e Tecnologia, Editor de Imagens, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024

O Final Cut Pro oferece ferramentas manuais de ajuste avançado de cores que um editor de vídeos pode usar para criar vários efeitos de correção e aprimoramento.
Uma dessas funcionalidades, que permite técnicas avançadas de controle de cor, níveis de saturação e brilho, tal como indicado no manual do usuário do Final Cut Pro para Mac, versão 10.6.9, é o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q891438 | Áudio e Vídeo, Linguagem e Tecnologia, Editor de Imagens, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024

Os softwares para edição não linear oferecem ao editor de imagens vários recursos técnicos para a montagem sequencial de planos, sendo quatro deles os mais utilizados e com os quais é possível criar uma infinidade de combinações, de acordo com a criatividade artística e com o estilo de cada profissional.
Esses recursos técnicos são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1012668 | Áudio e Vídeo, Linguagem e Tecnologia, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere aos fundamentos da linguagem audiovisual, julgue o item a seguir.

A quebra do eixo de 180° é um recurso amplamente aceito nas produções clássicas de Hollywood e supervalorizado para a impressão de continuidade na perspectiva do espectador.

  1. ✂️
  2. ✂️

29Q891443 | Áudio e Vídeo, Linguagem e Tecnologia, Editor de Imagens, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024

Um editor recebeu o material bruto filmado para a edição de uma reportagem, incluindo conteúdos diversos, tais como entrevistas, imagens de cobertura, passagem e locução. Esse editor realizou a decupagem desse material, de modo a facilitar a seleção e a montagem final.
Dentre outras funções, a decupagem é a etapa utilizada para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1082318 | Áudio e Vídeo, Linguagem e Tecnologia, Área Áudio e Vídeo, IF PE, FUNCERN, 2025

Ao longo da história do cinema e da televisão, diferentes movimentos artísticos e sociais influenciaram a linguagem audiovisual. O cinema clássico de Hollywood, a Nouvelle Vague francesa, o Cinema Novo brasileiro e as produções contemporâneas de plataformas de streaming desenvolveram usos distintos de planos, contraplanos, montagem e enquadramentos. Essas escolhas refletem modos de construir sentido e impactar o espectador. Diante da diversidade de práticas e interpretações na linguagem audiovisual, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q891444 | Áudio e Vídeo, Linguagem e Tecnologia, Editor de Imagens, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024

A edição de vídeos compreende diversas etapas, cada uma com os respectivos procedimentos técnicos específicos, para organização sequencial do material filmado, sendo criada uma obra audiovisual. A masterização é uma das etapas mais importantes, pois tem consequências diretas na distribuição de um vídeo.
Para executar a masterização da obra audiovisual, os editores devem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q890781 | Áudio e Vídeo, Linguagem e Tecnologia, Operador de Mídia, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

Em transmissões televisivas de plenárias públicas, como de uma sessão da Câmara Municipal de Currais Novos, os cinegrafistas e os operadores de mídia devem saber muito bem dosar a composição da imagem, valorizando o enquadramento das pessoas durante sua exposição. Conforme as regras básicas, o enquadramento recomendado para apresentar uma pessoa falando em um púlpito, durante uma sessão, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q890780 | Áudio e Vídeo, Linguagem e Tecnologia, Operador de Mídia, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

Na edição de imagens para matérias jornalísticas ou até mesmo em transmissões online, é comum encontrar transições com corte seco ou corte de a/b. No entanto, em institucionais, documentários ou vídeos comemorativos, podem ser encontrados outros tipos como: Match cut, jump cut, J cut /L cut e cutting on action. Para unir duas cenas, utilizando-se de um objeto similar, uma forma, cor, ou elemento, tem-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q890782 | Áudio e Vídeo, Linguagem e Tecnologia, Operador de Mídia, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

Atualmente, emissoras de TV e de produção de conteúdo audiovisual para as mídias digitais têm lançado mão de sistemas livres para a captura de imagens e o compartilhamento do conteúdo via aplicativos como YouTube, StreamYard, Facebook Live, Twich TV, entre outros. Seguindo essa sequência de pensamento, o caminho de equipamentos e/ou programas que deve ser percorrido para se poder realizar uma transmissão de vídeo online é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q1012669 | Áudio e Vídeo, Linguagem e Tecnologia, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere aos fundamentos da linguagem audiovisual, julgue o item a seguir.

A mise-en-scène pode ser compreendida como a articulação de todos os elementos visuais dentro do quadro, incluindo direção de arte, atuação, composição e movimentação de câmera.

  1. ✂️
  2. ✂️

36Q890767 | Áudio e Vídeo, Linguagem e Tecnologia, Cinegrafista Legislativo, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

Grandes emissoras de televisão são formadas por uma gama de profissionais distribuídos em equipes de produção (técnicas, administrativas e operacionais). A opção que melhor apresenta a formação de uma equipe, resumida, para transmissões audiovisuais ao vivo de sessões de uma Câmara Municipal é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q891801 | Áudio e Vídeo, Linguagem e Tecnologia, Cinegrafia, ALTO, FGV, 2024

A técnica de três pontos, técnica de iluminação básica muito usada na dramaturgia e no jornalismo, é definida pelo uso de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1012670 | Áudio e Vídeo, Linguagem e Tecnologia, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere aos fundamentos da linguagem audiovisual, julgue o item a seguir.

A alternância entre planos subjetivos e objetivos em uma sequência narrativa compromete a continuidade espacial, de modo que deve ser evitada em roteiros de ficção.

  1. ✂️
  2. ✂️

39Q1082316 | Áudio e Vídeo, Linguagem e Tecnologia, Área Áudio e Vídeo, IF PE, FUNCERN, 2025

O Festival Anima Mundi criou o projeto “Anima Escola” , que leva a produção de desenhos animados para o ambiente escolar como ferramenta educativa. A iniciativa vem mostrando como os estudantes passam de espectadores a produtores de conteúdo audiovisual, ampliando a capacidade criativa e a apropriação da linguagem audiovisual em sala de aula. Nesse contexto, ao produzir uma animação em um laboratório de Áudio e Vídeo, um dos elementos essenciais que deve ser experimentado pelos estudantes é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1028187 | Áudio e Vídeo, Linguagem e Tecnologia, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Leia o texto a seguir sobre a fotografia. “Quando havia o negativo, havia o rastro físico: aquele negativo correspondia a pessoas, objetos e/ou cenários que foram fixados em frações de segundo. Mesmo com a tecnologia digital, as informações correspondentes àquela captação de imagem também ficam armazenadas chapa por chapa; há uma individualidade da impressão luminosa”.

(BUITONI, 2012) A autora aponta que a gênese da fotografia, na qual ela é entendida como conexão física, traço, marca, depósito ou rastro, pode ser o que fundamenta a atividade fotojornalística, na medida em que a foto produzida e divulgada com finalidades jornalísticas precisa partir dessa conexão com o real já incorporada pelo senso comum.

Essa gênese da fotografia, à qual a autora se refere, é seu caráter:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.