Questões de Concursos Linguagens Artísticas

Resolva questões de Linguagens Artísticas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1042444 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Os seguintes instrumentos podem fazer parte da seção rítmica de um grupo musical:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1042442 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

“Sobre a cabeça os aviões Sob os meus pés os caminhões Aponta contra os chapadões Meu nariz Eu organizo o movimento Eu oriento o carnaval Eu inauguro o monumento no planalto central Do país Viva a bossa-sa-sa Viva a palhoça-ça-ça-ça-ça Viva a bossa-sa-sa Viva a palhoça-ça-ça-ça-ça O monumento é de papel crepom e prata Os olhos verdes da mulata [...]”

O excerto de letra de música acima assinale um marco fundamental de um movimento artístico brasileiro, gestado e apresentado na década de 1960, que promoveu profundas mudanças nos modos de se fazer música, cinema, artes plásticas e teatro no Brasil. Fenômeno cultural fundamental, promoveu mudanças comportamentais que se tornaram permanentes na vida cotidiana nacional.

Estamos falando do movimento conhecido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1042441 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O Brasil tem uma longa e rica história associada ao piano na música erudita.
Os nomes relacionados a seguir são de importantes pianistas brasileiros, com sólidas carreiras internacionais, à exceção de um que não se notabilizou ao piano, mas em outro instrumento. Assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1043968 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Relacione os nomes fundamentais do desenvolvimento da música brasileira a seguir listados aos estilos musicais brasileiros que melhor os caracterizam.

1. Chiquinha Gonzaga. 2. Luiz Gonzaga. 3. Carlos Gomes. 4. Camargo Guarnieri.

( ) música clássica. ( ) baião. ( ) choro. ( ) ópera.

A associação correta, na ordem apresentada, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1043970 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

José Celso Martinez Corrêa foi um encenador brasileiro que se destacou por uma linguagem ousada, que promoveu uma revolução nas artes cênicas do Brasil. Premiado autor e diretor, consagrou-se nacionalmente com a encenação da peça O Rei da Vela, ainda nos anos 1960.

Zé Celso relacionou, de forma inovadora, os mestres do teatro moderno, como Stanislavski, com a tradição teatral brasileira, de melodramas e comédia ligeira. É considerado um inventor da noção de grupalidade, a ideia de que o teatro se faz em (e para a) coletividade.

O seguinte grupo teatral está para sempre relacionado a José Celso:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1042440 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Avalie se as seguintes afirmativas acerca da cenografia em espetáculos teatrais estão corretas:

I. Amparada pela invenção renascentista da perspectiva, a cenografia teatral foi, desde a invenção do teatro à italiana, do século XVII até o final do século XIX, a produção de uma ilusão pictórica do espaço tridimensional.
II. Cenografia é a técnica de organizar todo o espaço onde as ações dramáticas são encenadas, sendo, portanto, parte importante do espetáculo, pois ela ambienta e ilustra o espaço/tempo materializando o imaginário e aproximando o público da representação.
III. Na cenografia, a representação não está limitada à substituição de um original: ela é também um elemento narrativo, um auxiliar que permite situar espacial e temporalmente o tema abordado por um texto teatral ou por uma exposição.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1042443 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o fragmento a seguir:

No início do século XX, a reprodução técnica tinha atingido um nível tal que começara a tornar objeto seu, não só a totalidade das obras de arte provenientes de épocas anteriores, e a submeter os seus efeitos às modificações mais profundas, como também a conquistar o seu próprio lugar entre os procedimentos artísticos. Para o estudo deste nível, nada é mais elucidativo do que as suas duas diferentes manifestações – a reprodução da obra de arte e o cinema – e a sua repercussão retrospectiva sobre a arte, na sua forma tradicional.
(Walter Benjamin, in A Obra de Arte na Era de sua Reprodutividade Técnica)

O cinema e a fotografia são linguagens artísticas surgidas no século XIX e que impactaram o fazer artístico moderno e contemporâneo.
O cinema nacional foi marcado, na segunda metade do século passado, pelo florescimento do Cinema Novo. Em relação a este movimento artístico, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V):

( ) O Cinema Novo surgiu como uma resposta ao cinema tradicional que basicamente se resumia a musicais, comédias e histórias épicas no estilo hollywoodiano, muitas vezes realizados com recursos de produtoras e distribuidoras estrangeiras.
( ) Os jovens cineastas do movimento cunhou o lema “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça” para desenvolver uma arte engajada, movida pelas preocupações sociais e enraizada na cultura brasileira.
( )A chamada “estética da fome” surgiu para representar os temas da miséria e da violência em função da construção de um projeto cinematográfico: o de um “cinema perigoso, divino e maravilhoso” – como definiu Glauber Rocha.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1030395 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

A respeito do significado da pintura corporal indígena, considere o trecho a seguir:
Os grafismos corporais objetivam facilitar a transformação de um corpo para dotá-lo das qualidades sociais requeridas. Por meio de técnicas variadas e complexas são efetivadas amplas mudanças corporais, algumas das quais relacionadas a uma elaboração estética, geralmente reunidas sob a expressão “decoração” corporal. A elaboração do corpo é produzida tanto por pinturas de base vegetal, como por tatuagens, escarificações, adornos plumários e corte de cabelo. Constituindo parte essencial do processo de transformação da pessoa, essas técnicas comunicam diferentes intenções e são específicas de cada povo indígena.
Adaptado de VAN VELTHEM, L. H. Artes indígenas: Notas sobre a lógica dos corpos e dos artefatos. In: Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, v.7, n.1, p, 2010, p. 62.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que interpreta corretamente o sentido social da pintura corporal para as sociedades indígenas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q989448 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

O Ensino de Artes Visuais fomenta a ampliação da aquisição de conhecimentos e potencialidades por parte do aluno. Através da Arte a criança pode se expressar, expor seus sentimentos e ideias, ampliar sua relação com o mundo ao seu redor. Assim sendo, o professor deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q990258 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, DT Artes, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Os fundamentos filosóficos, pedagógicos e estéticos da arte são essenciais para compreender tanto a prática artística quanto sua educação. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1034817 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Para Antônio Santoro, a análise do conteúdo de uma obra de arte pode ser feita levando em conta 3 dimensões: objetiva, subjetiva e formal.
A respeito desta teoria da interpretação, assinale a opção que caracteriza corretamente uma das dimensões citadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1009359 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025

“Na BNCC de Arte, cada uma das quatro linguagens do componente curricular – Artes visuais, Dança, Música e Teatro – constitui uma unidade temática que reúne objetos de conhecimento e habilidades articulados às seis dimensões. Além dessas, uma última unidade temática, Artes integradas, explora as relações e articulações entre as diferentes linguagens e suas práticas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação. “

(BNCC-2017). p.193. Adaptado.

O professor que trabalha com esta proposta não pode perder de vista a essência de cada linguagem artística e deve ficar evidente que está desenvolvendo habilidades em mais de uma modalidade artística concomitantemente. Numa preparação para o Sarau, ele pode estimular seus estudantes a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1042386 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Um professor, para apresentar aos estudantes em qual medida uma nota sonora é aguda ou grave, utiliza de diversos recursos para a produção de sons. Com essa atividade, qual conceito musical o professor pretende desenvolver com seus estudantes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1043964 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em relação ao conhecimento artístico como produção e fruição, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A obra de arte situa-se no ponto de encontro entre o particular e o universal da experiência humana.
( ) A obra de arte revela para o artista e para o espectador uma possibilidade de existência e comunicação, além da realidade de fatos e relações habitualmente conhecidos.
( ) O que distingue essencialmente a criação artística das outras modalidades de conhecimento humano é a qualidade de comunicação entre os seres humanos que a obra de arte propicia, por uma utilização particular das formas de linguagem.
( ) A percepção estética é a chave da comunicação artística.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1029419 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Analise a definição a seguir.

Trata-se de uma poética da dimensão sensível do corpo que suscita em absoluta singularidade uma experiência sensível com objetos, lugares, condições de existência, seres, comportamentos, ideias, pensamentos e conceitos, desacelerando o tempo para que o corpo possa vaguear e coletar impressões, sensações, se deixando invadir pelo saber sensível.

O trecho caracteriza a noção de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1029421 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A New Media Art é uma modalidade artística que usa tecnologias digitais e mídias emergentes no processo criativo, na apresentação ou na interação com o público.
Este tipo de arte é caracterizado por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1034816 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

O que há em comum entre um cavalo de pau e uma serpente de fibras? Segundo Ernst Gombrich, o cavalinho de pau é bastante trivial e, geralmente, contenta-se em ocupar seu lugar no canto do quarto de uma criança, sem nutrir ambições estéticas. Detesta afetações e assim mostra-se satisfeito com seu corpo de madeira e sua cabeça talhada toscamente. A serpente de fibras é igualmente corriqueira, podendo ser encontrada em todas as cozinhas dos índios Wayana. Nas lides cotidianas este utensílio presta-se a uma única função, espremer a massa de mandioca ralada, para a qual foi justamente confeccionado. Na perspectiva indígena, esses dois atributos, especificidade de uso e propriedade funcional, sobretudo quando conjugados, constituem a condição máxima de valorização e beleza de um artefato.

Adaptado de VELTHEM, L. H. 2009. Mulheres de cera, argila e arumã: princípios criativos e fabricação material entre os Wayana. In: Mana, 15, 2009, p. 213.

Sobre as estéticas que fundamentam as artes indígenas, é correto deduzir que, na cultura ameríndia,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1029420 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

As práticas pedagógicas centradas principalmente no trabalho do aluno tiveram sua origem no desenvolvimento da dança moderna iniciada com Isadora Duncan e com os trabalhos de Rudolf Laban.

Sobre a dança em seu contexto educacional, assinale a afirmativa que identifica corretamente contribuições de Duncan e Laban.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1043348 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia a trecho a seguir.

Esse tipo de música é organizado ao redor de um som central e estabelece uma relação de hierarquia entre esse som central e todos os demais, em uma escala que condiciona a seleção dos acordes, uma vez que os acordes da escala escolhida são os mais importantes.

O trecho define um sistema musical denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.