Questões de Concursos Linguagens Artísticas

Resolva questões de Linguagens Artísticas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1034818 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Sobre o processo de educação musical, leia o trecho a seguir.

A experiência musical necessita estar ligada ao corpo – primeiro instrumento musical da criança. A associação dos sons ao movimento corporal ajuda a multiplicar as sensações e a ligar o fato sonoro à totalidade da pessoa. Também certas noções são antes adquiridas pela ação, e especialmente pela ação corporal, do que pelo intelecto. A criança assimila, através de seu corpo, os conceitos de espaço e tempo que incorpora porque os vivenciou. Concretiza suas percepções sob a forma de gestos, traduzindo desse modo os sons e os ritmos corporalmente, o que não só aguça sua audição, como contribui para sua evolução geral.

MÁRSICO, Leda Osório. Educação musical. Porto Alegre: Anppom, v. 1, dez, 1989, p. 2.

Na reflexão da autora, a educação musical
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1043349 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Com origens na cultura do Ocidente medieval, a festa de São João é um dos eventos mais importantes e tradicionais da cultura brasileira. Influenciados pelos ritmos das festas juninas e das demais tradições populares, muitos compositores mesclaram tradição e inovação, unindo a riqueza da música popular brasileira com o universo da música clássica.

A respeito dos compositores que estabeleceram esse diálogo entre os dois gêneros, assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1043960 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

No contexto do ensino de música nos anos finais do ensino fundamental, analise os itens a seguir listados e assinale (V) para o verdadeiro e (F) para o falso.

( ) Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de recursos tecnológicos (games e plataformas digitais), jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.
( ) Explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
( ) Explorar e identificar diferentes formas de registro musical (notação musical tradicional, partituras criativas e procedimentos da música contemporânea), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual.

Os itens são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1043967 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

“Em música, chama-se ___ a característica sonora que nos permite distinguir sons da mesma frequência que foram produzidos por fontes sonoras diferentes, que também nos permite diferenciá-las. Quando ouvimos uma nota tocada por um piano e a mesma nota (uma nota com a mesma altura) produzida por um violino, podemos imediatamente identificar os dois sons como tendo a mesma frequência, mas com características sonoras muito distintas.”
(Adap. de wikipedia.org)

A lacuna fica corretamente preenchida por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1034815 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A respeito do grafismo indígena, leia o texto a seguir.

Em certos grupos indígenas, a arte pode atingir níveis de um virtuosismo extremado, como ocorre, por exemplo, na antiga pintura facial dos Kadiweu. Apesar disso, permanece estática por longos períodos, pois se relaciona com uma trama de significados sociais e religiosos de cuja preservação participa, criando marcos tangíveis para seu reconhecimento. Mesmo assim, ela não é imune às transformações sociais e ecológicas. Hoje os Kadiweu não se pintam mais, possivelmente porque esta manifestação artística, toda em filigranas, perdeu sua função social, essencialmente etnocêntrica e hierarquizadora.

Adaptado de VIDAL, Lux (org.). Grafismo indígena: estudos de antropologia estética. São Paulo: FAPESP, EdUSP, 2000, p. 14.

De acordo com o relato, a pintura corporal dos Kadiweu possui uma função
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1042397 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Leia o texto e complete as lacunas:
Em uma composição visual, a ____________ cria a sensação de movimento e direção, enquanto a ____________ pode adicionar contraste e destacar áreas específicas. Já a ____________ é essencial para definir a estrutura dos objetos. Para criar sensação de profundidade e tridimensionalidade o artista pode usar a ____________. Por fim, a ____________ é aplicada para adicionar detalhes à superfície da obra.

Em sequência, as palavras que completam corretamente essas lacunas são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1048436 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

No período colonial no Brasil, compreendido entre 1500 e 1822, a dança popular brasileira teve diversas influências. Uma dança popular que exemplifica a influência europeia na cultura brasileira é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1048438 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A Arte, como área do conhecimento científico e humano, possui história e repertório próprios que podem ser vivenciados e refletidos pelos/as estudantes, professores/as e comunidade escolar em situações de ensino. (...) Na interação com as manifestações artísticas, o olhar do/a apreciador/leitor/a, do/a fruidor/a, do/a estudante deve ser participativo, estabelecendo significados na experiência a ser vivenciada.
PERNAMBUCO, Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco: Ensino Fundamental. Recife: A Secretaria, 2019, p. 313

Nesse sentido, as experiências anteriores acumuladas pelos estudantes articulam, nesse processo, o passado, o presente e o futuro, resultando em uma aprendizagem significativa, na qual os professores, os colegas de turma e o meio em que os estudantes vivem desempenham um papel de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1043347 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A música experimental se caracteriza pela exploração de novas sonoridades e pela adoção de técnicas e abordagens que fogem às convenções convencionais de harmonia, melodia e ritmo.

A respeito da Noise Music, vertente radical e disruptiva da música experimental contemporânea, analise as afirmativas a seguir.

I. Caracteriza-se pela manipulação e processamento de sons não convencionais, como estática, feedback, distorção e ruídos diversos, para criar texturas sonoras complexas e imprevisíveis.

II. Distingue ruídos e sons musicais de barulho, considerado uma sonoridade não estruturada e avaliado, em circunstâncias comuns, desconfortável e irritante.

III. Faz uso de uma variedade de instrumentos e equipamentos, como sintetizadores, pedais de efeito, gravadores de fita, incluindo objetos cotidianos, como latas e panelas.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1032850 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Habilitação Artes, SEDUC MT, FGV, 2025

A produção musical indígena apresenta composições com funções específicas, e é baseada no canto e em instrumentos construídos com aquilo que é encontrado na natureza. Os sons da natureza se fazem bastantes presentes na música indígena, que procura, muitas vezes, mimetizar os sons de aves e de animais silvestres.

Disponível em: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2022- 02/cultura-a-musica-nas-tradicoes-indigenas

Indique o papel da música na cultura indígena brasileira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1032854 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Habilitação Artes, SEDUC MT, FGV, 2025

As artistas brasileiras estão presente no cenário nacional desde o final do século XIX, apesar de serem discriminadas por suas profissões e nem sempre serem reconhecidas em seu tempo.
Associe as duas colunas, relacionando as artistas às suas respectivas áreas de atuação.

1. Ruth de Souza
2. Bertha Rosanova
3. Abigail de Andrade
4. Chiquinha Gonzaga

( ) Artes Visuais
( ) Dança
( ) Música
( ) Teatro

A sequência correta dessa associação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1042383 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Nas aulas de arte, o registro desempenha um papel fundamental na documentação e avaliação do desenvolvimento dos estudantes. O registro é um conjunto de práticas e procedimentos que permitem ao professor e aos estudantes acompanharem o progresso das atividades artísticas de maneira organizada e contínua. Existem várias formas de registro que podem ser utilizadas, cada uma com sua finalidade específica e sua importância no processo educativo.
Sobre o registro fotográfico na documentação e avaliação do desenvolvimento dos estudantes, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O registro fotográfico permite documentar visualmente o progresso das obras de arte em diferentes estágios de desenvolvimento.
( ) O registro fotográfico é útil para refletir sobre mudanças e melhorias realizadas durante o processo criativo.
( ) Fotografias de obras de arte podem ser compartilhadas com os estudantes para análise crítica e discussão em grupo.
( ) O registro fotográfico pode ajudar a criar um arquivo histórico das produções artísticas ao longo do tempo.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1042389 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Na linguagem musical, utilizamos um termo para descrever uma textura musical em que uma voz ou melodia principal é acompanhada por acordes simples ou harmonias que seguem o mesmo ritmo. Nesse tipo de textura, a melodia principal se destaca, enquanto os acordes de acompanhamento servem para enriquecer o som e dar suporte à linha melódica.
A afirmação acima se refere a qual termo musical?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1032851 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Habilitação Artes, SEDUC MT, FGV, 2025

A música erudita, também conhecida como música clássica, engloba a transmissão de conhecimentos sobre a história, a teoria, a prática e a apreciação desse tipo de arte musical. A metodologia de ensino pode variar desde a leitura de partituras e a prática instrumental até a discussão sobre compositores e estilos musicais.

A característica essencial dessa modalidade de música é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1042393 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Na linguagem fotográfica, a escolha de elementos compositivos e técnicos desempenha um papel crucial na criação e na interpretação das imagens. Considerando as principais características da fotografia e sua aplicação pedagógica, qual das seguintes afirmativas descreve corretamente a função da composição na fotografia no ensino?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1030394 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

A respeito dos principais traços da dança moderna em comparação ao balé clássico, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1042391 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Em uma aula sobre a arte urbana, o professor apresenta aos estudantes um movimento artístico que influenciou a cena do grafite e da arte urbana no Brasil e compreende manifestações artísticas que acontecem em ambientes públicos, com trabalhos ligados a críticas sociais, políticas e econômicas denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1048442 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Ao realizar o planejamento de aula do campo temático DANÇA, o docente decidiu desenvolver com seus estudantes a seguinte habilidade presente no Currículo de Pernambuco:

(EF15AR25PE) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias de diferentes épocas, para construir vocabulário e repertório diversificados relativos às diferentes linguagens artísticas.

Assim, o docente ofereceu aos estudantes um repertório inicial de apresentação com danças brasileiras, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, relacionadas abaixo:

I. Tango
II. Frevo
III. Carimbó
IV. Hip Hop
V. Umbigada

Na escolha do repertório, o docente cometeu um equívoco ao selecionar as danças
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1089491 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor do Ensino Fundamental Anos Finais Arte, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

As linguagens artísticas se estruturam a partir de elementos básicos que são combinados para gerar significado e expressão. Analise as afirmativas que relacionam corretamente elementos constitutivos às suas respectivas linguagens.

I.Na Música, o ritmo (organização dos sons no tempo), a melodia (sucessão de sons com diferentes alturas) e a harmonia (combinação de sons simultâneos) são elementos fundamentais para a sua estruturação.

II.Nas Artes Visuais, a linha (traço contínuo), a forma (configuração externa dos objetos), a cor (percepção visual da luz) e a textura (qualidade tátil ou visual da superfície) são elementos essenciais da composição.

III.Na Dança, o movimento corporal é o elemento central, organizado em relação ao espaço (direção, nível, amplitude) e ao tempo (velocidade, ritmo), sendo a palavra falada o seu principal recurso expressivo.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.