Início

Questões de Concursos Literatura

Resolva questões de Literatura comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


31Q374662 | Português, Literatura, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

No que diz respeito ao Barroco no Brasil, escreva V para o que for verdadeiro e F para o que for falso.

( ) O marco inicial da literatura barroca brasileira é o surgimento do poema “Prosopopeia”, escrito por Botelho de Oliveira em 1601.

( ) Durante a vigência da estética barroca, importada diretamente da Espanha, nessa altura dominando Portugal, e dos poetas portugueses do século XVI, cultivam-se a poesia, a historiografia, a literatura doutrinária ou de informação da terra e a oratória.

( ) Os principais escritores barrocos em língua portuguesa no Brasil são Botelho de Oliveira, Bento Teixeira, Gregório de matos e Frei Manuel de Santa Maria Itaparica.

( ) Como manifestação coletiva do Barroco, mostrando já uma certa estruturação da vida intelectual, surgiram as Academias, que eram grêmios literários ou eruditos, inspirados em modelos portugueses.

A sequência correta, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q374837 | Português, Literatura, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

No que diz respeito à Padaria Espiritual, considere as seguintes afirmações:

I. A Padaria Espiritual foi uma agremiação literária que surgiu no Ceará por volta de 1892. II. Antônio Sales foi o inspirador e principal animador dessa original agremiação Literária, sendo o Primeiro Padeiro-mor (Presidente).

III. As reuniões ou sessões, quase sempre marcadas a partir das dezenove horas, eram as Fornadas; os sócios, os amassadores ou padeiros; o Presidente, o Padeiro-mor; os Secretários, Primeiro e Segundo Forneiros; o Tesoureiro, Gaveta; o Bibliotecário, Guarda-livros e o Investigador das coisas e das gentes, o Olho da Providência.

IV. O Forno foi um dos principais órgãos de divulgação em três fases: a primeira no ano de 1892, com a publicação de seis exemplares; a segundo em 1895, com a publicação de vinte e quatro exemplares; e a terceira 1896, com a publicação de seis números.

V. A importância do movimento se deu pelo fato de ele haver proporcionado a consolidação do Realismo e o nascimento do Simbolismo no Ceará.

É correto o que se afirma somente em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q374201 | Português, Literatura, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ MG, CONSULPLAN, 2017

Acerca da literatura brasileira e portuguesa, marque a opção que corretamente relaciona autor e obra:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q11153 | Português, Literatura, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP

Texto associado.
Leia os versos das Liras, de Tomás Antônio Gonzaga, para responder às questões

Os teus olhos espalham luz divina,
a quem a luz do sol em vão se atreve;       
papoila ou rosa delicada e fina
te cobre as faces, que são cor da neve.
Os teus cabelos são uns fios d’ouro;
teu lindo corpo bálsamo vapora.
Ah! não, não fez o céu, gentil pastora,
para a glória de amor igual tesouro!
Graças, Marília bela,
graças à minha estrela!

(Tomás Antônio Gonzaga, Obras Completas)
Analisando os elementos empregados pelo eu lírico para a descrição da mulher amada, conclui-se que ele
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q189312 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Literatura, Agente Administrativo, Prefeitura de Santa Maria Madalena RJ, CONSULPLAN

O mais renomado escritor da língua portuguesa das últimas décadas José Saramago morreu no dia 18 de junho de 2010, aos 87 anos, deixando um acervo de obras e premiações que orgulha muito os portugueses. Sobre sua trajetória pode-se afirmar que, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q374505 | Português, Literatura, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Assinale a opção em que todas as informações sobre os romancistas da segunda fase do Modernismo brasileiro são corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q374563 | Português, Literatura, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Atente para o que se afirma a seguir sobre o cenário social e político onde se situa a literatura barroca.

I. No início das manifestações barrocas, o Brasil vivia na fase da exploração do ouro, razão pela qual os principais centros urbanos estavam localizados nas regiões ricas em ouro.

II. Como a vida econômica da colônia estava concentrada no Nordeste, explica ser essa a região onde se encontravam os principais artistas e escritores, inclusive por Salvador ser a Capital do Brasil de 1549 até 1763.

III. O olhar crítico de Gregório de Matos revela os aspectos negativos da vida na Bahia e em Minas Gerais nos fins do século XVII. Denuncia com irreverência, a corrupção econômica dos políticos e a corrupção moral dos padres e das freiras.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q374541 | Português, Literatura, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Assinale a opção em que há correspondência do estilo literário com seus representantes cearenses.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q374772 | Português, Literatura, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Atente para os romances de José de Alencar apresentados a seguir:

I. Ubirajara, Iracema;

II. As Minas de Prata, Guerra dos Mascates;

III. O Sertanejo, O Tronco do Ipê;

IV. Senhora, Sonhos D’Ouro.

Considerando os itens acima, é correto afirmar que os romances apresentados em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q374500 | Português, Literatura, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

Considerando o desenvolvimento da literatura no Brasil, bem como os fundamentos de teoria literária, julgue os itens de 89 a 100. Em Memórias póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis, ao delegar a narrativa a um narrador volúvel e não confiável, criou uma configuração realista da vida social brasileira pelo desmascaramento irônico do narrador e da classe que ele representa.
  1. ✂️
  2. ✂️

41Q374859 | Português, Literatura, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

O Modernismo brasileiro é tradicionalmente dividido em três fases: primeira fase (fase heroica), segunda fase (geração de 1930) e terceira fase (geração de 1945). Particularizando, assinale a opção correta sobre a primeira fase.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q215823 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Literatura, Médico do Trabalho, DATAPREV, Quadrix

O ano de 2012 marca o centenário de nascimento de um importante escritor brasileiro: Jorge Amado. O autor baiano foi homenageado em diversos eventos durante o ano, tais como exposições, além de nova adaptação de uma de suas obras para a televisão. Alguns de seus principais livros são Dona Flor e seus dois maridos, Tieta do Agreste e Capitães da areia. A literatura de Jorge Amado costuma ser, geralmente, inserida em qual dos seguintes movimentos literários?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q11155 | Português, Literatura, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP

Texto associado.
Leia os versos das Liras, de Tomás Antônio Gonzaga, para responder às questões

Os teus olhos espalham luz divina,
a quem a luz do sol em vão se atreve;       
papoila ou rosa delicada e fina
te cobre as faces, que são cor da neve.
Os teus cabelos são uns fios d’ouro;
teu lindo corpo bálsamo vapora.
Ah! não, não fez o céu, gentil pastora,
para a glória de amor igual tesouro!
Graças, Marília bela,
graças à minha estrela!

(Tomás Antônio Gonzaga, Obras Completas)
Em outros versos das Liras, o poeta diz sobre Marília:

Vasta campina,
de trigo cheia,
quando na sesta
co vento ondeia,
ao seu cabelo,
quando flutua,
não é igual.
Tem a cor negra,
mas quanto val!

Comparando estes versos aos já transcritos, fica evidente que o eu lírico
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q474769 | Espanhol, Literatura, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Lea con atención: ______________ que el director venga a la boda de Juan Carlos. Este libro _______________ de lado los adornos literarios. La secuencia que completa correctamente los huecos arriba con perífrasis es:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q374423 | Português, Literatura, Professor, IFTO, 2017

O Brasil testemunhou, na década de 1930, uma explosão do romance e o regionalismo dominou a ficção da segunda geração modernista. Sobre isso, aponte a alternativa que está em desacordo com o projeto literário do romance de 1930 no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q159889 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Literatura, Assistente de Chancelaria, MRE, ESAF

Gaúcho, filho de um dos maiores escritores brasileiros, ele se tornou um dos mais respeitados e populares nomes da literatura brasileira contemporânea, publicando livros de larga aceitação e crônicas na imprensa. Entre seus personagens mais conhecidos, estão o analista de Bagé e a velhinha de Taubaté. Esse escritor é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q374824 | Português, Literatura, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Em relação à curadoria artística em literatura, analise as seguintes afirmações.

I. A curadoria, tradicionalmente, esteve atrelada à atuação museológica ou artística, tanto como forma de organização quanto como cargo profissional.

II. Dentro do modelo contemporâneo de curadoria, tem-se a constituição de práticas de atividades literárias ligadas à formação de clubes de leitores com o objetivo de debater, organizar encontros ou eventos literários, que tenham o livro como o objeto-alvo e a marcante presença da figura do curador.

III. O crescimento do Círculo do Livro, na década de 90, foi o marco do grande ciclo editorial brasileiro de uma incipiente curadoria literária.

IV. O papel influenciador do curador fortalece o modelo de curadoria no mercado editorial. As curadorias fazem o papel de mediação literária entre a obra e o leitor, não criam espaços para debates literários com a participação do curador, mas estimulam fortemente a consolidação da ideia do clube de leitores.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q374597 | Português, Literatura, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Atente para as seguintes afirmações sobre gêneros literários:

I. A teoria literária estuda os gêneros literários, que tradicionalmente se dizem épico, lírico e dramático.

II. O gênero épico apresentativo, narrativo, se faz por acréscimo de partes, conta uma estória, apresenta fatos, com adição de cada parte.

III. O gênero lírico é o gênero das emoções fortes, do teatro, dos discursos, do debate na TV, que apela para o público, mobiliza-o, passa para eletricidade, empolgação. Na tragédia, vai às lágrimas; na comédia, solta gargalhadas.

IV. O gênero dramático, como o próprio nome diz, é subjetivo e musical, canta e embala, fala de si e quase sempre para si mesmo, suave, tende a um isolamento.

V. Apesar de sua genealogia histórica longa, a teoria dos gêneros não foi ainda resolvida pela crítica literária, pois a multiplicidade de nomes que o gênero assumiu atesta a confusão que cerca este problema.

É correto o que se afirma somente em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q373461 | Português, Literatura, Revisor de Texto, IF SC, IESES

São autores do período barroco brasileiro todos os citados abaixo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q374777 | Português, Literatura, Bombeiro Militar, Bombeiro Militar MG, 2018

Assinale a alternativa em que a comparação entre as características do Realismo e as do Romantismo está incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.