Questões de Concursos Literatura

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41Q374500 | Português, Literatura, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

Considerando o desenvolvimento da literatura no Brasil, bem como os fundamentos de teoria literária, julgue os itens de 89 a 100. Em Memórias póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis, ao delegar a narrativa a um narrador volúvel e não confiável, criou uma configuração realista da vida social brasileira pelo desmascaramento irônico do narrador e da classe que ele representa.
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42Q215823 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Literatura, Médico do Trabalho, DATAPREV, Quadrix

O ano de 2012 marca o centenário de nascimento de um importante escritor brasileiro: Jorge Amado. O autor baiano foi homenageado em diversos eventos durante o ano, tais como exposições, além de nova adaptação de uma de suas obras para a televisão. Alguns de seus principais livros são Dona Flor e seus dois maridos, Tieta do Agreste e Capitães da areia. A literatura de Jorge Amado costuma ser, geralmente, inserida em qual dos seguintes movimentos literários?
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43Q11155 | Português, Literatura, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP

Texto associado.
Leia os versos das Liras, de Tomás Antônio Gonzaga, para responder às questões

Os teus olhos espalham luz divina,
a quem a luz do sol em vão se atreve;       
papoila ou rosa delicada e fina
te cobre as faces, que são cor da neve.
Os teus cabelos são uns fios d’ouro;
teu lindo corpo bálsamo vapora.
Ah! não, não fez o céu, gentil pastora,
para a glória de amor igual tesouro!
Graças, Marília bela,
graças à minha estrela!

(Tomás Antônio Gonzaga, Obras Completas)
Em outros versos das Liras, o poeta diz sobre Marília:

Vasta campina,
de trigo cheia,
quando na sesta
co vento ondeia,
ao seu cabelo,
quando flutua,
não é igual.
Tem a cor negra,
mas quanto val!

Comparando estes versos aos já transcritos, fica evidente que o eu lírico
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44Q474769 | Espanhol, Literatura, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Lea con atención: ______________ que el director venga a la boda de Juan Carlos. Este libro _______________ de lado los adornos literarios. La secuencia que completa correctamente los huecos arriba con perífrasis es:

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45Q374423 | Português, Literatura, Professor, IFTO, 2017

O Brasil testemunhou, na década de 1930, uma explosão do romance e o regionalismo dominou a ficção da segunda geração modernista. Sobre isso, aponte a alternativa que está em desacordo com o projeto literário do romance de 1930 no Brasil.
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46Q159889 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Literatura, Assistente de Chancelaria, MRE, ESAF

Gaúcho, filho de um dos maiores escritores brasileiros, ele se tornou um dos mais respeitados e populares nomes da literatura brasileira contemporânea, publicando livros de larga aceitação e crônicas na imprensa. Entre seus personagens mais conhecidos, estão o analista de Bagé e a velhinha de Taubaté. Esse escritor é

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47Q374597 | Português, Literatura, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Atente para as seguintes afirmações sobre gêneros literários:

I. A teoria literária estuda os gêneros literários, que tradicionalmente se dizem épico, lírico e dramático.

II. O gênero épico apresentativo, narrativo, se faz por acréscimo de partes, conta uma estória, apresenta fatos, com adição de cada parte.

III. O gênero lírico é o gênero das emoções fortes, do teatro, dos discursos, do debate na TV, que apela para o público, mobiliza-o, passa para eletricidade, empolgação. Na tragédia, vai às lágrimas; na comédia, solta gargalhadas.

IV. O gênero dramático, como o próprio nome diz, é subjetivo e musical, canta e embala, fala de si e quase sempre para si mesmo, suave, tende a um isolamento.

V. Apesar de sua genealogia histórica longa, a teoria dos gêneros não foi ainda resolvida pela crítica literária, pois a multiplicidade de nomes que o gênero assumiu atesta a confusão que cerca este problema.

É correto o que se afirma somente em

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48Q374824 | Português, Literatura, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Em relação à curadoria artística em literatura, analise as seguintes afirmações.

I. A curadoria, tradicionalmente, esteve atrelada à atuação museológica ou artística, tanto como forma de organização quanto como cargo profissional.

II. Dentro do modelo contemporâneo de curadoria, tem-se a constituição de práticas de atividades literárias ligadas à formação de clubes de leitores com o objetivo de debater, organizar encontros ou eventos literários, que tenham o livro como o objeto-alvo e a marcante presença da figura do curador.

III. O crescimento do Círculo do Livro, na década de 90, foi o marco do grande ciclo editorial brasileiro de uma incipiente curadoria literária.

IV. O papel influenciador do curador fortalece o modelo de curadoria no mercado editorial. As curadorias fazem o papel de mediação literária entre a obra e o leitor, não criam espaços para debates literários com a participação do curador, mas estimulam fortemente a consolidação da ideia do clube de leitores.

É correto o que se afirma em

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49Q374777 | Português, Literatura, Bombeiro Militar, Bombeiro Militar MG, 2018

Assinale a alternativa em que a comparação entre as características do Realismo e as do Romantismo está incorreta.
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50Q373461 | Português, Literatura, Revisor de Texto, IF SC, IESES

São autores do período barroco brasileiro todos os citados abaixo, EXCETO:
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51Q374558 | Português, Literatura, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

No que concerne a apoio a publicações, a lançamentos de livros e a eventos literários, é correto afirmar que
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52Q374679 | Português, Literatura, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Para Nehamas (1986), os autores são indivíduos reais, firmemente localizados na história, causas eficientes dos seus textos.

 ( ) A “Academia Francesa” do Ceará é uma das expressões da ebulição intelectual que caracterizava a época e teve vida de 1872 a 1875, fundada por jovens intelectuais da província nortista, como Rocha Lima, Tomás Pompeu, Araripe Júnior, Capistrano de Abreu, dentre outros.

( ) A “Academia Francesa” do Ceará foi um desdobramento de outra associação, de 1870, a “Padaria Espiritual”.

( ) O “Gabinete de Leitura” foi uma associação que surgiu antes da “Fênix Estudantil”.

( ) Os pontos altos dos movimentos de cunho filosófico e literário no Ceará, surgiram, na segunda metade do Século XIX, conforme a sequência: primeiramente, a “Fênix Estudantil”, depois a “Academia Francesa” do Ceará, seguida pelo “Gabinete de Leitura”, e, mais tarde, a “Padaria Espiritual”.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

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53Q373358 | Português, Literatura, Revisor de Texto, IF SC, IESES

Neste período, a narrativa é marcada pela forte análise social, a partir de grupos humanos marginalizados, valorizando o coletivo. Os títulos das obras apresentam quase sempre a mesma preocupação: "O mulato", "O cortiço", "Casa de pensão", "O Ateneu". Referimos a que período da literatura brasileira?
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54Q486058 | Inglês, Literatura, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Nobel Prize of Literature in 1954, American author and journalist Ernest Hemingway (1899-1961), published in 1940 a novel with the Spanish Civil War as its background. This work was called

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55Q485496 | Inglês, Literatura, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Read these very famous passages below.

I. Beware, my lord, of jealousy/ It is the green-eyed monster, which doth mock/ The meat it feeds on. II. This is the way the world ends/ Not with a bang but a whimper. III. Once upon a time and a very good time it was there was a moocow coming down along the road and this moocow that was coming down along the road met a nicens little boy named baby tuckoo. Attributing each passage to its respective author and the work from where they were taken, choose the right alternative.
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56Q486111 | Inglês, Literatura, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Member of the Bloomsbury Group, this author and publisher is today regarded as one of the most important modernist literary figures of the last century.

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57Q374653 | Português, Literatura, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Dentre as afirmações que se seguem relativas à pesquisa em artes, assinale a que se adéqua apenas à pesquisa sobre literatura e ensino.
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58Q374697 | Português, Literatura, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

No que concerne à criação literária e aos conceitos de autor e escritor, assinale a afirmação verdadeira.
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59Q878408 | Português, Literatura, Professor de Literatura, SEDUCAL, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto associado.

Para muitos escritores [brasileiros] do século XVII e de grande parte do XVIII, a linguagem metafórica e os jogos de argúcia do espírito barroco eram maneiras normais de comunicar a sua impressão a respeito do mundo e da alma. E isto só poderia ser favorecido pelas condições do ambiente, formado de contrastes entre a inteligência do homem culto e o primitivismo reinante, entre a grandeza das tarefas e a pequenez dos recursos, entre a aparência e a realidade. Como a desproporção gera o senso dos extremos e das oposições, esses escritores se adaptaram com vantagem a uma moda literária que lhes permitia empregar ousadamente a antítese, a hipérbole, as distorções mais violentas da forma e do conceito. Para eles, o estilo barroco foi uma linguagem providencial e, por isso, gerou modalidades tão tenazes de pensamento e expressão que, apesar da passagem das modas literárias, muito delas permaneceu como algo congenial ao país.

     No Brasil, sobretudo naqueles séculos, esse estilo equivalia a uma visão — graças à qual foi possível ampliar o domínio do espírito sobre a realidade, atribuindo-se sentido alegórico à flora, magia à fauna, grandeza sobre-humana aos atos. Poderoso fator ideológico, ele compensa de certo modo a pobreza dos recursos e das realizações; e, ao dar transcendência às coisas, a fatos e a pessoas, transpõe a realidade local à escala do sonho.

Antonio Candido. Literatura de dois gumes. In: A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1989, p. 168 (com adaptações). 

A partir do texto precedente, julgue o item a seguir, considerando as relações entre o estilo barroco e a realidade brasileira do século XVII.  

A “antítese, a hipérbole, as distorções mais violentas da forma e do conceito” estão entre as características que mais evidenciaram o contraste entre o estilo barroco e a realidade nacional.

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60Q878406 | Português, Literatura, Professor de Literatura, SEDUCAL, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto associado.

Para muitos escritores [brasileiros] do século XVII e de grande parte do XVIII, a linguagem metafórica e os jogos de argúcia do espírito barroco eram maneiras normais de comunicar a sua impressão a respeito do mundo e da alma. E isto só poderia ser favorecido pelas condições do ambiente, formado de contrastes entre a inteligência do homem culto e o primitivismo reinante, entre a grandeza das tarefas e a pequenez dos recursos, entre a aparência e a realidade. Como a desproporção gera o senso dos extremos e das oposições, esses escritores se adaptaram com vantagem a uma moda literária que lhes permitia empregar ousadamente a antítese, a hipérbole, as distorções mais violentas da forma e do conceito. Para eles, o estilo barroco foi uma linguagem providencial e, por isso, gerou modalidades tão tenazes de pensamento e expressão que, apesar da passagem das modas literárias, muito delas permaneceu como algo congenial ao país.

     No Brasil, sobretudo naqueles séculos, esse estilo equivalia a uma visão — graças à qual foi possível ampliar o domínio do espírito sobre a realidade, atribuindo-se sentido alegórico à flora, magia à fauna, grandeza sobre-humana aos atos. Poderoso fator ideológico, ele compensa de certo modo a pobreza dos recursos e das realizações; e, ao dar transcendência às coisas, a fatos e a pessoas, transpõe a realidade local à escala do sonho.

Antonio Candido. Literatura de dois gumes. In: A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1989, p. 168 (com adaptações). 

A partir do texto precedente, julgue o item a seguir, considerando as relações entre o estilo barroco e a realidade brasileira do século XVII.  

O contraste “entre a aparência e a realidade” diz respeito tanto às contradições da vida social brasileira no século XVII quanto a um dos eixos centrais do estilo barroco: “o senso dos extremos e das oposições”.

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