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Questões de Concursos Máquina de Indução

Resolva questões de Máquina de Indução comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q958533 | Engenharia Elétrica, Máquina de Indução, Engenheiro Eletricista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Para a determinação de dois parâmetros de um transformador monofásico, cuja relação de espiras é 10:100, foi realizado um ensaio em curto-circuito. As medições para o cálculo dos parâmetros foram obtidas com medidores no lado de alta tensão (AT) e curto-circuito no lado de baixa tensão (BT). A corrente de curto-circuito medida no lado de AT durante o ensaio foi igual a 10 A. As contribuições de corrente e de potência do ramo magnetizante do transformador eram desprezíveis. A partir desse ensaio, foram calculadas a resistência e a reatância de dispersão equivalentes referenciadas ao lado de AT, obtendo-se os valores 0,5 Ω e 5 Ω, respectivamente.

A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.

No ensaio em curto-circuito, a tensão aplicada ao lado de AT foi de 50 V.
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22Q962178 | Engenharia Elétrica, Máquina de Indução, Especialidade Engenharia Elétrica, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

A respeito de partidas de motores de indução, é correto afirmar que:
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23Q958532 | Engenharia Elétrica, Máquina de Indução, Engenheiro Eletricista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Para a determinação de dois parâmetros de um transformador monofásico, cuja relação de espiras é 10:100, foi realizado um ensaio em curto-circuito. As medições para o cálculo dos parâmetros foram obtidas com medidores no lado de alta tensão (AT) e curto-circuito no lado de baixa tensão (BT). A corrente de curto-circuito medida no lado de AT durante o ensaio foi igual a 10 A. As contribuições de corrente e de potência do ramo magnetizante do transformador eram desprezíveis. A partir desse ensaio, foram calculadas a resistência e a reatância de dispersão equivalentes referenciadas ao lado de AT, obtendo-se os valores 0,5 Ω e 5 Ω, respectivamente.

A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.

Se a reatância de dispersão somente do lado de AT fosse de 2,5 Ω, então a reatância somente do lado de BT seria de 0,025 Ω.
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24Q996681 | Engenharia Elétrica, Máquina de Indução, Especialidade Engenharia Elétrica, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Em relação aos motores de indução, analise as afirmativas abaixo e dê valores verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) O conjunto estator-rotor constitui um circuito elétrico com impedância capacitiva que possibilita um caminho fechado de alta relutância.
( ) O vão livre entre o estator e o rotor é chamado de entreferro, sendo o mesmo necessário para o desenvolvimento da rotação.
( ) As bobinas localizadas nas ranhuras do estator recebem potência elétrica diretamente de uma rede, à semelhança do primário de um transformador.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
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25Q996682 | Engenharia Elétrica, Máquina de Indução, Especialidade Engenharia Elétrica, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Motores elétricos, como os de indução recebem uma indicação quanto à forma de acionamento, frequência, voltagem e corrente elétrica. Uma característica também importante, que define seu uso é o índice de proteção nas aplicações. Essa normatização é usada pelos fabricantes, indústrias de uma maneira geral, e utiliza-se a sigla IPXY. Sendo o primeiro algarismo (X) indica o grau de ______. O segundo algarismo (Y) indica o grau de ______. Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
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26Q965271 | Engenharia Elétrica, Máquina de Indução, Engenheiro Elétrico, Caixa, CESGRANRIO

Considere as perdas de um motor de indução trifásico desde a potência de entreferro até a potência mecânica resultante no eixo do motor. Essas são compostas pela perda ôhmica do rotor e pelas perdas por atrito e ventilação, podendo desconsiderar as demais perdas. O motor possui 6 polos e trabalha com frequência de 60Hz. Suponha, ainda, que o motor esteja acoplado a uma carga e que, nessa situação, o escorregamento seja de 2,5%, a potência de entreferro seja de 5.000 W, e as perdas por atrito e ventilação totalizem 312 W.
Nessa situação, qual o torque, em Nm, produzido no eixo do motor?
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