Questões de Concursos Médico da Família

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q836936 | Medicina, Médico da Família, FSPSS Médico Clínico Geral 40h, FSPSS, 2021

Quando da identificação em uma unidade básica de saúde de um caso de tuberculose pulmonar bacilífero, sem complicações clínicas maiores, o médico de família deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12 Q832420 | Medicina, Médico da Família, Prefeitura de Palhoça SC Médico Clínico Geral ESF, IESES, 2021

Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao assunto Estratégia da Saúde da Família:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13 Q907735 | Medicina, Médico da Família, Geriatra, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

A disfunção erétil é possivelmente o mais importante problema da sexualidade masculina, devido a sua alta prevalência e seu impacto na qualidade de vida. Alguns estudos demonstram que sua prevalência, em idosos acima de 60 anos, pode ultrapassar 50%. Nesses casos, a etiologia mais comum de disfunção erétil em homens idosos é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14 Q904985 | Medicina, Médico da Família, Médico Ginecologista, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

A colpocitologia oncótica, também conhecida como exame de Papanicolau, é fundamental no rastreamento do câncer do colo do útero. Considerando as diretrizes atuais do Sistema Único de Saúde (SUS) para o rastreamento deste câncer, qual das alternativas a seguir está correta sobre a periodicidade recomendada para a realização do exame em mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15 Q980707 | Medicina, Médico da Família, ESF, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Paciente do sexo feminino, 29 anos relata úlcera genital indolor há 12 dias, sem secreção, com base endurecida e linfonodomegalia inguinal bilateral indolor. Apresenta VDRL reagente 1:32. Qual a conduta mais adequada nesse contexto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16 Q998141 | Medicina, Médico da Família, Saúde Mental, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 48 anos, previamente hígida, comparece à consulta por dispneia aos esforços de início súbito. O exame físico não mostra qualquer particularidade, exceto por icterícia. Exames complementares mostram hemoglobina 8 g/dl, VCM: 88 fL, elevação de LDH, bilirrubinas e reticulócitos.
Devemos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17 Q979683 | Medicina, Médico da Família, Médico ESF, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Caso: Jovem de 22 anos, estudante, procura a UBS para uma avaliação de rotina. Refere apenas cansaço leve e esporádico, que atribui à sua rotina de estudos. Exames laboratoriais solicitados revelam: hemoglobina (Hb) = 11,1 g/dL; volume corpuscular médio (VCM) = 70 fL. Foi realizada suplementação com ferro oral por 60 dias, sem que houvesse alteração significativa no hemograma. A investigação complementar demonstrou cinética de ferro dentro dos parâmetros da normalidade e eletroforese de hemoglobinas sem alterações.
Nesse cenário da Atenção Primária, a hipótese diagnóstica mais provável é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18 Q998138 | Medicina, Médico da Família, Saúde Mental, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 30 anos conta história de síncope ao acordar há 15 dias. Sem pródromos e sem abalos musculares, o episódio veio acompanhado de sudorese. Depois vomitou e teve diarreia líquida, sem muco, sangue ou pus. Ficou tão preocupada com o desmaio que começou a sentir tremedeira, fraqueza e dor abdominal. Como namora um estudante de medicina, traz vários exames complementares e de imagem (“ele conseguiu os pedidos com seus professores”). Hemograma, VHS, glicemia, creatinina, colesterol total e frações, TGO, TGP, TSH, T4 livre, endoscopia digestiva alta, TC e RM craniana, ECG e Holter, todos normais. O namorado disse que “isso não é nada”, mas ela ficou com medo grande de desmaiar. Voltou a ter episódios de fraqueza, sudorese e tremor, seguidos de epigastralgia, que a deixaram ainda mais insegura. De vez em quando, diarreia líquida. O sono não está bom. Faz controle ginecológico regularmente, está em uso de contraceptivo oral e menstruou há 28 dias. Não há fatores de risco cardiovascular. O exame físico está absolutamente normal.
Decidimos então:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19 Q1006926 | Medicina, Médico da Família, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2022

Homem de 35 anos apresenta há 6 meses dor em região anal. Relata alguns episódios de sangue no papel higiênico e no vaso sanitário após as defecações e que tem observado a presença de muco e de um pouco de fezes nas roupas íntimas. Exame proctológico: botão hemorroidário com origem acima da linha pectínea, prolapsado pelo canal anal, com mucosa friável e que não pode ser reduzido após manobra manual. Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, o diagnóstico e a melhor conduta para o caso exposto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20 Q980708 | Medicina, Médico da Família, ESF, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Qual dos sinais e sintomas abaixo não é típico de uma cistite?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.