Início

Questões de Concursos Métodos de Controle de Pragas

Resolva questões de Métodos de Controle de Pragas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1016591 | Engenharia Agronômica Agronomia, Métodos de Controle de Pragas, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito do manejo integrado de doenças que atacam as culturas hortícolas tuberosas, julgue o item a seguir.

A bacteriose causada por Xanthomonas axonopodis pv. manihotis apresenta um complexo de lesões, sendo o seu controle dificultado pela inexistência de cultivares resistentes, devendo o produtor usar medidas preventivas tais como a seleção de manivas sadias e a eliminação de plantas doentes do mandiocal.

  1. ✂️
  2. ✂️

22Q1017159 | Engenharia Agronômica Agronomia, Métodos de Controle de Pragas, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de conceitos pertinentes ao controle biológicos de pragas agrícolas, julgue o item que se segue.

O controle biológico aumentativo demanda grandes quantidades de inimigos naturais criados em laboratório, com menor chance de sucesso e maior custo para insetos generalistas.

  1. ✂️
  2. ✂️

23Q1061211 | Engenharia Agronômica Agronomia, Métodos de Controle de Pragas, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue s próximo item, relativo à formulação de agentes de biocontrole no Brasil.

A adição de adjuvantes é permitida para melhorar a eficácia de um agente biocontrolador, mas não para aumentar a sua estabilidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

26Q1061206 | Engenharia Agronômica Agronomia, Métodos de Controle de Pragas, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Tendo em vista que a busca por soluções mais sustentáveis para a produção agrícola vem aumentando o interesse pelo uso de produtos biológicos no Brasil, julgue o item subsecutivo, pertinentes a esse tema.

Controle biológico por conservação ocorre por meio da introdução de inimigos naturais nos agroecossistemas, aliada ao favorecimento ou fornecimento de condições de sobrevivência e de reprodução desses inimigos naturais.

  1. ✂️
  2. ✂️

27Q1016680 | Engenharia Agronômica Agronomia, Métodos de Controle de Pragas, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do controle de pragas e doenças em frutíferas tropicais, julgue o item subsequente.

O controle biológico conservativo utiliza cobertura vegetal nos pomares, por meio de manejo de plantas espontâneas, introdução de plantas aromáticas ou adubos verdes, para manter e aumentar predadores de pragas, fornecendo abrigo, alimento alternativo e microclima favorável.

  1. ✂️
  2. ✂️

29Q1063067 | Engenharia Agronômica Agronomia, Métodos de Controle de Pragas, Defesa Sanitária Vegetal, ADAB, FGV, 2024

O mal do panamá da bananeira (Musa spp.) é causado por Fusarium oxysporum f. sp. cubense (E.F. Sm.) W.C. Snyder & H.N. Hansen. Trata-se de um fungo habitante do solo e que coloniza os vasos do xilema, levando à murcha e culminando com a morte das plantas de bananeira. O patógeno pode ser classificado em raças tendo como base a sua capacidade de infectar diferentes subgrupos e variedades de bananeira. As raças que afetam a bananeira são divididas em 1, 2 e 4, esta última subdividida em subtropical ST4 (subtropical 4) e tropical TR4. Visando a proteção das lavouras nacionais foi publicada em 05 de junho de 2020 a Instrução Normativa n° 30, que Institui o Plano Nacional de Prevenção e Vigilância de F. oxysporum f.sp cubense raça 4 tropical - PNPV/Foc R4T).
A preocupação com F. oxysporum f.sp cubense raça 4 tropical e a publicação desta portaria que estabelece os procedimentos operacionais para aplicação de medidas de prevenção e de contingência, contenção, supressão e erradicação, de focos de F. oxysporum f.sp cubense raça 4 tropical (Foc R4T), deve-se a necessidade de proteção das lavouras de bananeira nas diferentes Unidades de Federação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1063075 | Engenharia Agronômica Agronomia, Métodos de Controle de Pragas, Defesa Sanitária Vegetal, ADAB, FGV, 2024

Nos portos, aeroportos e rodoviárias é recomendada a adoção de medidas que visem prevenir a introdução de pragas ausentes nas regiões produtoras.
Baseando-se nos princípios gerais de controle de doenças de plantas, também conhecidos como princípios de Whetzel, quando um fiscal agropecuário evita a entrada de um fitopatógeno em uma área isenta, o princípio geral de controle que mais se adapta a situação, chama-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1061063 | Engenharia Agronômica Agronomia, Métodos de Controle de Pragas, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação a sistemas integrados de produção animal e vegetal, julgue o item a seguir.

Modelos de produção baseados em sistemas de integração lavoura-pecuária constituem a estratégia mais eficiente para controle de pragas como tamanduá-da-soja (Sternechus subsignatus).

  1. ✂️
  2. ✂️

32Q1063082 | Engenharia Agronômica Agronomia, Métodos de Controle de Pragas, Defesa Sanitária Vegetal, ADAB, FGV, 2024

O moko ou murcha bacteriana (Ralstonia solanacearum raça 2) apresenta-se como uma das mais destrutivas doenças da bananeira. Os sintomas são observados em plantas adultas na forma de amarelecimento, murcha e quebra do pecíolo das folhas.
Em relação a essa doença, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1063074 | Engenharia Agronômica Agronomia, Métodos de Controle de Pragas, Defesa Sanitária Vegetal, ADAB, FGV, 2024

A Bahia é um dos principais produtores de mamão do Brasil, constituindo-se em uma das principais atividades frutícolas que se pratica no seu território. Esta cultura é afetada por muitas doenças. As de maior importância econômica são as viroses, que constituem o maior entrave à implantação da cultura do mamoeiro, por causa da dificuldade do seu controle e da necessidade de migração que elas impõem à essa cultura. Destas, destaca-se o vírus da mancha anelar do mamoeiro (ou mosaico do mamoeiro) e o vírus da meleira.

Sobre os procedimentos de prevenção e controle destas doenças, analise as afirmações:

I. Deve-se Interditar propriedade(s), no Estado da Bahia, onde seja(m) registrado(s) oficialmente foco(s) de "Mosaico" ou "Mancha Anelar" e/ou de "Meleira" do mamoeiro;
II. Os proprietários, arrendatários ou ocupantes a qualquer título, serão indenizados proporcionalmente em relação às plantas eliminadas, ficando obrigados a eliminar, as lavouras de mamão abandonadas;
III. As propriedades interditadas serão liberadas após o cumprimento dos trabalhos de eliminação das plantas infectadas ou atacadas.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1063080 | Engenharia Agronômica Agronomia, Métodos de Controle de Pragas, Defesa Sanitária Vegetal, ADAB, FGV, 2024

Huanglongbing (HLB) ou greening (‘Candidatus Liberibacter spp.’) é uma das mais destrutivas doenças da citricultura mundial. No Brasil, a doença foi relatada pela primeira em 2004 e, deste então, vem ameaçando a citricultura Nacional.
Em relação ao greening, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1016503 | Engenharia Agronômica Agronomia, Métodos de Controle de Pragas, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação ao manejo de artrópodes-pragas e ao manejo integrado de pragas, julgue o próximo item.

No estabelecimento dos níveis populacionais dos insetos, o nível de controle corresponde à densidade populacional média em um curto período de tempo, sem que medidas de controle sejam necessárias.
  1. ✂️
  2. ✂️

36Q1063059 | Engenharia Agronômica Agronomia, Métodos de Controle de Pragas, Defesa Sanitária Vegetal, ADAB, FGV, 2024

A Instrução Normativa MAPA n° 21, de 25 de abril de 2018 institui os critérios e procedimentos para o estabelecimento e manutenção do status fitossanitário relativo à praga denominada Cancro Cítrico, causada por Xanthomonas citri subsp. citri.
Esta Instrução Normativa se aplica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1071517 | Engenharia Agronômica Agronomia, Métodos de Controle de Pragas, Agrônomo, Prefeitura de Jeremoabo BA, ISET, 2024

Sobre as técnicas de aplicação de inseticidas, analise os itens a seguir:

I. Pulverização: usando um pulverizador o inseticida é diluído em água (no tanque do pulverizador) e depois de fechado é feito o bombeamento através de uma alavanca manual que pressuriza o líquido, apertando-se o gatilho da lança a calda inseticida sai através de um bico dosador e pode ser aplicada nas superfícies ou nos locais de infestação.
II. Atomização: é quando se usa um atomizador com motor à gasolina de dois tempos ou motor elétrico.
III. Polvilhamento: usando-se uma polvilhadeira pode-se aplicar o inseticida formulado em pó seco em frestas, dutos de esgoto, etc.
IV. Aplicação de gel: essa técnica é exclusiva da formulação de inseticida em gel, que pode ser aplicado através de uma pistola aplicadora cuja regulagem é feita para que o gel saia em forma de gotas.

Estão corretos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1016507 | Engenharia Agronômica Agronomia, Métodos de Controle de Pragas, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da resistência de insetos a inseticidas e do melhoramento genético que visa à resistência de plantas a artrópodes-pragas, julgue o item subsequente.

A destoxificação enzimática é um mecanismo em que o inseto resistente metaboliza o inseticida em uma taxa rápida, o nível da resistência é alto, e sua ocorrência independe do produto.
  1. ✂️
  2. ✂️

39Q1016511 | Engenharia Agronômica Agronomia, Métodos de Controle de Pragas, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação aos métodos de controle de inseto-praga, julgue o próximo item.

Por ser incompatível com outros métodos de controle de insetos-praga, o uso do controle por resistência de plantas é inviável em programas de manejo integrado de pragas (MIP).
  1. ✂️
  2. ✂️

40Q1016718 | Engenharia Agronômica Agronomia, Métodos de Controle de Pragas, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativo ao manejo ambiental e ao manejo agroecológico de cultivos e pragas.

Resgatar princípios naturais e utilizar policultivos, consórcios e agroflorestas pode promover sistemas agrícolas mais sustentáveis e complexos e proteger as plantas de pragas e patógenos.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.