Questões de Concursos Mídias

Resolva questões de Mídias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q897868 | Pedagogia, Mídias, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) acerca do tema Mídias e Tecnologias do Conhecimento.

( ) A Mídia digital, internet, é uma ferramenta que permite inúmeras possibilidades de tornar a didática mais envolvente e assimilativa.
( ) A Mídia eletrônica, rádio e cinema são consideradas como únicas formas de comunicação unidirecional, ou seja, apenas passam informações e não permitem a interação com quem está acompanhando-as.
( ) Alguns exemplos de ferramentas para serem usadas na educação: World Wide Web, Blogs e Chats.
( ) Mídia impressa: formato de mídia mais antigo que visa comunicar algo, como jornais, revistas, mala-direta, folders e catálogos.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q883291 | Pedagogia, Mídias, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Sobre a utilização de diferentes linguagens midiáticas no desenvolvimento das práticas educativas, assinale a opção que apresenta a principal contribuição dessas linguagens para o processo de construção do conhecimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q883292 | Pedagogia, Mídias, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Sobre a apropriação tecnológica nas práticas educativas, assinale a opção que indica o principal fator que determina a efetividade dessa apropriação por parte dos professores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q883293 | Pedagogia, Mídias, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Sobre a educação crítica e libertadora, assinale a opção que apresenta o principal desafio para o uso das tecnologias e da cultura digital no cotidiano escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q907361 | Pedagogia, Mídias, Informática, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2024

Qual é o papel da mídia digital na educação?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q994923 | Pedagogia, Mídias, Professor Auxiliar de Atividades de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

No contexto atual é importante saber trabalhar com as mídias educomunicação e tecnologia na educação, dentro dessa proposta, Florianópolis aprovou em 2007, Carta de Florianópolis para Mídia-Educação pela Lei Municipal n.º 8623, de 2 de junho de 2011 com o objetivo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q994964 | Pedagogia, Mídias, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O hipertexto ou a multimídia interativa adequam-se particularmente aos usos educativos. É bem conhecido o papel fundamental do envolvimento pessoal do aluno no processo de aprendizagem. O Hipertexto é a interconexão do texto mais imagem. Já a multimídia interativa, graças à sua dimensão reticular ou não linear, favorece uma atitude exploratória, ou mesmo lúdica, face ao material a ser assimilado. É, portanto, um instrumento bem adaptado a uma pedagogia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q897709 | Pedagogia, Mídias, Professor de Geografia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

As ferramentas de mídia e tecnologia podem alçar os métodos de ensino no ambiente escolar. A sala de aula que contava até então com alunos e professor, quadro negro e giz, globo e mapas, agora conta com um grande aliado: a internet e sua vasta possibilidade de tornar a didática mais assimilativa com seus mecanismos de imagens e interação visual.

Analise as afirmativas abaixo sobre as ferramentas de mídia e tecnologia no ambiente escolar.

1. A internet é uma ferramenta que deixa a didática escolar mais visual para o estudante, já que contém mecanismos que ajudam a captar a atenção com imagens, que consequentemente aumentam as chances de um aprendizado de maior sucesso.
2. Os professores, que são os agentes de transmissão de conhecimento, para que possam usufruir desses avanços tecnológicos e melhorar suas aulas, devem adequar-se à nova ferramenta a seu favor e torná-la adequada em sala de aula como uma importante ferramenta de linguagem audiovisual.
3. A quantidade de informações disponibilizadas nas mídias é imensa e da mesma forma que dá acesso a conhecimento, pode transmitir informações inverídicas e cabe ao professor orientar e filtrar as informações de modo estratégico para considerar um conteúdo a ser debatido ou visualizado pelos estudantes.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q890067 | Pedagogia, Mídias, PEB, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

A inserção das tecnologias digitais na vida cotidiana tem gerado grandes e rápidas mudanças nas formas de interação e comunicação das pessoas. Uma consequência dessas mudanças se faz notar nas práticas de leitura, com a emergência de textos híbridos, que associam sons, ícones, imagens estáticas e em movimento, leiautes multissemióticos, alterando os gestos dos leitores, o processamento de informação e a construção de significados.
COSCARELLI, Carla Viana (org). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016, p. 16.

Com relação ao letramento digital, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q898021 | Pedagogia, Mídias, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

Como as mudanças culturais e tecnológicas influenciam as práticas de brincar e o desenvolvimento infantil na sociedade contemporânea?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q964897 | Pedagogia, Mídias, Prova C, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2023

Uma instituição que realiza treinamentos vai implantar um ambiente de ensino a distância (EaD), com uma abordagem pedagógica voltada para atingir o maior número possível de participantes. A abordagem adotada nesses treinamentos não conterá qualquer tipo de interação com o participante, pois se baseará em modelo tutorial, sendo a informação organizada de acordo com uma sequência pedagógica específica. Além disso, não há interação do participante com o ambiente de ensino, limitando-se ele à leitura do conteúdo das telas que aparecem no monitor do computador.
Considerando-se as características apresentadas, a abordagem pedagógica a ser utilizada para a implantação desse ambiente EaD é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.