Início

Questões de Concursos Mídias

Resolva questões de Mídias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q994923 | Pedagogia, Mídias, Professor Auxiliar de Atividades de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

No contexto atual é importante saber trabalhar com as mídias educomunicação e tecnologia na educação, dentro dessa proposta, Florianópolis aprovou em 2007, Carta de Florianópolis para Mídia-Educação pela Lei Municipal n.º 8623, de 2 de junho de 2011 com o objetivo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q994964 | Pedagogia, Mídias, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O hipertexto ou a multimídia interativa adequam-se particularmente aos usos educativos. É bem conhecido o papel fundamental do envolvimento pessoal do aluno no processo de aprendizagem. O Hipertexto é a interconexão do texto mais imagem. Já a multimídia interativa, graças à sua dimensão reticular ou não linear, favorece uma atitude exploratória, ou mesmo lúdica, face ao material a ser assimilado. É, portanto, um instrumento bem adaptado a uma pedagogia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q898021 | Pedagogia, Mídias, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

Como as mudanças culturais e tecnológicas influenciam as práticas de brincar e o desenvolvimento infantil na sociedade contemporânea?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q890067 | Pedagogia, Mídias, PEB, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

A inserção das tecnologias digitais na vida cotidiana tem gerado grandes e rápidas mudanças nas formas de interação e comunicação das pessoas. Uma consequência dessas mudanças se faz notar nas práticas de leitura, com a emergência de textos híbridos, que associam sons, ícones, imagens estáticas e em movimento, leiautes multissemióticos, alterando os gestos dos leitores, o processamento de informação e a construção de significados.
COSCARELLI, Carla Viana (org). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016, p. 16.

Com relação ao letramento digital, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q1010366 | Pedagogia, Mídias, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito da comunicação e interação grupal no processo de planejamento, julgue o item seguinte.

São considerados componentes do processo de comunicação: fonte, remetente, transmissor, canal, receptor, destino e ruído.

  1. ✂️
  2. ✂️

26Q1011577 | Pedagogia, Mídias, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação às mídias digitais e aos materiais impressos, úteis à educação em informática, julgue o seguinte item.

Vídeos educativos podem ser considerados uma forma eficaz de ensino, pois combinam imagem, som e movimento para facilitar a compreensão de conteúdos.

  1. ✂️
  2. ✂️

27Q1011567 | Pedagogia, Mídias, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de gestão, tutoria e integração em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), bem como de aspectos técnicos e pedagógicos das videoconferências e das webconferências, julgue o próximo item.

Integrar plataformas como Moodle e BigBlueButton enriquece o ensino, mas exige cuidado com a configuração dos servidores, a manutenção do equipamento e o treinamento dos usuários.

  1. ✂️
  2. ✂️

28Q1011573 | Pedagogia, Mídias, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere às tecnologias de ensino e a seu uso educacional, julgue o seguinte item.

A TV ainda é uma ferramenta importante no contexto educacional atual, pois permite a exibição de conteúdos educativos acessíveis.

  1. ✂️
  2. ✂️

29Q1011574 | Pedagogia, Mídias, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere às tecnologias de ensino e a seu uso educacional, julgue o seguinte item.

O uso de computadores em sala de aula permite acesso a recursos interativos e conteúdos digitais variados, além de promoverem o desenvolvimento das competências tecnológicas dos alunos.

  1. ✂️
  2. ✂️

30Q1010365 | Pedagogia, Mídias, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito da comunicação e interação grupal no processo de planejamento, julgue o item seguinte.

Ruído é o espaço intermediário situado entre o emissor e o receptor, que geralmente constituem dois pontos distantes entre si, interferindo no planejamento do processo de comunicação.

  1. ✂️
  2. ✂️

31Q1011566 | Pedagogia, Mídias, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de gestão, tutoria e integração em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), bem como de aspectos técnicos e pedagógicos das videoconferências e das webconferências, julgue o próximo item.

Analisar métricas como as taxas de acesso e de conclusão em cursos online ajuda a melhorar a gestão pedagógica e a reduzir a evasão.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.