Início

Questões de Concursos MACROECONOMIA

Resolva questões de MACROECONOMIA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


581Q1053843 | Economia, Macroeconomia, Auditoria Interna Gestão de riscos e Conformidade Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Considere que em uma economia fechada e sem governo, a função consumo do país seja dada por C = 50 + 0,65 Y e a renda de pleno emprego seja igual a R$ 1.000,00. Assinale, a seguir, o nível de investimento (I) necessário para que a economia esteja operando a pleno emprego.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

582Q1065119 | Economia, Macroeconomia, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Santana do Manhuaçu MG, OBJETIVA, 2025

“A balança comercial brasileira acumula superávit de US$ 24,432 bilhões nos cinco primeiros meses de 2025”. No contexto da economia, como no exemplo citado, a expressão “balança comercial” refere-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

583Q1038301 | Economia, Macroeconomia, Gestão Finanças e Controladoria, BDMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação a taxa de câmbio e regime cambial, julgue o seguinte item.

Uma taxa de câmbio real menor que 1 implica que o preço dos bens no país estrangeiro seja menor que o preço nacional dos mesmos bens.
  1. ✂️
  2. ✂️

584Q1028142 | Economia, Macroeconomia, Perito em Economia, MPU, FGV, 2025

Considere um país onde o governo decide aumentar significativamente os gastos em infraestrutura e educação, enquanto mantém um nível de tributação progressiva e uma política monetária expansionista.
Dado esse cenário, em relação às funções do governo e seus impactos econômicos, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

585Q1052494 | Economia, Macroeconomia, Planejamento Estratégico Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Um fator de grande relevância para a manutenção do equilíbrio de uma determinada economia é a política monetária. Entende-se por política monetária as ações tomadas pelas autoridades monetárias que visam à aplicação de instrumentos diretos ou induzidos com a finalidade de controlar a liquidez de um sistema econômico. São considerados instrumentos clássicos da política monetária, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

586Q965974 | Economia, Macroeconomia, Administrativo, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

As operações de mercado aberto constituem o mais ágil instrumento de política monetária utilizado pelo BACEN, pois permitem o imediato e permanente ajuste da liquidez monetária e do custo primário do dinheiro na economia. A respeito dessas operações, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

587Q1070338 | Economia, Macroeconomia, Prova 2, SEFAZ RJ, FCC

O regime de política macroeconômica prevalecente no Brasil é caracterizado pelo tripé macroeconômico. Assim, as políticas macroeconômicas possuem por meta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

588Q1055760 | Economia, Macroeconomia, Técnico Economista, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

O balanço de pagamentos é um instrumento utilizado pelos Bancos Centrais para contabilizar o estoque de recursos estrangeiros, conhecidas como “reservas internacionais”. Durante determinado período de tempo, o dólar americano, geralmente, em todas economias que se relacionam com o restante do mundo. Determinado economista foi escalado para levantar e apurar o saldo das reservas internacionais (em bilhões de dólares) de determinado um país, sendo dadas as contas a seguir:
Erros e omissões: –22; Investimento direto: +96; Exportações: 1203; Juros, lucros e dividendos: –203; Transferências unilaterais: +153; Saldo de serviços que não são fatores: –87; Importações: 1304; Empréstimo a médio e longo prazo: +141; e, Empréstimos a curto prazo: +11.
A partir das contas, assinale o saldo das Contas Correntes; da Conta de Capital; e, o valor das Reservas Internacionais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

589Q1035346 | Economia, Macroeconomia, Ciências Econômicas, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Considere uma economia em que o governo está preocupado com uma desaceleração econômica e avalia o uso de políticas de estímulo.

Com base nos fundamentos do modelo keynesiano simples ou com moeda, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) No modelo keynesiano simples, um aumento nos gastos públicos tem efeito multiplicado sobre o produto, sendo esse efeito maior quanto maior for a propensão marginal a consumir.
( ) No modelo keynesiano com moeda, a política monetária, ao afetar a taxa de juros e, consequentemente, o investimento, também pode influenciar o nível de renda de equilíbrio.
( ) A presença de vazamentos como impostos e importações tende a aumentar o multiplicador dos gastos, pois eles amplificam a renda disponível para consumo.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

590Q1045875 | Economia, Macroeconomia, Concurso Anulado, Prefeitura de Itaquaquecetuba SP, IGDRH, 2025

Sobre o PIB do Brasil em 2024 é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

591Q1036928 | Economia, Macroeconomia, Economia Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

No que diz respeito à determinação do produto real e do volume de emprego e aos fatores explicativos das flutuações cíclicas observadas nas economias capitalistas, considere as afirmativas abaixo.

I - De acordo com o modelo clássico, a aceitação da lei de Say e da Teoria Quantitativa da Moeda, de um lado, e a hipótese de rigidez de preços e salários nominais, de outro, levam à conclusão de que as situações de equilíbrio entre oferta e demanda agregadas convergem para o pleno-emprego e para a ausência de qualquer tipo de desemprego voluntário ou involuntário.

II - De acordo com o modelo keynesiano, só é possível haver equilíbrio entre oferta e demanda agregadas nas situações em que a economia funcione sob condições de plena capacidade e de pleno-emprego dos fatores produtivos.

III - De acordo com o modelo novo-clássico, de ciclos econômicos reais, o conjunto de propriedades macroeconômicas micro fundamentadas e a incorporação de pressupostos, tais como a existência de um agente representativo que maximiza utilidades intertemporais, concorrência perfeita em todos os mercados, expectativas racionais, completa flexibilidade de preços e salários e a introdução de choques tecnológicos aleatórios, fazem com que as flutuações cíclicas sejam decorrentes de choques reais do lado da oferta, cujos efeitos se propagam até que a economia retorne a novo estado de equilíbrio.

IV - De acordo com o modelo pós-keynesiano, na abordagem de Hyman Minsky, as flutuações cíclicas observadas refletem fases transitórias de instabilidade, causada pela excessiva desregulação dos mercados financeiros, já que, para o autor, o capitalismo é um sistema caracterizado pela tendência à estabilidade no longo prazo.


Está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

592Q1036942 | Economia, Macroeconomia, Economia Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Com o propósito de integrar a macroeconomia à teoria do desenvolvimento econômico, desde o início dos anos 2000, o professor Luiz Carlos Bresser-Pereira e outros autores têm formulado um conjunto de proposições teóricas, acompanhadas de evidências empíricas, com o objetivo de explicar por que muitos países em desenvolvimento, como o Brasil, após percorrerem uma trajetória inicialmente exitosa de crescimento econômico e alcançarem níveis de renda per capita em torno da média mundial, recaem em processos crônicos e persistentes de estagnação econômica. O conjunto dessas proposições forma o chamado novo-desenvolvimentismo.

De acordo com o novo-desenvolvimentismo, o principal obstáculo à superação da estagnação em países em desenvolvimento de renda média, como o Brasil, está relacionado à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

593Q1038541 | Economia, Macroeconomia, Abastecimento, EPE, FGV, 2024

Em relação à inflação, associe as teorias listadas a seguir às suas premissas.
1. Teoria monetarista
2. Teoria keynesiana
3. Inflação inercial
( ) A relação entre o consumo e a renda é dada por uma característica psicológica da comunidade, denominada “propensão a consumir”, que supõe um crescimento menos que proporcional do consumo em resposta a um aumento na renda. Nem toda renda será gasta no consumo e a categoria poupança representa a parte da renda não gasta.
( ) Os níveis de inflação se perpetuam devido a um conflito distributivo que ocorre entre os agentes econômicos (não apenas entre empresas e trabalhadores, mas também entre as próprias empresas) que elevam os preços de seus produtos de forma defasada e alternadamente
( ) A inflação é um fenômeno puramente monetário em sua manifestação e a demanda por moeda deve ser proporcional à renda nominal ou que apresente elasticidade-renda unitária. Não inclui os conceitos de juros e custo de oportunidade de retenção da moeda. A moeda é demandada apenas para cumprir sua função transação
A associação possui a seguinte ordem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

594Q1037779 | Economia, Macroeconomia, Economia, TJ MT, FGV, 2024

Suponha que o governo de um país esteja adotando uma política fiscal expansionista para estimular a economia. Como parte dessa política, ele pretende aumentar os gastos públicos em infraestrutura e oferecer incentivos fiscais para setores estratégicos.
Nessa situação é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

595Q1037781 | Economia, Macroeconomia, Economia, TJ MT, FGV, 2024

O Plano Real, lançado no Brasil em 1994, foi um marco importante no combate à hiperinflação. Ele consistiu em uma série de medidas que incluíam reformas econômicas, a criação de uma nova moeda e a implementação de uma política monetária rigorosa para estabilizar os preços.
Uma das estratégias centrais do Plano Real para combater a hiperinflação foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

596Q1044981 | Economia, Macroeconomia, Especialidade Gestão, PGM RJ, FGV, 2025

Na macroeconomia, a Contabilidade Nacional é uma ferramenta essencial para medir a atividade econômica de um país. O Produto Interno Bruto (PIB) pode ser mensurado por diferentes óticas.

As três óticas principais de mensuração do PIB são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

597Q1017596 | Economia, Macroeconomia, Especialidade EconômicoFinanceira, SEFAZRJ, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação ao segundo choque do petróleo na década de 70 do século XX, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

598Q985116 | Economia, Macroeconomia, Especilista em Recursos Hídricos, AGEVAP RJ, OBJETIVA, 2025

Em 2024, o valor do dólar ultrapassou a marca dos R$ 6,00, o que pode ser atribuído a uma série de fatores econômicos e políticos. Assinalar a alternativa que melhor explica um dos motivos para o aumento do valor do dólar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

599Q1059926 | Economia, Macroeconomia, manhã, MF, FGV, 2024

A Carta Magna de 1988, em seu Art. 170, que trata da Ordem Econômica e Financeira, traz insculpidos os princípios da Livre Iniciativa e da Propriedade Privada. Concomitantemente, o Art. 174 do mesmo título prevê a intervenção do Estado como “agente normativo e regulador da atividade econômica”. A defesa da propriedade privada e do livre mercado se mostra, assim, como um contraponto à intervenção do Estado na Economia, encontrando fundamento em duas Escolas do Pensamento Econômico.
A respeito do tema, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

600Q1036936 | Economia, Macroeconomia, Economia Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Se entre 1980 e 2022 a taxa de variação média anual do PIB real no Brasil foi de apenas 2,2%, no período 2004-2010, que abrange, praticamente, os dois mandatos do Governo Lula da Silva (2003-2010), essa taxa acelerou para, aproximadamente, 4,4% a.a., caracterizando notável exceção à regra de baixo crescimento das últimas quatro décadas. A economista Laura Carvalho, em seu livro “Valsa Brasileira: do Boom ao Caos Econômico”, publicado em 2018, cunhou o curto período de maior expansão entre 2004 e 2010 de miniboom.

Embora esse ciclo de expansão não se tenha sustentado posteriormente, os seguintes fatores contribuíram para o miniboom da economia brasileira entre 2004 e 2010, EXCETO a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.