Início

Questões de Concursos MACROECONOMIA

Resolva questões de MACROECONOMIA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


661Q1038316 | Economia, Macroeconomia, Gestão Finanças e Controladoria, BDMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando os riscos a que as instituições financeiras são expostas, julgue o item a seguir.

A abordagem padronizada para risco operacional, conforme Basileia III, baseia-se na receita bruta da instituição para calcular o capital regulatório.
  1. ✂️
  2. ✂️

662Q1069042 | Economia, Macroeconomia, prova 1, SEFAZ RJ, FGV

De acordo com a teoria quantitativa da moeda, uma elevação da quantidade de moeda somente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

663Q1069815 | Economia, Macroeconomia, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

A partir de janeiro de 2001, o Banco Central do Brasil passou a divulgar o Balanço de Pagamentos de acordo com a metodologia contida na 5ª edição do Manual de Balanço de Pagamentos do Fundo Monetário Internacional. A alternativa que nãorepresenta uma modificação metodológica é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

664Q1064210 | Economia, Macroeconomia, manhã, MF, FGV, 2024

Considere o modelo de escolha intertemporal de consumo desenvolvido por Irving Fisher. Nese modelo, as famílias se deparam com uma restrição orçamentária intertemporal – por simplicidade, o modelo considera dois períodos (presente e futuro) – e, portanto, devem escolher o nível de consumo e poupança entre os períodos.
Assim, um aumento na taxa de juros gera
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

665Q966227 | Economia, Macroeconomia, Escriturário, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO

Quando o Banco Central deseja baratear os empréstimos e possibilitar maior desenvolvimento empresarial, ele irá adotar uma Política Monetária Expansiva, valendo-se de medidas como a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

666Q1070461 | Economia, Macroeconomia, Prova 1, SEFAZ RJ, FGV

O impacto da política fiscal na demanda agregada é caracterizado por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

667Q1038300 | Economia, Macroeconomia, Gestão Finanças e Controladoria, BDMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação a taxa de câmbio e regime cambial, julgue o seguinte item.

No regime de câmbio fixo, as reservas de divisas são utilizadas para acomodação das variações da demanda por moeda estrangeira.
  1. ✂️
  2. ✂️

668Q1034536 | Economia, Macroeconomia, Bioenergia, EPE, FGV, 2024

A análise macroeconômica permite compreender a conjuntura econômica de um país como um todo, serve para balizar as políticas econômicas de um governo, além de decisões de negócios, investimentos e consumo.
Sobre macroeconomia, analise as afirmativas a seguir.

I. No Brasil, aplica-se o chamado tripé macroeconômico, câmbio flutuante, metas fiscais e metas de inflação.

II. Para atingir as metas de inflação, o Banco Central, por meio do Comitê de Política Monetária (Copom), pode aumentar ou reduzir a Selic. Se o IPCA estiver em alta, com perspectiva de estouro da meta, o BC reduz os juros para conter o consumo e deter o aumento de preços.

III. Nas metas fiscais, o superávit primário mostra o esforço feito pelo governo para conter despesas e “economizar” recursos para o pagamento da dívida pública.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

669Q1053775 | Economia, Macroeconomia, Orçamento e Finanças Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Sobre as expectativas de políticas macroeconômicas, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

670Q1059931 | Economia, Macroeconomia, manhã, MF, FGV, 2024

Em relação ao sistema de metas de inflação adotado no Brasil, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A meta para a inflação é definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e cabe ao Banco Central (BC) adotar as medidas necessárias para alcançá-la.

( ) O índice de preços utilizado como referência para a meta de inflação é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa meta se refere à inflação acumulada no ano.

( ) A meta de inflação para o período de 2024 a 2026 é de uma inflação de 3,0%, com intervalo de tolerância de 1,5% a 4,5%.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

671Q1037770 | Economia, Macroeconomia, Economia, TJ MT, FGV, 2024

O Produto Interno Bruto (PIB) mede o valor de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos em uma economia durante um período de tempo. O PIB pode ser calculado por diferentes óticas, tais como a ótica da produção, da despesa e da renda.
Dado esse contexto, assinale a afirmativa correta acerca das diferentes óticas de cálculo do PIB.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

672Q1037774 | Economia, Macroeconomia, Economia, TJ MT, FGV, 2024

Suponha que o governo de um país utilize o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) para monitorar a inflação e que, recentemente, o IPC registrou um aumento expressivo, levando o Banco Central a considerar medidas para conter a inflação. Uma possível causa desse aumento no IPC é o aumento dos preços de energia, o que afeta vários setores da economia.
Nesse contexto, assinale a afirmativa correta acerca do impacto esperado de um aumento no IPC devido ao preço da energia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

673Q1055186 | Economia, Macroeconomia, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Todos os trabalhadores, que possuam contas ativas ou inativas do FGTS, podem sacar até R$ 500,00 de cada uma delas, limitado ao valor do saldo. A liberação dos recursos do FGTS e do PIS é uma das formas encontradas pelo governo para estimular a atividade econômica em um momento em que o PIB está praticamente estagnado. O Produto Interno Bruto (PIB) é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

674Q1037778 | Economia, Macroeconomia, Economia, TJ MT, FGV, 2024

Em relação à política fiscal e tributos, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Um aumento nos tributos sobre a renda das famílias reduz a renda disponível para consumo e pode ter um efeito recessivo na economia.
( ) Em uma política fiscal expansionista, o governo busca reduzir gastos públicos e aumentar tributos para conter a inflação.
( ) Os gastos governamentais em infraestrutura, educação e saúde são exemplos de despesas que podem estimular o crescimento econômico a longo prazo.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

675Q1082580 | Economia, Macroeconomia, Economista, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Sobre os modelos de crescimento econômico clássico, keynesiano e neoclássico, analise as assertivas a seguir e classifique-as em verdadeiro (V) ou falso (F).

I. O modelo clássico tem como hipóteses a flexibilidade de preços e salários (pleno emprego), a neutralidade da moeda (a moeda afeta apenas o nível geral de preços) e a validade da lei de Say (a oferta cria a sua própria demanda).

II. O modelo neoclássico destaca o papel da demanda agregada como motor do crescimento econômico e defende a necessidade de intervenção governamental para superar períodos de crise e desemprego.

III. O modelo keynesiano incorpora progresso tecnológico exógeno, uso eficiente dos fatores de produção e concorrência perfeita, explicando o crescimento de longo prazo pela acumulação de capital e inovação tecnológica.

IV. O modelo clássico tem como hipóteses a capacidade ociosa, a moeda afeta apenas o nível geral de preços e a oferta cria a sua própria demanda.


Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

676Q1042147 | Economia, Macroeconomia, Economista, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

O multiplicador dos meios de pagamento reflete a capacidade do sistema bancário de aumentar a oferta de moeda a partir de uma base monetária inicial. Considere a fórmula M=mB, onde M é o saldo dos meios de pagamento, B é a base monetária e m é o multiplicador.
O funcionamento do multiplicador dos meios de pagamento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

677Q1034738 | Economia, Macroeconomia, Abastecimento, EPE, FGV, 2024

As contas nacionais constituem um sistema integrado de contas macroeconômicas que refletem os aspectos mais relevantes da economia de um país. O principal objetivo das contas nacionais é apresentar, de forma resumida e coerente, os fluxos de produção, consumo e acumulação durante um determinado período.
Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. O Produto Interno Bruto (PIB) é o principal agregado macroeconômico das Contas Nacionais.
II. A conta de renda mede a renda nacional por meio do consumo das famílias e da poupança bruta e líquida que possuem.
III. O IBGE divulga o Sistema de Contas Nacionais Trimestrais que apresenta os valores e o volume para o Produto Interno Bruto (PIB).
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

678Q1068532 | Economia, Macroeconomia, Especialidade Economia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Em março de 1990, foi instituído o plano Collor, que bloqueou temporariamente grande parte dos saldos em conta corrente e cadernetas de poupança acima de um determinado valor. A respeito o plano Collor, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

679Q1017615 | Economia, Macroeconomia, Especialidade EconômicoFinanceira, SEFAZRJ, CESPE CEBRASPE, 2025

A CF autoriza o Banco Central do Brasil a comprar títulos de emissão do Tesouro Nacional, desde que o faça com o objetivo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

680Q1053766 | Economia, Macroeconomia, Orçamento e Finanças Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Sobre noções de macroeconomia, analise as afirmativas a seguir.

I. A condução da política cambial afeta diretamente a vida do cidadão, mas somente daquele que tem transações no exterior.
II. A taxa de câmbio reflete nos preços dos produtos que o país importa e exporta, influenciando, assim, os demais preços da economia.
III. Atualmente, o país adota o regime de câmbio flutuante, o que significa que o Banco Central do Brasil não interfere no mercado para determinar a taxa de câmbio, mas para manter a funcionalidade do mercado de câmbio.
IV. Os preços de produtos importados e exportados são afetados pela taxa de câmbio que, ao flutuar, influencia as importações e as exportações.
V. A política cambial afeta a vida do cidadão, mesmo daquele que não viaja para o exterior, devido ao comércio internacional.
VI. No regime de câmbio flutuante, as condições do mercado de câmbio, oferta e procura por moeda estrangeira, determinam a taxa de câmbio, que flutua livremente.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.