Início

Questões de Concursos MACROECONOMIA

Resolva questões de MACROECONOMIA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


681Q1018443 | Economia, Macroeconomia, Área Supervisão e Regulação de Mercados, SUSEP, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Quando as receitas de tributos não bastam para determinado governo cobrir suas despesas, o recurso mais usado é a emissão de títulos públicos, que se transformam em dívida pública, em troca de valores monetários. Após sua emissão, os títulos passam a ser negociados, podendo ser adquiridos por particulares ou pelo Banco Central.
Em relação à situação hipotética apresentada, julgue o item seguinte.
A venda de títulos públicos pelo Banco Central constitui política fiscal expansionista, pois resulta em mais recursos monetários a ser gastos em políticas públicas.
  1. ✂️
  2. ✂️

682Q967884 | Economia, Macroeconomia, Auditoria Governamental, TCU, CESPE CEBRASPE

A respeito do financiamento do setor público no Brasil, julgue o item a seguir.

Para que a condição de equilíbrio da relação dívida pública/PIB ocorra, a expectativa de um menor crescimento econômico do Brasil, nos próximos anos, ceteris paribus, exige uma geração de superávits primários maiores no período.
  1. ✂️
  2. ✂️

683Q1037782 | Economia, Macroeconomia, Economia, TJ MT, FGV, 2024

Em muitos países, o governo enfrenta a necessidade de controlar o déficit orçamentário e a dívida pública para garantir a sustentabilidade fiscal. No Brasil, a Lei do Teto de Gastos, instituída em 2016, limita o crescimento das despesas primárias do governo federal ao nível da inflação do ano anterior.
Portanto, um impacto esperado da Lei do Teto de Gastos sobre as contas públicas e a economia é que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

684Q1017598 | Economia, Macroeconomia, Especialidade EconômicoFinanceira, SEFAZRJ, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere à concepção e à implementação do Plano Real, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

685Q1037771 | Economia, Macroeconomia, Economia, TJ MT, FGV, 2024

Em uma economia fechada (sem comércio exterior), o nível de poupança e investimento estão interligados de acordo com as contas nacionais.
Suponha que o governo de um país está preocupado com o baixo nível de investimento e considera políticas para incentivar a poupança doméstica.
Com base nos conceitos de poupança e investimento em uma economia fechada, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

686Q1082579 | Economia, Macroeconomia, Economista, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

O nível geral de preços em uma economia se ajusta para equilibrar a oferta e a demanda de moeda. Analise os itens a seguir sobre o tema e assinale a alternativa correta:

I. Quando o Banco Central aumenta a oferta de moeda, provoca um aumento no nível de preços.
II. Se esse aumento na quantidade de moeda for contínuo, o resultado será a estabilização dos preços no longo prazo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

687Q1017597 | Economia, Macroeconomia, Especialidade EconômicoFinanceira, SEFAZRJ, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao Plano Collor, política de estabilização monetária implementada no Brasil na primeira metade dos anos 1990, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

688Q1042145 | Economia, Macroeconomia, Economista, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Sobre o modelo IS/LM, é correto afirmar que ele tem como característica o fato de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

689Q1043446 | Economia, Macroeconomia, Especialidade Economia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Considere o modelo IS/LM, que representa o equilíbrio simultâneo no mercado de bens e no mercado monetário.

Assinale a opção que apresenta os efeitos de uma política fiscal expansionista no curto prazo, de acordo com esse modelo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

690Q1018718 | Economia, Macroeconomia, Auditor, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de gasto público, mercado e regulação, julgue o item seguinte.

Quando o governo financia o déficit com a emissão de títulos públicos, a taxa real de juros sobe, o que reduz a demanda do setor privado, levando a um nível de renda igual ou menor que o inicial.

  1. ✂️
  2. ✂️

691Q1063780 | Economia, Macroeconomia, Tarde, CVM, FGV, 2024

O regime cambial pode influenciar a capacidade de um país de aproveitar suas vantagens comparativas no comércio internacional. Dessa forma, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

692Q1037775 | Economia, Macroeconomia, Economia, TJ MT, FGV, 2024

Um país está enfrentando um aumento nos preços medidos pelo Índice de Preços ao Produtor (IPP), especialmente devido à alta dos preços das matérias-primas. Esse aumento no IPP pode afetar o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e, eventualmente, a inflação geral da economia.
Com base nesse cenário, assinale a opção que indica um efeito esperado do aumento do IPP sobre a inflação e os possíveis desafios para o Banco Central no controle da inflação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

693Q1037777 | Economia, Macroeconomia, Economia, TJ MT, FGV, 2024

O Banco Central de um país enfrenta o desafio de decidir sua política monetária em um contexto de alta inflação e crescimento econômico baixo.
Considerando esse cenário, assinale a afirmativa mais adequada sobre como o Banco Central (BC) pode conciliar seus objetivos de política monetária e lidar com os efeitos colaterais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

694Q1082581 | Economia, Macroeconomia, Economista, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Conforme o Modelo Keynesiano Simplificado (MKS), considera-se uma economia fechada, sem governo, sem poupança e com inflação nula. Nessas condições, toda a renda disponível é destinada ao consumo, e não há interferência de tributos ou transferências governamentais.
Imagine que, em determinado trimestre, a economia do país Alfa apresenta uma renda agregada (Y) de R$ 800 bilhões. Sabendo que não há tributos (T = 0), nem transferências (R = 0), e que toda a renda é convertida em consumo, determine o valor da renda disponível (Yd) e o impacto sobre o nível de atividade econômica segundo o MKS.
Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

695Q1038294 | Economia, Macroeconomia, Gestão Finanças e Controladoria, BDMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do sistema monetário, da moeda e da sua oferta e demanda, julgue o item a seguir.

O Banco Central do Brasil pode atuar na oferta monetária por meio, entre outras, das operações de mercado aberto, nas quais a autoridade monetária altera a taxa de redesconto dos seus empréstimos aos bancos comerciais, aumentando ou retirando estímulos à concessão de empréstimos pelos bancos à população.
  1. ✂️
  2. ✂️

696Q1038315 | Economia, Macroeconomia, Gestão Finanças e Controladoria, BDMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando os riscos a que as instituições financeiras são expostas, julgue o item a seguir.

O Banco Central do Brasil exige que instituições financeiras incorporem avaliações sobre riscos climáticos e ambientais em seus processos de concessão de crédito.
  1. ✂️
  2. ✂️

697Q1018715 | Economia, Macroeconomia, Auditor, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação ao modelo IS-LM, julgue o próximo item.

Quanto menor for a elasticidade da demanda por moeda em relação à taxa de juros, mais inclinada será a curva LM (Liquidity Preference – Money Supply).

  1. ✂️
  2. ✂️

698Q1066442 | Economia, Macroeconomia, tarde, CNU, CESGRANRIO, 2024

Um dos temas mais controversos em Macroeconomia é a determinação das taxas de variação do PIB real e do nível de emprego.
No trecho seguinte, Keynes sintetiza sua teoria de determinação do nível de emprego e dos ciclos econômicos nas economias capitalistas.

Não é, portanto, a desutilidade marginal do trabalho, expressa em termos de salários reais, que determina o volume de emprego, exceto no caso em que a oferta de mão de obra disponível a certo salário real fixe um nível máximo de emprego. A propensão a consumir e o nível do novo investimento é que determinam, conjuntamente, o nível de emprego, e é este que, certamente, determina o nível de salários reais, e não o inverso.
KEYNES, J. M. Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda. São Paulo: Nova Cultural, 1996 [1936], capítulo 3. Adaptado.


No trecho citado, Keynes argumenta que o nível de emprego nas economias capitalistas depende, fundamentalmente, da(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

699Q1038295 | Economia, Macroeconomia, Gestão Finanças e Controladoria, BDMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do sistema monetário, da moeda e da sua oferta e demanda, julgue o item a seguir.

A moeda escritural, também chamada de papel-moeda, tem seu curso forçado por lei e não possui lastro em ouro ou em qualquer outro ativo.
  1. ✂️
  2. ✂️

700Q1066443 | Economia, Macroeconomia, tarde, CNU, CESGRANRIO, 2024

No livro “Desenvolvimento e Estagnação: o Debate entre Desenvolvimentistas e Liberais Neoclássicos”, o economista André Nassif compara as formas distintas através das quais se manifesta o fenômeno da chamada “doença holandesa”.

A chamada doença holandesa (Dutch disease), como sugere a expressão, acometeu a Holanda nos anos 1960, quando foram descobertas consideráveis reservas de gás natural. Com mercados relativamente desregulados, o aumento da rentabilidade esperada acabou provocando forte realocação dos recursos produtivos da economia para o setor de recursos naturais não renováveis, reduzindo os investimentos na indústria manufatureira do país. Em 1977, a revista The Economist cunhou a expressão “doença holandesa” em alusão ao fenômeno […]. De acordo com a concepção novo-desenvolvimentista, a doença holandesa na periferia latino-americana e em diversos outros países em desenvolvimento, ao invés de replicar a forma clássica que afetou a Holanda, assume a forma concebida originalmente por Gabriel Palma. Nesse novo conceito de doença holandesa, o aumento da participação do setor de commodities na estrutura produtiva e na cesta exportadora resulta do conjunto de reformas econômicas liberalizantes (liberalização comercial, abertura ao fluxo internacional de capitais de curto prazo etc.), adotadas sob a forma de tratamento de choque, haja vista a intensidade e rapidez com que foram implementadas a partir da década de 1990.

NASSIF, A. Desenvolvimento e Estagnação: o Debate entre Desenvolvimentistas e Liberais Neoclássicos. São Paulo: Contracorrente, 2023. p. 219; 283-284. Adaptado.


Para os países fortemente dependentes das exportações de produtos primários e outras commodities, como o Brasil, nos períodos de boom de preços desses produtos nos mercados globais, a doença holandesa acarreta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.