Início

Questões de Concursos Manual de Redação da Presidência da República

Resolva questões de Manual de Redação da Presidência da República comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q1039526 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Conhecimentos Básicos, TRT 10 REGIÃO DF e TO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere a aspectos gerais das correspondências oficiais,
julgue os itens que se seguem segundo o Manual de Redação da
Presidência da República
(MRPR).
O tipo de linguagem empregado em comunicações oficiais é próprio do meio em que estas circulam e, portanto, seu entendimento costuma ficar restrito aos seus usuários.
  1. ✂️
  2. ✂️

162Q1013002 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Assistente em Administração, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação à conceituação e aos objetivos da redação oficial, bem como às suas características linguísticas e textuais, julgue o seguinte item com base no Manual de Redação da Presidência da República.

Coesão, coerência, padronização e formalidade são atributos da redação oficial.

  1. ✂️
  2. ✂️

163Q1073458 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Auxiliar Administrativo Secretaria, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Sobre o Manual de Redação da Presidência da República, a redação oficial deve caracterizar-se por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q1013001 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Assistente em Administração, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação à conceituação e aos objetivos da redação oficial, bem como às suas características linguísticas e textuais, julgue o seguinte item com base no Manual de Redação da Presidência da República.

Na comunicação oficial, o emissor é sempre o serviço público, representado por seus órgãos.

  1. ✂️
  2. ✂️

165Q1039885 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Conhecimentos Básicos Nível Médio, TJ CE, CESPE CEBRASPE

(...)
A Sua Excelência o Senhor
[nome do ministro]
Ministro de Estado da Justiça
[endereço completo]

Assunto: Encaminhamento de documento

Considerando a parte inicial da comunicação oficial acima apresentada, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q966466 | Arquivologia, Manual de Redação da Presidência da República, Técnico de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considerando que os trechos a seguir constituam segmentos, não
necessariamente sequenciais, de um ofício, julgue-os quanto à
correção gramatical, condição essencial aos documentos da
comunicação oficial.

Vimos informar que o Tribunal de Contas da União (TCU), em sua missão de avaliar o desempenho de vários órgãos públicos, constatou que alguns deles não estão cumprindo totalmente determinações e recomendações expedidas em duas fiscalizações referentes à qualidade dos serviços públicos por eles prestados.

  1. ✂️
  2. ✂️

167Q1040925 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Cargos 10 e 11, TJ AC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considere que um servidor de determinado tribunal tenha de redigir
um ofício dirigido a outro órgão do Judiciário. A respeito das
características desse tipo de documento, julgue os itens que se
seguem.
Para atingir clareza em seu texto, o servidor deve, entre outros fatores, ordenar suas ideias, com as palavras bem dispostas nas frases e as intercalações reduzidas, e utilizar corretamente a pontuação.
  1. ✂️
  2. ✂️

168Q1050748 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

Conforme o Manual de Redação da Presidência da República, 3ª edição, revista, atualizada e ampliada, “a exposição de motivos é a principal modalidade de comunicação dirigida ao Presidente da República pelos ministros.”
A introdução de exposição de motivos deve apresentar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q995590 | Arquivologia, Manual de Redação da Presidência da República, Assistente Social, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Texto associado.

Texto- As vantagens da amizade (por Mariane Lima)

(Texto adaptado especificamente para este concurso. O texto

original está disponível em Revista Planeta, Dez/2018-Jan/2019.

Ano 47, edição 545, p.48 -p.49)



Poucos discordam que amigos são um bem precioso, mas, curiosamente, o poder da amizade ainda não atraiu muito interesse acadêmico. Uma possível explicação para isso são os diferentes matizes apresentados por relações que vão desde os colegas da escola e do trabalho até aos “amigos do peito”.

Como abarcar tantas formas de amizade? A jornalista australiana Kate Leaver fez uma experiência bem-sucedida nesse sentido em seu recente livro “A Cura da Amizade” (tradução de The Friendship Cure), no qual usa a ciência da conexão social, entrevistas e percepções pessoais para examinar as vantagens físicas e emocionais de vários tipos contemporâneos de amizade.

Somos animais sociais, e nossos corpos (e cérebro) evoluíram de modo a nos ajudar na relação com os outros. Fazemos amizades e criamos intimidade por meio de atos como toque (que libera o hormônio oxitocina e aumenta a confiança), o mexerico (que nos ajuda a entender nosso lugar em uma rede social e evita que personagens desagradáveis entrem nela) e em movimentos em sincronia com os outros (que liberam endorfinas e aumentam a conexão).

O impulso para criar conexões com outrem é refreado por certos limites, diz Robin Dunbar, da Universidade de Oxford, estudioso das amizades. Em suas pesquisas, ele descobriu que as pessoas em geral conseguem manter cerca de 150 conexões sociais de graus variados de proximidade: cinco amigos íntimos, dez amigos mais próximos, 35 amigos e 100 conhecidos.

"Amizades não são como relacionamentos com membros da família, que você pode ignorar vez ou outra, porque sabe que há um contrato biológico para amarem-se um ao outro", escreve Kate sobre esse limite. "Eles exigem compromisso temporal e emocional, ou simplesmente se desintegram".

A média encontrada por Dunbar não impede ninguém de ter mais amigos nas várias categorias, como as redes sociais. Estas, aliás, podem ser poderosas na criação de relações – Kate cita no livro uma mulher cujas três melhores amigas surgiram via Twitter. "Mas ainda estamos ligados ao nosso neocórtex", diz a autora, ou seja, em termos cognitivos, não conseguimos manter muitas amizades adicionais de forma significativa.

Benefícios variáveis

Os benefícios advindos dessas relações variam. Nosso círculo íntimo engloba amigos muito próximos ou familiares disponíveis para um profundo apoio emocional, até apoio prático, com emprestar uma quantia de emergência ou oferecer carona. O grupo seguinte inclui pessoas que gostamos de encontrar para um café ou recebemos com agrado no aniversário.

O terceiro conjunto abrange indivíduos com os quais podemos contar para receber favores simplesque gostaríamos de retribuir. Já o maior grupo engloba pessoas menos ligadas emocionalmente a nós, mas que podem nos oferecer uma visão diferente sobre o mundo ou ajudar na busca de emprego. Ele inclui, por exemplo, os amigos do Facebook que seguimos ativamente.

Amigos agem como um círculo de altruísmo, dizem as pesquisas, ajudando a nos proteger do sofrimento ou de prejuízos causados por outros. Talvez seja por isso que as pesquisas sugerem que, conforme envelhecemos, os amigos se tornam ainda mais importantes para o nosso bem-estar. Eles também servem como um espelho para percebermos quem somos e onde nos situamos no mundo, escreve Kate.

Assim como os relacionamentos românticos, nem todas as amizades são saudáveis ou duradouras, lembra a autora. Elas terminam por muitas razões, tais como mal-entendidos, realocações profissionais, mudança de valores ou simplesmente distanciamento geográfico.

Perder uma amizade pode ser muito doloroso e aumentar nossa sensação de solidão – "um perigo muito real para todos nós", diz Kate. Pior do que fumar 15 cigarros por dia ou ser obeso, a solidão aumenta o risco de demência clínica, ataque cardíaco, derrame e morte.

A autora lembra que alguns indivíduos se sentem sozinhos mesmo quando cercados por outras pessoas, sobretudo se creem que estas últimas podem não ser autênticas. Por isso, desenvolver relacionamentos de apoio (em geral) é o mais importante para nossa qualidade de vida e uma verdadeira fonte de felicidade, algo que a ciência confirma repetidamente. Nesse sentido, a internet é bem-vinda, diz a autora: "Se usarmos tecnologia com sabedoria, ela tem a mais gloriosa capacidade de nos ajudar a resolver a epidemia de solidão e a nos encontrarmos de novo. A internet pode ser um lugar que vicia e aliena, mas também pode ser o meio para nos ajudar a reviver a amizade".


O Manual de Redação da Presidência da República que: “Nos termos da Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, para que o e-mail tenha ______ isto é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, segundo os parâmetros de integridade, autenticidade e validade jurídica da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICPBrasil.(...)”
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q1039527 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Conhecimentos Básicos, TRT 10 REGIÃO DF e TO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere a aspectos gerais das correspondências oficiais,
julgue os itens que se seguem segundo o Manual de Redação da
Presidência da República
(MRPR).
De acordo com o MRPR, os fechos “Atenciosamente” e “Respeitosamente” são restritos a comunicações oficiais emitidas pelos Poderes Executivo e Judiciário.
  1. ✂️
  2. ✂️

171Q1047758 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

Quanto ao fecho das comunicações oficiais, o Manual de Redação da Presidência da República, 3ª edição, revista, atualizada e ampliada estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial.
Assinale a opção que os apresenta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q1017928 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Especialidade Administração, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue o próximo item.

O vocativo adequado a ser empregado em comunicação oficial cujo destinatário seja ministro de tribunal superior é Senhor Ministro.

  1. ✂️
  2. ✂️

173Q1013004 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Assistente em Administração, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação à conceituação e aos objetivos da redação oficial, bem como às suas características linguísticas e textuais, julgue o seguinte item com base no Manual de Redação da Presidência da República.

Recomenda-se que, na redação oficial, quando houver necessidade de tornar mais acessível a comunicação, sejam adotadas características próprias da linguagem literária ou jornalística.

  1. ✂️
  2. ✂️

174Q1040170 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Conhecimentos Gerais para os Cargos 5 6 e 7, TRE PI, CESPE CEBRASPE

Acerca das características formais e linguísticas dos fechos empregados nas comunicações oficiais, assinale a opção correta conforme o MRPR.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q1039974 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Conhecimentos Básicos para o Cargo 17, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
PORTARIA STJ/GDG N.º 205, DE 6 DE MARÇO DE 2015.

Prorroga o prazo estabelecido na Portaria STJ GDG n.º 1.247, de 9 de dezembro de 2014.

O DIRETOR-GERAL DA SECRETARIA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, usando da atribuição conferida pelo item 17.2, X, b, do Manual de Organização do Superior Tribunal de Justiça,

RESOLVE:

Art. 1.º Prorroga, até 6 de abril de 2015, o prazo estabelecido no art. 3.º da Portaria STJ GDG n.º 1.247, de 9 de dezembro de 2014.
Art. 2.º Esta portaria entra em vigor nesta data de sua publicação.

José Joaquim Xavier
Acerca de aspectos gerais das correspondências oficiais e com fundamento noManual de Redação da Presidência da República, julgue o próximo item, relativos ao documento oficial hipotético anteriormente apresentado — PORTARIA STJ/GDG N.º 205.

Caso o artigo primeiro do documento em apreço constituísse um caput seguido de um único parágrafo, este deveria ser identificado por extenso e seu texto deveria iniciar-se com letra maiúscula e encerrar-se com ponto final.
  1. ✂️
  2. ✂️

177Q958398 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Escrivão de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2021

Considerando o Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item que se segue.

No padrão ofício, o cabeçalho deve estar centralizado na área determinada pela formatação e constar em todas as páginas do documento.

  1. ✂️
  2. ✂️

178Q1061778 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Área 1 Contábil Financeira, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue o seguinte item.

Respeitosamente e Atenciosamente são os dois fechos indicados para as comunicações oficiais, sendo o seu uso regulado pela relação de hierarquia entre emissor e destinatário da comunicação.

  1. ✂️
  2. ✂️

179Q1039886 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Conhecimentos Básicos Nível Médio, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta a respeito dos aspectos formais das comunicações oficiais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q1039525 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Conhecimentos Básicos, TRT 10 REGIÃO DF e TO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere a aspectos gerais das correspondências oficiais,
julgue os itens que se seguem segundo o Manual de Redação da
Presidência da República
(MRPR).
Além da polidez com que o assunto deve ser tratado em uma comunicação oficial, o emprego adequado dos pronomes de tratamento é determinante para conferir formalidade ao texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.