Questões de Concursos Marketing

Resolva questões de Marketing comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q245440 | Administração Geral, Marketing, Técnico de Administração e Controle Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O setor de serviços ocupa, atualmente, uma posição importante na geração de riquezas para um país. No momento da prestação do serviço ocorre o contato mais direto entre a empresa e seus clientes. Como conceito, nível de serviço é a qualidade com que o fluxo de bens e serviços é gerido pela empresa. Dentro dessa perspectiva, compreende-se que o nível de serviço se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q199648 | Administração Geral, Marketing, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Segundo estrategistas, existem algumas barreiras de entrada que podem ser moldadas pelos atuais competidores de um determinado ambiente, visando dificultar a possibilidade de novos competidores entrantes. A necessidade de empregar grandes quantidades de recursos financeiros a fim de competir é denominada de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q249622 | Administração Geral, Marketing, Tecnico de Suprimentos, Petrobras, Petrobrás Técnico de Suprimentos de Bens e Serviços Júnior Administração

Transportes regulares atendem muitos usuários, mas nem sempre alcançam os requisitos de clientes individuais. É possível o uso de transportadores comuns, sem condições especiais, quando a entrega

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q197312 | Administração Geral, Marketing, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Complete a lacuna abaixo e assinale a alternativa que dá sentido correto ao parágrafo. No fundamento da _____________ está a sustentação de que a chave para o alcance das metas organizacionais está no fato da empresa precisar ser mais efetiva que a concorrência na criação, entrega e comunicação de valor para os clientes, em seus mercados-alvos selecionados.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q246186 | Administração Geral, Marketing, Técnico de Administração e Controle Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Para obter e confirmar uma demanda futura, facilitando a programação de recursos e garantindo o ganho de oportunidade de mercado, faz-se necessária a utilização de métodos matemáticos quantitativos causais e temporais, aplicados de acordo com a realidade de cada empresa. Dentre os métodos abaixo, qual NÃO representa um método quantitativo de previsão de demanda?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q137338 | Biblioteconomia, Marketing, Analista Judiciário Biblioteconomia, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do marketing de bibliotecas e outros tipos de sistemas de
informação, julgue os próximos itens.

O marketing da informação refere-se ao valor agregado a produtos de informação em suas dimensões de formatação, riqueza gráfica e sobriedade, de modo que os usuários sejam capazes de apreender com maior facilidade a mensagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

107Q204631 | Técnicas de Vendas e Negociação, Marketing, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência a satisfação, valor e retenção de clientes, julgue
os itens de 99 a 106.

No benchmarking classificado como funcional, há necessidade de comparação de uma empresa com um concorrente direto. As empresas investigadas, geralmente, são de ramos distintos e adotam técnicas interessantes em atividades específicas, que podem ser colocadas em prática na empresa do investigador.

  1. ✂️
  2. ✂️

108Q241449 | Gestão de Pessoas, Marketing, Técnico Administração, EBC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, acerca de relações humanas e relações públicas.

A área de relações públicas busca, por meio de suas funções e do relacionamento estreito com a área de marketing e propaganda, melhorar a imagem da organização, de forma que esta seja vista de forma positiva por seus clientes e stakeholders.

  1. ✂️
  2. ✂️

109Q249688 | Administração Geral, Marketing, Tecnico de Suprimentos, Petrobras, Petrobrás Técnico de Suprimentos de Bens e Serviços Júnior Administração

A amplitude dos canais de distribuição é representada pelo número de empresas que nela atuam, e cada modalidade de distribuição tem características próprias. A distribuição do tipo intensiva é direcionada a produtos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q137014 | Biblioteconomia, Marketing, Analista Judiciário Biblioteconomia, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do marketing de bibliotecas e outros tipos de sistemas de
informação, julgue os próximos itens.

A segmentação de mercado no contexto de bibliotecas tem por objetivo essencial averiguar a demanda para os serviços e mostrar como podem ser feitos ajustamentos racionais e precisos com o intuito de melhor atender às necessidades de seus usuários.

  1. ✂️
  2. ✂️

111Q189651 | Administração Geral, Marketing, Administrador, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsequentes, que versam acerca das teorias da
administração.

Uma organização com mais de dez anos de existência, resistente em se atualizar tecnologicamente, e que a cada dia perde um grande número de clientes, é considerada como um sistema aberto, mesmo não tendo se adaptado às mudanças do ambiente externo, por possuir equifinalidade e entropia negativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

112Q120724 | Administração Geral, Marketing, Analista de Sistemas Júnior Processos de Negócios, ELETROBRÁS, CESGRANRIO

O benchmarking está baseado em dois pilares. O primeiro pilar é uma comparação que objetiva verificar o alcance das metas estabelecidas, e o segundo pilar é uma comparação que objetiva verificar como as organizações homólogas alcançam essas metas. Os dois pilares são, respectivamente, comparações de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q107453 | Administração Geral, Marketing, Analista de Desenvolvimento, BDMG, FUMARC

Leia o fragmento abaixo:

Imagem 022.jpg

Assinale a alternativa que NÃO representa uma dessas forças.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q100397 | Administração Geral, Marketing, Analista Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Considerando a metodologia conhecida como avaliação SWOT (strength: forças; weaknesses: fraquezas; opportunities: oportunidades e threatens: ameaças), que pode servir de base aos processos de planejamento estratégico, julgue o item abaixo.

A identificação das fraquezas refere-se ao ambiente externo das empresas e das organizações.

  1. ✂️
  2. ✂️

115Q168734 | Administração Geral, Marketing, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RJ, FGV

A respeito de estratégia organizacional, indicadores e qualidade, é INCORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q197301 | Administração Geral, Marketing, Agente Técnico Legislativo Especializado Gestão de Projetos, AL SP, FCC

Em relação aos tipos de benchmarking como ferramenta de mudança organizacional, considere as afirmativas abaixo.

I. É um processo sistemático e contínuo de avaliação dos produtos, serviços e processos de trabalho das organizações, que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com a finalidade de comparar desempenhos e identificar oportuni dades de melhoria na organização.

II. É um processo gerencial permanente, que requer atualização constante da coleta e análise cuidadosa daquilo que há de melhor externamente em práticas e desempenho para as funções de tomada de decisão e de comunicação em todos os níveis da empresa. Um processo que obriga ao teste constante das ações internas em relação aos padrões externos das práticas da indústria.

III. O benchmarking competitivo é baseado num processo que atravessa várias funções da organização e pode ser encontrado na maioria das empresas do mesmo porte, como por exemplo, o processo desde a entrada de um pedido até a entrega do produto ao cliente.

IV. O benchmarking genérico caracteriza-se por ter como alvo específico as práticas dos concorrentes. É o mais usual uma vez que as empresas querem acesso aos dados que estão ligados diretamente às atividades da concorrência.

V. O benchmarking interno significa a procura pelas melhores práticas dentro das diferentes unidades da própria organização (outros departamentos, sedes, etc). Tem como vantagens a facilidade para se obter parcerias, os custos mais baixos e a valorização pessoal interna.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q160963 | Administração Geral, Marketing, Auditor de Controle Externo, TC DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de gestão de processos, gestão de projetos, planejamento e avaliação de políticas públicas, julgue os itens a seguir.

A organização que se alinha aos princípios da certificação ISO 9000:2000 deve buscar reduzir os preços de compra, visando negociar de forma que seja mais vantajosa para si do que para seus fornecedores.

  1. ✂️
  2. ✂️

118Q188498 | Administração Geral, Marketing, Administrador Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Um consultor foi contratado para realizar um levantamento a respeito da preferência dos moradores de uma cidade por combustíveis. Como não poderia entrevistar todos os consumidores de combustíveis da região, optou por entrar em contato apenas com membros de um grupo de discussão chamado Loucos por Motor.

Além de conhecerem profundamente mecânica e dedicarem grande parte do tempo à manutenção e ao aprimoramento de seus carros, esse grupo era conhecido na cidade, acompanhava as preferências dos demais consumidores e tinha bom contato com donos de postos de gasolina, onde costumavam realizar suas reuniões.

Classifica-se o tipo de amostra utilizada pelo consultor como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q105112 | Administração Geral, Marketing, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 004.jpg
Com relação a planejamento estratégico, julgue os itens a seguir.

O poder de barganha dos fornecedores é uma das cinco forças competitivas descritas por Michael Porter.

  1. ✂️
  2. ✂️

120Q198943 | Administração Geral, Marketing, Analista Administração, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, referentes a organizações, sistemas
e métodos.

A existência de processo organizacional análogo em empresa do mesmo ramo de atividade é condição sine qua non, ou seja, indispensável, para que se possa realizar benchmarking em uma organização.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.