Início

Questões de Concursos Marketing

Resolva questões de Marketing comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q249688 | Administração Geral, Marketing, Tecnico de Suprimentos, Petrobras, Petrobrás Técnico de Suprimentos de Bens e Serviços Júnior Administração

A amplitude dos canais de distribuição é representada pelo número de empresas que nela atuam, e cada modalidade de distribuição tem características próprias. A distribuição do tipo intensiva é direcionada a produtos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q246186 | Administração Geral, Marketing, Técnico de Administração e Controle Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Para obter e confirmar uma demanda futura, facilitando a programação de recursos e garantindo o ganho de oportunidade de mercado, faz-se necessária a utilização de métodos matemáticos quantitativos causais e temporais, aplicados de acordo com a realidade de cada empresa. Dentre os métodos abaixo, qual NÃO representa um método quantitativo de previsão de demanda?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q100397 | Administração Geral, Marketing, Analista Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Considerando a metodologia conhecida como avaliação SWOT (strength: forças; weaknesses: fraquezas; opportunities: oportunidades e threatens: ameaças), que pode servir de base aos processos de planejamento estratégico, julgue o item abaixo.

A identificação das fraquezas refere-se ao ambiente externo das empresas e das organizações.

  1. ✂️
  2. ✂️

104Q189651 | Administração Geral, Marketing, Administrador, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsequentes, que versam acerca das teorias da
administração.

Uma organização com mais de dez anos de existência, resistente em se atualizar tecnologicamente, e que a cada dia perde um grande número de clientes, é considerada como um sistema aberto, mesmo não tendo se adaptado às mudanças do ambiente externo, por possuir equifinalidade e entropia negativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

105Q120724 | Administração Geral, Marketing, Analista de Sistemas Júnior Processos de Negócios, ELETROBRÁS, CESGRANRIO

O benchmarking está baseado em dois pilares. O primeiro pilar é uma comparação que objetiva verificar o alcance das metas estabelecidas, e o segundo pilar é uma comparação que objetiva verificar como as organizações homólogas alcançam essas metas. Os dois pilares são, respectivamente, comparações de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q107453 | Administração Geral, Marketing, Analista de Desenvolvimento, BDMG, FUMARC

Leia o fragmento abaixo:

Imagem 022.jpg

Assinale a alternativa que NÃO representa uma dessas forças.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q160963 | Administração Geral, Marketing, Auditor de Controle Externo, TC DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de gestão de processos, gestão de projetos, planejamento e avaliação de políticas públicas, julgue os itens a seguir.

A organização que se alinha aos princípios da certificação ISO 9000:2000 deve buscar reduzir os preços de compra, visando negociar de forma que seja mais vantajosa para si do que para seus fornecedores.

  1. ✂️
  2. ✂️

108Q168734 | Administração Geral, Marketing, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RJ, FGV

A respeito de estratégia organizacional, indicadores e qualidade, é INCORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q197301 | Administração Geral, Marketing, Agente Técnico Legislativo Especializado Gestão de Projetos, AL SP, FCC

Em relação aos tipos de benchmarking como ferramenta de mudança organizacional, considere as afirmativas abaixo.

I. É um processo sistemático e contínuo de avaliação dos produtos, serviços e processos de trabalho das organizações, que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com a finalidade de comparar desempenhos e identificar oportuni dades de melhoria na organização.

II. É um processo gerencial permanente, que requer atualização constante da coleta e análise cuidadosa daquilo que há de melhor externamente em práticas e desempenho para as funções de tomada de decisão e de comunicação em todos os níveis da empresa. Um processo que obriga ao teste constante das ações internas em relação aos padrões externos das práticas da indústria.

III. O benchmarking competitivo é baseado num processo que atravessa várias funções da organização e pode ser encontrado na maioria das empresas do mesmo porte, como por exemplo, o processo desde a entrada de um pedido até a entrega do produto ao cliente.

IV. O benchmarking genérico caracteriza-se por ter como alvo específico as práticas dos concorrentes. É o mais usual uma vez que as empresas querem acesso aos dados que estão ligados diretamente às atividades da concorrência.

V. O benchmarking interno significa a procura pelas melhores práticas dentro das diferentes unidades da própria organização (outros departamentos, sedes, etc). Tem como vantagens a facilidade para se obter parcerias, os custos mais baixos e a valorização pessoal interna.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q181724 | Administração Geral, Marketing, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos a orçamento de referência para licitação e a contratos e aditivos.

Em obras de engenharia, dispensa-se a formalização do instrumento contratual nos casos de concorrência e de tomadas de preços.

  1. ✂️
  2. ✂️

111Q188498 | Administração Geral, Marketing, Administrador Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Um consultor foi contratado para realizar um levantamento a respeito da preferência dos moradores de uma cidade por combustíveis. Como não poderia entrevistar todos os consumidores de combustíveis da região, optou por entrar em contato apenas com membros de um grupo de discussão chamado Loucos por Motor.

Além de conhecerem profundamente mecânica e dedicarem grande parte do tempo à manutenção e ao aprimoramento de seus carros, esse grupo era conhecido na cidade, acompanhava as preferências dos demais consumidores e tinha bom contato com donos de postos de gasolina, onde costumavam realizar suas reuniões.

Classifica-se o tipo de amostra utilizada pelo consultor como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q105112 | Administração Geral, Marketing, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 004.jpg
Com relação a planejamento estratégico, julgue os itens a seguir.

O poder de barganha dos fornecedores é uma das cinco forças competitivas descritas por Michael Porter.

  1. ✂️
  2. ✂️

113Q198943 | Administração Geral, Marketing, Analista Administração, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, referentes a organizações, sistemas
e métodos.

A existência de processo organizacional análogo em empresa do mesmo ramo de atividade é condição sine qua non, ou seja, indispensável, para que se possa realizar benchmarking em uma organização.

  1. ✂️
  2. ✂️

114Q136851 | Biblioteconomia, Marketing, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRE RN, FCC

Nas unidades de informação, o interesse no desenvolvimento de atividades de marketing

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q171699 | Biblioteconomia, Marketing, Bibliotecário Documentalista, CEHAP PB, CESPE CEBRASPE

Discute-se na Ciência da Informação a adoção das atividades de marketing, seja em bibliotecas ou em outras unidades de informação que lidem com as atividades do ciclo informacional para captar, selecionar, organizar, armazenar, preparar para o uso e disseminar a informação. Em relação a esse tema, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q199663 | Administração Geral, Marketing, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

O sistema de marketing interativo que usa um ou mais meios de propaganda para obter uma resposta mensurável e/ou uma transação em qualquer local, é denominado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q187241 | Administração Geral, Marketing, Administrador, CEFET RJ, EXATUS

Porter propõe que nenhuma empresa pode ter um desempenho num nível acima da média, tentando ser tudo para todas as pessoas. A administração, portanto, precisa selecionar uma estratégia que confira à organização uma vantagem competitiva. (ROBBINS, 2000, p.123) Desta forma vantagem competitiva é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q192478 | Administração Geral, Marketing, Administrador Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Uma empresa presta serviços de transporte a 250 clientes e acredita que ainda haja 50 outros clientes potenciais na região. Considerando que a frequência média ideal de visitação dos vendedores é de 2 visitas mensais aos clientes, que a avaliação do tempo real de vendas de um vendedor é de 30 horas mensais e que cada visita dura em média 3 horas, qual deve ser o tamanho da força de vendas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.