Questões de Concursos Marketing em sistemas de informação

Resolva questões de Marketing em sistemas de informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

11Q606510 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, referentes a marketing em serviços de informação e bibliotecas.

O marketing de relacionamento tem como principal objetivo a fidelização da clientela dos serviços da biblioteca.

  1. ✂️
  2. ✂️

12Q606883 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual PE, FCC, 2018

Em relação ao marketing em serviços de informação, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q607262 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Acerca dos estudos de usuários em bibliotecas universitárias, julgue os próximos itens.

Técnicas de marketing não devem ser utilizadas em estudos de usuários de bibliotecas universitárias, em razão de esse tipo de biblioteca ser, em geral, unidade sem fins lucrativos.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q606912 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

Na elaboração de um plano de marketing, as ameaças e oportunidades e os pontos fortes e fracos são considerados no(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q609753 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação, Biblioteconomista, Ministério Público Estadual AL, FGV, 2018

Em relação ao marketing da informação, analise as afirmativas a seguir.

I. O marketing de informação pressupõe o interesse em compreender as necessidades, as preferências e os padrões de comportamento para se informar da audiência-alvo, com o intuito de oferecer produtos e serviços de informação que os usuários demandam.

II. Marketing de informação é um processo gerencial que contribui para a garantia do futuro da biblioteca como atividade inovadora e criativa, envolvendo o planejamento, a execução e o controle da concepção, da determinação de preço e da promoção e distribuição de ideias, produtos e serviços de informação.

III. O marketing da informação sugere que a tarefa da biblioteca não é apenas prover necessidades de informação momentâneas, mas também inovar com a oferta de produtos e serviços de informação capazes de atender aos interesses da clientela no futuro.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q607450 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Considere as afirmativas abaixo sobre marketing.

I. O website reflete os objetivos empresariais materializados em páginas Web e dirigidos a determinado público-alvo. Em uma análise detalhada de seu conteúdo, pode-se perceber que suas funcionalidades se relacionam com as ações estratégicas de marketing.

II. Uma vez que as possibilidades de utilização da Internet como canal de marketing são múltiplas, é necessário criar uma representação que reflita a maneira como a Web está sendo utilizada na oferta de produtos e serviços.

III. As funcionalidades do website devem ser projetadas considerando-se as características do composto de marketing próprio do produto ou serviço ofertado pelo empreendimento por meio da Internet.

Ocorre que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q605485 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação, Bibliotecário, Prefeitura de Limeira SP, CESPE CEBRASPE

O marketing e seus princípios básicos têm sido adotados por muitos administradores de bibliotecas. Considerando uma visão moderna de marketing em bibliotecas, julgue os itens a seguir.

O marketing orienta-se para os serviços que as bibliotecas desejam oferecer e o planejamento de marketing é orientado para superar a indiferença ou o preconceito dos consumidores em relação a esses serviços.

  1. ✂️
  2. ✂️

18Q606401 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação, Analista Judiciário, Superior Tribunal Militar, CESPE CEBRASPE

Acerca do marketing de bibliotecas e outros tipos de sistemas de informação, julgue os próximos itens.

Promoção é uma atividade de marketing referente à comunicação e seu propósito é fazer conhecer e efetivar o uso ou adoção de um produto, ideia, comportamento ou serviço.

  1. ✂️
  2. ✂️

19Q605160 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação, Analista, IRB, ESAF

A implantação de marketing em unidades de informação deve priorizar pela qualidade dos serviços e produtos oferecidos aos usuários. O serviço de informação referencial é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q609334 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação, Analista, Serviço Federal de Processamento de Dados, CESPE CEBRASPE

A respeito de marketing, julgue os itens seguintes. Não há relação direta entre marketing em bibliotecas e estudos de usuários, visto que não é competência do marketing em bibliotecas a identificação das necessidades informacionais dos usuários.
  1. ✂️
  2. ✂️

21Q609728 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação, Bibliotecário, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017

Conforme Rocha, Silva e Maia (2012, p. 2):

 “Marketing é um processo gerencial, que busca a identificação das necessidades dos usuário/cliente e que procura adiantar-se a elas com uma oferta, que assegure que sejam totalmente satisfeitas.”

Com base nessa afirmação, assinale a alternativa na qual o enunciado traduz uma afirmação INCORRETA acerca do papel do Marketing em Unidades de Informação (U. I.).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q604291 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação

O marketing moderno exige mais do que apenas desenvolver bons produtos, colocá-los à disposição dos consumidores- alvo e definir preços atrativos. As empresas precisam também se comunicar com os clientes, e o que é comunicação não deve ser deixado ao acaso. O programa total de comunicação de marketing de uma unidade de informação consiste na combinação específica de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q609110 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação, Bibliotecário Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O marketing corresponde a um conjunto de ações que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie à organização e ao público interessado.

Essas ações caracterizam um processo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q608253 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação, Analista Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os próximos itens, relativos a marketing da informação. No âmbito da gestão de marketing em bibliotecas digitais, a usabilidade é critério para a avaliação das necessidades dos usuários, explicitadas a partir dos seus modelos mentais.
  1. ✂️
  2. ✂️

25Q601659 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação, Analista, IRB, ESAF

Na implementação do marketing em unidades de informação, os seguintes itens: 1) definição dos objetivos e metas da biblioteca em função da satisfação do consumidor; 2) integração dos objetivos de marketing, atitudes e habilidades em todas as operações da biblioteca; 3) identificação dos usuários da biblioteca; 4) descoberta das necessidades, percepções e preferências do público; 5) ser responsiva aos interesses e desejos dos usuários, constituem as

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q609091 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação, Analista Judiciário, TRT 17a, CESPE CEBRASPE

Os estudos de organização e métodos relacionam-se aos processos de melhoria contínua de uma biblioteca, pois evitam o desperdício e aumentam a produtividade. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. Tradicionalmente, as bibliotecas praticam marketing de massa ou indiferenciado.
  1. ✂️
  2. ✂️

27Q601910 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação

É INCORRETO afirmar que ao setor de Marketing de uma biblioteca universitária compete:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q608621 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação, Bibliotecário, Secretaria de Estado de Educação AM, 2018

Amaral (1998), recomenda a adoção do marketing nas atividades desenvolvidas pelas bibliotecas. Para isso, os conceitos básicos para a aplicação desse tipo de processo gerencial são: a satisfação do cliente; o conceito de troca, no lugar de venda; o compromisso com o consumidor, julgando-o inteligente E:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q604042 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação

Julgue os itens subseqüentes, relacionados com marketing em bibliotecas públicas e escolares. Observa-se hoje que o marketing é aplicado em todas as áreas, visando as causas sociais como direitos civis, melhor alimentação, melhor cuidado com a saúde e proteção ao meio ambiente, planejamento familiar, previdência social, entre outras.
  1. ✂️
  2. ✂️

30Q607125 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação, Analista, Serviço Federal de Processamento de Dados, CESPE CEBRASPE

A respeito de marketing, julgue os itens seguintes. Na estratégia de marketing de bibliotecas, a efetividade de ferramentas da Web 2.0, como o Twitter e o Facebook, é comprometida devido ao maior custo gerado pelo uso dessas ferramentas, em comparação aos custos gerados pelas estratégias de marketing convencional.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.