Questões de Concursos Marketing em sistemas de informação

Resolva questões de Marketing em sistemas de informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q609728 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação, Bibliotecário, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017

Conforme Rocha, Silva e Maia (2012, p. 2):

 “Marketing é um processo gerencial, que busca a identificação das necessidades dos usuário/cliente e que procura adiantar-se a elas com uma oferta, que assegure que sejam totalmente satisfeitas.”

Com base nessa afirmação, assinale a alternativa na qual o enunciado traduz uma afirmação INCORRETA acerca do papel do Marketing em Unidades de Informação (U. I.).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q604291 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação

O marketing moderno exige mais do que apenas desenvolver bons produtos, colocá-los à disposição dos consumidores- alvo e definir preços atrativos. As empresas precisam também se comunicar com os clientes, e o que é comunicação não deve ser deixado ao acaso. O programa total de comunicação de marketing de uma unidade de informação consiste na combinação específica de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q609110 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação, Bibliotecário Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O marketing corresponde a um conjunto de ações que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie à organização e ao público interessado.

Essas ações caracterizam um processo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q608253 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação, Analista Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os próximos itens, relativos a marketing da informação. No âmbito da gestão de marketing em bibliotecas digitais, a usabilidade é critério para a avaliação das necessidades dos usuários, explicitadas a partir dos seus modelos mentais.
  1. ✂️
  2. ✂️

25Q601659 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação, Analista, IRB, ESAF

Na implementação do marketing em unidades de informação, os seguintes itens: 1) definição dos objetivos e metas da biblioteca em função da satisfação do consumidor; 2) integração dos objetivos de marketing, atitudes e habilidades em todas as operações da biblioteca; 3) identificação dos usuários da biblioteca; 4) descoberta das necessidades, percepções e preferências do público; 5) ser responsiva aos interesses e desejos dos usuários, constituem as

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q608621 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação, Bibliotecário, Secretaria de Estado de Educação AM, 2018

Amaral (1998), recomenda a adoção do marketing nas atividades desenvolvidas pelas bibliotecas. Para isso, os conceitos básicos para a aplicação desse tipo de processo gerencial são: a satisfação do cliente; o conceito de troca, no lugar de venda; o compromisso com o consumidor, julgando-o inteligente E:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q609091 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação, Analista Judiciário, TRT 17a, CESPE CEBRASPE

Os estudos de organização e métodos relacionam-se aos processos de melhoria contínua de uma biblioteca, pois evitam o desperdício e aumentam a produtividade. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. Tradicionalmente, as bibliotecas praticam marketing de massa ou indiferenciado.
  1. ✂️
  2. ✂️

28Q601910 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação

É INCORRETO afirmar que ao setor de Marketing de uma biblioteca universitária compete:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q608592 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação, Analista Judiciário, STM, CESPE CEBRASPE

Acerca do marketing de bibliotecas e outros tipos de sistemas de informação, julgue os próximos itens.

A segmentação de mercado no contexto de bibliotecas tem por objetivo essencial averiguar a demanda para os serviços e mostrar como podem ser feitos ajustamentos racionais e precisos com o intuito de melhor atender às necessidades de seus usuários.

  1. ✂️
  2. ✂️

30Q604042 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação

Julgue os itens subseqüentes, relacionados com marketing em bibliotecas públicas e escolares. Observa-se hoje que o marketing é aplicado em todas as áreas, visando as causas sociais como direitos civis, melhor alimentação, melhor cuidado com a saúde e proteção ao meio ambiente, planejamento familiar, previdência social, entre outras.
  1. ✂️
  2. ✂️

31Q607125 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação, Analista, Serviço Federal de Processamento de Dados, CESPE CEBRASPE

A respeito de marketing, julgue os itens seguintes. Na estratégia de marketing de bibliotecas, a efetividade de ferramentas da Web 2.0, como o Twitter e o Facebook, é comprometida devido ao maior custo gerado pelo uso dessas ferramentas, em comparação aos custos gerados pelas estratégias de marketing convencional.
  1. ✂️
  2. ✂️

32Q609688 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Quanto ao estudo de usuário, ao treinamento e à orientação de usuários e ao marketing da informação no âmbito da biblioteconomia, julgue os próximos itens. O marketing da informação pode contribuir para a realização de estudos de usuários, uma vez que seus objetivos incluem compreender necessidades e comportamentos, com fins de informar ao público-alvo e, dessa forma, divulgar e promover produtos e serviços de informação, além de avaliar a satisfação do usuário no atendimento, para criar e fortalecer um relacionamento entre usuário e prestador do serviço.
  1. ✂️
  2. ✂️

33Q602578 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação, Técnico em Gestão Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPE

O marketing aplicado à biblioteca pública contribui para atrair o cidadão ao uso dos recursos informacionais e, dessa forma, apóia a biblioteca no cumprimento de sua função social de incentivar o hábito de leitura e promover o acesso dos cidadãos à informação. Assinale a opção correta a respeito de marketing.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q604059 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Sabendo que há diversas estratégias para a implantação do marketing em unidades de informação e que ainda há barreiras a essa implementação, julgue os itens que se seguem.

Estratégias de promoção englobam ações de curto prazo, enquanto táticas de promoção geralmente se referem a ações de longo ou de médio prazo.

  1. ✂️
  2. ✂️

36Q608721 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Acerca do marketing em unidades informacionais, julgue os itens a seguir.

O conceito de proatividade como atributo na caracterização de produtos e serviços informacionais envolve a previsão das expectativas e a concretização da demanda latente antes da demanda expressa, e pode ser considerado como uma estratégia de marketing.

  1. ✂️
  2. ✂️

37Q609587 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação, Analista Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação a aspectos diversos pertinentes ao atendimento a usuários, julgue os itens subsequentes. O plano de serviços a clientes de bibliotecas, que abrange o compromisso com a qualidade dos serviços prestados, deve ser precedido por diretrizes estabelecidas pelas gerências responsáveis, por pesquisas de mercado e endomarketing® e por consultas a usuários que utilizem esses serviços.
  1. ✂️
  2. ✂️

38Q607281 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação, Analista Judiciário, TRF 2a, CONSULPLAN, 2017

Tendo em vista que a biblioteca é uma organização sem fins lucrativos, a adoção de estratégias de marketing em uma biblioteca apresenta vantagens entre as quais NÃO se inclui:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q606522 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, referentes a marketing em serviços de informação e bibliotecas.

O sítio web da biblioteca é um dos mecanismos mais utilizados para o marketing de seus serviços e produtos, apesar de seu uso não possibilitar diferentes abordagens de marketing, estando restrito às ações de promoção de produtos e serviços.

  1. ✂️
  2. ✂️

40Q607844 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação, Analista, Serviço Federal de Processamento de Dados, CESPE CEBRASPE

A respeito de marketing, julgue os itens seguintes. As estatísticas de visitação da página Web de uma biblioteca podem ser visualizadas pelo serviço Google Analytics, sendo uma prática de monitoramento de marketing que possibilita o planejamento de produtos e serviços de informação.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.