Questões de Concursos: Max Weber e a Ação Social

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11 Q946300 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Segunda Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2018

A abordagem do tema “Corporeidade: dimensão humana e formas de ser” remete, na contemporaneidade, à discussão da sexualidade e da questão de gênero. Filósofos como Michel Foucault e Simone de Beauvoir trataram desse assunto em obras importantes para o conhecimento e a compreensão sobre o sexo no ocidente. Foucault, em sua obra História da sexualidade: a vontade de saber (1976), conforme Sílvio Gallo, “investigou como as sociedades viveram a sexualidade ao longo do tempo e notou um paradoxo. Nas sociedade dos séculos XVI e XVII, embora se acreditasse que o sexo era reprimido, ele foi valorizado como o segredo por excelência; em decorrência disso, falava-se muito sobre sexo, na medida em que ele era reprimido”. Foucault estende a sua investigação até o século XX e aponta o desenvolvimento de uma moral sexual que impõe um absoluto predomínio heterossexual nas relações sociais, “que afirma a distinção absoluta entre homem e mulher, centrada numa visão biológica”, de acordo com Sílvio Gallo. Em “O segundo sexo”, obra de Simone de Beauvoir, publicada em 1949, a filósofa francesa trata da condição da mulher e afirma que “ninguém nasce mulher, mas torna-se mulher” à medida que vive. Para ela, não há uma essência no “ser mulher”, e nega, pois, a existência de uma “natureza feminina”. Gallo compreende a posição de Beauvoir e afirma que o “ser mulher” “é uma construção que cada mulher faz em sua vida”. Diante do impacto que a afirmação da filósofa francesa teve nos movimentos feministas do século XX, ele acrescenta que “A construção da sexualidade é biológica, cultural e histórica, assim como a construção do que somos em outras esferas” e conclui que a formulação “tornar-se mulher” se aplica ao homem, pois “ninguém nasce homem, torna-se homem. Ou, ainda: ninguém nasce homossexual, mas se torna homossexual.” (GALLO, Sílvio. Filosofia: experiência do pensamento. vol. único. 1. ed. São Paulo: Scipione, 2013, p. 102-103).
A partir do exposto, todas as alternativas estão corretas, EXCETO

12 Q679118 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

Max Weber formula o conceito de sociologia como “uma ciência que pretende compreender interpretativamente a ação social e assim explicá-la causalmente em seu curso e em seus efeitos.”
Fonte: WEBER, Max. Economia e Sociedade. Brasília: Editora UNB: São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1999.
Nesse sentido, sua sociologia é também dedicada a acompanhar a ação social, conceito fundamental para o entendimento da sociedade moderna, dos interesses individuais e suas motivações na mobilização e agenciamento dos sentidos da ação, caracterizando, assim, tipos de ação social. Com base no texto, assinale a alternativa CORRETA.

13 Q946950 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Primeiro Dia, UFUMG, UFU-MG, 2019

Para Marx e Engels, os homens sempre tiveram acesso a ideias falsas a respeito de si mesmos, daquilo que são ou deveriam ser, organizavam suas relações em função das representações sociais que lhes eram apresentadas, fazendo com que os produtos de suas ideias crescessem a ponto de dominá-los. Para eles, os criadores inclinavam-se diante de suas próprias criações. Com base nas informações deduzíveis do texto, o conceito analisado pelos autores e a obra que nos remete a esse conceito são

14 Q943031 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Max Weber define os tipos puros de dominação a partir de seus fundamentos primeiros de legitimidade.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o tipo de dominação que se legitima pelo reconhecimento e pela entrega às qualidades extracotidianas, à santidade, ao heroísmo ou à exemplaridade de uma pessoa e às ordenações por ela criadas ou reveladas.

15 Q944248 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2022

A estratificação social diz sobre a divisão como indivíduos e grupos de uma sociedade se estruturam: seja em classes, sejam castas, estamentos e, mesmo, partidos, para expor apenas os exemplos trabalhados por Max Weber. A estruturação que ordena a estratificação social de uma sociedade é dada pelo modo como se distribui o poder entre esses diferentes tipos de agrupamentos, poder que pode ser do tipo econômico, religioso ou de outros tipos. Na perspectiva weberiana, as classes se organizam em torno do poder econômico; as castas indianas e os estamentos do medievo europeu, por poderes religiosos, morais, honrarias e tradições; os partidos, pelo grau de poder político que conseguem acumular e deter. Em síntese, existe, na estratificação social de cada sociedade, uma estruturação a partir do tipo de poder (econômico, religioso, moral, tradicional, político) que divide,separa e conforma a estrutura social e seus agrupamentos coletivos.
Partindo do exposto, marque a alternativa correta.

16 Q943030 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Leia o texto a seguir.
Uma conduta plural – de várias pessoas – que, pelo sentido que encerra, se apresenta como reciprocamente referida, orientando-se por essa reciprocidade.
(CASTRO, A. M.; DIAS, E. F. Introdução ao Pensamento Sociológico. Rio de Janeiro: Eldorado, 1975. p.119.)
Com base nos conhecimentos sobre a teoria sociológica de Max Weber, assinale a alternativa que nomeia, corretamente, o conceito explicitado pelo texto.

17 Q943161 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Max Weber tratou da relação na história humana entre religiões e o desenvolvimento da racionalização da vida moderna. Na verdade, ele investigou algumas das principais religiões mundiais e mesmo, mais precisamente, algumas de suas doutrinas, e encontrou uma conexão de sentido histórica com o processo de racionalização da vida econômica, a qual é própria da organização da vida material das sociedades capitalistas modernas.
Para Weber, as religiões, ou doutrinas religiosas, que possuem conexão de sentido com as origens racionais do capitalismo moderno são o

18 Q946499 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Língua Inglesa, UECE, UECE CEV, 2019

Na Sociologia de Max Weber (2016), a ação social é o dado central para a compreensão dos fenômenos de qualquer realidade social. Conforme a perspectiva weberiana, uma ação é social quando é orientada pelas ações de outras pessoas. Uma ação social está referendada em ações passadas, presentes ou esperadas como sendo futuras e essas “outras pessoas” podem ser indivíduos conhecidos ou desconhecidos daquele que pratica a ação. O praticante da ação age referendado em ações de outros e, assim, toda ação para ser social, não importa se moralmente boa ou reprovável, não importa se racional ou não, possui um sentido (uma direção) na mente do indivíduo, o qual tem como referência subjetiva (na mente dele ou dela que pratica a ação) as ações de outros.
WEBER, Max. “II. O conceito de ação social” IN ______. Metodologia das Ciências Sociais. São Paulo: Ed Cortez; Campinas-SP: ED Unicamp, 2016.
Partindo dessa compreensão de Weber (2016), considere as seguintes afirmações:
I. Aquele que joga pedra em um ônibus, em tempos de paralisação grevista dos coletivos, realiza uma ação social desde que execute esta ação tendo como referência subjetiva esta forma de protestar.
II. A pessoa que aposta no Jogo do Bicho, nas periferias das cidades brasileiras, pratica um tipo de ação social, desde que aja em conformidade com o seu sonho de três noites anteriores.
III. Bater em torcedores rivais com excessiva força e raiva é um tipo de ação social a partir do momento em que o agente desta ação imagine que é “assim que se faz” quando nas brigas entre torcidas.
IV. Investir no Mercado de Ações e Derivativos é uma ação social, desde que o investidor vise, em sua mente, seus ganhos futuros de acordo com a movimentação dos agentes econômicos.
Corresponde a ação social, na perspectiva teórico-conceitual de Max Weber, somente o que consta em

19 Q902337 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

De acordo com Weber, “[...] nem o costume ou a situação de interesses, nem os motivos puramente afetivos ou racionais referentes a valores da vinculação poderiam constituir fundamentos confiáveis de uma _____________. Normalmente, junta-se a esses fatores outro elemento: a crença na ________________” (WEBER, M. Economia e sociedade. Brasília: Editora da UnB, 1999).


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

20 Q903166 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Sociologia, IFES, IF ES, 2024

Segundo Weber, para chegar ao conhecimento que pretende, o cientista social deve efetuar quatro operações (QUINTANEIRO; BARBOSA; OLIVEIRA, 2002), assinale a alternativa CORRETA:

I. Estabelecer leis e fatores hipotéticos que servirão como meios para seu estudo.
II. Analisar e expor ordenadamente o agrupamento individual desses fatores historicamente dados e sua combinação concreta e significativa, procurando tornar inteligível a causa e natureza dessa significação.
III. Remontar ao passado para observar como se desenvolveram as diferentes características individuais daqueles agrupamentos que possuem importância para o presente e procurar fornecer uma explicação histórica a partir de tais constelações individuais anteriores.
IV. Avaliar as constelações possíveis no futuro.
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