Início

Questões de Concursos Medicamentos e tratamentos clínicos

Resolva questões de Medicamentos e tratamentos clínicos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


111Q479855 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

Uma senhora de sessenta anos de idade, portadora de artrite reumatoide e hipertensa, faz uso prolongado de dexametasona por via oral. A densitometria óssea da paciente evidencia osteopenia acentuada do colo do fêmur.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

O quadro de osteopenia apresentado pela paciente é resultado do uso de dexametasona, que causa aumento do número de osteoclastos.
  1. ✂️
  2. ✂️

112Q479351 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Farmacêutico, Prefeitura de Carangola MG, IDECAN

Qual dos medicamentos NÃO é utilizado para o tratamento de infecções parasitárias por Plasmodium sp.?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q479154 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Agente de Apoio à Saúde, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em relação à operacionalização dos serviços de almoxarifado, analise as assertivas abaixo.

I. No caso de recebimento de um produto com mais de um lote de fabricação, este deve ser subdividido em quantos lotes forem necessários e armazenados/ estocados dessa forma.

II. Os medicamentos termolábeis devem ter prioridade na conferência e armazenagem/ estocagem.

III. O almoxarifado deve manter atualizados os dados sobre o estoque de medicamentos para a elaboração de mapas e facilitar novas aquisições.

IV. Nas fichas de controle de estoque devem constar os dados: nome do medicamento, número do lote, prazo de validade, entrada, saída, estoque atualizado, cujos lançamentos de quantidades devem ser diários.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q478697 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

Depois de seis anos em queda, em 2017, o Ministério da Saúde divulgou que o Brasil voltou a registrar alta na incidência em casos malária. Com relação ao tratamento medicamentoso disponível para o tratamento dessa doença negligenciada, julgue os itens subsequentes. Antibióticos como doxiciclina podem ser incluídos no esquema de tratamento da malária por terem atividade durante o estágio agudo da doença.
  1. ✂️
  2. ✂️

115Q480404 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Aspirante Médico, Bombeiro Militar DF, IDECAN, 2017

Dentre as classes de medicações utilizadas no tratamento das síndromes coronarianas agudas, assinale a que deve ser evitada, caso haja suspeita de comprometimento do ventrículo direito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q480625 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Aspirante Médico, Bombeiro Militar DF, IDECAN, 2017

São recomendações classe I para drogas utilizadas no tratamento farmacológico da Estenose Mitral (EM), segundo as Diretrizes Brasileiras de Valvopatias, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q476446 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Médico Residente Multiprofissional, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos ao uso de fármacos na gravidez e lactação. Mulheres que tomam medicamentos de uso crônico podem apresentar níveis elevados de fármaco no leite, representando maior risco potencial para o lactente.
  1. ✂️
  2. ✂️

120Q477129 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Analista em CampT Pleno, Ministério da Ciência e Tecnologia, CESPE CEBRASPE

A artrite reumatóide é uma doença auto-imune, caracterizada por poliartrite periférica, cuja etiologia é desconhecida. O tratamento tem como objetivo prevenir ou controlar as lesões articulares e varia com o estágio e a gravidade da doença. Para controlar a dor e o processo inflamatório articular, são utilizados diversos medicamentos, entre eles os antiinflamatórios não-esteróides (AINES). A respeito dos AINES, julgue os itens subseqüentes.

Como mecanismo de ação antiinflamatória, os AINES reduzem o acúmulo de células inflamatórias, a vasodilatação e, indiretamente, diminuem o edema observado nas articulações.

  1. ✂️
  2. ✂️

121Q479982 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Agente de Apoio à Saúde, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A fim de evitar o vencimento e perdas na expedição de medicamentos, um agente priorizou alguns quantitativos. Em relação a esse assunto, para sua liberação, analise as assertivas abaixo.

I. Menor prazo de validade e seu respectivo lote.

II. Médio prazo de validade e seu respectivo lote.

III. Maior prazo de validade e seu respectivo lote.

O profissional considerou o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

122Q479502 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

Os diuréticos aumentam a velocidade de formação da urina e a excreção de eletrólitos e água e, consequentemente, diminuem o volume dos fluidos corporais. No que se refere a essa classe de medicamentos, julgue os itens que se seguem. O uso contínuo dos diuréticos pode elevar as concentrações sanguíneas de ácido úrico.
  1. ✂️
  2. ✂️

123Q479539 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Farmacêutico, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

Considerando seu conhecimento sobre fármacos cardiovasculares anti-histaminicos, relacione a primeira coluna com a segunda e marque a opção correspondente:

1. Inibidores da ECA.

2. Antagonista de cálcio.

3. ?-bloqueadores.

4. ?-bloqueadores.

5. Antagonistas do receptor da angiotensina

II. ( ) Losartano.

( ) Diltiazem.

( ) Prazosina.

( ) Captopril.

( ) Atenolol.

Marque a opção correspondente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q478536 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Analista de Atividades do Hemocentro, FHB DF, IADES, 2017

Para a redução do processo inflamatório da árvore brônquica em pacientes asmáticos, o fármaco indicado para administração por via inalatória é a (o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q479562 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Instituto Quadrix, 2017

A candidíase vulvovaginal é uma doença recorrente que afeta cerca de 75% das mulheres no mundo durante toda sua vida. Julgue os itens subsequentes em relação ao tratamento desse tipo de infecção. O uso de cremes tópicos não reduz os efeitos hepatotóxicos observados com a administração oral do cetoconazol, uma vez que o fármaco é completamente absorvido pelos capilares presentes na mucosa vaginal e atinge o fígado.
  1. ✂️
  2. ✂️

126Q474930 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

A preocupação dos órgãos gestores de saúde com as consequências da utilização inadequada de medicamentos levou a Organização Mundial de Saúde a iniciar, em 1968, o programa de vigilância internacional de medicamentos. No entanto, vários fatores são responsáveis pelas reações adversas aos medicamentos (RAMs). Quanto às RAMs, julgue os itens que se seguem. Os efeitos que apresenta um paciente idoso que, por descuido, tenha tomado duas doses seguidas do medicamento prescrito por seu médico são classificados como RAMs.
  1. ✂️
  2. ✂️

127Q480291 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

Os diuréticos aumentam a velocidade de formação da urina e a excreção de eletrólitos e água e, consequentemente, diminuem o volume dos fluidos corporais. No que se refere a essa classe de medicamentos, julgue os itens que se seguem. Diuréticos de alça promovem hipovolemia mais acentuada que os tiazídicos e são indicados para pacientes com insuficiência renal.
  1. ✂️
  2. ✂️

128Q480429 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Farmacêutico, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

Sobre fármacos cardiovasculares anti – hipertensivo antagonistas de cálcio, julgue os itens a seguir em V ou F:

I. O diltiazem possui a capacidade de reduzir a frequência cardíaca mais do que o verapamil, porém pode causar forte bradicardia.

II. O manidipino sofre rápida absorção após administração oral.

III. O lacidipino pode apresentar como efeito adverso náuseas e poliúria.

É(são) VERDADEIRO(s) o(s) item(ns):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q478311 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

Depois de seis anos em queda, em 2017, o Ministério da Saúde divulgou que o Brasil voltou a registrar alta na incidência em casos malária. Com relação ao tratamento medicamentoso disponível para o tratamento dessa doença negligenciada, julgue os itens subsequentes. A amodiaquina, apesar de possuir ação semelhante à cloroquina, foi retirada do mercado por levar a quadros de agranulocitose.
  1. ✂️
  2. ✂️

130Q478666 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Em um serviço de emergência de certo hospital da rede pública, um paciente, gênero masculino, de 22 anos de idade, residente em região carente de saneamento básico, soropositivo para o HIV, apresentou-se com tosse produtiva e relatando febre intermitente nos últimos sete dias. Após anamnese, a equipe observou que o paciente estava debilitado, com desidratação e desnutrição. A análise dos exames laboratoriais mostrou resultado positivo para tuberculose. Ao confirmar o diagnóstico, a farmacoterapia foi iniciada pelo esquema básico e, em algumas semanas, houve melhora considerável do quadro clínico. Todavia, com o desaparecimento dos sintomas, o paciente abandonou o tratamento e acabou tendo uma recaída, que o levou de volta ao serviço.

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

A interrupção da farmacoterapia, no caso de tuberculose, foi a única causa para o retorno do paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.