Início

Questões de Concursos Medicamentos e tratamentos clínicos

Resolva questões de Medicamentos e tratamentos clínicos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


31Q480016 | Farmácia, Medicamentos e Tratamentos Clínicos, Médico Multiprofissional em Atenção Básica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito dos inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECA), tais como o captopril e o enalapril, julgue os itens a seguir. Os IECA podem ser utilizados para reduzir o remodelamento cardíaco no pós-infarto.
  1. ✂️
  2. ✂️

32Q479268 | Farmácia, Medicamentos e Tratamentos Clínicos, Médico Multiprofissional em Atenção Básica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca das formulações farmacêuticas de fármacos para administração pelas vias nasal e pulmonar, julgue os seguintes itens. No tratamento de crises de broncoespasmo, as formulações administradas pela via inalatória proporcionam melhor índice terapêutico, ou seja, melhor relação entre eficácia e tolerabilidade que as formulações administradas por via oral.
  1. ✂️
  2. ✂️

33Q478283 | Farmácia, Medicamentos e Tratamentos Clínicos, Médico Multiprofissional em Atenção Básica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de medicamentos com o princípio ativo losartana potássica, julgue os itens subsecutivos. O medicamento registrado como referência da losartana potássica deve ter qualidade, eficácia terapêutica e segurança comprovadas por estudos clínicos, enquanto o medicamento genérico exige somente estudos in vitro para ser registrado.
  1. ✂️
  2. ✂️

34Q479553 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Farmacêutico, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

O método Pharmacoterapy Workup constitui uma evolução da metodologia de seguimento farmacoterapêutico proposta por Strand, Morley e Cipolle em 1988. O método apresenta a sigla PRM (problema relacionado a medicamento) para definir um evento indesejável experimentado pelo paciente que envolve, ou suspeita-se que envolva, a farmacoterapia e que, atual ou potencialmente, interfere com um resultado de saúde desejado. Considere um paciente dislipidêmico sob uso de atorvastatina 20 mg há 6 meses e com valores de colesterol total e LDL elevados. O paciente relata que, apesar de o médico ter recomendado o uso de um comprimido ao dia, ele toma apenas metade da dose, devido a dificuldades financeiras para aquisição. O paciente apresenta um PRM de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q479442 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Farmacêutico, FEAES PR, PUC PR

Homem de 62 anos, casado, alto executivo de setor bancário, vem apresentando tremores nas mãos há 2 anos, o que impede de escrever, de assinar documentos e de se alimentar corretamente. Esses fatos têm causado constrangimento e isolamento social. Há um dia os tremores se acentuaram com movimentos bizarros e contorções da cabeça e tronco, provocando queda. A histórico clínico destaca úlcera péptica “nervosa” em tratamento continuado, náusea, dislipidemia e enxaqueca. Ao longo dos últimos 4 anos tem feito uso de ranitidina, metoclopramida, lovastatina e propranolol. Na família não existem casos de doença de Parkinson, Alzheimer ou demência. No exame físico, apresenta discreta diminuição da mímica facial, bradicinesia, rigidez assimétrica e diminuição dos movimentos do braço direito enquanto caminha. Demais aparelhos apresentam exames normais. Considerando que as manifestações apresentadas foram decorrentes de uma reação adversa ao uso de medicamento, assinale a afirmativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q480315 | Farmácia, Medicamentos e Tratamentos Clínicos, Médico Multiprofissional em Atenção Básica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de medicamentos com o princípio ativo losartana potássica, julgue os itens subsecutivos. A losartana potássica pertence à classe de fármacos denominada inibidores da enzima conversora da angiotensina, ou, simplesmente, inibidores da ECA.
  1. ✂️
  2. ✂️

37Q479253 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Determinado usuário, gênero masculino, 46 anos de idade, 1,60 m de altura e 89,6 kg, foi atendido por um médico endocrinologista em uma unidade básica do Sistema Único de Saúde. Durante a consulta médica, o profissional analisou e interpretou os exames laboratoriais, fornecendo o diagnóstico de diabetes mellitus (DM) tipo 2 ao paciente. Nesse momento, o médico solicitou a presença do farmacêutico para discutirem os resultados laboratoriais encontrados nesse usuário.

? Glicemia de jejum: 199 mg/dL (valor de referência - até 100 mg/dL).

? Hemoglobina glicosilada: 12% (valor de referência - até 7%).

? Insulina: 45 ?UI/mL (valor de referência - até 26 ?UI/mL).

Considerando os dados laboratoriais apresentados, julgue os itens a seguir.

Para escolha da farmacoterapia mais apropriada, é fundamental realizar o cálculo do valor de resistência à insulina e do índice de massa corporal (IMC).
  1. ✂️
  2. ✂️

38Q480719 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Auxiliar de Farmácia, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

Os antiácidos que neutralizam a ação do suco gástrico
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q479286 | Farmácia, Medicamentos e Tratamentos Clínicos, Médico Multiprofissional em Atenção Básica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de medicamentos com o princípio ativo losartana potássica, julgue os itens subsecutivos. Caso o medicamento de referência seja apresentado na forma de comprimidos revestidos, o medicamento genérico deve ser também apresentado, necessariamente, na forma de comprimidos revestidos, mesmo que o revestimento não interfira na liberação do princípio ativo.
  1. ✂️
  2. ✂️

40Q480350 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Instituto Quadrix, 2017

Um paciente diagnosticado com sífilis tardia foi tratado com três injeções intramusculares de suspensões aquosas de penicilina benzatina (2.400.000 unidades cada) a cada sete dias. Um mês após o fim do tratamento, verificou-se que a carga bacteriana se manteve inalterada.

Com base nesse caso hipotético, julgue os itens subsequentes.

Considerando-se que a sífilis seja uma DST, o paciente pode ter sido alvo de uma recontaminação durante o tratamento.
  1. ✂️
  2. ✂️

42Q478251 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Analista de Atividades do Hemocentro, FHB DF, IADES, 2017

Paciente de 59 anos de idade, IMC = 32 Kg/m 2, trabalhador rural, fumante, hipertenso, portador de angina e de insuficiência renal, recebeu atendimento no serviço de ortopedia, em virtude de queixas recorrentes de dores lombares, com piora nas últimas 12 horas. O paciente relata que abusa de analgésicos durante as crises de lombalgia.

Considerando o caso clínico apresentado, assinale a alternativa correta quanto ao fármaco anti-inflamatório não esteroidal, para uso contínuo, que é contraindicado para esse paciente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q480454 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Instituto Quadrix, 2017

A candidíase vulvovaginal é uma doença recorrente que afeta cerca de 75% das mulheres no mundo durante toda sua vida. Julgue os itens subsequentes em relação ao tratamento desse tipo de infecção. O tratamento de recidivas de candidíase pode ser realizado com o voriconazol, que possui ação contra cepas resistentes à maioria dos antifúngicos mais comumente utilizados.
  1. ✂️
  2. ✂️

44Q480759 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Multiprofissional em Atenção Básica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), correspondente ao conjunto de patologias respiratórias crônicas caracterizadas pela diminuição progressiva e, fundamentalmente, não reversível do fluxo aéreo, julgue os itens a seguir. Bronquite crônica e enfisema consistem em algumas patologias classificadas como DPOC e seus sintomas podem ser aliviados com o uso de corticoides como a budesonida e a fluticasona.
  1. ✂️
  2. ✂️

45Q478305 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Farmacêutico, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Os diuréticos são fármacos que aumentam a excreção de sódio e de água do corpo por sua ação sobre os rins.Oefeito primário consiste em diminuir a reabsorção de sódio e de cloreto do filtrado, sendo o aumento da perda de água secundário à excreção aumentada de sal. Sobre os diuréticos, NÃO se pode afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q478350 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Analista de Atividades do Hemocentro, FHB DF, IADES, 2017

A íris faz parte do globo ocular e, com o auxílio de músculos lisos específicos, controla a entrada de luz através da pupila. Além disso, a musculatura da íris está sob influência do sistema nervoso autônomo, que é reconhecidamente um alvo farmacológico utilizado no tratamento do glaucoma. Com base no exposto, assinale a alternativa que indica um fármaco simpatolítico empregado no tratamento do glaucoma.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q478328 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Farmacêutico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Em relação aos medicamentos utilizados no tratamento e controle da dor oncológica, julgue os itens subsequentes. A codeína pode ser utilizada sem ajuste de dose em pessoas com insuficiência renal.
  1. ✂️
  2. ✂️

49Q479933 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Farmacêutico, Prefeitura de Carangola MG, IDECAN

O metronidazol é um anti-infeccioso da família dos nitro-5-imidazóis, que apresenta ampla atividade contra micro-organismos. Qual destes micro-organismos é habitualmente resistente (pelo menos 50% das cepas da espécie são resistentes) a este fármaco?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q480267 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Instituto Quadrix, 2017

Um paciente diagnosticado com sífilis tardia foi tratado com três injeções intramusculares de suspensões aquosas de penicilina benzatina (2.400.000 unidades cada) a cada sete dias. Um mês após o fim do tratamento, verificou-se que a carga bacteriana se manteve inalterada.

Com base nesse caso hipotético, julgue os itens subsequentes.

Uma alternativa para se seguir o tratamento é a aplicação de um antibiótico não beta-lactâmico, como a doxiciclina.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.