Questões de Concursos Medicamentos e tratamentos clínicos

Resolva questões de Medicamentos e tratamentos clínicos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

42Q478251 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Analista de Atividades do Hemocentro, FHB DF, IADES, 2017

Paciente de 59 anos de idade, IMC = 32 Kg/m 2, trabalhador rural, fumante, hipertenso, portador de angina e de insuficiência renal, recebeu atendimento no serviço de ortopedia, em virtude de queixas recorrentes de dores lombares, com piora nas últimas 12 horas. O paciente relata que abusa de analgésicos durante as crises de lombalgia.

Considerando o caso clínico apresentado, assinale a alternativa correta quanto ao fármaco anti-inflamatório não esteroidal, para uso contínuo, que é contraindicado para esse paciente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q480759 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Multiprofissional em Atenção Básica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), correspondente ao conjunto de patologias respiratórias crônicas caracterizadas pela diminuição progressiva e, fundamentalmente, não reversível do fluxo aéreo, julgue os itens a seguir. Bronquite crônica e enfisema consistem em algumas patologias classificadas como DPOC e seus sintomas podem ser aliviados com o uso de corticoides como a budesonida e a fluticasona.
  1. ✂️
  2. ✂️

44Q480454 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Instituto Quadrix, 2017

A candidíase vulvovaginal é uma doença recorrente que afeta cerca de 75% das mulheres no mundo durante toda sua vida. Julgue os itens subsequentes em relação ao tratamento desse tipo de infecção. O tratamento de recidivas de candidíase pode ser realizado com o voriconazol, que possui ação contra cepas resistentes à maioria dos antifúngicos mais comumente utilizados.
  1. ✂️
  2. ✂️

46Q478350 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Analista de Atividades do Hemocentro, FHB DF, IADES, 2017

A íris faz parte do globo ocular e, com o auxílio de músculos lisos específicos, controla a entrada de luz através da pupila. Além disso, a musculatura da íris está sob influência do sistema nervoso autônomo, que é reconhecidamente um alvo farmacológico utilizado no tratamento do glaucoma. Com base no exposto, assinale a alternativa que indica um fármaco simpatolítico empregado no tratamento do glaucoma.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q478305 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Farmacêutico, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Os diuréticos são fármacos que aumentam a excreção de sódio e de água do corpo por sua ação sobre os rins.Oefeito primário consiste em diminuir a reabsorção de sódio e de cloreto do filtrado, sendo o aumento da perda de água secundário à excreção aumentada de sal. Sobre os diuréticos, NÃO se pode afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q478328 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Farmacêutico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Em relação aos medicamentos utilizados no tratamento e controle da dor oncológica, julgue os itens subsequentes. A codeína pode ser utilizada sem ajuste de dose em pessoas com insuficiência renal.
  1. ✂️
  2. ✂️

49Q479933 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Farmacêutico, Prefeitura de Carangola MG, IDECAN

O metronidazol é um anti-infeccioso da família dos nitro-5-imidazóis, que apresenta ampla atividade contra micro-organismos. Qual destes micro-organismos é habitualmente resistente (pelo menos 50% das cepas da espécie são resistentes) a este fármaco?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q479244 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Farmacêutico, FEAES PR, PUC PR

Considerando-se o emprego da morfina para o tratamento da dor nos pacientes idosos em estágio terminal, avalie as afirmativas a seguir:

I. Em face do alto potencial de tolerância, e consequente aumento progressivo das doses, o risco de depressão respiratória constitui uma preocupação relevante.

II. Em pacientes terminais, e com a necessidade de aumento progressivo das doses, a dependência é constitui um risco relevante

III. Com a necessidade de aumento progressivo das doses, o efeito diurético da morfina pode desencadear desequilíbrio eletrolítico

IV. O uso de morfina pode desencadear diarreia no idoso

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q478477 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Farmacêutico, FEAES PR, PUC PR

Homem de 73 anos, dá entrada no prontoatendimento com os seguintes sintomas: cefaleia severa, sensação de mal-estar, ansiedade, agitação e tontura. Verificaram-se os sinais vitais em que se constatou elevação das pressões sistólica (200 mmHg) e diastólica (130 mmHg). Considerando esse caso como urgência hipertensiva, sem evidência de lesão vascular, qual seria o tratamento mais indicado?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q476411 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Farmacêutico, DEPEN, FUNRIO

Os inibidores da enzima conversora da angiotensina constituem um importante grupo de fármacos utilizados no tratamento da hipertensão arterial sistêmica,entretanto podem promover alta incidência do seguinte efeito adverso.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q480267 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Instituto Quadrix, 2017

Um paciente diagnosticado com sífilis tardia foi tratado com três injeções intramusculares de suspensões aquosas de penicilina benzatina (2.400.000 unidades cada) a cada sete dias. Um mês após o fim do tratamento, verificou-se que a carga bacteriana se manteve inalterada.

Com base nesse caso hipotético, julgue os itens subsequentes.

Uma alternativa para se seguir o tratamento é a aplicação de um antibiótico não beta-lactâmico, como a doxiciclina.
  1. ✂️
  2. ✂️

54Q478999 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Farmacêutico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Em relação às interações com medicamentos antineoplásicos e adjuvantes, julgue os seguintes itens. Se uma pessoa faz tratamento com cisplatina, ela deve ter precaução ao consumir a fruta carambola: há um sinergismo de efeito adverso causado pela potencialização da nefrotoxicidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

55Q475823 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Farmacêutico, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Os fármacos antimicrobianos são utilizados nos tratamentos e nas profilaxias de infecções por microrganismos. No que concerne a essa classe de medicamentos, julgue os itens a seguir. A amoxicilina é freqüentemente administrada com o ácido clavulânico para diminuir a sua cardiotoxicidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

56Q478913 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

Os diuréticos aumentam a velocidade de formação da urina e a excreção de eletrólitos e água e, consequentemente, diminuem o volume dos fluidos corporais. No que se refere a essa classe de medicamentos, julgue os itens que se seguem. Uma interação medicamentosa pode ocorrer quando os diuréticos de alça são administrados com probenecida.
  1. ✂️
  2. ✂️

57Q480643 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Farmacêutico, FEAES PR, PUC PR

O objetivo do tratamento da asma é o controle total dos sintomas. Para um paciente de 65 anos, diagnosticado com asma persistente grave, o objetivo terapêutico é deixar a doença assintomática. Para tanto, qual dos tratamentos abaixo seria o de primeira escolha?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q480237 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Farmacêutico, Prefeitura de Barueri SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Um antiviral é uma classe de medicamentos usado especificamente para tratar infecções virais. Assinale a alternativa onde se encontra um inibidor da transcritase reversa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q477432 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Técnico, UEPA PA, CESPE CEBRASPE

Texto para as questões de 21 a 26

Considere a situação hipotética em que dois pacientes admitidos em um serviço de atendimento médico, apresentam os seguintes quadros clínicos:

 indivíduo A: quadro de febre, mialgia, cansaço e cefaléia há 1 semana, discreta perda de acuidade visual, hepatomegalia e esplenomegalia e linfadenopatia cervical;

indivíduo B: quadro de mal-estar, febre, cefaléia, linfadenopatia difusa, lesões cutâneas maculares rosadas, simétricas, inicialmente distribuídas próximas aos arcos costais e, a seguir, por todo o corpo.

A critério dos médicos responsáveis, foram colhidas amostras de sangue, urina e biópsias, para diversos tipos de análises laboratoriais, e foram iniciados os tratamentos.

Algumas das análises realizadas foram: dosagens séricas de alanina aminotransferase, aspartato aminotransferase, lactato desidrogenase, uréia, creatinina e glicose; dosagens de alguns antígenos e anticorpos específicos; urinálise de rotina e dosagem urinária de creatinina.

Considerando os testes relacionados às funções hepática e renal mencionados no texto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q475814 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Médico Residente Multiprofissional, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos ao uso de fármacos na gravidez e lactação. Fármacos betabloqueadores, como o atenolol, se usados durante a gravidez, podem prejudicar o crescimento do feto e causar hipoglicemia e bradicardia neonatal.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.