Início

Questões de Concursos Medicamentos e tratamentos clínicos

Resolva questões de Medicamentos e tratamentos clínicos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


72Q478341 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Médico Psiquiatra, UFSB BA, 2017

Entre os psicofármacos abaixo que podem ser utilizados ao longo do tratamento da dependência alcoólica, um age inibindo o efeito do álcool como estimulante indireto da atividade opioide endógena. Qual é essa medicação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q479897 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Toxicologista, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC, 2017

O ácido acetilsalicílico é uma droga empregada na terapêutica com finalidade analgésica. A respeito dos analgésicos, analise as afirmações:

I. A absorção dos salicilatos, administrados pela via oral, ocorre principalmente na parte superior do intestino delgado.

II. No trato gastrointestinal, um dos efeitos adversos do ácido acetilsalicílico é a irritação gástrica.

III. A biotransformação é realizada apenas pelas esterases presentes no plasma e em vários tecidos.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q478303 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Farmacêutico, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

A colistina é um antimicrobiano ativo contra uma grande variedade de bacilos gram-negativos, incluindo muitas espécies de enterobactérias (como E. coli e Klebsiella spp.) e bacilos não-fermentadores. Esse antimicrobiano pertence à classe das
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q478342 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Farmacêutico, Prefeitura de Guatambu SC, PL Consultoria

Os anti-hipertensivos classificados como Inibidores da Enzima Conversora da Angiotensina, fazem com que ocorra o “desaparecimento” da Angiotensina II ou Angiotensina Ativa da circulação, sendo esse provavelmente o mecanismo principal responsável pelo efeito anti-hipertensivo desse grupo de fármacos. Os fármacos classificados como “Inibidores da Enzima Conversora da Angiotensina” são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q475529 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Os glicocorticoides são esteroides produzidos pelas glândulas da suprarrenal e têm diferentes usos clínicos, como na terapia de reposição em pacientes com a doença de Addison, tratamento da doença de Hodgkin ou no tratamento anti-inflamatório de diversas doenças. Com relação aos fármacos utilizados nas patologias inflamatórias, julgue os itens subsequentes. Os efeitos adversos observados durante a terapia com os glicocorticoides ocorrem nos tratamentos com doses elevadas ou tempo prolongado ou nas terapias de reposição.
  1. ✂️
  2. ✂️

80Q478386 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Médico Psiquiatra, UFSB BA, 2017

Sobre o tratamento da dependência de tabaco, analise as afirmativas abaixo.

I - A vareniclina diminui o efeito reforçador da nicotina.

II - A bupropiona não deve ser utilizada por tabagistas com histórico de crises convulsivas.

III - É contraindicado o uso concomitante de adesivo e goma de nicotina pelo risco de intoxicação.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

81Q475690 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Médico Residente Multiprofissional, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE

A preocupação dos órgãos gestores de saúde com as consequências da utilização inadequada de medicamentos levou a Organização Mundial de Saúde a iniciar, em 1968, o programa de vigilância internacional de medicamentos. No entanto, vários fatores são responsáveis pelas reações adversas aos medicamentos (RAMs). Quanto às RAMs, julgue os itens que se seguem. Os indivíduos portadores da anemia hemolítica por deficiência da glicose-6-fosfato-desidrogenase, ao serem tratados com o antimalárico primaquina, podem apresentar uma grave anemia. Essa RAM é classificada como idiossincrasia.
  1. ✂️
  2. ✂️

83Q478929 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Analista de Atividades do Hemocentro, FHB DF, IADES, 2017

Paciente de 29 anos de idade, IMC = 22 Kg/m2, estudante universitária, procurou o serviço médico, queixando-se de fortes cólicas abdominais associadas ao processo menstrual. Após a avaliação clínica, optou-se pela prescrição de um fármaco parassimpatolítico para o alívio sintomatológico durante o decurso da menstruação.

Nesse caso clínico, o fármaco que preenche os critérios da prescrição é o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q478320 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

Os diuréticos aumentam a velocidade de formação da urina e a excreção de eletrólitos e água e, consequentemente, diminuem o volume dos fluidos corporais. No que se refere a essa classe de medicamentos, julgue os itens que se seguem. A hidralazina não promove uma interação, relacionada à sua depuração renal, na farmacocinética da furosemida.
  1. ✂️
  2. ✂️

85Q479706 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Farmacêutico, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

O paracetamol é um fármaco analgésico – antipirético proibido de ser comercializado em vários países devido a sua toxicidade. Sobre esse fármaco, julgue os itens a seguir em V ou F:

I. Não pode ser usado em pacientes portadores de hepatopatias.

II. Possui como um dos efeitos adversos raros erupções cutâneas do tipo urticária benigna.

III. No caso de intoxicação, o antídoto é o hidróxido de alumínio em solução.

É(são) VERDADEIRO(s) o(s) item(ns):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q480746 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Instituto Quadrix, 2017

Um paciente apresentando dificuldade para deglutir, dores no peito e náuseas foi diagnosticado com esofagite de refluxo leve.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem em relação ao tratamento medicamentoso para esse tipo de doença.

A domperidona é um fármaco antidopaminérgico que modifica a motilidade gastrointestinal e pode ser utilizado no tratamento da condição descrita acima.
  1. ✂️
  2. ✂️

87Q479011 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Instituto Quadrix, 2017

Um paciente diagnosticado com sífilis tardia foi tratado com três injeções intramusculares de suspensões aquosas de penicilina benzatina (2.400.000 unidades cada) a cada sete dias. Um mês após o fim do tratamento, verificou-se que a carga bacteriana se manteve inalterada.

Com base nesse caso hipotético, julgue os itens subsequentes.

O tratamento foi incorretamente prescrito, uma vez que a sífilis é uma DST viral.
  1. ✂️
  2. ✂️

88Q478064 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Analista, DPE RS, FCC

Um professor, de uma Universidade Estadual do Brasil, informou à mídia que descobriu uma substância capaz de curar o câncer. Nesta situação,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q480284 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Farmacêutico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

A quimioterapia combinada é a base do tratamento de vários tipos de neoplasias e permite a administração das doses máximas toleradas, levando em consideração sinergismos e diferentes mecanismos de toxicidade e resistência. O farmacêutico precisa estar atento aos protocolos para a administração dos antineoplásicos nos dias corretos, através da via de administração correta, respeitando os intervalos de administração e terapias de suporte, de modo a garantir que os objetivos da quimioterapia combinada sejam atingidos. Assinale a alternativa que demonstra corretamente os cuidados de administração de antineoplásicos e suas justificativas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.