Início

Questões de Concursos Medicina Intensiva

Resolva questões de Medicina Intensiva comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q833045 | Medicina, Medicina Intensiva, Prefeitura de Jacinto Machado SC Médico Saúde da Família, PS Concursos, 2021

Para indivíduos com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com confirmação por qualquer um dos critérios (clínico, clínico-- epidemiológico, clínico-imagem ou clínicolaboratorial) para COVID-19, recomenda-se o isolamento, suspendendo-o após __________ do início dos sintomas OU após __________ com dois resultados RT-qPCR negativo, desde que passe ___________ de resolução de febre sem uso de medicamentos anti-térmicos e melhora clínica importante, mediante avaliação médica. Complete as lacunas acima com a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q58720 | Medicina, Medicina Intensiva, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

Considerando o diagnóstico de candidemia em paciente não neutropênico, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q60271 | Medicina, Medicina Intensiva, CESPE CEBRASPE

Com relação às manobras respiratórias convencionais normalmente realizadas pela equipe de fisioterapia, julgue o item subsequente.

A vibrocompressão não apresenta contraindicação quando se trata da remoção de secreções pulmonares.
  1. ✂️
  2. ✂️

24Q58724 | Medicina, Medicina Intensiva, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

Em relação aos exames de imagem na avaliação do trauma abdominal fechado, qual alternativa esta correta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q834568 | Medicina, Medicina Intensiva, Prefeitura de Palhoça SC Médico Clinico Geral Emergência, IESES, 2021

A Infecção Hospitalar é a infecção adquirida após a internação do paciente, manifestada durante a internação, ou após a alta, desde que seja relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares. Analise as afirmativas abaixo quanto aos conceitos em Infecção Hospitalar e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. Colonização – Crescimento e multiplicação de um microorganismo em superfícies epiteliais do hospedeiro, sem expressão clínica ou imunológica. II. Infecção Comunitária – Constatada na admissão porém, relacionada com a internação anterior do paciente no mesmo hospital. III. Infecção Metastática – é a expansão do agente etiológico para novos sítios de infecção. IV. Disseminador – Indivíduo que alberga um microorganismo específico, sem apresentar quadro clínico atribuído ao agente e que serve como fonte potencial de infecção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q43557 | Medicina, Medicina Intensiva, Médico, IAMSPE, 2017

Avalie o perfil hemodinâmico abaixo e identifique o diagnóstico mais provável:

Débito cardíaco baixo, elevada pressão venosa central, baixa saturação venosa mista de oxigênio, alta pressão de oclusão de artéria pulmonar (PAOP) e presença de onda v maior que 10 mmHg no traçado da PAOP. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q833302 | Medicina, Medicina Intensiva, Prefeitura de Itá SC Médico, AMAUC, 2021

Sendo o diafragma o mais importante músculo respiratório, contribuindo com mais de 50% da ventilação pulmonar, toda afecção que interfira em seus movimentos pode causar dispneia. As principais são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q58722 | Medicina, Medicina Intensiva, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

Faz parte dos cuidados ao paciente politraumatizado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q60265 | Medicina, Medicina Intensiva, CESPE CEBRASPE

Acerca da monitorização do sistema respiratório, julgue o item seguinte.

A curva pressão-volume representa graficamente as propriedades mecânicas do sistema respiratório e é obtida somente pela superseringa.
  1. ✂️
  2. ✂️

30Q60269 | Medicina, Medicina Intensiva, CESPE CEBRASPE

Com relação à síndrome da angústia respiratória aguda (SARA), julgue o item a seguir.

A SARA e a insuficiência cardíaca congestiva (ICC) podem apresentar sinais e sintomas semelhantes, mas que precisam ser diferenciados. Se, por exemplo, a criança apresentar derrame pleural, será correto suspeitar de ICC.
  1. ✂️
  2. ✂️

31Q43559 | Medicina, Medicina Intensiva, Médico, IAMSPE, 2017

Em relação a alterações de ritmo cardíaco e ao uso de marcapasso temporário, assinale a correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q43558 | Medicina, Medicina Intensiva, Médico, IAMSPE, 2017

Qual a melhor interpretação para o aumento do gradiente veno-arterial do gás carbônico (CO2) no choque hemorrágico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q60267 | Medicina, Medicina Intensiva, CESPE CEBRASPE

Com relação à síndrome da angústia respiratória aguda (SARA), julgue o item a seguir.

A SARA, que é caracterizada como um desequilíbrio grave entre ventilação e perfusão, leva ao desenvolvimento de insuficiência respiratória significativa.
  1. ✂️
  2. ✂️

34Q60266 | Medicina, Medicina Intensiva, CESPE CEBRASPE

Acerca da monitorização do sistema respiratório, julgue o item seguinte.

No gráfico fluxo versus tempo, é facilmente identificável a presença da Auto-PEEP, porque esta eleva o trabalho respiratório em razão da sobrecarga no disparo inspiratório.
  1. ✂️
  2. ✂️

35Q60270 | Medicina, Medicina Intensiva, CESPE CEBRASPE

Com relação à síndrome da angústia respiratória aguda (SARA), julgue o item a seguir.

Frequência respiratória de 40 a 50 ciclos respiratórios por minuto; frequência cardíaca de 120 a 130 batimentos cardíacos por minuto; radiografias torácicas com alguns infiltrados bilaterais e ruídos respiratórios com auscultação de crepitações em toda parte dos campos pulmonares são sinais indicativos de síndrome da angústia respiratória leve, cujo tratamento dispensa a entubação do paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️

36Q60264 | Medicina, Medicina Intensiva, CESPE CEBRASPE

Acerca da monitorização do sistema respiratório, julgue o item seguinte.

Para o cálculo da resistência das vias aéreas (RWA), faz-se a diferença entre a pressão inspiratória máxima (pico) e a de platô dividida pelo fluxo; portanto, quanto maior a diferença, maior será a RWA.
  1. ✂️
  2. ✂️

37Q58726 | Medicina, Medicina Intensiva, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

Paciente do sexo masculino, 70 anos, submetido à hipofisectomia devido a carcinoma prostático metastático. Na recuperação pós-anestésica, pode-se antecipar a necessidade de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q60263 | Medicina, Medicina Intensiva, CESPE CEBRASPE

Acerca da monitorização do sistema respiratório, julgue o item seguinte.

A pressão média das vias aéreas correlaciona-se claramente com a pressão alveolar apesar da diferença entre a resistência inspiratória e expiratória.
  1. ✂️
  2. ✂️

39Q832833 | Medicina, Medicina Intensiva, Prefeitura de Palhoça SC Médico Clínico Geral ESF, IESES, 2021

O tratamento do choque anafilático deve ser iniciado com rapidez nos serviços de saúde de urgência e emergência. É importante saber que, apesar de ser uma situação de emergência, é controlável e reversível desde que diagnosticada e tratada a tempo. O esclarecimento e a correta orientação do paciente e de seus familiares, bem como a prevenção, constituem o melhor tratamento da anafilaxia, reduzindo sua mortalidade.
É correto afirmar sobre o tratamento do choque anafilático:
I. São mínimas as evidências que sustentam o uso de anti-histamínicos H2 no contexto de emergência alérgica. Em adultos, sua administração, em conjunto com anti-histamínicos H1, determina bloqueio H1 mais eficaz e resolução mais rápida da urticária. Não existem, entretanto, diferenças em relação ao controle da pressão arterial sistêmica e de outra sintomatologia em relação ao uso isolado de bloqueadores H1. Se for feita opção pelo seu uso, a ranitidina é a droga de escolha, 50 mg (ou 1,25 mg/kg/dose para crianças), intravenosa, em cinco minutos, até de 8/8 horas. II. Em casos sem evidências de choque, a epinefrina pode ser administrada por via endovenosa (EV), o que propicia picos mais rápidos e mais concentração que a via subcutânea, sendo esta reservada para casos mais leves de anafilaxia. A dose (EV) preconizada é de 0,8 a 0,9 mg (0,8 a 0,9 mL de uma solução de 1:1.000), podendo ser repetida cinco a 10 minutos, quando necessário. A infusão IV é indicada nos pacientes com hipotensão arterial, sinais de choque ou naqueles que não respondem à administração EV de epinefrina e à reposição volêmica. A dose IV recomendada é de 10 a 20 ug por minuto, em infusão contínua. III. Os corticoides são usados empiricamente com o intuito de se procurar evitar reações tardias, objetivo nem sempre atingido. Podem atuar também no manejo do broncoespasmo. Provavelmente não desempenham papel relevante no tratamento da fase aguda e seus efeitos só são observados horas após sua administração. A metilprednisolona é a droga de escolha, 125 mg (1 a 2 mg/kg/dose para crianças) de 6/6 horas, IV. Uma vez instituída a corticosterapia, ela pode ser interrompida em três a quatro dias. IV. O glucagon constitui opção de tratamento para reações pouco responsivas à epinefrina, com hipotensão e bradicardia refratárias, como em pacientes em uso de beta-bloqueadores. Antes de indicá-lo, deve-se aferir se a epinefrina foi administrada adequadamente, além de verificar sua validade. O glucagon é agente inotrópico e cronotrópico positivo e exerce efeitos vasculares independentes dos receptores beta-adrenérgicos. Induz também o aumento de catecolaminas endógenas. Seus efeitos colaterais mais comuns são náuseas, vômitos e hiperglicemia. É usado nas doses de 1 a 2 mg (20-30 mg/kg, máximo de 1 mg em crianças), IV, em cinco minutos, seguido de infusão contínua de 5 a 15 mg/minuto. Outra opção é o uso IM, 1 a 2 mg de 5/5 minutos.
A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q832844 | Medicina, Medicina Intensiva, Prefeitura de Ermo SC Médico Ginecologista, PS Concursos, 2021

Para indivíduos com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com confirmação por qualquer um dos critérios (clínico, clínico-- epidemiológico, clínico-imagem ou clínicolaboratorial) para COVID-19, recomenda-se o isolamento, suspendendo-o após __________ do início dos sintomas OU após __________ com dois resultados RT-qPCR negativo, desde que passe ___________ de resolução de febre sem uso de medicamentos anti-térmicos e melhora clínica importante, mediante avaliação médica. Complete as lacunas acima com a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.