Questões de Concursos Medidas Provisórias

Resolva questões de Medidas Provisórias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q429470 | Direito Constitucional, Medidas Provisórias, Analista Judiciário, TRT 1a, FCC

Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional, sendo que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q441766 | Direito Constitucional, Medidas Provisórias, Analista de Apoio à Assistência Judiciária, DPDF DF, FGV

O Presidente da República dispõe, mediante decreto, acerca da criação de um novo tipo penal. Sobre o tema, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q434915 | Direito Constitucional, Medidas Provisórias, Analista Administrativo Prova 2, ANEEL, ESAF

Sobre processo legislativo de medida provisória, na Constituição de 1988, marque a única opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q443551 | Direito Constitucional, Medidas Provisórias, Técnico Administrativo, IBAMA, CESPE CEBRASPE

No que concerne à administração pública, julgue os itens a seguir. De acordo com a CF, a medida provisória, o estado de defesa e o estado de sítio constituem exceção ao princípio da legalidade na administração pública.
  1. ✂️
  2. ✂️

105Q437851 | Direito Constitucional, Medidas Provisórias, Analista Prova 1, BACEN, CESGRANRIO

Suponha que o Congresso Nacional tenha aprovado projeto de lei que aumenta a alíquota do IR, e o projeto foi encaminhado ao Presidente da República para sanção. O chefe do Poder Executivo, no entanto, insatisfeito com alguns dispositivos do projeto, decidiu editar medida provisória dispondo sobre a mesma matéria, reproduzindo alguns dos dispositivos do projeto de lei e alterando outros. Nesse caso hipotético, a medida provisória editada pelo Presidente da República é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q445900 | Direito Constitucional, Medidas Provisórias, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RS, FUNDATEC, 2018

No que diz respeito ao regime jurídico das medidas provisórias previsto na Constituição da República Federativa do Brasil, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q429110 | Direito Constitucional, Medidas Provisórias, Analista de Controle Externo, TCE CE, FCC

O Presidente da República editou Medida Provisória - MP dispondo sobre requisitos para a aquisição do benefício da pensão por morte no âmbito do regime geral da previdência social. Remetida a MP ao Congresso Nacional, a Câmara dos Deputados aprovou o respectivo projeto de lei de conversão, alterando, no entanto, o texto original da medida provisória. A alteração reduziu o tempo mínimo durante o qual o servidor deve contribuir ao regime da previdência para que o beneficiário adquira o direito à pensão por morte. Seguindo para o Senado, o projeto de lei de conversão foi aprovado com novas alterações. Nesse caso,

I. a medida provisória não poderia ter sido editada, por versar sobre matéria relativa à previdência social.

II. o texto da medida provisória não poderia ter sido objeto de alteração pela Câmara dos Deputados, tendo em vista que versa sobre matéria de iniciativa legislativa privativa do Presidente da República.

III. o Senado não poderia ter alterado novamente o projeto de lei de conversão, tendo em vista que o texto original já havia sido alterado pela Câmara dos Deputados.

IV. aprovado o projeto de lei de conversão pelo Senado, a medida provisória manter-se-á integralmente em vigor até que seja sancionado ou vetado o projeto.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q436823 | Direito Constitucional, Medidas Provisórias, Assessor Técnico de Procuradoria, TCE PA, AOCP

Acerca das Medidas Provisórias, de acordo com a Constituição Federal, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q424046 | Direito Constitucional, Medidas Provisórias

Sobre medida provisória é correto dizer.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q422892 | Direito Constitucional, Medidas Provisórias, Defensor Público de 4a Categoria, DPE AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, referentes ao processo legislativo. Caso o presidente da República editasse medida provisória dilatando o prazo de encerramento do alistamento eleitoral, com o objetivo de propiciar a inclusão de um maior número de eleitores nos pleitos municipais de 2004, esse diploma normativo seria inconstitucional.
  1. ✂️
  2. ✂️

111Q444351 | Direito Constitucional, Medidas Provisórias, Analista de Controle, TCE PR, FCC

Em relação ao regime constitucional das medidas provisórias, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q442093 | Direito Constitucional, Medidas Provisórias, Analista em Ciência Júnior I, MCT, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à organização político-administrativa e aos Poderes Executivo e Legislativo, julgue os itens subseqüentes.

A CF permite a edição de medidas provisórias sobre matéria já disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sanção ou veto do presidente da República.

  1. ✂️
  2. ✂️

113Q440168 | Direito Constitucional, Medidas Provisórias, Procurador Jurídico I, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

O prefeito do município de Rio Branco editou medida provisória (MP) criando taxa de serviço de estacionamento no centro da cidade. Sob o duplo argumento de que inexiste competência do chefe do Poder Executivo municipal para editar MP e de que a referida taxa não poderia ser instituída por esse veículo normativo, o procurador-geral do estado ingressou com representação de inconstitucionalidade contra a referida MP perante o Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC), que julgou improcedente o pedido.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem, quanto à interpretação e à aplicação das normas constitucionais e ao controle de constitucionalidade.

O TJ/AC errou, já que o prefeito do município de Rio Branco não poderia ter editado MP.
  1. ✂️
  2. ✂️

114Q444501 | Direito Constitucional, Medidas Provisórias, Analista Judiciário, TRT 16a, FCC

Considere:

I. A Emenda à Constituição será promulgada pelo Presidente do Congresso Nacional, após votada, em único turno, pela maioria absoluta dos seus membros.

II. As medidas provisórias terão sua votação iniciada na Câmara dos Deputados.

III. As leis complementares serão aprovadas por maioria absoluta.

IV. As leis delegadas serão elaboradas pelo Presidente da República, que deverá solicitar delegação ao Senado Federal.

V. A discussão e votação dos projetos de lei de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, terá início no Senado Federal.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q439904 | Direito Constitucional, Medidas Provisórias, Técnico I, MCTI, CESPE CEBRASPE

Acerca do direito constitucional, julgue os itens que se seguem.

O presidente da República não pode delegar aos ministros de Estado a atribuição de editar medidas provisórias, mesmo que essa delegação se restrinja às matérias diretamente relacionadas ao objeto do respectivo ministério.

  1. ✂️
  2. ✂️

116Q439413 | Direito Constitucional, Medidas Provisórias, Analista Judiciário, TRE GO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à organização político-administrativa do Estado brasileiro, às disposições gerais dos servidores públicos e ao processo legislativo. Embora a CF permita ao ocupante da Presidência da República a adoção de medidas provisórias com força de lei em casos de relevância e urgência, o texto constitucional proíbe a edição desse tipo de instrumento com relação ao direito eleitoral.
  1. ✂️
  2. ✂️

117Q425941 | Direito Constitucional, Medidas Provisórias, Agente de Investigação, Polícia Civil PB, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito às medidas provisórias, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q433649 | Direito Constitucional, Medidas Provisórias, Analista Judiciário, TSE, CONSULPLAN

Assinale a afirmativa correta sobre processo legislativo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q430148 | Direito Constitucional, Medidas Provisórias, Analista Judiciário, TRT 19a, FCC

No que concerne às Medidas Provisórias, de acordo com a Constituição Federal de 1988, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q441205 | Direito Constitucional, Medidas Provisórias, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta com base nas normas constitucionais que disciplinam as medidas provisórias e na jurisprudência do STF relativa a essa matéria.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.