Questões de Concursos Medievalidade Europeia

Resolva questões de Medievalidade Europeia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q951110 | História, Medievalidade Europeia, Primeira Fase OAB, USP, FUVEST, 2018

(…) o “arco do triunfo” é um fragmento de muro que, embora isolado da muralha, tem a forma de uma porta da cidade. (...) Os primeiros exemplos documentados são estruturas do século II a.C., mas os principais arcos de triunfo são os do Império, como os arcos de Tito, de Sétimo Severo ou de Constantino, todos no foro romano, e todos de grande beleza pela elegância de suas proporções.

PEREIRA, J. R. A., Introdução à arquitetura. Das origens ao século XXI. Porto Alegre: Salvaterra, 2010, p. 81.

Dentre os vários aspectos da arquitetura romana, destaca‐se a monumentalidade de suas construções. A relação entre o “arco do triunfo” e a História de Roma está baseada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q930168 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Medievalidade Europeia, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Quando ninguém duvida da existência de um outro mundo, e morte é uma passagem que deve ser celebrada entre parentes e vizinhos. O homem da Idade Média tem a convicção de não desaparecer completamente, esperando a ressurreição. Pois nada se detém e tudo continua na eternidade. A perda contemporânea do sentimento religioso fez da morte uma provação aterrorizante, um trampolim para as trevas e o desconhecido.
DUBY, G. Ano 1000 ano 2000 na pista dos nossos medos.
São Paulo: Unesp, 1998 (adaptado)

Ao comparar as maneiras com que as sociedades têm lidado com a morte, o autor considera que houve um processo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q943538 | História, Medievalidade Europeia, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2021

No século IX, novas ondas invasoras formadas por normandos, húngaros e árabes varreram a Europa Ocidental. Essas novas levas de invasores no continente europeu
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q946962 | História, Medievalidade Europeia, Segundo Dia, UFUMG, UFU MG, 2019

As revoluções que abalaram a Inglaterra no século XVII caracterizaram a superação tanto do modo de produção feudal quanto do Antigo Regime e de suas instituições. Isso possibilitou o surgimento e o desenvolvimento de uma sociedade burguesa e a futura emergência da produção capitalista no país. Um dos principais nomes desse processo revolucionário foi o de Oliver Cromwell que, após um período de guerra civil, instaurou uma República que durou entre os anos 1649 e 1658.
Considera-se como alguns dos principais feitos do período Cromwell, EXCETO,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q680263 | História, Medievalidade Europeia, História e Matemática, UFRGS, UFRGS, 2019

Leia o enunciado abaixo.
No dia 15 de abril de 2019, um incêndio destruiu uma parte importante da Catedral de Notre-Dame, em Paris, um dos mais famosos edifícios medievais franceses. Embora construções anteriores tenham existido no mesmo local, foi a partir dos séculos XII e XIII que a igreja passou a tomar sua forma mais conhecida, período em que houve a consolidação ........ na Europa. Sua arquitetura é hoje uma das mais conhecidas manifestações do estilo ........ , predominantemente ......... e marcado pela grandiosidade para abrigar o número crescente de fiéis. Trata-se de um modelo arquitetônico que obedece a uma ........ e que mantém relações de fundo com a filosofia escolástica.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q946964 | História, Medievalidade Europeia, Segundo Dia, UFUMG, UFU MG, 2019

A partir do século XI, observa-se em várias localidades da Europa Ocidental uma intensificação das atividades comerciais. Dentre os fatores que explicariam esse “renascimento comercial”, analise as informações abaixo.
I. Uma forte diminuição demográfica, causada pela chamada peste negra e pelas chamadas invasões bárbaras. II. O aumento do número de cidades e da intensificação da divisão social do trabalho que ajudou no desenvolvimento do artesanato. III. O aumento da atividade bancária como atividade cada vez mais significativa para expansão do comércio.
Em relação a essas informações, assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q938536 | História, Medievalidade Europeia, PPL, ENEM, INEP

TEXTO I

Não é possível passar das trevas da ignorância para a luz da ciência a não ser lendo, com um amor sempre mais vivo, as obras dos Antigos. Ladrem os cães, grunhem os porcos! Nem por isso deixarei de ser um seguidor dos Antigos. Para eles irão todos os meus cuidados e, todos os dias, a aurora me encontrará entregue ao seu estudo.

BLOIS, P. Apud PEDRERO SÁNCHEZ, M. G. História da Idade Média: texto e testemunhas. São Paulo: Unesp, 2000.

TEXTO II

A nossa geração tem arraigado o defeito de recusar admitir tudo o que parece vir dos modernos. Por isso, quando descubro uma ideia pessoal e quero torná-la pública, atribuo-a a outrem e declaro: — Foi fulano de tal que o disse, não sou eu. E para que acreditem totalmente nas minhas opiniões, digo: — O inventor foi fulano de tal, não sou eu.

BATH, A. Apud PEDRERO SÁNCHEZ, M. G. História da Idade Média: texto e testemunhas. São Paulo: Unesp, 2000.

Nos textos são apresentados pontos de vista distintos sobre as mudanças culturais ocorridas no século XII no Ocidente. Comparando os textos, os autores discutem o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q947572 | História, Medievalidade Europeia, Graduação em Administração, SEBRAE SP, FUNDATEC, 2019

Na Baixa Idade Média, na região da Europa ocidental, a produção agrícola era a principal fonte de riqueza. Os domínios rurais foram chamados de senhorios, em que se produzia aquilo que era necessário para os habitantes. Em relação ao exposto, relacione os conceitos da Coluna 1 aos respectivos significados da Coluna 2.
Coluna 1 1. Terras de uso comum. 2. Reserva senhorial. 3. Talha. 4. Corveia.
Coluna 2 ( ) Tributo que obrigava o servo a entregar ao senhor parte dos produtos cultivados. ( ) Parte do senhorio em que estavam localizadas a habitação do senhor e os campos de cultivo. ( ) Parte do senhorio que era utilizada para a pastagem dos animais, extração de madeira, coleta de frutos e caça, além de conter as construções importantes para a vida diária. ( ) Tributo que obrigava o servo a trabalhar três dias na semana nos campos de cultivo do senhor e realizar serviços que beneficiavam o senhor.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q936564 | História, Medievalidade Europeia, Primeiro e Segundo Dia Edital 2021, ENEM, INEP, 2021

Desde o século XII que a cristandade ocidental era agitada pelo desafio lançado pela cultura profana — a dos romances de cavalaria, mas também a cultura folclórica dos camponeses e igualmente a dos citadinos, de caráter mais jurídico — à cultura eclesiástica, cujo veículo era o latim. Francisco de Assis veio alterar a situação, propondo aos seus ouvintes uma mensagem acessível a todos e, simultaneamente, enobrecendo a língua vulgar através do seu uso na religião.
VAUCHEZ, A. A espiritualidade da Idade Média Ocidental, séc. VIII-XIII. Lisboa: Estampa, 1995.
O comportamento desse religioso demonstra uma preocupação com as características assumidas pela Igreja e com as desigualdades sociais compartilhada no seu tempo pelos(as)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q950774 | História, Medievalidade Europeia, Vestibular 4 Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

Considere as afirmações abaixo, sobre a história das sociedades antigas.

I - O Egito faraônico caracterizava-se pela estrutura política horizontalizada, pela pouca estratificação social e pela economia centrada na piscicultura devido às cheias do rio Nilo.

II - Os fenícios mantiveram uma estrutura social militarizada e terrestre, que permitiu a conquista de outros povos na região do Oriente Médio, culminando com o fim de rotas comerciais marítimas com a Ásia.

III- A expansão do Império Persa, durante o governo de Dario I, foi marcada pela unificação dos sistemas tributário e monetário, pela implementação de um código jurídico e por uma rede de estradas e de comunicação.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q947976 | História, Medievalidade Europeia, Conhecimentos Gerais, FAMERP, VUNESP, 2018

Texto associado.

Leia o texto para responder à questão.


Enquanto nas cidades o poder ficou nas mãos dos bispos, nos campos, concentrou-se na dos grandes proprietários. O governo romano perdeu força: já não era capaz de cobrar os impostos de maneira eficiente, nem mesmo de pagar os exércitos. Em 476, o último imperador romano foi deposto. Era o fim do Império Romano e do mundo antigo e o início de uma nova era, a Idade Média.

(Carlos Augusto Ribeiro Machado. Roma e seu império, 2004. Adaptado.)


A queda do Império Romano do Ocidente foi provocada, entre outros fatores,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q679501 | História, Medievalidade Europeia, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

A sociedade na Idade Média era basicamente rural e tinha como base produtiva o campo. Sendo assim, o principal membro dessa cadeia produtiva era
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q936024 | História, Medievalidade Europeia, PPL, ENEM, INEP, 2019

A ausência quase completa de fantasmas na Bíblia deve ter favorecido também a vontade de rejeição dos fantasmas pela cultura cristã. Várias passagens dos Evangelhos manifestam mesmo uma grande reticência com relação a um culto dos mortos: “Deixa os mortos sepultar os mortos”, diz Jesus (Mt 8:21), ou ainda: “Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos” (Mt 22:32). Por certo, numerosos mortos são ressuscitados por Jesus (e, mais tarde, por alguns de seus discípulos), mas tal milagre — o mais notório possível segundo as classificações posteriores dos hagiógrafos medievais — não é assimilável ao retorno de um fantasma. Ele prefigura a própria ressurreição do Cristo três dias depois de sua Paixão. Antecipa também a ressurreição universal dos mortos no fim dos tempos. SCHMITT, J.-C. Os vivos e os mortos na sociedade medieval. São Paulo: Cia. das Letras, 1999.
De acordo com o texto, a representação da morte ganhou novos significados nessa religião para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q680502 | História, Medievalidade Europeia, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2017

“Quando um fiel havia cometido um pecado, ele podia, ou antes, devia ver um padre, contar-lhe o erro cometido e, a esse erro, que devia sempre ser um erro grave, o padre respondia propondo ou impondo uma penitência – que se chamava uma “satisfação”. A cada pecado devia corresponder uma satisfação. A consumação dessa satisfação, e somente ela, podia acarretar, sem nenhuma cerimônia suplementar, a remissão do pecado” (FOUCAULT, Os Anormais. São Paulo: Martins Fontes, 2014, p. 147) O texto acima, destaca um dos principais rituais cristãos no período feudal da Europa a partir do século VI.
Considerando as características desses rituais e o texto acima, assinale a alternativa correta no que se refere ao ritual da penitência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q948560 | História, Medievalidade Europeia, Integrado, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

“O Império Persa foi o mais extenso dos Impérios Orientais [século V a.C.]. Dos povos conquistados exigiam pesados impostos, mas respeitavam a sua cultura. Era governado por uma monarquia absoluta teocrática e possuía quatro capitais: Susa, Persépolis, Babilônia e Ecbátana. O comércio foi a atividade mais importante do Império. Por ele passavam rotas de caravanas comerciais, ligando a Índia e a China ao Mar Mediterrâneo. O comércio impulsionou a indústria de tecidos de luxo, mosaicos e tapetes de rara beleza.”
(ORDOÑEZ, Marlene e QUEVEDO, Júlio. História – Coleção Horizontes. São Paulo: IBEP. Sd. p. 58)

Ainda sobre a expansão do, Império Persa afirma-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q946569 | História, Medievalidade Europeia, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP, 2019

A cidade Carcassonne, localizada em Aude,na França, é um exemplo de cidade medieval fortificada, com suas muralhas que a protegiam de invasões e ataques inimigos. Praticamente abandonada, foi redescoberta no final do século XIX por turistas e atualmente é reconhecida como patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A respeito da sociedade medieval da Europa ocidental, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q944610 | História, Medievalidade Europeia, PROVA II, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) O processo histórico ao longo do tempo é marcado por inúmeras transformações sociopolíticas, econômicas, geo-histórias, geopolíticas, territoriais e ideológicas etc. As práticas do trabalho criaram modos de produção que marcaram épocas e regimes de historicidade. Algumas das experiências humanas encerram seus ciclos juntamente com o seu contexto histórico, outras dessas experiências são ressignificadas ou permanecem na longa duração. Acerca dos meios de produção, aquele que foi caracterizado pela terra e por uma economia natural, em que nem o trabalho nem os produtos do trabalho eram mercadorias, e que, o produtor imediato estava ligado ao meio de produção por uma relação social específica na definição legal de servidão, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q943893 | História, Medievalidade Europeia, Caderno Preto, PUC RS, PUC RS, 2019

Qual das alternativas abaixo NÃO corresponde às características do Feudalismo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q943894 | História, Medievalidade Europeia, Caderno Preto, PUC RS, PUC RS, 2019

O Despotismo Esclarecido na Europa na segunda metade do século XVIII está relacionado às mudanças na organização administrativa do Estado Absolutista, na relação do monarca com os seus súditos e na forma de administrar os territórios coloniais. Sobre o Despotismo Esclarecido, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q947229 | História, Medievalidade Europeia, Tarde, UNIOESTE, UNIOESTE, 2019

“No caso do que chamamos de Idade Média, foi o século XVI que elaborou tal conceito. Ou melhor, tal preconceito, pois o termo expressava um desprezo indisfarçado em relação aos séculos localizados entre a Antiguidade Clássica e o próprio século XVI. Este se via como o renascimento da civilização greco-latina, e, portanto, tudo que estivera entre aqueles picos de criatividade artístico-literária (de seu próprio ponto de vista, é claro) não passara de um hiato, de um intervalo. Logo, de um tempo intermediário, de uma Idade Média”.
FRANCO JÚNIOR, Hilário. Prefácio. In: A Idade Média: o nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2001.

Tomando por base a referência acima, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.