Início

Questões de Concursos Medievalidade Europeia

Resolva questões de Medievalidade Europeia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q946569 | História, Medievalidade Europeia, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP, 2019

A cidade Carcassonne, localizada em Aude,na França, é um exemplo de cidade medieval fortificada, com suas muralhas que a protegiam de invasões e ataques inimigos. Praticamente abandonada, foi redescoberta no final do século XIX por turistas e atualmente é reconhecida como patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A respeito da sociedade medieval da Europa ocidental, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q946461 | História, Medievalidade Europeia, Língua Inglesa, UECE, UECE CEV, 2019

O gênero épico medieval nasceu no norte da Europa com o objetivo de cantar as gloriosas aventuras de heróis populares. Frequentemente os autores desse gênero transformavam episódios históricos em estórias míticas. Relacione, corretamente, os locais de criação dos épicos com as respectivas obras, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I Coluna II
1. Inglaterra ( ) Cantos de Edda (séc. IX-XII)
2. Escandinávia e Islândia ( ) Conto da campanha de Igor (séc. XIII)
3. Alemanha ( ) Poema de Beowulf (séc. X)
4. Rússia ( ) Canção dos Nibelungos (séc. XIII)
A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q895543 | História, Medievalidade Europeia, História, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

Carlos Magno, também conhecido como Carlos I, foi um importante líder europeu do século VIII, cujo império teve um impacto significativo na história da Europa Ocidental. Sobre este tema, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q948560 | História, Medievalidade Europeia, Integrado, IF Sul RioGrandense, INEP

“O Império Persa foi o mais extenso dos Impérios Orientais [século V a.C.]. Dos povos conquistados exigiam pesados impostos, mas respeitavam a sua cultura. Era governado por uma monarquia absoluta teocrática e possuía quatro capitais: Susa, Persépolis, Babilônia e Ecbátana. O comércio foi a atividade mais importante do Império. Por ele passavam rotas de caravanas comerciais, ligando a Índia e a China ao Mar Mediterrâneo. O comércio impulsionou a indústria de tecidos de luxo, mosaicos e tapetes de rara beleza.”
(ORDOÑEZ, Marlene e QUEVEDO, Júlio. História – Coleção Horizontes. São Paulo: IBEP. Sd. p. 58)

Ainda sobre a expansão do, Império Persa afirma-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q944610 | História, Medievalidade Europeia, PROVA II, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) O processo histórico ao longo do tempo é marcado por inúmeras transformações sociopolíticas, econômicas, geo-histórias, geopolíticas, territoriais e ideológicas etc. As práticas do trabalho criaram modos de produção que marcaram épocas e regimes de historicidade. Algumas das experiências humanas encerram seus ciclos juntamente com o seu contexto histórico, outras dessas experiências são ressignificadas ou permanecem na longa duração. Acerca dos meios de produção, aquele que foi caracterizado pela terra e por uma economia natural, em que nem o trabalho nem os produtos do trabalho eram mercadorias, e que, o produtor imediato estava ligado ao meio de produção por uma relação social específica na definição legal de servidão, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q895537 | História, Medievalidade Europeia, História, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

O feudalismo foi um sistema social, econômico e político que predominou na Europa durante a Idade Média. Sobre este período, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q937330 | História, Medievalidade Europeia, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

O café tem origem na região onde hoje se encontra a Etiópia, mas seu cultivo e consumo se disseminaram a partir da Península Árabe. Aportou à Europa por Constantinopla e, finalmente, em 1615, ganhou a cidade de Veneza. Quando o café chegou à região europeia, alguns clérigos sugeriram que o produto deveria ser excomungado, por ser obra do diabo. O papa Clemente VIII (1592-1605), contudo, resolveu provar a bebida. Tendo gostado do sabor, decidiu que ela deveria ser batizada para que se tornasse uma “bebida verdadeiramente cristã” .
THORN, J. Guia do café. Lisboa: Livros e livros, 1998 (adaptado).

A postura dos clérigos e do papa Clemente VIII diante da introdução do café na Europa Ocidental pode ser explicada pela associação dessa bebida ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q947778 | História, Medievalidade Europeia, Prova de Medicina20192 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Exemplos históricos demonstram o protagonismo feminino em algumas esferas da vida medieval na Europa, especialmente a partir das mudanças do século XI. Diante do que é possível afirmar, os papéis exercidos pelas mulheres, naquela sociedade, variavam de acordo com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q939686 | História, Medievalidade Europeia, MODALIDADE INTEGRADO, IFBA, INEP, 2019

A Idade Moderna entre os séculos XV e XVIII foi um período de intensas mudanças sociais, políticas, econômicas, geográficas e culturais entre outras mudanças, entre as quais podemos ressaltar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q908588 | História, Medievalidade Europeia, Historiador, FundArt de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

As relações de vassalagem e suserania eram fundamentais para a ordem política na Idade Média. Qual das seguintes responsabilidades não era típica dos suseranos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q680031 | História, Medievalidade Europeia, Tipo 3, UEL, UEL, 2019

Como parte do acervo do Museu do Louvre, as obras Estátua Equestre e Espada Joiosa expressam o período de Carlos Magno, na alta Idade Média europeia (séculos VIII-IX).
Sobre as características da dinastia carolíngia, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q678704 | História, Medievalidade Europeia, Prova de Medicina20201 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Para a Época Moderna, o conceito de burocracia – entendido como a estrutura político-administrativa do Estado – pode ser útil para compreender o fortalecimento das monarquias europeias. Com a Dinastia dos Habsburgos, o Estado moderno espanhol ficou conhecido, entre os historiadores, como “governo de papel”, e Felipe II, como “rei papeleiro”, pois
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q937824 | História, Medievalidade Europeia, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

A casa de Deus, que acreditam una, está, portanto,dividida em três: uns oram, outros combatem, outros,enfim, trabalham. Essas três partes que coexistem nãosuportam ser separadas; os serviços prestados por umasão a condição das obras das outras duas; cada uma porsua vez encarrega-se de aliviar o conjunto... Assim a leipode triunfar e o mundo gozar da paz.
ALDALBERON DE LAON. In: SPINOSA, F. Antologia de textos históricos medievais. Lisboa: Sá da Costa, 1981.

A ideologia apresentada por Aldalberon de Laon foi produzida durante a Idade Média. Um objetivo de tal ideologia e um processo que a ela se opôs estão indicados, respectivamente, em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q948652 | História, Medievalidade Europeia, Processo Seletivo 3, UNIVAP, UNIVAP

Nas receitas das vendas externas brasileiras entre 1840 e 1890, enquanto caía a participação de outros produtos, ele subia de 41,4% para 61,5%, consolidando sua posição de mais importante produto de expotação durante o Segundo Reinado. Estamos nos referindo ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q911204 | História, Medievalidade Europeia, História, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

“Houve espíritos práticos – cruéis – que não viram as pobres gentes a não ser como instrumentos maléficos de um desígnio destruidor da ordem construída”
Fonte: ROMERO, José Luís. Crise e ordem no mundo feudoburguês. São Paulo: Editora Palíndromo, 2005, p. 123.
Entre os primórdios do século XIV e as primeiras décadas do século XV, as tensões da vida social na Europa ficaram explícitas. Os camponeses se revoltaram contra a miséria a que estavamsubmetidos, explodiram conflitos entre os príncipes e as cidades, a Igreja Católica passou a ser questionada pelo apoio à ordem. Esse contexto evidenciava:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q939689 | História, Medievalidade Europeia, MODALIDADE INTEGRADO, IFBA, INEP, 2019

“Mas é verdade que a cidade medieval, por sua lógica econômica fundada mais no dinheiro do que na terra, por seu sistema de valores no qual, em face do ideal aristocrático de hierarquia vertical, de duração, de ociosidade e de largueza, impunha a si mesmo outra concepção, outro ideal de hierarquia horizontal, do tempo, do trabalho e do cálculo, podia minar por dentro o sistema feudal para transformá-lo em sistema capitalista. Foi preciso, entretanto, esperar pela revolução industrial.”
LE GOFF, Jacques. O Apogeu da Cidade Medieval. São Paulo, Martins Fontes, 1992. p.58.
Em relação ao trabalho, a cidade feudal diferia do campo, entre outras razões, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q951240 | História, Medievalidade Europeia, Primeiro Semestre, UNESP, VUNESP, 2018

– São uma formosura os governantes que tu modelaste, como se fosses um estatuário, ó Sócrates! [...]

– Ora pois! Concordais que não são inteiramente utopias o que estivemos a dizer sobre a cidade e a constituição; que, embora difíceis, eram de algum modo possíveis, mas não de outra maneira que não seja a que dissemos, quando os governantes, um ou vários, forem filósofos verdadeiros, que desprezem as honrarias atuais, por as considerarem impróprias de um homem livre e destituídas de valor, mas, por outro lado, que atribuem a máxima importância à retidão e às honrarias que dela derivam, e consideram o mais alto e o mais necessário dos bens a justiça, à qual servirão e farão prosperar, organizando assim a sua cidade?

(Platão. A República, 1987.)


O texto, concluído na primeira metade do século IV a.C., caracteriza

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q946676 | História, Medievalidade Europeia, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2019

Utopia é uma visão de sociedade imaginária, construída a partir da crítica de uma sociedade existente. Essa ideia foi inaugurada por meio da obra “Utopia” de Thomas More, publicada em 1516, que se constituiu em uma crítica profunda a determinadas atitudes das classes dominantes da Inglaterra, dentre as quais encontravam-se os chamados cercamentos (Enclosure Acts) que, na prática,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q680308 | História, Medievalidade Europeia, RS, ESPM, ESPM, 2018

No século XIII surgiu a Escolástica, corrente filosófica que, a partir de então, dominou o pensamento medieval.
(Rubim Santos Leão de Aquino. História das Sociedades: das Comunidades Primitivas às Sociedades Medievais)
A Escolástica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.