Questões de Concurso Medievalidade Europeia

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q945643 | História, Medievalidade Europeia, Vestibular 4 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Considere as seguintes afirmações sobre a história antiga de Roma.

I - Com o fim do período monárquico, a hierarquia social na República deixou de estar fundada na descendência familiar e na propriedade de terras, valorizando as ocupações ligadas ao comércio urbano e à prática da magistratura.

II - No contexto dos séculos III e II a.C., a manumissão de estrangeiros, escravizados a partir de conquistas bélicas, possibilitava a tais indivíduos liberdade social e cidadania política.

III- Entre as principais causas do fim da República, estão a invasão de tribos normandas oriundas do norte da Europa, a difusão do cristianismo e a crise econômica provocada pela chamada “Conspiração de Catilina”.

Quais estão corretas?

32 Q946461 | História, Medievalidade Europeia, Língua Inglesa, UECE, UECE CEV, 2019

O gênero épico medieval nasceu no norte da Europa com o objetivo de cantar as gloriosas aventuras de heróis populares. Frequentemente os autores desse gênero transformavam episódios históricos em estórias míticas. Relacione, corretamente, os locais de criação dos épicos com as respectivas obras, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I Coluna II
1. Inglaterra ( ) Cantos de Edda (séc. IX-XII)
2. Escandinávia e Islândia ( ) Conto da campanha de Igor (séc. XIII)
3. Alemanha ( ) Poema de Beowulf (séc. X)
4. Rússia ( ) Canção dos Nibelungos (séc. XIII)
A sequência correta, de cima para baixo, é:

33 Q946598 | História, Medievalidade Europeia, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP, 2019

Pelo fato de a imensa maioria da cristandade medieval ser composta de iletrados, os detalhes do Paraíso Terrestre eram propagados pelo clero cotidianamente em línguas vulgares. Possuidores da cultura escrita e, portanto, do acesso à Bíblia, os sacerdotes católicos transmitiam seus ensinamentos principalmente por meio da palavra, nos sermões e pregações realizados nas missas e festas religiosas. Gravuras, pinturas, vitrais e esculturas também ajudavam a veicular as mensagens eclesiásticas numa sociedade em que a leitura era um privilégio de poucos e uma das principais fontes do poder da Igreja Católica. CAMPOS, F.; CLARO, R. Oficina de História. São Paulo: Leya, 2015. p.168. Adaptado.
Segundo o texto,

34 Q951240 | História, Medievalidade Europeia, Primeiro Semestre, UNESP, VUNESP, 2018

– São uma formosura os governantes que tu modelaste, como se fosses um estatuário, ó Sócrates! [...]

– Ora pois! Concordais que não são inteiramente utopias o que estivemos a dizer sobre a cidade e a constituição; que, embora difíceis, eram de algum modo possíveis, mas não de outra maneira que não seja a que dissemos, quando os governantes, um ou vários, forem filósofos verdadeiros, que desprezem as honrarias atuais, por as considerarem impróprias de um homem livre e destituídas de valor, mas, por outro lado, que atribuem a máxima importância à retidão e às honrarias que dela derivam, e consideram o mais alto e o mais necessário dos bens a justiça, à qual servirão e farão prosperar, organizando assim a sua cidade?

(Platão. A República, 1987.)


O texto, concluído na primeira metade do século IV a.C., caracteriza

35 Q680772 | História, Medievalidade Europeia, Prova de Conhecimentos Gerais, UEA, VUNESP, 2018

O rei é o homem bem-nascido, o homem nobre. Ele é definido não somente por uma boa família, mas também em relação à aristocracia e à nobreza. Há na aristocracia medieval uma tendência a rebaixar o rei, a reduzi-lo ao “primeiro entre os iguais”.
(Jacques Le Goff. “Rei”. In: Dicionário analítico do Ocidente medieval, vol. 2, 2017. Adaptado.)
Esse lugar ocupado pelo rei na sociedade medieval decorria, entre outros motivos, da

36 Q688536 | História, Medievalidade Europeia, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP, 2017

O Código de Hamurabi (instituído por volta do século XVIII a.C), um dos mais antigos conjuntos de leis escritas da história da humanidade, reunia centenas de regras e estabelecia as punições a serem aplicadas àqueles que as descumprissem. Seguindo o princípio da Lei de talião, popularmente conhecida como “olho por olho, dente por dente”, o Código de Hamurabi regulava as relações econômicas e sociais da população

37 Q949927 | História, Medievalidade Europeia, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

[...] A Idade Média ocidental não é programada. Nasce de uma aculturação na qual se confundem pouco a pouco os usos e costumes greco-romanos com os dos ‘bárbaros’. Nasce também da confrontação com o Islam. Na origem, de fato, nada predispunha o Império do Ocidente – que englobava a África do Norte – a se tornar ‘europeu’. Da conquista muçulmana na Espanha (século VIII) até a hegemonia otomana nos Bálcãs (século XIV), o Ocidente não se concebe em si mesmo como entidade geopolítica. Estrutura-se apenas por sua existência diante de um mundo que se mostra hostil [...]. LE GOFF, Jacques. Em busca da Idade Média. Conversas com Jean-Maurice de Montremy. Tradução de Marcos de Castro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006, p. 222. A Idade Média é resultado de um processo longo de transformações que ocorrem no ocidente europeu. Assinale a alternativa que apresenta de forma incorreta uma das causas que antecederam a Idade Média.

38 Q680648 | História, Medievalidade Europeia, Grupos I IV V e VI, MACKENZIE, MACKENZIE, 2019

“Na Antiguidade e na Idade Média, apesar do nível técnico inferior, o tempo de produção diária, semanal ou anual era bem menor que no capitalismo. Como a religião tinha primazia sobre a economia, o tempo das festas e dos rituais religiosos era mais importante do que o tempo da produção, que foram em boa parte abolidos na esteira da modernização.”
(KURZ, R., in Folha de São Paulo, 3 jan. 1999, p. 5)
Com base no texto acima, considere as assertivas abaixo.
I. O trabalho na sociedade feudal era estruturado na servidão, que mantinha os indivíduos presos à terra, tendo que pagar uma série de obrigações em taxas e serviços. Apesar disso, o servo era preso à terra e não podia ser negociado como mercadoria, diferentemente do trabalhador no sistema capitalista, facilmente descartado e substituído. II. As sociedades existentes antes da Revolução Industrial eram quase todas de caráter aristocrático e hierarquizadas. A economia era primordialmente agrícola, em que o comércio ocupava um papel complementar. O objetivo máximo era suprir as necessidades da sociedade como um todo. Com o advento da economia de mercado capitalista, o objetivo era a obtenção do lucro, mesmo que fosse necessário transformar a força de trabalho em mercadoria.
III. A sociedade capitalista é uma organização social regida pelas necessidades das leis de mercado, não apenas para satisfazer às necessidades humanas. Nelas os trabalhadores modernos são livres, pois não estão sujeitos à autoridade de um senhor, como antigamente, porém, na economia de mercado atual, os empregados só têm participação como vendedores de sua força de trabalho.
Assinale

39 Q947152 | História, Medievalidade Europeia, Ensino á Distância, UEG, UEG, 2019

Leia o texto a seguir.
E o senhor rei da Inglaterra, para sua ciência, se por acaso eu encontrar seus seguidores em França, eu os colocarei para fora, e se eles não obedecerem, eu os condenarei à morte. Eu os conduzirei, em nome de Deus, o Senhor dos Céus, homem por homem para fora da França.
WALLBANK, T. W. History and Life. Illinois: Scott, Foresman, 1993. p. 154. (Tradução própria).

Esse é o trecho de uma carta enviada em 1431 por Joana D’Arc para o rei da Inglaterra e para o duque de Bedfor, autoproclamado regente inglês na França. Esse episódio está contextualizado no processo histórico conhecido como

40 Q950341 | História, Medievalidade Europeia, Segundo Semestre, UNESP, VUNESP, 2018

O aparecimento da filosofia na Grécia não foi um fato isolado. Estava ligado ao nascimento da pólis.

(Marcelo Rede. A Grécia Antiga, 2012.)

A relação entre os surgimentos da filosofia e da pólis na Grécia Antiga é explicada, entre outros fatores,

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.