Questões de Concursos Medievalidade Europeia

Resolva questões de Medievalidade Europeia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q677725 | História, Medievalidade Europeia, PPL, ENEM, INEP, 2018

TEXTO I

É da maior utilidade saber falar de modo a persuadir e conter o arrebatamento dos espíritos desviados pela doçura da sua eloquência. Foi com este fim que me apliquei a formar uma biblioteca. Desde há muito tempo em Roma, em toda a Itália, na Germânia e na Bélgica, gastei muito dinheiro para pagar a copistas e livros, ajudado em cada província pela boa vontade e solicitude dos meus amigos.

GEBERTO DE AURILLAC. Lettres. Século X. Apud PEDRERO-SÁNCHEZ, M. G. História da Idade Média: texto e testemunhas. São Paulo: Unesp, 2000.

TEXTO II

Eu não sou doutor nem sequer sei do que trata esse livro; mas, como a gente tem que se acomodar às exigências da boa sociedade de Córdova, preciso ter uma biblioteca. Nas minhas prateleiras tenho um buraco exatamente do tamanho desse livro e como vejo que tem uma letra e encadernação muito bonitas, gostei dele e quis comprá-lo. Por outro lado, nem reparei no preço. Graças a Deus sobra-me dinheiro para essas coisas.

AL HADRAMI. Século X. Apud PEDRERO-SÁNCHEZ, M. G. A Península Ibérica entre o Oriente e o Ocidente: cristãos, judeus e muçulmanos. São Paulo: Atual, 2002.

Nesses textos do século X, percebem-se visões distintas sobre os livros e as bibliotecas em uma sociedade marcada pela

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q937851 | História, Medievalidade Europeia, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

No início foram as cidades. O intelectual da Idade Média — no Ocidente — nasceu com elas. Foi com o desenvolvimento urbano ligado às funções comercial e industrial — digamos modestamente artesanal — que ele apareceu, como um desses homens de ofício que se instalavam nas cidades nas quais se impôs a divisão do trabalho. Um homem cujo ofício é escrever ou ensinar, e de preferência as duas coisas a um só tempo, um homem que, profissionalmente, tem uma atividade de professor e erudito, em resumo, um intelectual — esse homem só aparecerá com as cidades.

LE GOFF, J. Os intelectuais na Idade Média. Rio de Janeiro: José Olympio, 2010.

O surgimento da categoria mencionada no período em destaque no texto evidencia o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q950510 | História, Medievalidade Europeia, Segundo Dia, UFUMG, UFU MG, 2018

“No momento de sua descoberta, a América apresentava uma grande heterogeneidade etnográfica. A escala civilizatória era muito variada desde as sociedades organizadas política e economicamente com um forte e bem estruturado aparelho estatal até as tribos de pescadores.”
BRUIT, H. H. Bartolomé de Las Casas e a Simulação dos Vencidos: Ensaio sobre a conquista hispânica da América. Campinas-SP: Editora Unicamp, 1995, p.42.
Há um consenso de que dentre as sociedades pré-colombianas de maior avanço estavam maias, astecas e incas.
Sobre as características socioculturais dos incas, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q895330 | História, Medievalidade Europeia, História, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Quando as potências europeias empreenderam a exploração de naturezas distantes como uma questão de importância econômica, política e científica, a produção de imagens representou uma prática central por investigar a natureza imperial e incorporá-la na ciência europeia. As expedições europeias da época (século XVIII e XIX) empregavam artistas que produziam grandes números de ilustrações sobre a natureza. Os naturalistas desenvolveram formas especializadas de ver através do treinamento multimídia que envolveu plantas, textos e imagens. O trabalho de representação da natureza exigia práticas de observação cuidadosamente conduzidas e fortemente aplicadas e representadas. Treinados como observadores e representantes e trabalhando em estreita colaboração com os artistas, os naturalistas construíram uma cultura visual baseada em padrões.
Adaptado de: BLEICHMAR, Daniela. Visible empire: botanical expeditions and visual culture in the Hispanic Enlightenment, Chicago: The University of Chicago Press,2012, pp. 7.-8.

A respeito da relação entre ciência e artes nas expedições europeias nos séculos XVIII e XIX, é correto afirmar que as ilustrações científicas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q679014 | História, Medievalidade Europeia, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

Ao longo dos séculos, na progressiva complexidade de relações medievais, surgiram relações de dependência entre senhores feudais.

É CORRETO afirmar que a relação entre suseranos e vassalos ocorria quando:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q942963 | História, Medievalidade Europeia, História, UNICENTRO, UNICENTRO

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma das características da transição do Feudalismo para o Capitalismo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q946385 | História, Medievalidade Europeia, Tarde, IFNMG, IFN MG, 2018

Pertinente ao processo de ocupação do território brasileiro pelos portugueses durante o Período Colonial, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q678116 | História, Medievalidade Europeia, Conhecimentos Gerais, FAMERP, VUNESP, 2019

[...] o senhor faz-se homem de um senhor mais poderoso cuja força, neste caso, já não reside nos vestígios de uma função pública, mas tão só na extensão das terras e no número de vassalos que o reconhecem como suserano.

(Charles Parain et al. Sobre o feudalismo, 1973. Apud Hamilton M. Monteiro. O feudalismo: economia e sociedade, 1987.)

No âmbito da Idade Média ocidental, o texto caracteriza
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q936571 | História, Medievalidade Europeia, Primeiro e Segundo Dia Edital 2021, ENEM, INEP, 2021

É preciso usar de violência e rebater varonilmente os apetites dos sentidos sem atender ao que a carne quer ou não quer, mas trabalhando por sujeitá-la ao espírito, ainda que se revolte. Cumpre castigá-la e curvá-la à sujeição, a tal ponto que esteja disposta para tudo, sabendo contentar-se com pouco e deleitar-se com a simplicidade, sem resmungar por qualquer incômodo.
KEMPIS, T. Imitação de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2015.
Qual característica do ascetismo medieval é destacada no texto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q903001 | História, Medievalidade Europeia, História, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

No período da Idade Média, as composições das classes sociais ganharam a força dos comerciantes e da própria Igreja, preocupados em como criar as bases concretas para desenvolver a economia para além da produção baseada na terra, o que não significava abandoná-la. É nesse período que a Igreja Católica propõe a realização do movimento denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q906853 | História, Medievalidade Europeia, Professor de História, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

A queda do Império Romano Ocidental no século V marcou o início de um período de transição tumultuado na Europa, durante o qual as tribos germânicas desempenharam um papel significativo. Sobre esse assunto, analise as seguintes afirmações:

I. Muitas tribos não tinham escrita, dependendo da tradição oral para transmitir conhecimento e leis.

II. As tribos germânicas possuíam sociedades predominantemente tribais e não tinham experiência em governar grandes territórios.

III. As tribos germânicas frequentemente se apoiavam nas estruturas remanescentes do Império Romano, como sistemas legais e administrativos, para ajudar na governança.

IV. Alguns líderes germânicos adotavam títulos romanos ao mesmo tempo em que mantinham e aplicavam práticas tradicionais germânicas.

Com base nas afirmativas, estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q937326 | História, Medievalidade Europeia, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Se a mania de fechar, verdadeiro habitus da mentalidade medieval nascido talvez de um profundo sentimento de insegurança, estava difundida no mundo rural, estava do mesmo modo no meio urbano, pois que uma das características da cidade era de ser limitada por portas e por uma muralha.
DUBY, G. e t al. “Séculos XIV-XV” . In: ARIÈS, P.; DUBY, G. História da vida privada da Europa Feudal à Renascença. São Paulo: Cia. das Letras, 1990 (adaptado).

As práticas e os usos das muralhas sofreram importantes mudanças no final da Idade Média, quando elas assumiram a função de pontos de passagem ou pórticos. Este processo está diretamente relacionado com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q680921 | História, Medievalidade Europeia, História e Matemática, UFRGS, UFRGS

Sobre a história da Idade Média, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q679502 | História, Medievalidade Europeia, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Levando-se em consideração que a sociedade medieval era baseada em uma estrutura bem hierarquizada e estruturada em valores, a formação social pode ser assim representada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q680606 | História, Medievalidade Europeia, Prova 1, URCA, CEV URCA

Foi durante a Renascença que surgiu o costume de dividir a história do mundo em três grandes épocas. Antiga, Medieval e Moderna. Sobre o conceito de Idade Média, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q679394 | História, Medievalidade Europeia, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

As vilas e as cidades cresceram tão rapidamente, que, por volta do século XIV, em algumas regiões, metade da população havia sido deslocada para as atividades comerciais e artesanais. Muitos centros urbanos tomaram impulso a partir das antigas vilas e cidades, enquanto outros surgiram espontaneamente nos locais mais bem situados. (VICENTINO, 2019).
Em relação ao texto e tendo como referência os conhecimentos sobre a transição do feudalimo para o capitalismo, marque V ou F, conforme as afirmativas sejam verdadeiras ou falsas.
( ) As atividades comerciais e artesanais, intensificadas nos centros urbanos, representavam práticas ameaçadoras à continuidade da economia feudal. ( ) Os senhores feudais reivindicavam o direito de cobrança de pesados tributos aos mercadores das cidades localizadas nos seus territórios, resultando na eclosão de conflitos e de resistência armada. ( ) A sociedade de ordens teve suas bases progressivamente enfraquecidas a partir do processo de crescimento da população urbana e do fortalecimento dos mercadores com a expansão das transações comerciais. ( ) Servos e camponeses atacaram as áreas urbanas, por entenderem que as atividades ali desenvolvidas ameaçavam seu direito de propriedade sobre as terras cultiváveis. ( ) As corporações de mercadores, ou guildas, admitiam a livre concorrência e a liberação de preços dos produtos comercializados em cidades e feiras locais.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q938640 | História, Medievalidade Europeia, PPL, ENEM, INEP

Sempre teceremos panos de seda E nem por isso vestiremos melhor Seremos sempre pobres e nuas E teremos sempre fome e sede Nunca seremos capazes de ganhar tanto Que possamos ter melhor comida. CHRÉTIEN DE TROYES. Yvain ou le chevalier au lion (1177-1181). Apud MACEDO, J. R. A mulher na Idade Média. São Paulo: Contexto, 1992 (adaptado).
O tema do trabalho feminino vem sendo abordado pelos estudos históricos mais recentes. Algumas fontes são importantes para essa abordagem, tal como o poema apresentado, que alude à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q908491 | História, Medievalidade Europeia, Professor de História, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O texto a seguir é um fragmento da obra Elucidarium, uma espécie de enciclopédia escrita no século XI por Honórius Augustodunesis.
[...]
A fome é um dos castigos do pecado original.
O homem tinha sido criado para viver sem trabalhar.
Mas, após a queda, ele não pode se erguer senão pelo trabalho...
Deus impôs deste modo, à fome, para que ele fosse obrigado a trabalhar para suprir esta necessidade e pudesse retornar as coisas eternas.

Le Goff, Jaques. A civilização do ocidente medieval. Bauru: Edusc, 2005, p.233.

A partir da análise do fragmento, assinale a alternativa que explique de que forma as hierarquias sociais, na Idade Média, eram justificadas e mantidas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q936162 | História, Medievalidade Europeia, Edital 2020, ENEM, INEP, 2020

Dois grandes eventos históricos tomaram possível um caso como o de Menocchio: a invenção da imprensa e a Reforma. A imprensa lhe permitiu confrontar os livros com a tradição oral em que havia crescido e lhe forneceu as palavras para organizar o amontoado de ideias e fantasias que nele conviviam. A Reforma lhe deu audácia para comunicar o que pensava ao padre do vilarejo, conterrâneos, inquisidores — mesmo não tendo conseguido dizer tudo diante do papa, dos cardeais e dos príncipes, como queria.


GINZBURG. C. O queijo e os vermes:o cotidiano e as ideias de um moleiro

perseguido pela Inquisição. São Paulo. Cia das Letras. 2008


Os acontecimentos históricos citados ajudaram esse individuo, no século XVI, a repensar a visão católica do mundo ao possibilitarem a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q911203 | História, Medievalidade Europeia, História, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Uma das formas de organização cultural anterior à modernidade europeia era a rede de proteção envolvendo o cavaleiro. Quando esse estava em perigo, apelava aos amigos carnais. Essa rede de proteção remete:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.