Início

Questões de Concursos Meio Ambiente

Resolva questões de Meio Ambiente comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q381333 | Biologia, Meio Ambiente, Pesquisador III, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, no tocante à proteção de cultivares vegetais no Brasil.

O objeto de proteção é o cultivar, que é a variedade de qualquer gênero ou espécie vegetal superior que seja claramente distinguível de outros cultivares conhecidos, por margem mínima de descritores, por sua denominação própria e que seja estável, mas não necessariamente homogêneo.

  1. ✂️
  2. ✂️

302Q725028 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Técnico em Defesa Agropecuária, Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

No contexto da expansão econômica verificada na região Norte nas últimas décadas, o estado do Pará experimentou um grande dinamismo em suas atividades econômicas. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Abundância de recursos genéticos, diversidade e volume de riquezas minerais, de fauna e de flora, bem como a relativa proximidade de mercados no hemisfério norte, conferem ao estado do Pará uma posição estratégica, despertando interesses econômicos no Brasil e no exterior.

  1. ✂️
  2. ✂️

303Q847348 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Prefeitura de Cabedelo PB Agente de Trânsito, EDUCA, 2020

O desenvolvimento sustentável costuma ser definido como a capacidade de manter o crescimento econômico de um determinado território de forma a conservar seus recursos naturais para que eles sejam garantidos para as gerações futuras.

Existem muitas medidas para promover o desenvolvimento sustentável. Qual das medidas abaixo NÃO se encaixa neste perfil:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

304Q435470 | Direito Constitucional, Meio Ambiente, Agente Ambiental, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

De acordo com os capítulos referentes ao meio ambiente na Constituição Federal, bem como nos dispositivos legais que constituem o vasto arcabouço ambiental e regem essa matéria, a gestão ambiental brasileira deve ser empreendida de forma complementar pela União, estados e municípios. Com relação a esse tema, avalie as sentenças abaixo:

I. Ao determinar a execução do estudo de impacto ambiental, o órgão estadual competente, ou o IBAMA ou, quando couber, o Município, fixará as diretrizes adicionais que, pelas peculiaridades do projeto e características ambientais da área, forem julgadas necessárias, inclusive os prazos para conclusão e análise dos estudos.

II. A descentralização feita no RJ prevê a transferência de parte da responsabilidade do licenciamento ambiental do Estado para os municípios fluminenses por meio de instrumento de convênio, tendo como condicionantes possuírem Plano Diretor e GuardaAmbiental.

III. Nos casos de licenciamento ambiental de empreendimentos de significativo impacto ambiental, assim considerado pelo órgão ambiental competente, com fundamento em EIA/RIMA, o empreendedor é obrigado a apoiar a unidade de conservação do Grupo de Uso Sustentável competindo a ele definir a unidade de conservação a ser beneficiada.

IV. O órgão ambiental competente, mediante decisão motivada, poderá modificar os condicionantes e as medidas de controle e adequação, suspender ou cancelar uma licença expedida, quando ocorrer violação ou inadequação de quaisquer condicionantes ou normas legais, omissão ou falsa descrição de informações relevantes que subsidiaram a expedição da licença ou, ainda, superveniência de graves riscos ambientais e de saúde.

V. A Licença Ambiental Simplificada – LAS – é o ato administrativo pelo qual o INEA atesta em uma única fase a viabilidade ambiental e aprova sua localização, embora não autorize a implantação ou operação de determinados empreendimentos enquadrados na Classe 6, ou seja, classificados como de porte mínimo e potencial poluidor insignificante.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

305Q861662 | Realidade Brasileira, Meio ambiente, CNU, CESGRANRIO

O Decreto n° 4.703:2003 dispõe sobre o Programa Nacional da Diversidade Biológica - PRONABIO - e sobre a Comissão Nacional da Biodiversidade.

No Brasil, segundo esse instrumento legal, o PRONABIO deverá ser implementado por meio de ações de âmbito nacional direcionadas a conjuntos de biomas, dentre os quais a(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q483914 | Geografia, Meio Ambiente, Analista do MPU, MPU, CESPE CEBRASPE

A respeito da poluição marinha causada pelo petróleo e por seus derivados, julgue os itens subsequentes. O vazamento de óleo no mar causa impacto nos organismos marinhos devido aos efeitos físicos resultantes do recobrimento e aos efeitos químicos associados aos compostos presentes no óleo. Esses dois efeitos são excludentes, uma vez que ocorrem, em momentos distintos, após o derramamento de óleo.
  1. ✂️
  2. ✂️

307Q484525 | Geografia, Meio Ambiente, Assistente de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Com base no art. 225 da Constituição Federal e na Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), julgue os itens subsequentes.

A Mata Atlântica dos tabuleiros da região nordeste não é considerada patrimônio constitucional brasileiro, por não estar situada na Serra do Mar.

  1. ✂️
  2. ✂️

308Q723904 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar SC, 2018

A preocupação com o meio ambiente emerge como problema no Brasil a partir da década de 1960 como consequência do desenvolvimento industrial, da poluição e do crescimento da sociedade de consumo. Pode-se resumir de forma sintética algumas causas genéricas que levaram à aceleração da degradação ambiental a partir da década de 1960 no Brasil:

I - As teorias econômicas dos anos 50 que preconizavam a maximização dos benefícios monetários, sem preocupação com a renovação dos recursos.

II - A planificação e a gestão fragmentária e setorial dos recursos naturais sem ter em conta suas interações com todos os níveis: ecológicos, sociais e econômicos.

III - A não inclusão do homem nos sistemas naturais.

Está(ão) CORRETO(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

309Q723439 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Soldado, Polícia Militar MG

A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico.”

De acordo com esse conceito, marque a alternativa CORRETA que caracteriza a ideia de desenvolvimento sustentável.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

310Q849691 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR Nutricionista, FAUEL, 2020

Analise as opções a seguir e identifique a que NÃO indica um dos princípios em que se baseia o conceito clássico de “desenvolvimento sustentável”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

311Q435989 | Direito Constitucional, Meio Ambiente, Analista, Cemaden

A Constituição Federal de 1988 afirma que meio ambiente é um bem de uso comum do povo e direito de todos, ou seja, meio ambiente é elemento fundamental na interação entre os atores sociais. Neste sentido, as Políticas Ambientais tem evoluído de forma a encontrar soluções voltadas para a proteção do ambiente. A preocupação com as mudanças climáticas mobilizam: instituições públicas, organizações não governamentais, o meio acadêmico-científico e os indivíduos da sociedade civil. Com relação a esse assunto, marque a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q724046 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Arquiteto, UEC CE, FUNECE

Atente ao seguinte enunciado: ?Desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades?.

Assinale a opção cujos itens NÃO são exemplos de desenvolvimento sustentável.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

313Q379964 | Biologia, Meio Ambiente, Analista Gerencial, CENSIPAM AM, CESPE CEBRASPE

Sensoriamento remoto pode ser definido como o processo de aquisição de dados de um objeto ou feição, sem que haja contato físico direto com esse objeto. Essa aquisição envolve a utilização da radiação eletromagnética (REM), que é gerada por fontes naturais, como o Sol, ou por fontes artificiais, como é o caso dos sistemas de radar. Julgue os itens a seguir, relativos a esse processo.

Quando se umedece um solo, a tonalidade fica mais clara nas imagens de radar de abertura sintética.

  1. ✂️
  2. ✂️

314Q483196 | Geografia, Meio Ambiente, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta, acerca da Amazônia Legal e da política ambiental brasileira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

315Q861663 | Realidade Brasileira, Meio ambiente, CNU, CESGRANRIO

A Mata Atlântica brasileira, um dos biomas mais ameaçados do mundo, é formada por um conjunto de ecossistemas que a ela conferem um alto índice de biodiversidade. Dentre os ecossistemas integrantes da Mata Atlântica, aquele que ocorre principalmente nos estados da Região Sul do Brasil, característico por apresentar o pinheiro brasileiro (Araucaria angustifolia), é a Floresta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q723803 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Professor de Ensino Técnico Núcleo Técnico, CPRH PE, FCC

O amianto é um material muito utilizado na construção civil por ser resistente às altas temperaturas. Por outro lado a Organização Mundial da Saúde – OMS, o classifica como elemento carcinogênico. Além dos danos à saúde, as atividades de mineração de amianto contaminam o solo e a vegetação nativa, causando danos irreversíveis ao meio ambiente. Quanto à utilização deste minério pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

317Q423118 | Direito Constitucional, Meio Ambiente

A temática do desenvolvimento sustentável é um campo fértil de discussão de ideias, algumas das quais estão apresentadas abaixo.

I. O artigo 225 da Constituição Federal de 1988 incorpora a ideia de desenvolvimento sustentável ao afirmar que todos têm direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado como um bem de uso comum que deve ser preservado e defendido para as gerações presentes e futuras.

II. O desenvolvimento sustentável visa, entre outros objetivos, adequar a cadeia produtiva de forma a garantir a continuidade das atividades econômicas atuais, sem prejuízo das necessidades de recursos naturais das gerações futuras.

III. O desenvolvimento sustentável tem, entre outros objetivos, o de garantir a continuidade do crescimento econômico das gerações futuras por meio da manutenção do modelo de utilização de recursos naturais pelas gerações atuais.

IV. A incorporação da ideia de desenvolvimento sustentável, inclusive pelas políticas públicas, em um período de tempo relativamente curto, se deu menos por razões éticas que por motivações econômicas e de preservação da espécie humana.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

318Q382710 | Biologia, Meio Ambiente, Técnico em Meio Ambiente, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Acerca de poluição, consumo e contaminação do meio ambiente, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

319Q157709 | Serviço Social, Meio Ambiente, Assistente Social, CAERN, FGV

O Plano Nacional de Recursos Hídricos, subordinado ao Ministério do Meio Ambiente do Governo Federal, é considerado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

320Q724505 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Fiscal de Urbanismo, Secretaria da Ouvidoria, UECE, 2018

Em 2015, na 21ª Conferência das Partes (COP21) da UNFCCC (sigla em inglês para Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima), em Paris, foi assinado por 195 países, um acordo com o objetivo central de fortalecer a resposta global à ameaça da mudança do clima e de reforçar a capacidade dos países para lidar com os impactos decorrentes dessas mudanças. Atente ao que se diz a seguir sobre o referido acordo:

I. O Acordo prevê que a comunidade internacional mantenha bem abaixo dos 2 graus centígrados e a continuar os esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5 graus centígrados relativamente aos índices da era pré-industrial definidos em 2009, em Copenhague.

II. O presidente norte americano Donald Trump recusou-se a assinar o acordo, considerando que a participação dos Estados Unidos seria desvantajosa, principalmente considerando as metas estabelecidas para China e Índia.

III. O Brasil comprometeu-se a reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 37% abaixo dos níveis de 2005, em 2025, com uma contribuição indicativa subsequente de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 43% abaixo dos níveis de 2005, em 2030.

IV. Em 2009, os países ricos prometeram 100 mil milhões de dólares por ano, a partir de 2020, para ajudar as nações em desenvolvimento a financiar a transição para energias limpas e a adaptação aos efeitos do aquecimento, dos quais são as primeiras vítimas.

Está correto o que se afirma somente em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.