Questões de Concursos Meio Ambiente

Resolva questões de Meio Ambiente comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

321Q484525 | Geografia, Meio Ambiente, Assistente de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Com base no art. 225 da Constituição Federal e na Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), julgue os itens subsequentes.

A Mata Atlântica dos tabuleiros da região nordeste não é considerada patrimônio constitucional brasileiro, por não estar situada na Serra do Mar.

  1. ✂️
  2. ✂️

322Q724414 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Assistente Social, Prefeitura de Seara SC

Assinale “V” para Verdadeiro e “F” para Falso, indicado a alternativa correta:

I. ( ) O efeito estufa é resultante, entre outros fatores, do lançamento de gases poluentes na atmosfera, como o gás carbônico e o metano, liberados principalmente pela ação humana em atividades como transporte, geração de energia e desmatamento, que cresceram significativamente desde a Revolução Industrial.

II. ( ) Uma das consequências mais drásticas do aquecimento global é o derretimento gradual das calotas polares, camadas de gelo que cobrem os polos Sul e Norte.

III. ( ) O Ártico está se aquecendo menos que a média de aquecimento do planeta, porém seu derretimento nos oferece um dos maiores perigos, pois liberaria imensos depósitos de gás carbônico.

IV. ( ) Com o derretimento das calotas polares, poderá haver uma elevação do nível do mar. No século 20, o nível já subiu 50 centímetros e segundo a NASA, o nível do mar está aumentando em média 5 centímetros por ano e que poderá causar o desaparecimento de algumas cidades litorâneas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

323Q185798 | Direito Constitucional, Meio Ambiente, Advogado, CIENTEC RS, MS CONCURSOS

Em relação ao Meio Ambiente, assinale a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q861662 | Realidade Brasileira, Meio ambiente, CNU, CESGRANRIO

O Decreto n° 4.703:2003 dispõe sobre o Programa Nacional da Diversidade Biológica - PRONABIO - e sobre a Comissão Nacional da Biodiversidade.

No Brasil, segundo esse instrumento legal, o PRONABIO deverá ser implementado por meio de ações de âmbito nacional direcionadas a conjuntos de biomas, dentre os quais a(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

325Q382710 | Biologia, Meio Ambiente, Técnico em Meio Ambiente, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Acerca de poluição, consumo e contaminação do meio ambiente, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

326Q724044 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Analista de Projetos, BRDES RS, FUNDATEC, 2017

O agronegócio brasileiro representa em torno de 23% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados de 2015 do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Recentemente, uma espécie de animal entrou para a lista dos ameaçados de extinção, mostrando uma queda de quase 30% do número desses animais de 2012 a 2013 no Brasil. Como um dos principais produtores de alimentos do mundo, o país pode ser severamente afetado, pois dois terços do que comemos depende de animais dessa espécie. Que animal é esse?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

327Q384081 | Biologia, Meio Ambiente, Analista, MPE RO, FUNCAB

O fenômeno da competição interespecífica é fundamental para a biota do planeta, afetando, não somente a distribuição ou o sucesso das espécies, mas também seu processo evolutivo. Um importante ponto de observação para avaliar os efeitos da competição interespecífica é a definição dos nichos de cada espécie. Podemos entender como nicho fundamental de uma espécie:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q723803 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Professor de Ensino Técnico Núcleo Técnico, CPRH PE, FCC

O amianto é um material muito utilizado na construção civil por ser resistente às altas temperaturas. Por outro lado a Organização Mundial da Saúde – OMS, o classifica como elemento carcinogênico. Além dos danos à saúde, as atividades de mineração de amianto contaminam o solo e a vegetação nativa, causando danos irreversíveis ao meio ambiente. Quanto à utilização deste minério pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q445811 | Direito Constitucional, Meio Ambiente, Analista Jurídico do Ministério Público, Ministério Público Estadual SP, VUNESP, 2018

Quanto à tutela constitucional do meio ambiente, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

330Q157709 | Serviço Social, Meio Ambiente, Assistente Social, CAERN, FGV

O Plano Nacional de Recursos Hídricos, subordinado ao Ministério do Meio Ambiente do Governo Federal, é considerado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

331Q384258 | Biologia, Meio Ambiente, Perito Criminal Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

O Brasil tem avançado na questão de exploração das florestas naturais. Muitas pesquisas têm sido realizadas para viabilizar o manejo sustentado e muitos projetos têm sido implantados com essa finalidade. Além disso, têm sido realizadas experiências com reflorestamento de espécies nativas e de enriquecimento dessas florestas. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Atualmente, para realizar a distinção em amostras de madeiras clandestinas, é necessário avaliar seu grã, que irá determinar o cerne e o alburno do tecido vegetal e possibilitar a classificação.

  1. ✂️
  2. ✂️

332Q381008 | Biologia, Meio Ambiente, Professor de Educação Infantil à 4a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Os organismos vivos e o seu ambiente estão inseparavelmente ligados e em constante interação. Qualquer unidade especial em que a totalidade dos organismos presentes interage com o ambiente físico por meio da reciclagem de matéria e do uso eficiente de energia constitui um sistema ecológico ou ecossistema. A respeito desse assunto e considerando a organização do ambiente, julgue os itens de 105 a 110.

Uma das características dos ecossistemas é a interação entre os componentes autotróficos e heterotróficos.

  1. ✂️
  2. ✂️

333Q217749 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Papiloscopista da Polícia Federal, Polícia Civil SP, VUNESP, 2018

Leia as notícias.
I. Na última sexta-feira, 18 de maio deste ano, o governo anunciou uma trégua de dois dias na repressão às manifestações, no marco de uma mesa de diálogo nacional. A medida ocorreu no dia seguinte ao início das inspeções da missão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos. As manifestações no país ocorrem desde 18 de abril. Os manifestantes queixam-se da violência do governo do presidente Daniel Ortega, e das mudanças que pretende impor na Previdência Social. (http://agenciabrasil.ebc.com.br/. Adaptado)
II. A Coordenação Nacional para Redução de Desastres confirmou, no começo da tarde de hoje, 04 de junho deste ano, que o número de mortos em decorrência da erupção do Vulcão Fogo subiu de 25 para 56, em três departamentos do país que estão em estado de calamidade. Pelo menos 1,7 milhão de pessoas foram atingidas, principalmente no departamento de Escuintla, uma das áreas mais afetadas pelas lavas e cinzas do vulcão. (http://agenciabrasil.ebc.com.br/. Adaptado)
As notícias I e II tratam, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

334Q847624 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Contador, GUALIMP, 2020

Após receber o prêmio de personalidade do ano pela revista Time, a jovem ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, se tornou uma personagem de um conto de fadas ilustrado para crianças.

(Fonte: https://entretenimento.uol.com.br/noticias/ansa/2019/12/26/greta-thunberg-vira-personagem-de-conto-de-fadas-infantil.htm)


O livro escrito por Zoe Tucker ilustrado por Zoe Persico foi intitulado de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

335Q441353 | Direito Constitucional, Meio Ambiente, Técnico em Assuntos Educacionais, MDS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir referentes às bases legais da educação nacional.

De acordo com a Constituição vigente da República Federativa do Brasil, incumbe ao poder público promover a educação ambiental a partir do ensino médio e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.

  1. ✂️
  2. ✂️

336Q723525 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Agente Administrativo, Prefeitura de Cantagalo RJ, CONSULPLAN

O Greenpeace é uma ONG (Organização Não Governamental), criada em 1971, no Canadá, cuja sede está estabelecida na Holanda, no entanto, possui departamentos dispersos por todo o globo. Sua atuação está vinculada à(ao)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

337Q721822 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Acerca dos aspectos relacionados aos conflitos socioambientais, julgue os itens a seguir.

Atualmente, o meio ambiente tem sido reconhecido como campo de tensão permanente entre interesses individuais e coletivos.

  1. ✂️
  2. ✂️

338Q722082 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Profissional de Vendas, Liquigás Distribuidora SA, CESGRANRIO

Levando em conta as inovações científicas na atualidade, os transgênicos são organismos geneticamente modificados – com DNA modificado pela introdução de novos genes – vindos de outras espécies, visando a adquirir novas propriedades, como a ampliação da resistência a herbicidas ou a doenças. Do ponto de vista do impacto na sociedade contemporânea, há polêmica envolvendo segmentos sociais diferentes. Os ambientalistas temem que os genes modificados contaminem lavouras tradicionais ou áreas nativas e anunciam que não há estudos expressivos que comprovem a segurança do uso de transgênicos para a saúde humana.

Um argumento daqueles segmentos sociais que defendem os transgênicos e as principais lavouras que deles fazem uso, no Brasil, são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

339Q448430 | Direito Constitucional, Meio Ambiente, Analista, CRbio, VUNESP, 2017

A Constituição Federal estabelece que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

340Q379682 | Biologia, Meio Ambiente, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Em um Ecossistema, existem seres vivos e elementos ambientais como o ar, a água, o solo, a temperatura, a umidade, a pressão atmosférica que interagem entre si, em busca de um perfeito equilíbrio.

Os seres vivos e os fatores físicos citados acima representam no Ecossistema:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.