Questões de Concursos Meio Ambiente

Resolva questões de Meio Ambiente comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

341Q383781 | Biologia, Meio Ambiente, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Nicho é definido por Huntchinson como um hipervolume n-dimensional das necessidades de recursos e tolerâncias a determinadas condições. Considerando essa definição, analise as seguintes proposições.

I. Nicho fundamental descreve a parte do nicho que é realmente ocupado por uma espécie, considerando os efeitos das interações com outras espécies.

II. Nicho realizado descreve a variação total de condições ambientais que são propícias à existência de uma espécie sem considerar os efeitos da competição interespecífica e da predação por outras espécies.

III. Recursos são fatores bióticos ou abióticos requeridos por um organismo para a sua manutenção, crescimento ou reprodução como, por exemplo, espaço, nutrientes, água, luz, parceiros sexuais.

IV. A facilitação é a interação através da qual a extensão do nicho realizado de uma espécie pode ser maior do que o alcance previsto pelo nicho fundamental.

É correto somente o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

342Q484423 | Geografia, Meio Ambiente, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A Revolução técnica científica industrial, especialmente nos séculos XIX e XX, no pleno desenvolvimento dos meios de produção industrial, com a urbanização, possibilitou um ganho significativo como a ampliação do mercado de consumo, avanços tecnológicos, elevação do nível de renda, produzindo uma forte migração do campo para a cidade nos países de economia mais desenvolvida. Ao longo do tempo, os efeitos disso foram a elevação do nível educacional e de renda e a desaceleração do crescimento demográfico. Nos espaços como o Brasil, onde as políticas de desenvolvimento industrial são recentes, a vinda de mão de obra repentina do campo devido à sua mecanização, a partir da década de 70, levaram às cidades um crescimento demográfico intenso. O êxodo rural foi acelerado, entretanto não acompanhado de infraestrutura, produzindo poluição ambiental gerada por

I. resíduos domésticos inorgânicos como plásticos, vidros que não são biodegradáveis e que são problemáticos por causarem elevado volume, além do desperdício que é gerado. Intensifica-se o problema, pois um número cada vez maior de pessoas migra para as cidades. Parte dos resíduos é incinerada, outra vai para aterros sanitários e usinas de compostagem para ser reciclada. II. resíduo ou lixo hospitalar que é incinerado, segue para aterros sanitários e nunca pode ser reciclado. III. resíduos domésticos orgânicos que representam mais de 60% do volume total proveniente de alimentos e papéis higiênicos. São biodegradáveis que na usina de compostagem transformam lixo orgânico em adubo. Quando incinerado, produz intensa poluição do ar lançando monóxido de carbono na atmosfera e material particulado. Quando depositado em aterros sanitários, produz gás metano que pode ser aproveitado como fonte energética. IV. resíduos industriais produzidos pelas atividades de transformação e que liberam grandes quantidades de resíduos sólidos, líquidos e gasosos. Os gasosos são gases tóxicos – monóxido e dióxido de carbono, dióxido de enxofre, afetando a qualidade do ar; os líquidos que não são reaproveitáveis por não haver tecnologia viável ou muito cara e os sólidos como os plásticos, derivados do petróleo que não são biodegradáveis. É correto o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

343Q722310 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Gari, CODEGi ES, CONSULPLAN

Sobre o desenvolvimento sustentável, marque o INCORRETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

344Q445870 | Direito Constitucional, Meio Ambiente, Analista do Ministério Público, Ministério Público Estadual AL, FGV, 2018

A Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas edita lei ordinária fixando faixas de valor de multa para os responsáveis pelo cometimento de infrações ambientais, que variam de acordo com a capacidade econômica e reincidência do infrator.

Sobre a hipótese, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A lei é inválida, uma vez que compete privativamente à União legislar sobre responsabilidade por dano ao meio ambiente.

( ) Não é possível que multa ambiental varie de acordo com a capacidade econômica do infrator, sob pena de violação ao princípio da isonomia.

( ) A lei é inválida, uma vez que as regras gerais sobre responsabilidade ambiental devem ser disciplinadas por lei complementar.

Assinale a opção que indica a sequência correta, segundo a ordem indicada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

345Q449291 | Direito Constitucional, Meio Ambiente, Advogado, Empresa de Saneamento de Goiás SA GO, UFGO, 2018

A Constituição da República Federativa de 1988 impõe ao Poder Público e à coletividade o dever de defender e preservar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações, para que todos tenham direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida. Para assegurar a efetividade desse direito, de acordo com o texto constitucional, incumbe ao Poder Público exigir, na forma da lei, para instalação de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

346Q442894 | Direito Constitucional, Meio Ambiente, Biólogo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

De acordo com a Constituição Federal de 1988 (CF), todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, cabendo ao Estado e à sociedade em regime de cooperação preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Considerando essas informações, julgue os itens a seguir, relativos à ecologia e à legislação ambiental.

Medidas ambientalmente sustentáveis podem ser definidas em legislação, inclusive as voltadas à proteção dos biomas brasileiros contra espécies exóticas invasoras, como o Pinus elliotti, que pode prejudicar a fauna e a flora nativas e endêmicas brasileiras.

  1. ✂️
  2. ✂️

347Q483690 | Geografia, Meio Ambiente, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

Dentre outras proposições do geógrafo brasileiro Aziz Nacib Ab Saber em seu livro ?Previsão de Impactos (2006:27), prever impactos em relação a um projeto de qualquer tipo, destinado a uma determinada região e a um sítio ou gleba particular, é uma operação técnico-científica essencialmente multidisciplinar, de grande importância para os países (...). Primeiro porque revela o nível de esclarecimento atingido pela organização espacial de seu território. E, num segundo nível, porque é também um bom uso dos instrumentos legais para garantir previamente um razoável quadro de qualidade ambiental e ordenamento territorial.

Considerando os estudos de impactos ambientais,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

348Q384556 | Biologia, Meio Ambiente, Analista de Controle Externo, TCE AP, FCC

O desenvolvimento sustentável visa atender as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades. Esta afirmação se baseia em duas ideias:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

349Q724022 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Técnico em Financiamento, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, CESPE CEBRASPE

No que se refere à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, também denominada Rio+20, realizada, em junho de 2012, no Brasil, julgue os próximos itens.

Paralelamente à Rio+20, ocorreram diversos eventos em que se debateu o desenvolvimento sustentável, entre os quais se inclui a Cúpula dos Povos, protagonizada por organizações da sociedade civil, redes e movimentos sociais de diversos países.

  1. ✂️
  2. ✂️

350Q425071 | Direito Constitucional, Meio Ambiente, Técnico Judiciário, TJ BA, CESPE CEBRASPE

O caput e o parágrafo 3.º do art. 225, da Constituição da República, ao estabelecerem disposições atinentes ao meio ambiente, preceituam o seguinte:

Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

§ 3.º As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.

Determinado estado da Federação editou lei complementar à Constituição da República, cominando as sanções penais e administrativas aplicáveis às pessoas físicas e jurídicas, em decorrência das condutas lesivas ao meio ambiente.

 Com base nas disposições constitucionais e na situação hipotética acima, julgue os itens seguintes.

A autonomia das entidades federativas pressupõe repartição de competências legislativas, sendo um dos pontos caracterizadores e asseguradores do convívio no Estado Federal. Assim, na hipótese em apreço, a lei estadual referida está em desarmonia com o princípio da repartição de competências, consectário do princípio federativo, padecendo de vício de inconstitucionalidade, ante a invasão de esfera de competência legislativa da União, a quem compete privativamente legislar sobre direito penal.

  1. ✂️
  2. ✂️

351Q386693 | Biologia, Meio Ambiente, Técnico em Fiscal Ambiental, Prefeitura Municipal de Paranaguá PR, FAUEL

Damos o nome de meio (habitat ou ambiente) ao conjunto de todos os fatores que cercam uma dada espécie de ser vivo. Os fatores e elementos ambientais são de três ordens diferentes, assinale a alternativa que não representa uma ordem desses fatores e elementos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

352Q446438 | Direito Constitucional, Meio Ambiente, Consultor Legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, FCC, 2018

Em relação à tutela ambiental em juízo, e considerando o impacto ambiental das políticas públicas, especialmente no que se refere à proteção e defesa do meio ambiente, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

353Q386601 | Biologia, Meio Ambiente, Biólogo, Fundação Universidade Federal de Tocantins, COPESE, 2017

O tratamento biológico de resíduos/efluentes pode ser dividido em três etapas: tratamento primário, secundário e terciário. São operações típicas do tratamento primário. Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

354Q724789 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Operador de Processos, INB, CONSULPLAN

Na previsão de alguns pesquisadores, dentro de 40 a 50 anos sentiremos o impacto do aquecimento global. Para redução destes efeitos é preciso:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

355Q483924 | Geografia, Meio Ambiente, Assistente Técnico I, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba MG, 2018

Complete corretamente as lacunas do texto. Na definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),

“o __________________ é o conjunto de vida (vegetal e animal) caracterizada pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, resultando em uma diversidade biológica própria”. Em outras palavras, pode ser definido como uma grande área de vida formada por um complexo de ________________ com características homogêneas.

A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

356Q484047 | Geografia, Meio Ambiente, Especialista em Meio Ambiente, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

O padrão de desenvolvimento econômico observado no mundo contemporâneo é decorrente da Revolução Industrial, que, iniciada na Inglaterra a partir de meados do século XVIII, se disseminou de tal forma que, na atualidade, o termo globalização é o que melhor define um quadro econômico mundial marcado pela absoluta ampliação dos mercados, permanentemente conectados. Se o sistema produtivo se altera ao longo do tempo, é natural que também se modifique o próprio conceito de desenvolvimento. Hoje, em face da crescente consciência do impacto causado pela atividade econômica na natureza, também ganha adeptos a tese de que o desenvolvimento deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

357Q189691 | Direito Constitucional, Meio Ambiente, Advogado, BDMG, FUMARC

Texto associado.

Para responder as questões de 74 a 76, tenha como
base a Constituição Federal.

Assinale a alternativa CORRETA:

A Constituição Federal de 1988 diz em seu art. 225, caput, que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

358Q724762 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Sociólogo, CEFET SC, ESAG

De acordo com o último levantamento do IBAMA, 26.140 Km2 da Floresta Amazônica foram devastados entre os anos de 2003 e 2004. (Revista Veja – 08/06/2005). Os Estados que mais desmataram foram:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

359Q482544 | Geografia, Meio Ambiente, Assistente de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Quanto aos parâmetros físico-químicos que orientam o diagnóstico da qualidade da água, julgue os itens seguintes.

O nitrogênio e o fósforo são essenciais para o desenvolvimento dos organismos. Nos lagos e represas, quanto maior a quantidade desses elementos, maior a produção de algas e, consequentemente, maior o seu potencial piscícola.

  1. ✂️
  2. ✂️

360Q721421 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Biólogo, Prefeitura Vitorino Freire MA, Instituto Graça Aranha

As medidas que estão sendo tomadas, em várias partes do mundo, para enfrentar o desafio da preservação ambiental não incluem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.