Questões de Concursos Meio Ambiente

Resolva questões de Meio Ambiente comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

421Q723076 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Técnico em Coordenação Pedagógica, SENAC PE, IPAD

Segundo a definição da Agenda 21, a desertificação é a degradação do solo em áreas áridas, semi-áridas e sub-úmidas secas, resultante de diversos fatores, inclusive de variações climáticas e de atividades humanas. A prioridade no combate à desertificação deve ser a implementação de medidas preventivas para terras não atingidas pela degradação ou que estão apenas levemente degradadas. Como ações necessárias para minimizar e evitar a desertificação no Planeta, a Agenda 21 propões algumas ações.

1. Fortalecimento da base de conhecimentos e desenvolvimento de sistemas de informação e monitoramento para regiões não propensas a desertificação e seca, intensificando a exploração econômica dos recursos remanescentes nesses ecossistemas, tendo em vista a incapacidade de se reverter problemas em locais já afetados.

2. Combate à degradação do solo por meio da intensificação das atividades de conservação do solo, florestamento e reflorestamento.

3. Extinção de programas que ofertem assentamentos às comunidades carentes tradicionais por compreender que as ações exploratória e extrativista destas comunidades ampliam os riscos de se esgotar os recursos pelo extrativismo de subsistência em áreas totalmente.

4. Impedir a participação de comunidades tradicionais locais que ainda não dominam os princípios ambientais envolvidos no controle da desertificação e no manejo dos efeitos da seca, priorizando apenas grupos de consciência ecológica mais avançada.

De acordo com os princípios da Agenda 21, está(ão) correta(s) apenas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

422Q722086 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Técnico em Saneamento, CAGECE CE, FUNCAB

No mês de abril, o governo do Ceará decretou estado de emergência ambiental em razão do seguinte problema:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

423Q861649 | Realidade Brasileira, Meio Ambiente, Técnico Ambiental, CNU, CESGRANRIO, 2023

O conhecimento sobre os poluentes atmosféricos é fundamental para entender os desafios relacionados à qualidade do ar e os seus impactos na saúde humana e no meio ambiente.

Considera-se como poluente atmosférico significativo o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

424Q434929 | Direito Constitucional, Meio Ambiente, Técnico Ambiental, CAEMA MA, IBEG

Segundo o artigo 225 da Constituição Federal de 1988 “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem como o uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo- se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.” Para garantir a eficiência desse direito, compete ao poder público:

I - Preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies endêmicas;

II - Preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético;

III - Instalações de obras ou atividades potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente devem ser vetadas, não podendo ocorrer sob nenhuma circunstância podendo os infratores sofrer sanções penais;

IV - Promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente;

V - definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

425Q448534 | Direito Constitucional, Meio Ambiente, Delegado de Polícia, Polícia Civil GO, UEG, 2018

Ao asseverar sobre a proteção do meio ambiente, a Constituição Federal de 1988
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

426Q445001 | Direito Constitucional, Meio Ambiente, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil GO, CESPE CEBRASPE, 2017

No que concerne à Constituição Federal de 1988 (CF) e ao meio ambiente, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

427Q177633 | Política Internacional, Meio Ambiente, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As relações entre o desenvolvimento econômico e o meio
ambiente, que se destacam na agenda de governos e organismos
internacionais, têm sido objeto de diversas iniciativas no plano
multilateral nas últimas décadas. A respeito desse tema, julgue
C ou E.

As discussões realizadas no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro em 1992, focalizaram, fundamentalmente, questões associadas à poluição, à dilapidação dos recursos naturais e à perda da biodiversidade e resultaram em um conjunto de compromissos relacionados à proteção de ecossistemas e de espécies ameaçadas de extinção, os quais correspondem aos compromissos da Agenda 21.

  1. ✂️
  2. ✂️

428Q380443 | Biologia, Meio Ambiente, Biólogo, Companhia de Saneamento do Paraná SANEPAR PR, UFPR

A produção primária é a base de toda a comunidade e, no entanto, é muito pouco conhecida, principalmente nos trópicos. Com relação a este tema assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

429Q484643 | Geografia, Meio Ambiente, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Sobre a paisagem natural do domínio dos “mares de morros” florestados do Brasil Tropical Atlântico, analise as afirmativas a seguir.

I. Caracteriza-se pela presença de redes hidrográficas altamente dendritificadas e muito densas.

II. Caracteriza-se pelo lençol d’água subterrâneo alimentando permanentemente a correnteza dos cursos d’água.

III. Caracteriza-se pela cobertura florestal contínua por grandes áreas, desde os fundos de vales até as mais altas vertentes e interflúvios.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

430Q722528 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, FUNCAB

O estado de Rondônia possui diversas Unidades de Conservação Ambiental, já que o seu território é rico em biodiversidade e, ao mesmo tempo, sofre com o processo de desmatamento. Uma das Unidades de Conservação é denominada de Reserva Extrativista Lago do Rio Cuniã (RESEX), que possui a seguinte característica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

431Q485192 | Geografia, Meio Ambiente, Professor de Geografia, SEARH RN, IDECAN

A poluição sonora é um fenômeno que vem se intensificando a partir de 1970, com o avanço da eletrônica que criou novas técnicas de ampliação do som. Analise as intensidades sonoras descritas a seguir.

I. Respiração normal.

II. Cochichando.

III. Escritório/máquina de escrever.

IV. Automóveis.

Das quatro intensidades especificadas anteriormente, provoca maior poluição sonora

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

432Q848765 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Técnico de Enfermagem, FURB, 2020

Cientistas da Universidade de Newcastle (Reino Unido) descobriram uma nova espécie marinha na parte mais profunda do oceano. A espécie em questão é um anfípode semelhante a um camarão de aproximadamente cinco centímetros de comprimento capturado na Fossa das Marianas, entre o Japão e as Filipinas. A região é uma das mais profundas do Oceano Pacífico. Em relação a esse tema, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:

I- Os cientistas chamaram a espécie encontrada de Eurythenes plasticus. O nome foi dado à nova espécie como forma de chamar a atenção para o impacto da poluição plástica que afeta milhares de espécies marinhas.

II- A cada ano, aproximadamente, 8 milhões de toneladas de plástico são despejados nos oceanos.

III- O anfípode, mesmo vivendo em uma das regiões mais profundas do Oceano, estava contaminado com partículas de plástico do tipo PET (tereftalato de polietileno) — muito comum na fabricação de garrafas de água e utensílios domésticos.

É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

433Q722175 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Médico Ortopedista, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Olhar para trás para mirar o futuro é a proposta da Estocolmo+40, conferência organizada pelo governo da Suécia, em abril de 2012, com o objetivo de elaborar um documento que contenha propostas para serem discutidas em junho, no Rio de Janeiro, em outra conferência internacional, organizada pelas Nações Unidas.

O tema principal retomado na conferência de Estocolmo+40, em torno do qual giram as propostas do documento elaborado é o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

434Q485149 | Geografia, Meio Ambiente, Professor, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

A aplicação de conhecimentos aprendidos para buscar o equilíbrio dos ecossistemas regionais e locais é uma habilidade importante no ensino de Ciências em todos os níveis. Um ecossistema é constituído por uma rede de relações entre fatores bióticos e abióticos do meio. São fatores abióticos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

435Q725036 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Delegado de Polícia, Polícia Civil AP, UNIFAP

Já foi demonstrado, em laboratório e em estudos de campo, que organismos geneticamente modificados podem causar danos ao ambiente, de diversas formas. A avaliação dos riscos ambientais dessa nova tecnologia, porém, é muito complexa, exigindo critérios científicos e uma abordagem que envolva também as suas implicações econômicas, sociais, sanitárias e éticas. Entre as implicações sobre os possíveis riscos ao meio ambiente decorrentes do cultivo ou liberação de plantas transgênicas estão: I – A geração de novas pragas e plantas daninhas. II – O aumento do efeito das pragas já existentes, por meio da recombinação gênica entre a planta transgênica e as espécies filogeneticamente relacionadas. III – Alteração na dinâmica das comunidades bióticas, levando à perda de recursos genéticos valiosos, seguido da contaminação gênica de espécies nativas. IV – A perda de biodiversidade. Estão corretas apenas as assertivas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

436Q233065 | Direito Constitucional, Meio Ambiente, Promotor de Justiça, MPE PE, FCC

Tendo em vista os aspectos constitucionais relativos à necessidade de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

437Q385654 | Biologia, Meio Ambiente, Especialista em Meio Ambiente, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

A abertura de clareiras no dossel das florestas ocorre periodicamente pela queda ou morte de árvores, o que dá origem a uma paisagem em mosaico, com áreas de diferentes idades, condições ambientais e composição florística. Em um ambiente de clareira, a principal modificação é aquela que garante

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

438Q831867 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, CRECI CE 15a Região Agente Fiscal, IDIB, 2021

Em 12 de dezembro de 2015, durante a 21ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, foi firmado um compromisso mundial com meta na redução da emissão de gases do efeito estufa, ou seja, para combater a crise climática a fim de conter o aquecimento global abaixo de 2 ºC, preferencialmente em 1,5 ºC, e reforçar a capacidade dos países de responder ao desafio, num contexto de desenvolvimento sustentável. Envolvendo 195 países, o compromisso entrou em vigor em 4 de novembro de 2016, ficando conhecido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

439Q446402 | Direito Constitucional, Meio Ambiente, Assistente Técnico Legislativo, Câmara Municipal de Juiz de Fora MG, 2018

Em nossa Constituição Federal, em seu artigo nº 225 relata que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondose ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo. O licenciamento ambiental é, portanto, um importante instrumento de gestão da Administração Pública. As opções abaixo apresentam as atribuições deste licenciamento, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

440Q482842 | Geografia, Meio Ambiente, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, quanto aos ecossistemas aquáticos.

Os ecossistemas com água em rápido movimento, que apresentam elevada concentração de oxigênio dissolvido e metabolismo predominantemente heterotrófico, são conhecidos como ambientes lênticos.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.