Início

Questões de Concursos Meio Ambiente

Resolva questões de Meio Ambiente comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q379321 | Biologia, Meio Ambiente, Especialista em Regulação de Petróleo e Derivados, ANP, CESGRANRIO

A recuperação ambiental, de uma maneira geral, tem por objetivos a restauração ou a reabilitação de áreas degradadas, incluindo a remediação de áreas contaminadas. Sobre a remediação de áreas contaminadas por produtos industriais derivados do petróleo, é INCORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q723200 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Procurador Municipal, Prefeitura de Nepomuceno MG, CONSULPLAN

Funcionando há mais de 30 anos às margens da Baía de Guanabara, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, o lixão de Gramacho, considerado o maior aterro sanitário da América Latina, foi fechado em junho de 2012, às vésperas de um importante evento internacional realizado na “cidade maravilhosa”, que era
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q861661 | Realidade Brasileira, Meio ambiente, CNU, CESGRANRIO

Sobre características ecológicas dos biomas brasileiros, considere o trecho abaixo.

Procurar prever como as mudanças climáticas podem afetar as espécies de animais e vegetais na área de transição entre o Cerrado e a Amazônia, o chamado ‘arco do desmatamento’. Este é um dos objetivos da pesquisa realizada pela bióloga do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa)” [...].

Disponível em:. Acesso em: 05 mar. 2018. Adaptado.

A referida região entre os dois biomas, que representa uma zona de transição, é conhecida como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q381399 | Biologia, Meio Ambiente, Analista em Infraestrutura, DNIT, FJPF

Sobre a dinâmica da circulação oceânica, considere a seguintes afirmativas:

I – A circulação eólica é aquela que ocorre em águas superficiais, acima da termoclina permanente dos oceanos, enquanto que a circulação termohalina é aquela que ocorre abaixo da região da termoclina.

II – A circulação eólica é aquela associada à ação dos ventos sobre a superfície da água e independe, portanto, da estrutura termohalina da camada superficial dos oceanos.

III – As Águas Centrais do Atlântico Sul são uma das mais importantes massas d’água presentes na costa brasileira e sua distribuição no oceano e na costa está associada diretamente á circulação eólica do oceano Atlântico.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q723775 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Professor de Ensino Técnico Núcleo Técnico, CPRH PE, FCC

Quando se fala nos problemas relacionados à geração e destinação de resíduos sólidos, há um destaque cada vez maior para o “consumo consciente”. Nesta visão, além da ação de Governos e de Empresas, é preciso que os cidadãos adotem posturas sustentáveis. Dentre estas, aparece o conceito dos “5 Rs”, que significam, na exata ordem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q723145 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Analista de Controle Externo, TCE AP, FCC

Uma das principais conclusões da Avaliação Ecossistêmica do Milênio, um relatório derivado da análise de centenas de cientistas sobre o estado dos ecossistemas mundiais, foi que as atividades humanas estão impactando fortemente a biodiversidade da Terra, reduzindo sua resiliência e os serviços ecossistêmicos. Nesse contexto, entende- se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q722840 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Técnico Municipal Nível Médio Nível VII, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao desenvolvimento sustentável, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q379882 | Biologia, Meio Ambiente, Especialista em Regulação de Petróleo e Derivados, ANP, CESGRANRIO

O Projeto de Controle Ambiental (PCA) é um dos documentos citados na Resolução do CONAMA nº 023/1994 para o licenciamento ambiental das atividades relacionadas à exploração e lavra de jazidas de combustíveis líquidos e gás natural. Esse documento é necessário para obtenção da licença

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q484702 | Geografia, Meio Ambiente, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

A avaliação de impacto ambiental é reconhecida mundialmente como um instrumento eficiente para a prevenção dos danos ambientais.

Considerando a avaliação de impacto ambiental, analise as seguintes afirmações:

I. A primeira vez que a avaliação de impacto ambiental foi utilizada no mundo, como elemento obrigatório antes de uma tomada de decisão, foi nos EUA em decorrência da lei nacional do meio ambiente.

II. A avaliação de impacto ambiental passa a ser obrigatória no Brasil a partir do ano de 1992, com a implementação da Política Nacional de Meio Ambiente.

III. Atualmente a maioria dos países em desenvolvimento tem leis nacionais que exigem a preparação prévia de estudos de impacto ambiental.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q483179 | Geografia, Meio Ambiente, Soldado Combatente, Bombeiro Militar AL, CESPE CEBRASPE

Acerca das consequências das ações antrópicas sobre os ecossistemas, julgue os itens subsequentes. A ocupação e a colonização de novos ecossistemas pelo ser humano podem aumentar a introdução de espécies exógenas ou exóticas nesses locais.
  1. ✂️
  2. ✂️

71Q484733 | Geografia, Meio Ambiente, Soldado Combatente, Bombeiro Militar AL, CESPE CEBRASPE

Acerca das consequências das ações antrópicas sobre os ecossistemas, julgue os itens subsequentes. A intensificação das queimadas intencionais no Cerrado, para a prática agropecuária, aumenta a germinação de sementes, o rebrotamento dessa vegetação e a disponibilidade de alimentos para os animais, sendo, portanto, benéfica para o ambiente.
  1. ✂️
  2. ✂️

72Q484321 | Geografia, Meio Ambiente, Especialista em Meio Ambiente, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

As causas de extinção em massa de espécies estão relacionadas tanto a fatores naturais quanto à ação antrópica, como é o caso, por exemplo, da má gestão dos recursos naturais. Entre as espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção inclui-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q482048 | Geografia, Meio Ambiente, Analista de Controle Externo, TCE AC, CESPE CEBRASPE

França, Brasil e Itália podem ser citados entre os pioneiros da conservação ambiental, antecedidos pelos Estados Unidos da América. A França instituiu, em 2 de maio de 1930, uma lei que levou a proteção de monumentos naturais e sítios de caráter científico à condição de interesse público. No Brasil, data de 1937 o Decreto-Lei n.º 25, que instituiu o instrumento do tombamento, utilizado até hoje, para delimitar uma área protegida. Já na Itália, a Lei n.º 1.497, de 29/6/1939, foi a primeira a tratar da conservação ambiental, relacionando-a a sítios naturais de interesse humano.

O trecho apresentado refere-se a patrimônio natural, que não inclui

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q380961 | Biologia, Meio Ambiente, Analista Ambiental, SEPLOG MA, FCC

Sobre diversidade ambiental é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q721030 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

Considerando o texto V, julgue os itens a seguir, concernentes à adoção e à aplicação de normas ambientais nos diferentes países do mundo.

A participação de organizações não-governamentais na discussão acerca da aplicação das normas de proteção ao meio ambiente, no Brasil e no mundo, demonstra o quanto a contribuição ao desenvolvimento do tema não pode circunscrever-se apenas ao espaço estatal.

  1. ✂️
  2. ✂️

77Q424883 | Direito Constitucional, Meio Ambiente

O Prefeito do Município de Belas Veredas, após estudos técnicos e realização de audiência pública, decide pela criação de um parque, em uma área onde podem ser encontrados exemplares exuberantes de Mata Atlântica. Assim, edita decreto que fixa os limites do novo parque municipal. Passados dois anos, recebe pedidos para que o parque seja reavaliado e transformado em uma Área de Relevante Interesse Ecológico, com uma pequena redução de seus limites. Tendo em vista a situação descrita, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q832277 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Ciências, IESES, 2021

Sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema. No que diz respeito ao assunto “Sustentabilidade” analise as questões abaixo e identifique a sequência correta:
I. O conceito de sustentabilidade aborda a maneira como se deve agir em relação à natureza. II. O desenvolvimento sustentável tem como objetivo a preservação do planeta e atendimento das necessidades empresariais. III. Um recurso natural explorado de modo sustentável durará para sempre e com condições de também ser explorado por gerações futuras. IV. Como exemplo de sustentabilidade temos: economia de água, garantia de alimentação em longo prazo e controle da urbanização e integração entre campo e cidades maiores.
A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q379564 | Biologia, Meio Ambiente, Analista em Infraestrutura, DNIT, FJPF

Atualmente existem evidências crescentes da importância da circulação oceânica sobre o ambiente costeiro, o que tem motivado diversos estudos sobre a física dos oceanos e sobre a hidrodinâmica da plataforma continental. Uma característica marcante que difere escoamentos de grande escala, oceânicos, de escoamentos de pequena escala, costeiros, é a importância relativa da rotação da terra, caracterizada pela aceleração de Coriolis. Sobre este assunto, considere as seguintes afirmativas:

I – O parâmetro físico que permite definir quando a rotação da terra é importante para os escoamentos é o número de Rossby. A rotação passa a ser importante quando o número de Rossby tem valores próximos de um, e vai se tornando mais importante à medida que o número de Rossby vai aumentando.

II – Outro parâmetro importante é o raio de deformação de Rossby, que é uma escala espacial na qual forças gravitacionais e a força de Coriolis têm magnitude semelhante.

III – Nos casos para os quais a rotação é dominante podese aplicar a geostrofia a partir de medições de temperatura e salinidade da água e do cálculo do parâmetro de Coriolis. Porém, quando a rotação não é importante, o cálculo geostrófico deve ser simplificado, sendo efetuado para um valor constante do parâmetro de Coriolis.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q381397 | Biologia, Meio Ambiente, Analista em Infraestrutura, DNIT, FJPF

Sobre o fenômeno de marés astronômicas, considere as seguintes afirmativas:

I – as marés mais comuns na costa brasileira são do tipo semidiurnas e semidiurnas com desigualdades.

II – marés semidiurnas são aquelas relacionadas à ação da lua, enquanto marés diurnas são aquelas relacionadas à ação do sol.

III – Marés de sizígia são as marés mais altas, ou seja, aquelas nas quais o nível do mar se encontra mais elevado do que a média durante todo o dia, enquanto que marés de quadratura são as marés mais baixas, ou seja, aquelas nas quais o nível do mar se encontra mais baixo do que a média durante todo o dia.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.