Início

Questões de Concursos Meio Ambiente

Resolva questões de Meio Ambiente comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


701Q723101 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Copeiro, Conselho Regional de Medicina PR, Instituto Quadrix, 2018

No mundo de hoje, as transformações, além de rápidas, são profundas. Alteram?se as formas de vida, o modo como as pessoas se situam diante da realidade, as relações pessoais e sociais. Modificam?se, também, o jeito de produzir e de consumir, a maneira como se exerce a política, os valores, além de surgirem novos tipos de consciência, como, por exemplo, o valor que se deve dar ao meio ambiente.

Considerando os mais diversos aspectos da vida atual no Brasil e no mundo, julgue os itens de 41 a 60.

Há escassez de água em determinadas regiões do planeta, o que coloca em risco a sobrevivência das pessoas.
  1. ✂️
  2. ✂️

702Q724668 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Policial Civil Agente, Polícia Civil PB, COMVEST

Os cientistas prevêem que 45% da população mundial ficará sem água em 2025. Assinale a ÚNICA alternativa que NÃO é considerada na elaboração deste prognóstico.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

703Q442183 | Direito Constitucional, Meio Ambiente, Especialista em Estudos e Pesquisas Governamentais, IJSN ES, CESPE CEBRASPE

Levando em conta que, a partir do conceito de sustentabilidade, infere-se a ideia de gestão equilibrada e durável dos recursos ambientais no espaço e no tempo, e que a Constituição Federal (CF) de 1988, no caput do art. 225, estabelece o direito de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado — inclusive o meio ambiente urbano —–, bem de uso comum do povo, cabendo ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações, julgue os itens seguintes, acerca dos princípios de sustentabilidade para o espaço urbano. Cabe ao Poder Judiciário formular políticas públicas para o meio ambiente urbano, além de determinar, por meio de ações judiciais, que os governos adotem medidas de preservação do meio ambiente, tais como a implantação de sistema de tratamento de esgotos ou de resíduos sólidos urbanos ou, ainda, a implantação definitiva de espaço territorial protegido.
  1. ✂️
  2. ✂️

704Q722257 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Técnico Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a aspectos econômicos e ambientais do contexto brasileiro e mundial.

Entre as personalidades que lutam contra a poluição ambiental urbana, destaca-se a ativista cubana Yoani Sánchez, que esteve recentemente no Brasil para divulgar a recomendação da Organização Mundial da Saúde para que se reduzam os índices da poluição urbana, altamente nociva à saúde.

  1. ✂️
  2. ✂️

706Q723045 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Analista de Comunicação Social I, COFEN, CONSULPLAN

Analise as afirmativas correlatas:

I. “A participação do Brasil na Conferência do Clima em Cancún, no final de 2010, foi marcante já que no evento o país apresentou o decreto de regulamentação da Política Nacional de Mudanças Climáticas, onde fica obrigado a publicar anualmente estimativas do total de emissões do país.”

II. “Com essa lei, o Brasil se tornou o primeiro país do Planeta a estabelecer um limite absoluto para o quanto vai poluir.”

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

707Q441472 | Direito Constitucional, Meio Ambiente, Policial Penal Agente Penitenciário, SNJ, CESPE CEBRASPE

O capítulo dedicado ao tratamento do meio ambiente na Constituição Federal foi uma inovação em relação às anteriores cartas políticas brasileiras, as quais não dedicavam atenção específica à questão. O artigo 225 da Constituição Federal de 1988 foi assim redigido:

Art. 225 — Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

A respeito das noções que podem ser extraídas desse artigo, julgue os itens subseqüentes.

Violará a Constituição Federal, que assegura o direito de propriedade, o legislador que privar o proprietário do poder de utilização e disposição do bem, com objetivo de garantir a toda a coletividade o direito de usufruir, coletivamente, dos bens ambientais que estiverem localizados nesse bem.

  1. ✂️
  2. ✂️

708Q383626 | Biologia, Meio Ambiente, Técnico em Meio Ambiente, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Certificação é o procedimento de verificação da conformidade de determinado processo ou produto com critérios pré-estabelecidos, visando assegurar ao consumidor a segurança de estar adquirindo produtos que obedeçam a esses critérios. A respeito de certificação agroecológica, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

709Q448149 | Direito Constitucional, Meio Ambiente, Procurador do Município de Manaus de 3a Classe, Procuradoria Geral do Município Manaus AM, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando o que dispõe a CF a respeito da proteção ao meio ambiente, julgue os itens subsequentes. Compete ao poder público definir espaços territoriais ambientalmente protegidos, sendo a sua supressão permitida somente através de lei.
  1. ✂️
  2. ✂️

710Q434855 | Direito Constitucional, Meio Ambiente, VUNESP

De acordo com o conceito de meio ambiente, isto é, “conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”, afirma-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

711Q384180 | Biologia, Meio Ambiente, Professor de Ciências Biológicas, SEARH RN, IDECAN

Em relação às características do solo, analise as afirmativas a seguir.

I. Se as partículas do solo forem grandes, a água da chuva infiltra e fica retida, deixando o solo encharcado.

II. A argila presente no solo são partículas muito finas que deixam as águas da chuva se infiltrarem e deslocarem entre elas ficando pouca umidade retida.

III. As partículas de argila no solo têm propriedades de reter minerais como os de Ca2+, K+ e Mg+, favorecendo sua absorção pelas plantas.

IV. As partículas que compõem as camadas superiores do solo, mais sujeitas ao intemperismo, têm diâmetro menor que o das que compõem as camadas mais profundas.

V. O horizonte O, uma das camadas do solo, é formada por rocha decomposta em pequenas partículas.

Estão INCORRETAS apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

712Q429248 | Direito Constitucional, Meio Ambiente, Tecnologista Pleno 1, INT, FUNRIO

Em relação à Agenda Ambiental na Administração Pública, pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

713Q483525 | Geografia, Meio Ambiente, Geografia, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Impacto ambiental representa toda alteração no meio ambiente por determinada ação ou atividade. Atualmente o planeta Terra enfrenta fortes sinais de degradação, levando os homens a avaliarem as suas ações e novos processos que viabilizem a minimização dos impactos negativos. A respeito desse tema, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

714Q725194 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Sociólogo, MPE PA, UFPA DAVES CEPS

Os padrões econômicos excessivos e a degradação do meio ambiente têm contribuído para a emergência da crise ambiental que atinge o planeta . Tais situações emergiram em função de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

715Q724177 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Técnico Bancário, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos ao novo Código Florestal brasileiro.

Entre as novidades do Código Florestal, a única elogiada pelos movimentos ecológicos é a que elimina a necessidade de manutenção de áreas de reserva legal na Amazônia.

  1. ✂️
  2. ✂️

716Q428302 | Direito Constitucional, Meio Ambiente, Analista Legislativo, CD, CESPE CEBRASPE

Uma empresa de turismo sustentável obteve uma concessão florestal de uma área estadual após um processo de licitação. O poder concedente é o estado de Goiás, que possui grande diversidade biológica concentrada no cerrado. O lote concedido está inserido em uma reserva extrativista habitada por comunidades locais que sobrevivem da agricultura de subsistência e do extrativismo. A atividade de ecoturismo está expressamente admitida no plano de manejo da unidade de conservação, que obteve aprovação do órgão competente.

Com referência à situação hipotética acima e às normas a ela aplicáveis, julgue os itens que se seguem.

Na hipótese considerada, o lote concedido faz parte do bioma brasileiro cerrado, que está protegido como patrimônio nacional pela Constituição.
  1. ✂️
  2. ✂️

717Q423716 | Direito Constitucional, Meio Ambiente

O inciso VII do §1º do art. 225 da Constituição da República prevê a proteção da fauna e da flora, vedadas as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, enquanto que o §1º do art. 231 do referido texto constitucional estabelece que são terras indígenas as habitadas por eles em caráter permanente e que podem ser utilizadas por esses povos, desde que necessárias ao seu bem-estar e à sua reprodução física e cultural. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

718Q724281 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Agente Educacional, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

A diminuição das emissões de gases de efeito estufa é uma preocupação crescente em todo o mundo. Um dos pontos mais delicados a enfrentar refere-se ao setor de transportes. A respeito dos esforços feitos para diminuir a emissão de poluentes nesse setor da economia, julgue os itens subsequentes. Uma das principais objeções ao uso de veículos elétricos é a baixa autonomia das baterias, fato que restringiria seu uso a pequenas distâncias.
  1. ✂️
  2. ✂️

719Q723778 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Delegado de Polícia, Polícia Civil AP, FCC

No dia 1 de junho de 2017, jornais de várias partes do mundo deram a manchete:

Trump anuncia retirada dos EUA do Acordo de Paris sobre o clima

A justificativa dada por Trump para a saída do Acordo de París foi que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

720Q721737 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Soldado, Bombeiro Militar CE, CESPE CEBRASPE

Com relação aos problemas ambientais das grandes cidades, julgue os itens subsequentes. Em cidades como São Paulo e Salvador, territórios ocupados nas encostas pela população de baixa renda constituem as chamadas áreas de risco.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.