Questões de Concursos Meio Ambiente

Resolva questões de Meio Ambiente comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

901Q385470 | Biologia, Meio Ambiente, Professor II, SEE SP, VUNESP

O eclipse do Sol se explica pela passagem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

902Q724728 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Auxiliar Administrativo, Tribunal de Justiça nbsp PR, TJ PR

A devastação das matas brasileiras, salvo raras exceções, obedece a um ciclo perverso que se processa em etapas e devora um campo de futebol a cada quatro mi- nutos. Com a abertura das estradas, primeiro chegam os madeireiros, em busca de árvores nobres. Depois vêm os carvoeiros, que ateiam fogo para "limpar" o que res- tou. Em seguida, o plantio varre os terrenos, em geral com monoculturas regadas a agrotóxicos, cujo destino final muitas vezes é o leito dos rios. Para fechar o ciclo vem a pecuária, que estende um tapete de capim na terra para engordar o gado, que pasta até o solo ficar impermeável, e improdutivo. O resultado é um clima de sertão árido, numa região antes temperada pelas chuvas tropicais. Com o ritmo de destruição ace- lerada, aponte a mata brasileira que mais sofreu devastação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

903Q720909 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Recenseador, IBGE, NCE

Aos 06/02/2000, os jornais e as TVs noticiaram um acidente no Rio Pará que ganhou espaço na mídia e preocupou a população e as autoridades. Identifique-o.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

904Q378668 | Biologia, Meio Ambiente, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

Quando estamos acima do nível do mar, o ar torna-se rarefeito e com isso

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

905Q722482 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Analista Legislativo, Câmara Municipal do Rio de Janeiro RJ, FJG

O PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente organizou no Cairo, Egito, em 1987, uma reunião que elaborou e publicou normas e princípios para o gerenciamento ambiental, as chamadas Normas do Cairo. Essas Normas trataram, especificamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

906Q723509 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Administrador, Secretário Adjunto de Estado da Gestão Estratégica e Administração RR, 2018

Um dos grandes dilemas de nosso tempo: como pode haver tanta água doce na Terra e ainda assim vivermos em escassez? Apenas 1% de toda a água doce da terra é potável. Parece muito pouco, mas seria quantidade mais do que suficiente para o consumo dos mais de 7 bilhões de humanos que habitam o Planeta. (Revista Veja, edição 2574 de 21 de março de 2018, p. 75). Em relação ao tema, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

907Q484419 | Geografia, Meio Ambiente, Especialista em Meio Ambiente, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta acerca das técnicas de disposição final de resíduos sólidos industriais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

909Q481120 | Geografia, Meio Ambiente, Assistente de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

A poluição do ar tornou-se um problema de saúde pública depois da Revolução Industrial. O avanço tecnológico acarretou o aumento de quantidade e a diversificação de elementos poluentes na atmosfera. Quanto a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Um dos principais poluentes atmosféricos é o monóxido de carbono (CO), capaz de provocar intoxicação aguda fatal. No sangue, o CO une-se à hemoglobina reduzindo o transporte de oxigênio até os tecidos.

  1. ✂️
  2. ✂️

910Q378723 | Biologia, Meio Ambiente, Professor, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Em relação ao desenvolvimento de atividades econômicas e à ocupação do solo, julgue os itens que se seguem.

As queimadas sucessivas, utilizadas como prática de manejo em áreas agrícolas, tornam os solos cada vez mais ricos e próprios para a agricultura, pois funcionam como fertilizantes, uma vez que as cinzas produzidas são convertidas em nutrientes vegetais pelos microrganismos.

  1. ✂️
  2. ✂️

911Q177524 | Política Internacional, Meio Ambiente, Diplomata Bolsa prêmio de vocação para a Diplomacia, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As questões ambientais e de mudanças climáticas chamam
atenção do Brasil há algum tempo. Julgue os itens subsequentes,
acerca desse tema.

O Brasil tem cumprido as metas com relação à temática não apenas do clima, mas também da pobreza e de combate à fome, sendo um exemplo quanto a esse último aspecto.

  1. ✂️
  2. ✂️

912Q722041 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Analista de Tecnologia da Informação, Banco de Brasília DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, referentes à atualidade ambiental.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis concedeu licença para a operação da hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira, onde será formado um reservatório que inundará mais de quinhentos quilômetros quadrados.

  1. ✂️
  2. ✂️

913Q445349 | Direito Constitucional, Meio Ambiente, Consultor Legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, FCC, 2018

De acordo com o previsto no artigo 225 da Constituição Federal, é dever do Poder Público e da coletividade assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Para tanto,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

914Q724140 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando que a inserção internacional do Brasil tem na atuação em foros multilaterais instrumento privilegiado para o tratamento dos principais temas da agenda global nas mais diferentes áreas, julgue (C ou E) os itens subsequentes, relativos a esse tema. A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) representa, no presente, importante espaço de apoio aos países em desenvolvimento no que diz respeito ao seguimento e à implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que conformam a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável e, de modo particular, daqueles voltados para a dimensão econômica.
  1. ✂️
  2. ✂️

915Q482476 | Geografia, Meio Ambiente, Assistente de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

O Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), criado em 1988, no âmbito da ONU, tem como objetivo avaliar as informações científicas, técnicas e socioeconômicas para compreender os riscos das mudanças climáticas induzidas pelo homem, seus impactos potenciais e as opções para adaptação e mitigação. Nesse sentido, julgue os itens subsequentes, relativos ao aquecimento global.

A agropecuária contribui para a emissão de gases de efeito estufa e para a poluição atmosférica, por meio do lançamento de dióxido de carbono, metano e óxido de nitrogênio.

  1. ✂️
  2. ✂️

916Q427730 | Direito Constitucional, Meio Ambiente, Advogado, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Quanto aos bens públicos, julgue os próximos itens.

A doação de bem da União em favor do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo dispensa a realização de licitação.

  1. ✂️
  2. ✂️

917Q722140 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Técnico em Informática, Banco do Pará PA, FADESP, 2018

Os cidadãos irlandeses estão sendo convocados pelo governo de seu país a dar votos cruciais em um referendo histórico que se realizará entre maio e junho de 2018, sobre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

918Q382438 | Biologia, Meio Ambiente, Analista em CampT Pleno, MCT, CESPE CEBRASPE

O 4.º Ano polar internacional, programado para ocorrer entre março de 2008 e março de 2009, é organizado pelo Conselho Internacional de União Científica em conjunto com a Organização Meteorológica Mundial. O objetivo é desenvolver pesquisas científicas interdisciplinares voltadas para o conhecimento dos processos ambientais nos pólos, as teleconexões dessas regiões com o resto do planeta, a biodiversidade, o estado evolutivo e capacidade adaptativa dos organismos antárticos. Com relação ao Ano Polar, julgue os próximos itens.

A ciência deve considerar as populações do Polo Norte, incluí-las, de maneira que possam se beneficiar das pesquisas durante o ano Polar Internacional. Os pesquisadores vão continuar a fazer observações biológicas, físicas e geográficas, desconsiderando o impacto humano nas mudanças climáticas.

  1. ✂️
  2. ✂️

919Q440297 | Direito Constitucional, Meio Ambiente, Agente Penintenciário Federal, SNJ, CESPE CEBRASPE

O capítulo dedicado ao tratamento do meio ambiente na Constituição Federal foi uma inovação em relação às anteriores cartas políticas brasileiras, as quais não dedicavam atenção específica à questão. O artigo 225 da Constituição Federal de 1988 foi assim redigido:

Art. 225 — Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

A respeito das noções que podem ser extraídas desse artigo, julgue os itens subseqüentes.

A ampliação do papel do Estado para a consecução de objetivos ligados à proteção ambiental não resulta do reconhecimento de que o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado está inserido no rol dos Direitos Fundamentais, estabelecido no artigo 5.º da Constituição da República.

  1. ✂️
  2. ✂️

920Q724807 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Analista de Informações, ABIN, CESPE CEBRASPE

A Amazônia foi alvo de diversos planos e projetos de desenvolvimento. Diante do papel assumido pela região nas últimas décadas, a visão do vazio populacional não vigora mais. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens.

Diferentemente da região Norte, o Centro-Oeste esteve à margem do processo de modernização da agricultura e do avanço da fronteira agrícola no Brasil nas últimas décadas. A monocultura é, ainda, sua principal atividade produtiva.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.