Questões de Concursos Meio Ambiente Na Geografia

Resolva questões de Meio Ambiente Na Geografia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q944625 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, PROVA II, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) "O maior cartão-postal brasileiro, o Rio de Janeiro, sediou a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento [...]. Foi a largada para que a conscientização ambiental e ecológica entrasse definitivamente na agenda dos cinco continentes" (IPEA, 2009. Disponível em https://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=2303:catid=28&Itemid).
Esse evento contou com a presença de delegações de 175 países e um dos principais temas discutidos foi o combate à emissão de gases de efeito estufa. Desse evento saiu a Agenda 21, documento que definiu os caminhos a serem trilhados para um maior compromisso dos países com relação à sustentabilidade ambiental. Tendo como referência essas informações, é possível afirmar que trata-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q836710 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Prefeitura de Bataguassu MS Professor de Geografia, Prefeitura de Bataguassu MS, 2021

O que é o acordo de Paris?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q833151 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Agente de Pesquisas, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

O desmatamento é a retirada total ou parcial da vegetação. Um forte exemplo do desmatamento no Brasil ocorreu na Mata Atlântica, desmatada para a obtenção de madeiras, plantação e ampliação de cidades.
Internet: <aiesec.org.br> (com adaptações).
Segundo a Associação Internacional de Estudantes de Ciências Econômicas e Comerciais (AIESEC), um dos maiores problemas ambientais do Brasil é o volume do desmatamento. Do ponto de vista socioeconômico, no contexto atual, o desmatamento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q834004 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Banco da Amazônia Técnico Científico, CESGRANRIO, 2021

As mudanças climáticas geram uma série de impactos em nossas vidas. Projeções apontam consequências como aumento de temperatura, redução de chuvas e, consequentemente, períodos mais secos em algumas regiões, incluindo a América do Sul. O Brasil está em chamas, e isso não é uma figura de linguagem. A destruição ambiental não respeita fronteiras nem biomas, e o País enfrenta hoje uma das piores crises ambientais de sua história, com consequências potencialmente danosas para toda a sociedade.
Disponível em:<https://www.greepeace.org/brasil-em-chamas-negando-as-aparencias-disfarcando-as-evidencias/> . Acesso em: 31 jan. 2021. Adaptado.
A respeito da crise ambiental no Brasil, os biomas da Amazônia, do Pantanal e do Cerrado foram severamente afetados em 2020 devido ao seguinte fator principal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q847378 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Prefeitura de São Francisco MG Professor Geografia, COTEC, 2020

“A fragilidade dos ambientes naturais diante das intervenções humanas é maior ou menor em função de suas características genéticas. Em princípio, salvo algumas regiões do planeta, os ambientes naturais mostravam-se em estado de equilíbrio dinâmico até o momento em que as sociedades humanas passaram a intervir cada vez mais intensamente na exploração dos recursos naturais para gerar riquezas, conforto, prazer e lazer”. Fonte: ROSS, Jurandyr Luciano Sanches. Ecogeografia do Brasil: subsídios para planejamento ambiental. São Paulo: Oficina de Textos, 2009.
O erro lógico do argumento a que o texto se refere é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q847895 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Prefeitura de Abelardo Luz SC Professor de Geografia, GSA CONCURSOS, 2020

Por muito tempo o maior perigo a cidades costeiras estava na elevação do nível do mar. Em estudos recentes, verificou-se que o solo está cedendo mais rápido que a elevação do nível do mar. Onde está a causa desse problema?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q849696 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Professor de Geografia, AV MOREIRA, 2020

Siqueira (2008, p.425) afirma que “já na década de 1960, Hardin (1968) alertava para a necessidade de resguardar o meio ambiente das agressões promovidas pela satisfação dos desejos individuais, em detrimento do direito da sociedade a bens coletivos, como o ar e a água. A crescente deterioração ambiental e o esgotamento dos recursos do planeta passaram a se tornar cada vez mais presentes, como preocupação por parte de vários segmentos sociais”.
Baseado na fala de Siqueira e em seus conhecimentos sobre a Política Ambiental nas diversas escalas assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q849953 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Geografia, CPCON, 2020

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação Lei 9.985/2000 possibilitou a integração na gestão das unidades de conservação de diferentes categorias em diferentes esferas de governo e até mesmo em propriedades particulares. Com relação ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, analise as assertivas abaixo:
I- A implantação do SNUC possibilitou o fim dos conflitos por interesses de uso e gestão dos recursos naturais nas unidades de conservação de proteção integral, compatibilizando a conservação da natureza com o uso sustentável dos seus recursos naturais. II- O SNUC é composto por 12 categorias, e seus objetivos específicos se diferenciam quanto à forma de proteção e usos permitidos, sendo capaz de garantir a proteção de parcela representativa dos biomas brasileiros, a partir de determinadas práticas de gestão territorial. III- As unidades de conservação integrantes do SNUC dividem-se em dois grupos, com características específicas, são eles: Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável. IV- O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é responsável pela criação e gestão das UCs federais em todos os biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal e Marinho.
É CORRETO o que consta apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q850977 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Professor de Educacao Basica, Avança SP, 2020

No tocante à erosão dos solos, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - Consiste no desgaste do solo e das rochas de áreas mais baixas para áreas mais altas.

II - Apesar de intenso, o desgaste que gera não é capaz de alterar paisagens.

III - É um processo de transformação ocorrido no exterior da crosta terrestre.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q851001 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Professor de Educacao Basica II Geografia, CPCON, 2020

Desde a formação da Terra oscilações climáticas ocorrem. Além das mudanças climáticas associadas a fatores naturais, as ações do homem, como a emissão de gases poluentes ou do desmatamento, estão contribuindo para desencadear fenômenos de alteração climática. Algumas das consequências deste fenômeno são:
I- Inversão térmica. II- Formação de ilhas de calor. III- Diminuição da camada de ozônio. IV- Desertificação.
Está CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q850519 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Geografia, CPCON, 2020

“São Paulo começou a tarde desta segunda-feira 19/09/2019 com o céu encoberto por nuvens e o dia virou noite”. O fenômeno foi relacionado à chegada de uma frente fria, associada a partículas oriundas da fumaça produzida em incêndios florestais”. (Fonte: Portal G1. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2019/08/19/dia-vira-noite-em-sao-paulo-com-chegada-de-frente-fria-nestasegunda.ghtml).
O fenômeno citado no texto teve como causa dois fatores, um deles é uma condição meteorológica considerada como um processo natural, o outro é um problema ambiental. Com relação a esse segundo fator, que aspecto, associado à frente fria provocou a mudança ocorrida em São Paulo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q849267 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Câmara de Guarujá do Sul SC Auxiliar Legislativo, AMEOSC, 2020

Leia a notícia para responder a questão:

Temperatura média no Sudeste subiu 1,1ºC em 49 anos e principal motivo é efeito estufa, diz pesquisa da USP.
      “Pesquisadores analisaram temperaturas na região entre 1955 e 2004 e comprovaram, por modelo matemático, que principal causa do aumento é efeito estufa. Na cidade de São Paulo, acréscimo foi de cerca de 2ºC no mesmo período.
      Os pesquisadores utilizaram um modelo matemático inovador para verificar qual foi a principal razão para a alta dos termômetros e comprovaram que ela está relacionada ao crescimento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, resultante de ações humanas. O estudo tem grau de confiabilidade de 95%.
      Os autores destacam que a região Sudeste do país é especialmente vulnerável às mudanças climáticas porque abriga mais de 40% da população brasileira e é responsável por 50% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, com uma ampla gama de atividades econômicas.”
(Fonte adaptada: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/> Acesso em 29 de Janeiro de 2020).
A partir da leitura do trecho, juntamente com seus conhecimentos sobre o meio-ambiente, é possível afirmar que a causa da intensificação do efeito estufa, ou seja, o que faz com que ele deixe de ser um fenômeno natural e passe a causar o aquecimento do planeta, é demonstrada corretamente na seguinte alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q848509 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Assistente Social, EDUCA, 2020

“A poluição ____________ ocorre devido à presença na água de substâncias que causem prejuízos a diferentes seres vivos. Dentre elas podemos destacar os agrotóxicos utilizados nas lavouras, os rejeitos de fábricas e o esgoto doméstico não tratado. Essas substâncias causam a contaminação, afetando não só os seres vivos que habitam esses ambientes, mas os seres humanos, que dependem desse recurso para sua sobrevivência”.

(https://www.biologianet.com/ecologia)

Sobre a poluição, analise o texto acima, complete a lacuna e assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q849790 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Prefeitura de Araçoiaba PE Professor de Geografia, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:


I. A cartografia viabiliza a representação geométrica plana, simplificada e convencional de toda a superfície terrestre ou de parte desta, apresentada através de cartas, mapas ou plantas. Por meio da cartografia, diversos dados podem ser representados espacialmente, retratando a dimensão territorial, facilitando e tornando mais eficaz a sua compreensão.

II. A reciclagem não pode ser aplicada ao lixo orgânico (restos de alimentos, frutas, folhas etc.) pela compostagem - que é a transformação desses resíduos em adubo. Esse adubo orgânico resultante desse processo não pode ser utilizado em solos, pois causa risco para o meio ambiente, ao contrário dos adubos químicos.


Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q849816 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Prefeitura de Capim PB Professor B Geografia, FACET Concursos, 2020

“A desertificação é um fenômeno caracterizado pela degradação das terras nas zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas, resultante de vários fatores, e que compromete os sistemas produtivos das áreas susceptíveis, os serviços ambientais e a conservação da biodiversidade”. Fonte: https://portaldadesertificacao.insa.gov.br/desertificacao> Acesso em: 25 de set. de 2020.
A respeito desse assunto, é possível afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q849310 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Professor de Geografia, AV MOREIRA, 2020

Impacto Ambiental é "qualquer alteração das propriedades físicas, químicas, biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que afetem diretamente ou indiretamente a saúde, a segurança, e o bem estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias ambientais; a qualidade dos recursos ambientais".
Fonte: 1º da Resolução n.º 001/86 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA)
Sobre os impactos ambientais, analise os itens abaixo.
I. A definição de Impacto Ambiental está associada à alteração ou efeito ambiental, considerado significativo por meio da avaliação do projeto de um determinado empreendimento, podendo ser negativo ou positivo.
II. Todos os impactos gerados em um empreendimento são de longo prazo.
III. Para realizar uma avaliação detalhada dos impactos ambientais de um empreendimento, deve-se realizar um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu correspondente Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). O EIA e o RIMA possuem uma natureza técnica e multidisciplinar, e são essenciais para a indicação de medidas mitigadoras.
É possível afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q849062 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Contador, FURB, 2020

Em aproximadamente 25 anos, a Groenlândia e a Antártida perderam 6,4 milhões de toneladas de gelo. Ao encontro dessa temática, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- Dado os protocolos e acordos internacionais, o degelo das calotas polares é menor, quando comparado aos anos 90. II- Cientistas afirmam que o degelo é resultado do aquecimento global. III- Os mantos de gelo contribuem com a elevação do nível do mar.
É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q851904 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Geografia, CPCON, 2020

Em dezembro de 2019 foi celebrado o Dia Mundial do Solo e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura - FAO, e foi feito o alerta à população mundial sobre os processos de degradação do solo e as ameaças decorrentes do manejo insustentável do solo. (Fonte: Organização das Nações Unidas - ONU - https://news.un.org/pt/story/2019/12/1696801).
Analise as afirmações abaixo com relação aos processos de degradação do solo.
I- São fatores controladores das taxas de erosão: erosividade da chuva, propriedades do solo, cobertura vegetal, características das encostas. A ação do homem pode alterar estes fatores e, consequentemente, acelerar ou retardar os processos erosivos. II- Existem diversas formas de erosão. Erosão laminar, ravinas e voçorocas são alguns exemplos. III- A degradação pode ser causada por diversos fatores como: erosão, acidificação, acumulação de metais pesados, redução de nutrientes no solo, redução da matéria orgânica.
É CORRETO o que se afirmar em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q848348 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Procurador Jurídico, EDUCA, 2020

“A poluição ____________ ocorre devido à presença na água de substâncias que causem prejuízos a diferentes seres vivos. Dentre elas podemos destacar os agrotóxicos utilizados nas lavouras, os rejeitos de fábricas e o esgoto doméstico não tratado. Essas substâncias causam a contaminação, afetando não só os seres vivos que habitam esses ambientes, mas os seres humanos, que dependem desse recurso para sua sobrevivência”.

(https://www.biologianet.com/ecologia)

Sobre a poluição, analise o texto acima, complete a lacuna e assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.