Questões de Concursos Meio Ambiente e Saúde Pública

Resolva questões de Meio Ambiente e Saúde Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q842490 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Agente de Endemias, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca das medidas de controle do Aedes aegypti, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q842106 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, FACET Concursos, 2020

“Bicho geográfico” é um nome popular para a doença larva migrans cutânea. Sobre essa doença, marque V, para as alternativas verdadeiras, e F, para as falsas:
( ) As regiões da areia onde há sombra, mas não há contato com a água do mar, são os melhores pontos para o desenvolvimento das larvas. ( ) A contaminação do homem se dá quando há um contato da pele com o solo contaminado por larvas, habitualmente, quando andamos descalços sobre terreno arenoso. ( ) A duração do processo é muito variável podendo curar-se espontaneamente ao fim de 2 semanas ou durar meses. A larva migrans quando desaparece espontaneamente, sem tratamento, pode reaparecer semanas ou meses depois. ( ) Não existe transmissão da Larva migrans cutânea de uma pessoa para outra.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q833590 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Prefeitura de Itá SC Agente de Combate a Epidemias, AMAUC, 2021

No seu ciclo de vida, o aedes apresenta quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. Sobre o mosquito adulto, considere a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q859139 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, CONTEMAX, 2020

Das etapas que envolvem o MIP, após a definição do Manejo Ambiental a ser executado e a participação dos órgãos envolvidos, segue-se a etapa de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q841075 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para a Saúde Saúde Pública, SES DF, IADES, 2020

  Em consequência da urbanização, da criação de um sistema universal e integral de atenção à saúde, dos avanços sociais e do envelhecimento da população, novos agravos, doenças e fatores de risco ganharam relevância como questões de saúde pública.

RIBEIRO, G. S. Problemas de saúde da população brasileira e seus determinantes. In: PAIM, J. S.; ALMEIDA-FILHO, N. (Org.) Saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: MedBook, 2014.

Tendo em vista as informações do texto, quanto a esse assunto, julgue o item a seguir.

O controle da tuberculose no Brasil apresenta grandes avanços no que se refere à disponibilidade de recursos materiais e humanos para investigação diagnóstica, uma vez que, em munícipios de pequeno porte, em capitais e nos centros urbanos, há acesso aos serviços de saúde.

  1. ✂️
  2. ✂️

26Q845636 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Agente de Saúde ACS, FACET Concursos, 2020

São consideradas condições socioambientais que favorecem o surgimento de doenças e o agravo à saúde, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q842585 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Prefeitura de Massaranduba SC Agente de Combate à Endemias, FURB, 2020

A visita domiciliar é uma das principais ações desenvolvidas pelos Agentes de Combate a Endemias (ACE). Isso posto, analise as afirmativas abaixo e identifique a correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q834867 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Prefeitura de Itá SC Agente de Combate a Epidemias, AMAUC, 2021

São atribuições específicas do Agente de Controle de Epidemias com relação ao combate da Dengue, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q859476 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, CONTEMAX, 2020

Sobre o Manejo Integrado de Pragas (MIP), considere a alternativa que discorre sobre ações preventivas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q845799 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Prefeitura de Arapongas PR Agente de Combate à Endemias, FAFIPA, 2020

A doença de Chagas é uma antropozoonose de elevada prevalência e expressiva morbimortalidade. Apresenta curso clínico bifásico, composto por uma fase aguda (clinicamente aparente ou não) e uma fase crônica, que pode se manifestar nas formas indeterminada, cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva. O vetor (triatomíneo), ao se alimentar em mamíferos infectados com elevadas taxas de T. cruzi, pode se infectar e, ao se alimentar novamente, infecta outro mamífero, inclusive o homem. Entre as formas habituais de transmissão de T. cruzi para o homem estão:


I. Vetorial.

II. Vertical.

III. Por via oral.

IV. Transfusional.

V. Acidentes biológicos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.