Início

Questões de Concursos Meio Ambiente na Engenharia Ambiental e Sanitária

Resolva questões de Meio Ambiente na Engenharia Ambiental e Sanitária comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q1060983 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Silvicultura, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca das estratégias de restauração de florestas e áreas degradadas com espécies florestais nativas e(ou) exóticas, julgue o item subsequente.

Redestinação é uma técnica para a conversão de um ecossistema degradado em um ecossistema não degradado sem vínculo ou afinidade biológica com o original.

  1. ✂️
  2. ✂️

102Q1050778 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Os maiores potenciais de água subterrânea no Brasil encontram-se nas bacias sedimentares, que são dispostas em uma sequência de camadas.

Assinale a opção que relaciona três dessas camadas, em ordem decrescente de porosidade efetiva/condutividade hidráulica.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q1054254 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Técnico Industrial e de Gestão Corporativa Ambiental Manhã, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o Projeto Esplanada Sustentável (PES) é uma iniciativa de vários ministérios com o objetivo de incentivar que instituições públicas federais adotem um modelo de gestão organizacional e de processos que promovam a sustentabilidade ambiental e socioeconômica. O projeto promove a divulgação e o estímulo à implantação dos principais programas de sustentabilidade do governo federal, como a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e a Coleta Seletiva Solidária. Em relação às perspectivas do Projeto Esplanada Sustentável (PES), implantado como um agente de mudança, descritas nas Ações e Programas de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, relacione adequadamente os itens a seguir.

1. Nova Visão de Gestão.
2. Nova Cultura do Gasto.
3. Valorização do Órgão.

( ) Reconhecimento (financeiro) às economias obtidas pelos ministérios, por meio da devolução de até 50% do resultado alcançado a ser aplicada na melhoria da qualidade do gasto.
( ) Execução eficiente da despesa mediante a pactuação de resultados com os ministérios, mediante o estabelecimento de metas de redução de despesas.
( ) Execução das despesas de forma sustentável por meio da introdução da variável socioambiental.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q1054050 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

De acordo com a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), uma das iniciativas para a integração das ações previstas no Projeto Esplanada Sustentável (PES), cabe aos órgãos e entidades da União, dos estados, do Distrito Federal, dos municípios, às agências nacionais, autarquias e fundações instituídas pelo Poder Público que compõem o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), bem como às empresas estatais e de economia mista, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q1054055 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

De acordo com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), instituída pela Lei nº 9.795/1999, cabe às empresas e instituições públicas e privadas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q1054058 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

No que tange à legislação ambiental aplicável à atividade da Hemobrás, pode-se afirmar que seu fundamento, insculpido no Art. 225 da Constituição Federal, estabelece expressamente que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q1031033 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Analista Ambiental, IPHAN, FGV, 2025

Conforme o Art. 225, caput, da Constituição da República: todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendêlo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Levando-se em consideração o referido direito, o Poder Público, para assegurar sua efetividade,

I. deve promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.
II. deve preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do país e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético.
III. deve definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo vedada a alteração e a supressão.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q1054190 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Em uma região costeira, uma indústria petroquímica está se instalando nas proximidades de um ecossistema sensível, com recursos hídricos e biodiversidade de grande importância para a comunidade local. A instalação da indústria e suas atividades podem resultar em riscos ambientais significativos, como contaminação do solo e da água, emissão de poluentes atmosféricos e degradação da biodiversidade. Nesse cenário, a empresa deverá adotar estratégias de mitigação e redução dos impactos ambientais, conforme exigido pela legislação ambiental vigente e as melhores práticas de engenharia. Com base nesse contexto, assinale, a seguir, uma estratégia eficaz para a mitigação e a redução dos riscos ambientais associados a esse empreendimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q1047832 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Em relação aos ciclos biogeoquímicos, analise as afirmativas a seguir.

I. O maior fluxo anual do ciclo de fósforo é exercido pelo transporte fluvial.
II. O gás metano contribui para a retenção de calor na atmosfera.
III. A maior parte da disponibilização do Nitrogênio ocorre nos ecossistemas aquáticos.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q1062170 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Área 20 Engenharia Ambiental, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Considerando os instrumentos de planejamento e gestão dos recursos naturais, julgue o item que segue.
Obrigações constantes de contratos de pagamento por serviços ambientais, quando se referirem à conservação ou restauração da vegetação nativa em imóveis particulares, ou à adoção ou manutenção de determinadas práticas agrícolas, agroflorestais ou agrossilvopastoris, têm natureza propter rem.
  1. ✂️
  2. ✂️

111Q1035574 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Agente de Fiscalização, AGESAN RS, FGV, 2025

A queima de combustíveis fósseis realizada nas caldeiras e fornos industriais geram altas concentrações de materiais particulados (MP), óxidos de nitrogênio (NOx) e óxidos de enxofre (SOx) na atmosfera. A indústria, para atender a legislação ambiental e evitar que esses poluentes contaminem a população e o meio ambiente, utilizam equipamentos de controle e diversos processos de abatimentos.

Em relação ao controle desses poluentes na indústria, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q1054049 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Recomenda-se que uma organização que não possui um Sistema da Gestão Ambiental (SGA) estabeleça, inicialmente, sua situação presente em relação ao meio ambiente por meio de uma análise. O objetivo desta análise deve considerar todos os aspectos ambientais da organização, como uma base para estabelecer o seu sistema da gestão ambiental. A Norma ABNT NBR ISO 14.001:2004 recomenda que tal análise aborde algumas áreas principais, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q1031031 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Analista Ambiental, IPHAN, FGV, 2025

A Lei Federal nº 6.938/1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), tem como um de seus instrumentos o licenciamento e a revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras.

A respeito do instrumento citado, baseando-se na PNMA, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q1031032 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Analista Ambiental, IPHAN, FGV, 2025

A Resolução CONAMA nº 001/1986, que dispõe sobre critérios básicos e diretrizes gerais para a avaliação de impacto ambiental, determina que o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), deverão ser submetidos à aprovação do órgão competente.

A respeito das diretrizes gerais do EIA, além de atender à legislação, em especial os princípios e objetivos expressos na Política Nacional do Meio Ambiente, avalie as afirmativas a seguir.

I. Contempla todas as alternativas tecnológicas e de localização do projeto, confrontando-as com a hipótese de não execução do projeto.
II. Identifica e avalia sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases prévia e de implantação da atividade.
III. Define a área de influência do projeto, que se refere aos limites da área geográfica a ser diretamente afetada pelos impactos.
IV. Considera os planos e programas governamentais, propostos e em implantação na área de influência do projeto, e sua compatibilidade.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q1042308 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Técnico em Meio Ambiente, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A poluição do solo é caracterizada por alterações das suas características provocadas pela ação de produtos químicos ou de resíduos sólidos ou líuqidos, prejudicando seu uso ou o tornando prejudicial ao homem e outros organismos. Dentre os produtos químicos poluentes, os POPs (Poluentes Orgânicos Persistentes) são especialmente perigosos, devido a suas semivolatilidade, persistência, bioacumulação e toxicidade.
Assinale a opção que indica um exemplo de POP.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q1062048 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Área 22 Meio Ambiente, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item que se segue, relativos a cadeias alimentares, ecologia de populações e comunidades, biomas brasileiros e ecologia de paisagens.

As árvores e outros seres autótrofos fotossintetizadores formam a base das cadeias alimentares, sendo chamados de produtores primários dos ecossistemas.
  1. ✂️
  2. ✂️

117Q1062050 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Área 22 Meio Ambiente, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item que se segue, relativos a cadeias alimentares, ecologia de populações e comunidades, biomas brasileiros e ecologia de paisagens.

O número de níveis tróficos em uma floresta é função da sua riqueza de espécies: quanto mais espécies existem, mais níveis tróficos haverá na cadeia alimentar.
  1. ✂️
  2. ✂️

118Q1062052 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Área 22 Meio Ambiente, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, relacionados à ecologia florestal.

Considere que, em uma floresta ombrófila densa, uma árvore de grande porte caia após ser atingida por um raio e, na queda, derrube outras árvores. Considere, ainda, que, em consequência da queda, uma clareira se abra na mata. Nessa situação, a clareira dá início a um processo de sucessão local, no qual ocorrem simultaneamente, em geral, três fontes de regeneração: via sementes; via plântulas ou jovens preestabelecidos; e por meio da rebrota de indivíduos sobreviventes ou daqueles no dossel adjacente.

  1. ✂️
  2. ✂️

119Q1043903 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Técnico em Meio Ambiente, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A técnica de recuperação de um solo que consiste na reprodução das condições exatas do local, tais como eram antes de serem alteradas por determinada intervenção, é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q1041961 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Técnico de Segurança do Trabalho, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

De acordo com a NBR 8419:1992, um “aterro sanitário é uma técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, sem causar danos à saúde e à segurança públicas, utilizando-se princípios de engenharia, de tal modo a confinar o rejeito no menor volume possível, cobrindo-o com uma camada de terra ao fim do trabalho de cada dia, ou conforme o necessário”. Os aterros sanitários apresentam uma série de vantagens e desvantagens com relação a outras formas de destinação de resíduos sólidos.
Uma dessas vantagens é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.