Início

Questões de Concursos Meio Ambiente na Engenharia Ambiental e Sanitária

Resolva questões de Meio Ambiente na Engenharia Ambiental e Sanitária comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q1035574 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Agente de Fiscalização, AGESAN RS, FGV, 2025

A queima de combustíveis fósseis realizada nas caldeiras e fornos industriais geram altas concentrações de materiais particulados (MP), óxidos de nitrogênio (NOx) e óxidos de enxofre (SOx) na atmosfera. A indústria, para atender a legislação ambiental e evitar que esses poluentes contaminem a população e o meio ambiente, utilizam equipamentos de controle e diversos processos de abatimentos.

Em relação ao controle desses poluentes na indústria, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q1050766 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

A poluição hídrica pode ter várias causas e consequências. Sobre esses efeitos, avalie as afirmativas a seguir e assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a afirmativa falsa.

( ) Apesar de serem resultados de atividades humanas que impactam o meio ambiente, o aquecimento global e a poluição hídrica são fenômenos não correlacionados.
( ) O desmatamento de florestas pode não só dirimir as fontes hídricas como também gerar resíduos orgânicos que servem de caldo de cultura para bactérias contaminantes.
( ) A eutrofização é um exemplo de consequência da poluição por excesso de nutrientes na água.

Essas afirmativas são, de cima para baixo,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q957970 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente na Engenharia Ambiental e Sanitária, Técnico Industrial e de Gestão Corporativa – Ambiental, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

No contexto de ecoeficiência e produção mais limpa, diversas práticas e tecnologias têm sido aplicadas pelas indústrias para melhorar o seu desempenho ambiental, econômico e social. São consideradas estratégias alinhadas com os princípios de ecoeficiência, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q1017201 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Ciência do Solo, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, relativo a monitoramento e avaliação da qualidade do solo e quantificação e redução de gases de efeito estufa (GEE).

Qualidade do solo é a capacidade do solo de sustentar a produtividade de plantas e animais, manter a qualidade do ar e da água e contribuir para a saúde dos seres vivos, integrando suas propriedades biológicas, físicas e químicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

105Q1031032 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Analista Ambiental, IPHAN, FGV, 2025

A Resolução CONAMA nº 001/1986, que dispõe sobre critérios básicos e diretrizes gerais para a avaliação de impacto ambiental, determina que o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), deverão ser submetidos à aprovação do órgão competente.

A respeito das diretrizes gerais do EIA, além de atender à legislação, em especial os princípios e objetivos expressos na Política Nacional do Meio Ambiente, avalie as afirmativas a seguir.

I. Contempla todas as alternativas tecnológicas e de localização do projeto, confrontando-as com a hipótese de não execução do projeto.
II. Identifica e avalia sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases prévia e de implantação da atividade.
III. Define a área de influência do projeto, que se refere aos limites da área geográfica a ser diretamente afetada pelos impactos.
IV. Considera os planos e programas governamentais, propostos e em implantação na área de influência do projeto, e sua compatibilidade.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q1042308 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Técnico em Meio Ambiente, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A poluição do solo é caracterizada por alterações das suas características provocadas pela ação de produtos químicos ou de resíduos sólidos ou líuqidos, prejudicando seu uso ou o tornando prejudicial ao homem e outros organismos. Dentre os produtos químicos poluentes, os POPs (Poluentes Orgânicos Persistentes) são especialmente perigosos, devido a suas semivolatilidade, persistência, bioacumulação e toxicidade.
Assinale a opção que indica um exemplo de POP.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q1050778 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Os maiores potenciais de água subterrânea no Brasil encontram-se nas bacias sedimentares, que são dispostas em uma sequência de camadas.

Assinale a opção que relaciona três dessas camadas, em ordem decrescente de porosidade efetiva/condutividade hidráulica.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q1054190 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Em uma região costeira, uma indústria petroquímica está se instalando nas proximidades de um ecossistema sensível, com recursos hídricos e biodiversidade de grande importância para a comunidade local. A instalação da indústria e suas atividades podem resultar em riscos ambientais significativos, como contaminação do solo e da água, emissão de poluentes atmosféricos e degradação da biodiversidade. Nesse cenário, a empresa deverá adotar estratégias de mitigação e redução dos impactos ambientais, conforme exigido pela legislação ambiental vigente e as melhores práticas de engenharia. Com base nesse contexto, assinale, a seguir, uma estratégia eficaz para a mitigação e a redução dos riscos ambientais associados a esse empreendimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q957975 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente na Engenharia Ambiental e Sanitária, Técnico Industrial e de Gestão Corporativa – Ambiental, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Em relação às normas e práticas de qualidade e meio ambiente, sobre o conceito de ciclo de vida de produtos e serviços, assinale a afirmativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q1054047 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

“Dentro do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) em uma empresa, sempre que os níveis de ação para exposição ocupacional ao calor forem excedidos, uma das medidas preventivas a serem adotadas pelo empregador é programar os trabalhos mais pesados (acima de _________), preferencialmente em períodos com condições térmicas mais amenas, desde que, nesses períodos, não ocorram riscos adicionais. Paralelamente, deverá ser mantido pelo empregador ou instituição um registro de dados, estruturado de forma a constituir um histórico técnico e administrativo do desenvolvimento do PPRA. Estes dados deverão ser mantidos por um período mínimo de ___________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q1032110 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Perito em Engenharia Sanitária, MPU, FGV, 2025

A ABNT NBR 10004 estabelece os requisitos do processo de classificação, quanto à periculosidade, de praticamente todos os tipos de resíduos, mas existem exceções previstas no seu escopo. NÃO é(são) uma exceção aos enquadramentos da ABNT NBR 10004/2024:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q1047832 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Em relação aos ciclos biogeoquímicos, analise as afirmativas a seguir.

I. O maior fluxo anual do ciclo de fósforo é exercido pelo transporte fluvial.
II. O gás metano contribui para a retenção de calor na atmosfera.
III. A maior parte da disponibilização do Nitrogênio ocorre nos ecossistemas aquáticos.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q1062170 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Área 20 Engenharia Ambiental, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Considerando os instrumentos de planejamento e gestão dos recursos naturais, julgue o item que segue.
Obrigações constantes de contratos de pagamento por serviços ambientais, quando se referirem à conservação ou restauração da vegetação nativa em imóveis particulares, ou à adoção ou manutenção de determinadas práticas agrícolas, agroflorestais ou agrossilvopastoris, têm natureza propter rem.
  1. ✂️
  2. ✂️

114Q1061774 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Especialidade Engenheiro Químico, CAESB DF, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere à classificação das águas doces de acordo com as disposições da Resolução CONAMA n.º 357/2005, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q1050774 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Relacione os três conceitos básicos relativos à ecologia, apresentados a seguir, com suas respectivas definições.

1. Bioma 2. Ecossistema 3. População

( ) Unidade fundamental da organização ecológica, onde ocorre a reciclagem de matéria e o fluxo de energia.
( ) Comunidades maiores de animais e plantas, características de determinadas regiões geográficas e condicionadas por condições climáticas ou edáficas amplas.
( ) Conjunto de indivíduos que compartilham determinada área geográfica, com alta probabilidade de cruzamentos entre si.

A sequência correta das definições, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q1043903 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Técnico em Meio Ambiente, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A técnica de recuperação de um solo que consiste na reprodução das condições exatas do local, tais como eram antes de serem alteradas por determinada intervenção, é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q1047833 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Os fatores ecológicos são elementos do meio ambiente que agem diretamente sobre o funcionamento do organismo e o seu ciclo de vida. Tais fatores podem ser classificados como abióticos ou bióticos. Em particular, os fatores abióticos podem ser classificados como físicos, químicos ou edáficos.

Um fator abiótico do tipo físico é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q1034525 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Bioenergia, EPE, FGV, 2024

O mercado procura por empresas sustentáveis, que demonstram preocupação com o uso sustentável de energia.
Dentro desse contexto, edificações podem atestar sua eficiência energético por meio da obtenção do selo Procel.
Nesse contexto, assinale a opção que indica um parâmetro a ser atendido por uma edificação para obter o Selo A Procel.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q1041960 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Técnico de Segurança do Trabalho, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A Resolução nº 430/2011 do CONAMA dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes em corpos d’água receptores. De acordo com essa Resolução, os efluentes de qualquer fonte poluidora somente poderão ser lançados diretamente no corpo receptor, dentre outros aspectos, se a temperatura do efluente for:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q1041961 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Técnico de Segurança do Trabalho, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

De acordo com a NBR 8419:1992, um “aterro sanitário é uma técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, sem causar danos à saúde e à segurança públicas, utilizando-se princípios de engenharia, de tal modo a confinar o rejeito no menor volume possível, cobrindo-o com uma camada de terra ao fim do trabalho de cada dia, ou conforme o necessário”. Os aterros sanitários apresentam uma série de vantagens e desvantagens com relação a outras formas de destinação de resíduos sólidos.
Uma dessas vantagens é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.