Questões de Concursos Meio Ambiente na Geografia

Resolva questões de Meio Ambiente na Geografia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q1009378 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Habilitação Geografia, SEDUCMT, FGV, 2025

“Segundo a Projeção do Agronegócio para 2032/2033, realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, a produção de grãos no Brasil deverá aumentar 24,1% nos próximos dez anos, o que corresponde a uma taxa de crescimento de 2,4% ao ano. Consequentemente, haverá expansão das áreas produtivas em 14,8 milhões de hectares, ou seja, 19,1% de aumento.”

Ministério da Agricultura e Pecuária, Produção de grãos brasileira deverá chegar a 390 milhões de toneladas nos próximos dez anos, Gov.br. Adaptado. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/ptbr/assuntos/noticias/producao-de-graos-brasileira-devera-chegar-a-390- milhoes-de-toneladas-nos-proximos-dez-anos (adaptado). Acesso em: 07 abril 2025.

No que se refere ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável, é necessário que a expansão agrícola ocupe
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1030541 | Geografia, Meio Ambiente Na Geografia, Professor de Geografia, SEEC RN, FGV, 2025

A erosão acelerada, ou erosão antrópica, é um problema mundial. Vastas áreas estão sujeitas à degradação do solo, às vezes de forma irreversível, por uma série de processos. (...) No Brasil, a perda da camada superficial é a principal forma de degradação dos solos.
Disponível em: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/915009 Acesso: 24 Out. 2024.

São indicados como formas de controle desse processo, as ações que procuram:

I. evitar o impacto das gotas de chuva.
II. facilitar a infiltração de água no solo.
III. disciplinar o escoamento superficial.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1047526 | Geografia, Meio Ambiente Na Geografia, Cadete do Exército, COLÉGIO NAVAL, Marinha

O conhecimento do território brasileiro e de suas bases físicas é importante para compreender que o país possui potencialidades econômicas e sociais, mas também vulnerabilidades ambientais.

Com relação às bases físicas do território brasileiro e suas correlações com o contexto econômico, social e ambiental, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1077263 | Geografia, Meio Ambiente Na Geografia, Soldado da Polícia Militar de 2 Classe, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Paraty e uma vasta área de parques, matas e reservas que circundam seu sítio histórico receberam o título de Patrimônio Mundial da UNESCO em função de seus excepcionais atributos culturais e naturais. Segundo todas as declarações pós-reconhecimento, a expectativa dos governos com a obtenção do título é ampliar o turismo e conseguir mais recursos para poder enfrentar os desafios da gestão do lugar. No caso de Paraty, onde a turistificação do sítio urbano já ocorreu, a expansão do turismo pode representar uma ameaça para o patrimônio natural e para as comunidades tradicionais.

(Raquel Rolnik. https://raquelrolnik.blogosfera.uol.com.br, 12.07.2019. Adaptado)

O risco alertado no excerto corresponde

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1031639 | Geografia, Meio Ambiente Na Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

As expressões Amazônia, Pan-Amazônia, Amazônia SulAmericana, Região Amazônica ou Grande Amazônia compreendem diferentes enfoques e representações espaciais.

Disponível em:

https://www.scielo.br/j/cint/a/vX4btzBPBXb56hm5GdHmKmk/?lang=pt#

Acesso em: 7 nov. 2024.


Quanto à utilização dessas diferentes denominações, analise as afirmativas a seguir.

( ) Referem-se, de maneira mais geral, à maior selva tropical úmida do planeta, bem como à bacia hidrográfica do rio Amazonas.

( ) Baseiam-se na conveniência político-administrativa para a aplicação de políticas econômicas e ambientais em territórios determinados.

( ) Apoiam-se em aspectos exclusivamente mercadológicos, em detrimento das questões sociais referentes aos povos tradicionais da região.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q983978 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Assessor Contábil, Câmara de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

O estado de Rondônia apresenta uma dinâmica territorial influenciada por diversos fatores naturais e antrópicos. Considerando os elementos físicos e humanos que moldam sua paisagem e seu desenvolvimento socioeconômico, analise as afirmativas abaixo.

I. O relevo de Rondônia é caracterizado predominantemente por planaltos e depressões, com áreas suavemente onduladas, favorecendo atividades agropecuárias;
II. A vegetação original do estado faz parte do bioma Amazônia, mas sofreu intensa degradação devido ao avanço do extrativismo e da agropecuária;
III. O clima equatorial úmido garante alta disponibilidade hídrica ao estado, porém o desmatamento tem impactado o regime de chuvas e a qualidade do solo;
IV. O Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) de Rondônia busca desequilibrar o desenvolvimento econômico e preservação ambiental, estabelecendo diretrizes para o uso sustentável dos recursos forçados.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1031644 | Geografia, Meio Ambiente Na Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Área de influência da UHE de Belo Monte

A área total da bacia hidrográfica do rio Xingu é de, aproximadamente, 500.000 km², estendendo-se, no sentido sulnorte, do estado de Mato Grosso, no paralelo 15° S, até o paralelo 3° S, no Pará, tendo sua desembocadura no rio Amazonas. Está situado entre as bacias hidrográficas do rio Tapajós, a oeste, e rios Araguaia e Tocantins, a leste.


FREIRE. Luciana Martins. Belo Monte: fatos e impactos envolvidos na implantação

da usina hidrelétrica na região Amazônica Paraense. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sn/a/fTTwBFM48MhVKNckWNDkB8C/?lang=pt Acesso: 11

out. 2024.


Sobre os diferentes impactos ambientais causados pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, analise as afirmativas a seguir.

I. Na Volta Grande do Xingu houve redução da vazão, pois nesse trecho o curso do rio apresenta baixa profundidade com a presença de afloramentos rochosos acima do nível fluvial.

II. A biodiversidade local foi afetada por problemas não previstos nos estudos de impacto ambiental, como a mortandade de peixes causada pelo turbilhonamento das águas durante o processo de enchimento do reservatório.

III. A elevação do nível das águas promoveu a fertilização da planície de inundação do rio, o que possibilitou uma maior ocupação desses territórios pelas comunidades tradicionais.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1079401 | Geografia, Meio Ambiente Na Geografia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP

Considere as seguintes intervenções humanas em uma região brasileira.

I. A expansão de mineradoras que ocasionam desmatamento, contaminação dos solos e surgimento de novas estradas, ferrovias e hidrovias; empreendimentos estes que provocam alterações ambientais.

II. Atividades clandestinas de garimpos de ouro que alteram leitos e margens dos cursos d’água, e contaminam a água destes com mercúrio.

III. Extração ilegal de madeira que causa desflorestamento de extensas áreas e possibilidade de perdas em biodiversidade genética.

IV. Expansão da atividade agropecuária sobre áreas de floresta nativa, logo substituída por extensas glebas para lavoura de soja ou formação de pasto para o gado bovino.
(http://www.eceme.ensino.eb.br. Adaptado)
Essas intervenções são frequentes e características da região.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1028241 | Geografia, Meio Ambiente Na Geografia, Perito em Geografia, MPU, FGV, 2025

O Maciço da Tijuca, no Rio de Janeiro, enfrenta desafios ambientais complexos devido à expansão urbana, ao desmatamento e à interação entre o ambiente construído e o ecossistema florestal.
As respostas geo-hidroecológicas às mudanças ambientais induzidas pelo desmatamento na interface com o ecossistema florestal, no Maciço da Tijuca, manifestam-se principalmente por meio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1077972 | Geografia, Meio Ambiente Na Geografia, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP

A ECO-92 trouxe de inédito a emergência de uma vigorosa sociedade civil e de organizações não governamentais em torno da criação de uma nova consciência ecológica. Nessa frente de luta, temas como a Guerra Fria foram substituídos pelas preocupações ambientais e pela defesa dos Direitos Humanos. 20 anos depois, durante a Rio+20, notou-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1030546 | Geografia, Meio Ambiente Na Geografia, Professor de Geografia, SEEC RN, FGV, 2025

Atualmente, existe uma preocupação mundial quanto à questão ambiental, no que diz respeito às maneiras de promover a preservação dos recursos naturais.(...) Para isso, é possível aplicar a sistemática da Logística Reversa.
Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/13354. Acesso em: 9 nov. 2024.

A preocupação e a sistemática apresentadas no texto, têm por objetivo

I. direcionar novos modelos de produção que procuram salvaguardar os ecossistemas e benefícios sociais, com a finalidade de almejar e manter a sustentabilidade.
II. buscar a destinação correta de produtos e resíduos sólidos através de seu retorno a um novo ciclo de vida, por exemplo como matéria prima para fabricação de um novo produto.
III. determinar ações de responsabilidade compartilhada como obrigação para empresas de todos os portes, reforçando as discussões sobre ESG (Environmental, Social and Governance).

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1077974 | Geografia, Meio Ambiente Na Geografia, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP

Sua formalização constituiu-se no marco do ambientalismo contemporâneo. Este documento foi elaborado e aprovado, em 1992, durante a ECO-92, realizada na cidade do Rio de Janeiro/RJ, pelos 179 países participantes. Considerado o principal documento mundial sobre o meio ambiente, ele é entendido como um programa de metas e ações cujo objetivo maior busca garantir a biodiversidade mundial, por meio de um novo padrão de desenvolvimento em âmbito nacional, estadual e municipal, capaz de conciliar os métodos de proteção ambiental, a justiça social e a eficiência econômica, chamado de Desenvolvimento Sustentá- vel. Recentemente, também foi palco de debate e avaliação durante a recente conferência internacional, realizada na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em junho de 2012, a RIO+20.


O documento mencionado refere-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1079549 | Geografia, Meio Ambiente Na Geografia, Aspirante da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

Quatro séculos atrás, 66% da superfície terrestre era coberta de florestas. Atualmente somente 1/3. Segundo pesquisas do WRI (World Resources Institute), cerca de 80% da cobertura florestal original do mundo já foi derrubada ou degradada, principalmente nas 3 últimas décadas. Atualmente, as áreas florestais mais afetadas pelo desmatamento são as que cobrem as regiões
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.