Questões de Concurso Meio Rural

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q482543 | Geografia, Meio Rural, Geógrafo, MI, NCE

No processo de regularização fundiária, no Brasil, a "usucapião" é um instrumento de grande valor, porque:

42 Q480825 | Geografia, Meio Rural, Professor, SEE SP, VUNESP

Considere as seguintes afirmações sobre a violência no campo, no Brasil:
I. na região do Bico do Papagaio, a implantação de grandes projetos agropecuários gerou grande número de conflitos entre fazendeiros e posseiros;
II. na Amazônia, surgiu a peonagem ou "escravidão branca" como relação de trabalho em vários empreendimentos agropecuários;
III. os conflitos no campo tiveram início na década de 1980 quando a ditadura militar buscava criar um projeto de ocupação efetiva da Amazônia;
IV. nas outras regiões brasileiras, de povoamento mais antigo, não existem os conflitos de terra, pois a estrutura fundiária já está cristalizada.

Está correto somente o que se afirma em

43 Q481844 | Geografia, Meio Rural, Agente de Inteligência Prova 1, ABIN, CESPE CEBRASPE

O Brasil é um importante produtor agrícola que tem ampliado suas exportações, principalmente as do agronegócio. Ganhos em produtividade são reconhecidos em todos os fatores da produção: terra, trabalho e capital. Tendo em vista o panorama da agricultura brasileira na atualidade, sua evolução e características principais, julgue os itens que se seguem.

A expansão agrícola, ao inaugurar novos pólos de crescimento econômico e ao disseminar os programas de assentamento rural, ajudou a atenuar o problema da concentração da propriedade de terras no país.

44 Q480938 | Geografia, Meio Rural, Professor, SEDUC PA, FADESP

A expansão da agricultura capitalista na Amazônia é, sem dúvida, uma das grandes novidades nas questões ligadas à terra no contexto dessa região. A cultura que simboliza essa nova forma de ocupação é, certamente, a da soja, que atingiu safras bastante significativas nos últimos anos. Dentre os fatores responsáveis pela expansão do cultivo da soja, merece(m) destaque

45 Q481720 | Geografia, Meio Rural, Geógrafo, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Nas teorias do planejamento urbano, freqüentemente encontramos a associação entre espaço urbano e industrialização. Esses vínculos, apesar de questionáveis pelos estudos científicos contemporâneos que analisam a importância das redes urbanas formadas no período pré-industrial, precisam ser considerados quando refletimos sobre o espaço urbano pelo viés econômico. Há que se considerar que em função do modelo de desenvolvimento urbano-industrial adotado pela sociedade brasileira do século XX, na parcela mais densamente povoada do seu território, as distinções regionais tornaram-se ainda mais acentuadas. Os processos industriais geraram a concentração espacial da riqueza, dos recursos financeiros produtivos e de ramos de atividades diferenciadas. Os modelos de desenvolvimento sustentáveis, passíveis de remediar ou oferecer alternativas melhores às desigualdades e à redução dos impactos gerados pelas sociedades no espaço, ainda são desafios que não conseguimos responder completamente.

Tendo o texto acima como base, julgue os itens que se seguem a respeito do processo de urbanização nacional.

Nas áreas mais densamente ocupadas e urbanizadas, o valor da terra agrícola é mais elevado em função da proximidade dos mercados consumidores.

47 Q480973 | Geografia, Meio Rural, Técnico de Nível Superior, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

As atuações do Estado no reordenamento territorial da produção agrícola no Brasil têm desembocado em profundas transformações. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

A modernização do setor agropecuário se faz também por meio da engenharia genética, o que possibilita a incorporação e a valorização de áreas antes consideradas inaptas, como, por exemplo, as terras do cerrado.

48 Q482383 | Geografia, Meio Rural, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

OS NÚMEROS DA VIOLÊNCIA

"De 1980 pra cá [outubro do ano 2000], 1.517 trabalhadores rurais brasileiros foram assassinados no campo (....) O Pará, do internacionalmente célebre massacre de Eldorado dos Carajás, em que dezenove sem-terra foram executados pela Polícia Militar, em abril de 1996, é o Estado mais truculento do país, responsável por quase um terço de todas as mortes " exatas 406. No ranking da violência, Bahia, Mato Grosso e Minas Gerais aparecem com índices de 183, 162 e 112 mortes, respectivamente. Rondônia, do massacre de Corumbiara, de 1995 (dez sem-terra mortos), registra o total de 44 óbitos." (Revista Caros Amigos, n.6, out. 2000, p. 15).

Sobre o assunto acima tratado constata-se que:

49 Q481225 | Geografia, Meio Rural, Professor, SEDUC PA, FADESP

Inseridos em um grande esquema de reorganização do território, os grandes projetos agropecuários implantados na Amazônia, beneficiando-se dos incentivos oficiais, provocaram um intenso reordenamento no espaço rural regional com a incorporação de novas áreas destinadas à pecuária. Hoje essas áreas constituem-se basicamente de novas pastagens que ainda proliferam na região. Dentre os fatores que contribuíram para o crescimento recente da pecuária na Amazônia, destacam-se

50 Q481476 | Geografia, Meio Rural, Auxiliar Legislativo, Assembléia Legislativa TO, CESGRANRIO

Atualmente, produtos agrícolas como a soja e a fruticultura vêm sendo largamente cultivados em solos de cerrados. Todas as opções abaixo justificam esse fato, EXCETO uma. Assinale-a.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.