Questões de Concursos Melhoria Contínua e Qualidade Total

Resolva questões de Melhoria Contínua e Qualidade Total comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q918085 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Oficial Administrativo de Qualidade, Câmara de Santana de Parnaíba SP, Avança SP, 2025

No que tange aos procedimentos administrativos alinhados aos padrões de qualidade, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta.

I – É uma prática escusável para que a empresa consiga otimizar esforços e recursos na busca por suas metas e objetivos.
II – Envolvem práticas que promovem a eficiência, a eficácia e a conformidade com normas regulamentares.
III – São dispensáveis para promover uma administração eficiente, transparente e focada na excelência, seja no setor público ou privado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q918088 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Oficial Administrativo de Qualidade, Câmara de Santana de Parnaíba SP, Avança SP, 2025

A empresa, para orientar os setores sobre normas e processos de qualidade, pode colaborar com algumas aplicações. Desse modo, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.

( ) Elaborar um Manual da Qualidade que descreva como a organização atende aos requisitos normativos e regulatórios.
( ) Não corrigir as falhas de seus colaboradores.
( ) Utilizar softwares para centralizar e automatizar etapas manuais do trabalho.
( ) Seguir as normas ISO 9000 e 9001, que são um conjunto de regras que trazem diretrizes para a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q886858 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Auxiliar Administrativo, Câmara de Caldas Novas GO, IV UFG, 2024

A norma NBR ISO 10002:2005 estabelece diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações, fornecendo princípios e orientações para a implementação de um processo eficaz de gestão das reclamações dos clientes. Entre os nove princípios que orientam as organizações, destaca-se a diretriz que afirma: "O tratamento de reclamações deve ser uma medida tomada de forma sistemática". Esse conceito está relacionado a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q907622 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Segurança do Trabalho, IFSE, IV UFG, 2024

O Ciclo PDCA é uma metodologia amplamente utilizada na gestão da qualidade e na melhoria contínua de processos. O que cada letra da sigla PDCA representa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q910985 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Administrador, UFRPE, FADURPE, 2024

A teoria sobre liderança nas organizações, trazida pelos autores humanistas, nos traz uma grande oportunidade para entendermos melhor as relações institucionais. O líder tem como papel levar sua equipe a realizar as atividades programadas da melhor maneira possível, para alcançarem os resultados esperados. Existem teorias associadas à da liderança, tais como as de traços de personalidade, as de estilo e as situacionais. No que diz respeito aos diferentes conceitos acerca dos estilos de liderança, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª.
1) Autocrático 2) Liberal 3) Democrático 4) Situacional
( ) Delega totalmente as decisões ao grupo e fica sem controle. ( ) Centraliza as decisões e impõe ordens ao grupo. ( ) Conduz e orienta o grupo e incentiva a participação. ( ) Requer um tipo de liderança para alcançar eficácia dos subordinados.
A sequência correta, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q910989 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Administrador, UFRPE, FADURPE, 2024

Clima organizacional é a percepção das pessoas colaboradoras de uma organização sobre os processos, políticas e práticas da empresa. O entendimento de como está o clima de sua empresa contribui significativamente para a retenção de talentos e para a redução do absenteísmo. Os tipos de clima organizacional são: bom, mediano e ruim. O clima organizacional é bom quando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q910991 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Administrador, UFRPE, FADURPE, 2024

A modelagem do trabalho é uma estratégia essencial para melhorar a eficiência de uma organização. Para que as tarefas operacionais sejam realizadas de forma eficiente em cada unidade organizacional, é fundamental que o trabalho seja adequadamente distribuído entre as pessoas, independentemente do departamento ou divisão. Sobre modelagem do trabalho, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q910992 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Administrador, UFRPE, FADURPE, 2024

O planejamento estratégico é um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vistas a obter um nível de otimização na relação da empresa com o seu ambiente. As fases para elaboração do planejamento estratégico são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q910993 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Administrador, UFRPE, FADURPE, 2024

O planejamento constitui importante tarefa de gestão e administração e está relacionada à preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. É essencial na tomada de decisões e na execução dessas mesmas tarefas e está dividido em três tipos: estratégico, tático e operacional. O planejamento tático, dentro da estrutura organizacional, é associado ao nível
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q910994 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Administrador, UFRPE, FADURPE, 2024

As organizações modernas se utilizam de ferramentas de gestão para aprimorar o andamento de suas ações. Uma dessas ferramentas é a análise SWOT que trata as variáveis internas e externas da organização. Um fator negativo da análise SWOT é/são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q880790 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Agente Administrativo, CREFITO 18a, Quadrix, 2024

No que se refere às noções de gestão da qualidade, o gerenciamento da qualidade total é fundamentado em alguns princípios e técnicas. Um deles diz respeito à transferência de uma operação interna da organização para outra que consiga fazê‑la melhor, com menor custo. O outro diz respeito à redução de níveis hierárquicos da organização para reduzir as operações ao essencial do negócio. A partir dessas informações, é correto afirmar que eles são denominados, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q910998 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Administrador, UFRPE, FADURPE, 2024

A gestão por processos é a compreensão e o gerenciamento da organização por meio de processos, visando à melhoria do desempenho e à agregação de valor para as partes interessadas. Essa prática tem como maior benefício assegurar a capacidade de gerenciar, controlar e desdobrar os Objetivos da Qualidade nos processos pertinentes, monitorar o desempenho desejado e permitir a tomada de decisões ágeis para que as metas sejam plenamente atendidas. Essa abordagem pode trazer alguns benefícios em sua utilização nas organizações. Entre as abordagens a seguir, assinale aquela que não está associada a essa metodologia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q833187 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Supervisor de Coleta e Qualidade, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

Para a tomada de decisão, os gestores comumente lidam com decisões programadas e não programadas. É característica típica de decisões não programadas trabalhar com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1002936 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Administração, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre qualidade, analise as afirmativas abaixo.
I. Qualidade é o grau em que um conjunto de característicos inerentes atende a requisitos.
II. Os requisitos de qualidade são especificados pelo cliente ou pela sociedade em forma de expectativas e desejos.
III. Qualidade é o atendimento de exigências e expectativas de clientes.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q911802 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Administração, IFES, IF ES, 2024

De acordo com Falconi (2014), a padronização é um elemento crucial para a gestão da qualidade. Qual das seguintes alternativas melhor explica o motivo pelo qual a padronização é essencial para a melhoria contínua nas empresas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q911803 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Administração, IFES, IF ES, 2024

O Controle da Qualidade Total (TQC) é uma filosofia de gestão que envolve um compromisso coletivo com a excelência, integrando práticas de qualidade em todas as operações e processos. Qual das seguintes afirmações melhor descreve o TQC?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1002940 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Administração, EBSERH, IBFC, 2023

Projetos maiores e mais complexos exigem planos estruturados de inspeção e avaliação. Sobre as inspeções, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q970432 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Ênfase 12 Suprimento de Bens e Serviços – Administração, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2023

Julgue o item que se segue quanto à administração da qualidade.

Avaliar insumos, matérias-primas e embalagens e executar controle do produto em processo são consideradas técnicas de controledaqualidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

40Q887748 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Administrativo, ALEPI, IDECAN, 2024

A opinião pública é hoje estudada na nova psicologia social. Ela serve como termômetro para indicar o grau de satisfação que o usuário tem com a prestação do serviço público. Nesse sentido, sobre o tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.