Início

Questões de Concursos Memória

Resolva questões de Memória comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q218060 | Informática, Memória, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os seguintes itens, a respeito da relação entre arquitetura de
computadores e sistemas operacionais.

No gerenciamento de memória, o mecanismo de paginação utilizado pelo sistema operacional, além de facilitar a segmentação e a alocação mais eficiente da memória aos processos em execução, evita que o tamanho dos programas seja limitado pelo tamanho da memória principal.

  1. ✂️
  2. ✂️

62Q562842 | Informática, Memória, Técnico Judiciário, TRT 14a, FCC

Em sistemas com compartilhamento de tempo (time-sharing), muitas vezes falta memória para armazenar os processos, sendo necessário mover, temporariamente, algum processo inteiro para o disco. Para continuar sua execução, é necessário trazê-lo novamente do disco para a memória. Este procedimento de gerenciamento de memória é conhecido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q561928 | Informática, Memória, Policial Civil Investigador, Polícia Científica do Paraná PR, UFPR

Sobre os tipos de hardware de memória responsáveis pelo armazenamento de dados e instruções em forma de sinais digitais em computadores, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q560972 | Informática, Memória, Técnico em Informática, CRM MG, FUNDEP UFMG

Assinale a alternativa que apresenta o tipo de memória que oferece tempos de acesso mais baixos que o HD e trabalha com taxas de transferência muito mais altas, além de perder os dados armazenados quando o computador é desligado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q560828 | Informática, Memória, Técnico em Informática, MPE RS, MPE RS

Em algoritmos, uma variável representa um espaço de memória identificado e reservado para guardar um valor durante o processamento.

Considere a situação de uma roleta colocada na entrada de um centro de eventos com a finalidade de contar quantas pessoas entram no local. A roleta, inicialmente zerada, soma uma unidade a cada pessoa que por ela passa. Essa informação permite inclusive que a entrada de clientes seja encerrada quando o número registrado pela roleta atingir a lotação máxima. Nesse caso, a variável roleta constituirá um exemplo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q219417 | Informática, Memória, Pesquisador Ciência da Computação, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Considere um sistema com swapping, no qual as seguintes partições vazias de tamanho fixo estão na memória, na ordem apresentada: 20K, 14K, 35K, 8K, 17K, 39K, 22K e 27K. Se um processo solicitar a alocação de uma área de memória de 21K, o algoritmo de alocação de memória que faz a alocação minimizando a fragmentação interna é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q632064 | Informática, Memória, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, relacionados às características dos principais processadores do mercado. As unidades de processamento acelerado, conhecidas como APU, do fabricante AMD não possuem memória dedicada, fazendo uso da memória RAM do computador.
  1. ✂️
  2. ✂️

68Q562670 | Informática, Memória, Técnico Judiciário, TRE PR, FCC

Quando se liga um computador do tipo PC o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q627222 | Informática, Memória, Técnico em Gestão de Informática, SABESP SP, FCC

A única forma de evitar repetir o demorado processo de boot é manter a memória RAM ativa, ou salvar seu conteúdo no HD, recuperando-o no próximo boot. Essas estratégias são usadas, respectivamente, pelas opções de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q852040 | Informática, Memória, TJ RN Técnico de Suporte Sênior, COMPERVE, 2020

Existem memórias de diferentes tipos, velocidades e finalidades em um microcomputador. Considere as afirmativas abaixo sobre memórias.

I Os discos rígidos são classificados como memória secundária, sendo o tipo de memória que possui a maior velocidade de acesso.

II As memórias cache têm a finalidade de armazenar dados que são utilizados com frequência, acelerando o acesso em novas consultas.

III A memória RAM tem como principal finalidade armazenar dados como documentos, vídeos e áudios após o desligamento do computador, para acesso em novas inicializações do sistema.

IV A memória virtual é um recurso do sistema operacional que utiliza parte do disco rígido como memória principal quando esta é insuficiente.

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q851769 | Informática, Memória, Prefeitura de Massaranduba SC Técnico em Informática, FURB, 2020

Em relação ao funcionamento do hardware de computadores, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas: I- A velocidade de um processador dá-se pelo seu número de ciclos de clock por segundo e é medida em Hz. II- CISC é um tipo de arquitetura de processadores capaz de executar centenas de instruções complexas. O acrônimo significa Complex Information Set Computer. III- O número de bits que um registrador pode armazenar é chamado de tamanho de palavra. IV- O FSB é a sigla para Front Side Bus, que é o barramento frontal responsável pela comunicação e transferência de dados entre a CPU e a Ponte Sul da placa-mãe. V- A ROM de um PC é um circuito eletrônico de memória em que os dados armazenados são não voláteis. É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q116833 | Informática , Memória, Analista de Sistemas, CODENI RJ, MS CONCURSOS

Qual é o componente de um sistema de computação cuja função é armazenar as informações que são manipuladas por este sistema para que as informações possam ser prontamente recuperadas, quando necessário?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q562433 | Informática, Memória, Analista Judiciário, TRT 19a, FCC

A partir da central de download da Microsoft é possível instalar o Windows XP SP3 em um computador que possui apenas 700 MB de espaço livre em disco na partição ativa, desde que o restante de espaço livre necessário esteja disponível em alguma outra partição no computador e tenha, no mínimo, o tamanho de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q561195 | Informática, Memória, Analista de Sistemas de Informações e Redes, MI, ESAF

A memória cache

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q610243 | Informática, Memória, Perito Criminal Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Ao se escolher uma configuração de computador do tipo PC, diversos aspectos devem ser considerados, como custo, desempenho, tipo de aplicação etc. Com relação às características de configuração desse tipo de computador, julgue os itens a seguir.

Na escolha da memória principal, é preferível utilizar a do tipo DDR SRAM, que transfere dados tanto na borda de subida como na borda de descida do relógio, dobrando, assim, a taxa de transferência de dados entre processador e memória.

  1. ✂️
  2. ✂️

77Q554498 | Informática, Memória, Agente Administrativo, Prefeitura de Mesquita RJ, NCE

Em relação aos Pen Drives, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q552124 | Informática, Memória, Técnico Judiciário, TRT 15a, FCC

É um dispositivo de armazenamento que usa chips de estado sólido semelhante aos utilizados na memória interna do computador e que mantém os dados registrados mesmo quando a energia é desligada. Como não possui partes móveis, é mais rápido que discos e fitas. Trata-se de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q557655 | Informática, Memória, Analista Judiciário, TRE AP, FCC

Em termos de componentes básicos do computador, é um elemento que, no final das contas, funciona como uma mesa de trabalho que a todo o momento tem seu conteúdo alterado e, até mesmo, descartado quando ela não está energizada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q555104 | Informática, Memória, Delegado de Polícia Civil, Polícia Civil AC

Com relação aos arquivos gerados no ambiente Windows, analise as afirmativas a seguir.

I. Consiste em um conjunto de fragmentos de informação relacionados, que são armazenados juntos de forma a facilitar a sua referência.

II. Podem ser organizados em um diretório.

III. São armazenados permanentemente na memória RAM.

IV. Podem ser gerados a partir de um aplicativo.

V. Armazenam qualquer tipo de informação, sendo, portanto, digitais e virtuais.

São corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.