Questões de Concursos Mercantilismo

Resolva questões de Mercantilismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q943254 | História, Mercantilismo, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Atente para o seguinte trecho sobre a origem da palavra “índio”:
“[...] O nascimento desse termo, aplicado às populações americanas, originou-se em um erro do navegador Cristóvão Colombo. [...] ao desembarcar na América, Colombo acreditou ter alcançado sua meta inicial e chegado à Ásia. Passou então a chamar todos os habitantes das ilhas caribenhas nas quais aportou de índios. Apesar desse equívoco ter sido logo percebido pelos europeus, o termo continuou a ser utilizado indiscriminadamente em referência a todos os povos americanos”.
SILVA, K. V.; SILVA, M.H. Dicionário de conceitos históricos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009.
A continuidade do uso do termo “índio” para designar a população que habitava o Brasil antes da chegada do europeu deve-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q944613 | História, Mercantilismo, PROVA II, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) Em relação a História do Brasil colonial, o historiador brasileiro Caio Prado Junior (1907-1990), considerava que a colonização do Brasil constituiu para Portugal um problema de difícil solução, porque:
I. Os portugueses possuíam pouco mais de um milhão de habitantes e esses se ocupavam no século XV das conquistas ultramarinas da África e Ásia.
II. O interesse português no território que seria o Brasil existia desde os trânsitos comerciais com os árabes no século VII, o novo território era pensado como estratégia de fortalecimento humano e econômico aos ibéricos, todavia seria preciso estratégia para a retirada dos franceses.
III. Franceses e holandeses exploravam economicamente a costa do território que seria o Brasil quando da chegada das primeiras embarcações lusitanas, para a expulsão desses estrangeiros, os portugueses dependiam da aliança com os povos indígenas, que depois seriam traídos. IV. Indígenas de diversas etnias resistiram contra a invasão portuguesa e conseguiram, com a ajuda dos holandeses, expulsar os lusitanos que encontraram abrigo na região do Cariri cearense.
Marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q937324 | História, Mercantilismo, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

O açúcar e suas técnicas de produção foram levados à Europa pelos árabes no século VIII, durante a Idade Média, mas foi principalmente a partir das Cruzadas (séculos XI e XIII) que a sua procura foi aumentando. Nessa época passou a ser importado do Oriente Médio e produzido em pequena escala no sul da Itália, mas continuou a ser um produto de luxo, extremamente caro, chegando a figurar nos dotes de princesas casadoiras.
CAMPOS, R. Grandeza do Brasil no tempo de Antonil (1681-1716). São Paulo: Atual, 1996.

Considerando o conceito do Antigo Sistema Colonial, o açúcar foi o produto escolhido por Portugal para dar início à colonização brasileira, em virtude de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q939027 | História, Mercantilismo, PPL, ENEM, INEP

A vinda da família real deslocou definitivamente o eixo da vida administrativa da Colônia para o Rio de Janeiro, mudando também a fisionomia da cidade. A presença da Corte implicava uma alteração do acanhado cenário urbano da Colônia, mas a marca do absolutismo acompanharia a alteração.

FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1995 (fragmento).

As transformações ocorridas na cidade do Rio de Janeiro em decorrência da presença da Corte estavam limitadas à superfície das estruturas sociais porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q947978 | História, Mercantilismo, Conhecimentos Gerais, FAMERP, VUNESP, 2018

A base comum das ideias mercantilistas consiste na atuação de dois novos fatores: os Estados modernos nacionais, ou seja, as monarquias absolutas, e os efeitos de toda ordem provocados pelas grandes navegações e descobrimentos sobre a vida das sociedades europeias.
(Francisco Falcon. Mercantilismo e transição, 1986. Adaptado.)
Os dois fatores mencionados no texto expressam-se, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q678467 | História, Mercantilismo, Segundo Semestre, IFAL, INEP, 2019

Leia o trecho extraído da Carta de Pero Vaz de Caminha, datada de 01/05/1500, e assinale a alternativa correta: “Até agora não pudemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal ou ferro; nem lha vimos. Contudo a terra em si é de muito bons ares frescos e temperados como os de Entre-Douro e Minho, porque neste tempo dagora assim os achávamos como os de lá. (As) águas são muitas; infinitas. Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo; por causa das águas que tem! Contudo, o melhor fruto que dela se pode tirar parece-me que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa alteza em ela deve lançar. E que não houvesse mais do que ter Vossa Alteza aqui esta pousada para essa navegação de Calicute (isso) bastava. Quanto mais, disposição para se nela cumprir e fazer o que Vossa Alteza tanto deseja, a saber, acrescentamento da nossa fé!” O escrivão da frota cabralina menciona, na citada carta, possibilidades oferecidas pela terra recém-conhecida aos portugueses, a saber:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q678708 | História, Mercantilismo, Prova de Medicina20201 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

A quase completa ocupação das terras litorâneas do Brasil, para o cultivo da cana-de-açúcar, pode ser considerada como uma das principais motivações para que a atividade pecuária, no século XVIII, se expandisse pelas terras mais longínquas dos Sertões.
Dentre os desdobramentos dessa ocupação, é possível salientar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q938777 | História, Mercantilismo, PPL, ENEM, INEP

Como tratar com os índios

A experiência de trezentos anos tem feito ver que a aspereza é um meio errado para domesticar os índios; parece, pois, que brandura e afago são os meios que nos restam. Perdoar-lhes alguns excessos, de que sem dúvida seria causa a sua barbaridade e longo hábito com a falta de leis. Os habitantes da América são menos sanguinários do que os negros d’África, mais mansos, tratáveis e hospitais.

VILHENA, L. S. A Bahia no século XVIII. Salvador: Itapuã, 1969 (adaptado).

O escritor português Luís Vilhena escreve, no século XVIII, sobre um tema recorrente para os homens da sua época. Seu posicionamento emerge de um contexto em que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q946232 | História, Mercantilismo, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2018

A pecuária, no contexto da economia colonial, pode ser entendida como uma atividade fundamental na promoção da ocupação territorial do espaço brasileiro. As afirmativas abaixo estão relacionadas a essa atividade. Analise-as e assinale C para as corretas e I para as incorretas.

( ) O principal produto dessa atividade, a carne, destinava-se ao mercado interno, sendo consumida pela população nas fazendas, povoados, vilas e cidades.

( ) A pecuária foi responsável pela ocupação e povoamento da região do litoral do Nordeste, bem como do sertão e do vale do rio Amazonas.

( ) Ela teve o couro como seu único produto direcionado à exportação, embora fosse uma atividade voltada para o mercado interno.

( ) A pecuária sertaneja era uma atividade fundamentada em uma estrutura latifundiária, baseada no trabalho do escravo africano.

Você obteve a seguinte sequência CORRETA, de cima para baixo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q939292 | História, Mercantilismo, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP, 2018

TEXTO I

E pois que em outra cousa nesta parte me não posso vingar do demônio, admoesto da parte da cruz de Cristo Jesus a todos que este lugar lerem, que deem a esta terra o nome que com tanta solenidade lhe foi posto, sob pena de a mesma cruz que nos há de ser mostrada no dia final, os acusar de mais devotos do pau-brasil que dela.

BARROS, J. In: SOUZA, L. M. Inferno atlântico: demonologia e colonização: séculos XVI-XVIII. São Paulo: Cia. das Letras, 1993.

TEXTO II

E deste modo se hão os povoadores, os quais, por mais arraigados que na terra estejam e mais ricos que sejam, tudo pretendem levar a Portugal, e, se as fazendas e bens que possuem souberam falar, também lhes houveram de ensinar a dizer como os papagaios, aos quais a primeira coisa que ensinam é: papagaio real para Portugal, porque tudo querem para lá.

SALVADOR, F. V. In: SOUZA, L. M. (Org.). História da vida privada no Brasil: cotidiano evida privada na América portuguesa. São Paulo: Cia. das Letras, 1997.

As críticas desses cronistas ao processo de colonização portuguesa na América estavam relacionadas à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q947576 | História, Mercantilismo, Graduação em Administração, SEBRAE SP, FUNDATEC, 2019

O contexto da Conjuração Mineira envolvia uma questão fiscal: a ameaça da “derrama”, que se tratava da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q939647 | História, Mercantilismo, Administração, UEA, VUNESP, 2019

Da ilha amazônica de Marajó ao interior do Piauí, os padres da Companhia possuíam extensas fazendas de gado e de cavalos. No Amazonas, as flotilhas de canoas dos jesuítas aportavam todos os anos em Belém com invejáveis quantidades de cacau, cravo-da-índia, canela e salsaparrilha, cultivados às margens dos principais afluentes do grande rio. A Companhia possuía direitos e privilégios que incluíam a total isenção em Portugal e no Brasil de taxas alfandegárias para todos os seus produtos.

(Daniel Alden. “O período final do Brasil colônia: 1750-1808”.
In: Leslie Bethell (org.) História da América Latina:
A América Latina Colonial, vol. II, 1999. Adaptado.)


O Marquês de Pombal, ministro do rei D. José I, expulsou a Companhia de Jesus de Portugal e do Brasil em 1759. A sua decisão visou, entre outros objetivos,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q945952 | História, Mercantilismo, Vestibular, CEDERJ, CECIERJ, 2019

O indianismo foi a forma com que o romantismo brasileiro construiu a base histórica da nação, porque ele convidava o Brasil independente a fazer parte de uma história que começaria muito antes da chegada dos portugueses ao país, permitindo o anúncio da oposição ao período de domínio lusitano denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q944188 | História, Mercantilismo, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2020

Leia atentamente o seguinte excerto:

“Já na aldeia, os paulistas pedem que os índios reúnam mulheres e filhos e prometem-lhes ricos despojos. Confiando nas promessas do chefe paulista, os índios iniciam de imediato suas danças, em sinal de regozijo. Navarro, percebendo que eles estavam descuidados e sem armas, traiçoeiramente os extermina quase totalmente. A matança dos Paiakú, que estavam na Aldeia de Madre de Deus, teve lugar no dia 4 de agosto de 1699”.
CORDEIRO, José. Os índios no Siará, massacre e resistência. Fortaleza: [s.n.], 1989. p. 63.


O fragmento descreve o episódio conhecido como Massacre do Jaguaribe que teve como característica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q936691 | História, Mercantilismo, Reaplicação, ENEM, INEP, 2022

Alguns escravos morreram em consequência da violência essencial à sua captura na África, muitos outros nas jornadas entre os lugares que habitavam no interior e os portos dos oceanos Atlântico e Índico, ou enquanto aguardavam o embarque, muito mais ainda no mar, outros nos mercados de escravos brasileiros, e mais ainda durante o processo de ajustamento físico e mental ao sistema escravista no Brasil.

CONRAD, R. E. Tumbeiros: o tráfico de escravos para o Brasil.

São Paulo: Brasiliense, 1985.


As formas de violência relacionadas ao tráfico negreiro no Brasil colonial destacadas no texto derivam da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q944620 | História, Mercantilismo, PROVA II, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) "Mas enquanto encantava os naturalistas, a floresta também oferecia as razões econômicas para a exploração e ocupação do Brasil. O bloqueio das rotas comerciais para o Oriente após a tomada de Constantinopla pelos Mouros, em 1453, tornou as fontes alternativas de especiarias e de outros produtos extremamente lucrativas, e os europeus logo perceberam o potencial econômico do pau-brasil (Caesalpina echinata)" (TONHASCA JR, 2005, p.2).
O texto acima faz referência ao processo de ocupação dos portugueses:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q949930 | História, Mercantilismo, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Também conhecido como “Associação dos Operários” e liderado por Feargus O’Connor e William Lovett, constituiu-se num movimento de oposição às péssimas condições de vida as quais era sujeito o operariado do século XIX. De maneira organizada, esse movimento reivindicava direitos políticos, como o sufrágio universal (direito de voto), melhoria nas condições e diminuição da jornada de trabalho (que chegava a atingir de 14 à 16 horas por dia). Em assembleias, os membros desse movimento deliberavam e organizavam uma espécie de documento que era entregue ao governo. Esse documento, continha as principais reivindicações da classe trabalhadora. A qual movimento operário surgido no contexto da Revolução Industrial o texto se refere?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q680927 | História, Mercantilismo, História e Matemática, UFRGS, UFRGS

Assinale a alternativa correta sobre a história do Império colonial português na América, durante o século XVIII.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q945401 | História, Mercantilismo, Inglês, UEMG, UEMG, 2025

Trecho de um artigo acadêmico escrito por historiadores: “(...) os povos originários no passado e no presente souberam criar novas territorialidades adaptativas ao agenciarem espaços de poder diante das políticas indigenistas, nas diferentes historicidades das Regiões Brasileiras”.
Referência: APOLINÁRIO, Juciene Ricarte; AMORIM, Maria Adelina. Multiplicidades de análises, escritas e aportes teóricos-metodológicos sobre a História Indígena no Brasil entre os séculos XVI e XIX. História (São Paulo), v. 40, 2021 (p. 1).
Sobre a dinâmica das Sociedades Indígenas durante a Colonização Portuguesa, analise as alternativas e assinale a verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q945762 | História, Mercantilismo, Administrador, FGV, FGV, 2018

According to the information in the article, all of the following most likely contributed to the Great Famine of the fourteenth century except
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.